Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

4.5.08

Patrol/Rally Car?

Police Cars
(rallyes cars?)

1998 Goodwood revival.MGA police car,on  starting grid - MGA Police car,1998 Goodwood revival meeting

Tudo começou com essa foto acima, enviada por um leitor deste blog. Ele pergunta: "O que faz um MGA de polícia, na largada de uma das baterias do Goodwood Revival? Aliás, a policia utilizava MGs para o patrulhamento? Bom, vamos lá! Esse não é um blog para este tipo de questionamento! Contudo, como eu já fugi do assunto de fundo desse blog algumas vezes, abro mais uma exceção, but... não muito. A resposta é Sim - a Polícia do Reino Unido usava MGs para o patrulhamento tanto rodoviário, como o urbano. Por acaso tenho a listagem de todos os MGs que fizeram parte da Corporação Policial (modelo, número de licença, chassis, onde atuavam e a cor). Os MGs utilizados foram o 18/80, M, J, PA, PB, F, K, L, NA, KN, SA, VA, WA, TA, TB, TC, TD, TF1250, TF1500, Y, ZA, ZB, MKII Magnette, MKIV Magnette, MGA1500, MGA1600, MGA MKII, 1100, MGB, MGBGT, MGC, MGCGT, MGBCT V8, Maestro e Montego. Os MGAs - como o da foto enviada - mais especificamente, atuaram em Lancashire (nas cores preto e vermelho) e alguns em Glamorgan (Branco, preto e cinza - apesar que essa combinação de cores, fora utilizada nos 1600 de Lancashire). Aliás, tenho fotos lindas de carros de polícia, principalmente, pré-guerra (II WW).


Esse era o carro no desfile de Goodwood Revival


Aqui temos um MGA em 1962, do Lancashire Traffic Section.

E aqui um MGB, em pleno 1963, com as famosas woman crews.

MGB GT em 1972 (Sussex Force).

MGC da Polícia Metropolitana (Met), em 1970.


1950

http://www.exetermemories.co.uk/EM/1950s/policecars54.jpg
1954 - 4 Wolseley 6/80

Heart Beat Police Car

http://oldcarandtruckpictures.com/AmericanMotors/nice_pic_cop_car.jpg

Wolseley 18 HP Police Car

Wolseley 14 HP Police Car

Police 6/80

Police 6/80

Police 6/110



1966 - Saab Special


Um MG TC posto a venda no ano de 2006 (Patrol de East Riding)

Outros carros ingleses, também, se destacaram na força policial, but... quero fazer menção a algo que "pouca gente sabe", como diz o presidente de vocês - Carro de Polícia inglês, também, participou de rallye de velocidade, com equipe totalmente formada por policiais!!!

Rallye Police Car!!!

Quem duvida desse povo, nunca para de ser surpreendido!!! Sim súditos e não súditos - e o rallye não foi qualquer um, mas sim o de Monte Carlo!!! Vamos lá: Em 1956, foi inscrito no Rallye de Monte Carlo, um Humber Super Snipe (fabricado em 1954), da MET (Metropolitan Police), que levou o número de inscrição 67 - aliás, este ano foi o último em participação da equipe de fábrica do Grupo Rootes (Peter Harper correu com um Sunbeam Rapier MKIII, que ficou em quarto na classificação geral e juntamente com Ray e a van Damm, obtiveram o Team Prize). Falo isso, porque, extra-oficialmente, tal fábrica (que também produzia o Humber), deu apoio ao carro da polícia, agora travestido de carro de rallye. O Team era formado por oficiais da Hendon Driving Scholl: H.J. Shillabeer, G. Carrutthers e E. Taylor (deram a largada em Glasgow - official rally starting point). Esse carro hoje, faz parte do Metropolitan Police Museum!

E ai você pensa: Só foi uma participação? Bom, uma só participação num rallye competitivo como o de Monte Carlo, com um carro de polícia, com toda a instrumentação (da polícia e do rallye), já pode ser considerado um fato fantástico. But... o Shillabeer não se contentou e 4 anos depois, ele volta a Monte Carlo, agora com um Wolseley 6-99 da MET de Hendon, tendo como companheiro de time E.C. Gahan (o carro correu com o número 224). Dizem, que a sirene era por vezes ligada... coisa de inglês - humor britânico (referências no Metropolitan Police Museum). Em nenhuma das participações, as duplas de policiais conseguiram êxito algum, mas ganharam a simpatia dos participantes e o ineditismo, até hoje não superado.

Luis Cezar

Nenhum comentário: