Ralph Lauren
O Colecionador de Sonhos
O Colecionador de Sonhos
Uma vez ouvi de um colecionador de carros argentino: "Colecionador de carros clássicos, é aquele que tem um carro realmente clássico. É melhor ter um carro bom, do que inúmeros carros sem qualquer conotação histórica". Já os ingleses entendem: você deve ter um carro realmente clássico que ame. Se tiver dois, que tenha dinheiro para o segundo carro e para a sua mulher e, que não seja um roadster, para caber a família. Se tiver 3 carros... prepare o bolso para a manutenção e para a pensão.
O brasileiro gosta de ter mais de 3 carros - alguns chegam a ter 100, 150, 200 carros. Algumas coleções não trazem qualquer qualidade no seu plantel - bastaria ter um carro bom, como disse o colecionador portenho. Aliás, não importa o quanto de dinheiro você tenha, você tem que ter bom gosto para a arte - e carro clássico é arte.
Vamos a um exemplo de uma coleção do Ralph Lauren - ele tem dinheiro (dono de uma billion-dollar company), bom gosto (veja as roupas e a filha), e não tem muitos carros, mas os que tem - vale a pena tê-los. Só um dos carros dos Bentleys Boys, já valeria a pena - isso sem falar na Bugatti Atlantic Tipo 57S, que era de alumínio mas Bugatti falava que era de magnésio (elektron) - o Dr. Peter Williamson comprou em 2003, no leilão de Pebble Beach, a outra SC57 Atlantic - valor: U$D 15 milhões!!! É o preço da exclusividade, pois, só foram fabricados 4 (1 protótipo) e só restaram duas.
Nos anos 50 o jovem Ralph Lifshitz, ficava observando na cidade de Nova Iorque alguns carros de se destacavam daqueles carros sempre iguais - ele gostava dos Jaguar, dos Morgan, dentre outros carros europeus. Quando deu, o primeiro carro que comprou foi um Morgan (isso nos anos 70). Depois ele passou para um Mercedes 280SE drop-top. Teve junto com esse carro dois Porsches. Dai ele pensou: carro clássico tem que ser sexy e servir como um bom investimento. Foi um passo para a compra da Alfa Romeo 8C 2900, Mercedes SSK, Porsche 550 e uma Ferrari de corrida com motor dianteiro, além de alguns carros dos anos 50, como Mercedes SL asa de gaivota, até carros dos anos 80, como um Porsche 959, e carros dos anos 2000 como um McLaren F1.
Bom... durante muito tempo ele teve poucos carros - hoje ele considera ter uma enormidade (70 carros), mas garante que todos são de ótimo nível, com siginificado histórico de de ótimo desenho. Adora pliotar Jaguar XK 120, 140, Mercedes Gullwing e uma Ferrari 250 Testa Rossa.
A coleção chama: Speed, Style and Beauty: The Ralph Lauren Car Collection - aliás, esse é o tema do documentário que passou no canal Discovery Channel. Neste documentário ele só mostra 29 dos carros como o 1929 Blower Bentley, 1930-Mercedes-Benz "Count Trossi" SSK, 1938-Bugatti Type 57SC Atlantic Coupe, 1938-Alfa Romeo 8C 2900 Mille Miglia, 1958-Ferrari 250 Testa Rossa, 1961-Ferrari 250 Testa Rossa 61 Spyder Fantuzzi e 2005-McLaren F1LM. E divulgou as fotos dos carros que ele mais gosta - além de fazer uma exposição deles para o público, já que ele gostaria de mostrar os carros para o público, mas não tem condições... Vamos a eles:
Chamada do Discovery
Luis Cezar
Nenhum comentário:
Postar um comentário