Pilotos
de
Rallye
Rallye
Alguém já me perguntou um dia: "Porque o piloto de rallye é endeusado e o navegador, que o orienta não?" - outros questionam: "Porque o time ou dupla não é reconhecida como um todo por todos?" - A resposta que tenho é a mais simples: Não sei! Antigamente, até os anos 50, você conhecia piloto e navegador e os Times, além dos carros, depois, já na década de 60 estas questões foram afunilando, esquecendo-se primeiro dos nomes dos navegadores, depois, dos Times ficando por último a lembrança dos carros e dos seus pilotos.
Sei que, o piloto precisa ter um sangue frio, ser calculista, ter habilidade e ser muito corajoso, já o navegador, precisa ser atento, ter paciência, ser preciso como o piloto e ser competente. Ambos precisam entender do carro como fosse uma parte do seu corpo. Agora, porque os navegadores, que precisam enxergar o caminho, ficam numa posição mais baixa do que os pilotos, isso eu não sei. Só sei que não é para qualquer um participar de rallyes de velocidade e, também, para rallyes de regularidade. Agora, que há um endeusamento do piloto, isso há! E quem é quem neste jogo? Bom... sempre me socorro de um dos meus links - o fantástico Rally Base, para obter informações sobre esses pilotos e suas máquinas.
Como exemplo do que eu falei acima, na lista do European Rally Championship for Drivers (até 1977), os carros (que podemos utilizar em rallyes históricos), e os pilotos (hoje já históricos), inclui nomes fantásticos, tanto de pilotos como de carros (clicando sobre o nome dos pilotos, vocês terão uma visão melhor do seu desempenho):
Sei que, o piloto precisa ter um sangue frio, ser calculista, ter habilidade e ser muito corajoso, já o navegador, precisa ser atento, ter paciência, ser preciso como o piloto e ser competente. Ambos precisam entender do carro como fosse uma parte do seu corpo. Agora, porque os navegadores, que precisam enxergar o caminho, ficam numa posição mais baixa do que os pilotos, isso eu não sei. Só sei que não é para qualquer um participar de rallyes de velocidade e, também, para rallyes de regularidade. Agora, que há um endeusamento do piloto, isso há! E quem é quem neste jogo? Bom... sempre me socorro de um dos meus links - o fantástico Rally Base, para obter informações sobre esses pilotos e suas máquinas.
Como exemplo do que eu falei acima, na lista do European Rally Championship for Drivers (até 1977), os carros (que podemos utilizar em rallyes históricos), e os pilotos (hoje já históricos), inclui nomes fantásticos, tanto de pilotos como de carros (clicando sobre o nome dos pilotos, vocês terão uma visão melhor do seu desempenho):
Year | Champion | Car(s) |
1953 | Helmut Polensky (Frg) | Porsche 356 Coupé / Fiat 1100 |
1954 | Walter Schlüter (Frg) | DKW 1000 |
1955 | Werner Engel (Frg) | Mercedes |
1956 | Walter Schock (Frg) | Mercedes 220 / Mercedes 300 SL |
1957 | Ruprecht Hopfen (Frg) | Borgward / Saab |
1958 | Gunnar Andersson (Swe) | Volvo PV 444 / Volvo PV 544 |
1959 | Paul Coltelloni (Fra) | Alfa Romeo / Citroën ID 19 |
1960 | Walter Schock (Frg) | Mercedes 220 SE |
1961 | Hans-Joachim Walter (Frg) | Porsche Carrera 356 Coupé S90 |
1962 | Eugen Böhringer (Frg) | Mercedes 220 SE |
1963 | Gunnar Andersson (Swe) | Volvo 122 S / Volvo PV 544 |
1964 | Tom Trana (Swe) | Volvo 544 S |
1965 | Rauno Aaltonen (Fin) | BMC Mini Cooper S 1275 |
1966 (G1) | Lillebror Nasenius (Swe) | Opel Rekord |
1966 (G2) | Sobiesław Zasada (Pol) | BMC Mini Cooper S 1275 / Steyr-Puch 650 TR |
1966 (G3) | Günther Klass (Frg) | Porsche 911 |
1967 (G1) | Sobiesław Zasada (Pol) | Porsche 911 S / Porsche 912 |
1967 (G2) | Bengt Söderström (Swe) | Ford Lotus Cortina |
1967 (G3) | Vic Elford (Gbr) | Porsche 911 S |
1968 | Pauli Toivonen (Fin) | Porsche 911 T |
1969 | Harry Källström (Swe) | Lancia Fulvia 1.3 Coupé HF / Lancia Fulvia 1.6 Coupé HF |
1970 | Jean-Claude Andruet (Fra) | Alpine-Renault A110 1600 |
1971 | Sobiesław Zasada (Pol) | BMW 2002 TI |
1972 | Raffaele Pinto (Ita) | Fiat 124 Sport Spyder |
1973 | Sandro Munari (Ita) | Lancia Fulvia 1.6 Coupé HF |
1974 | Walter Röhrl (Frg) | Opel Ascona A |
1975 | Maurizio Verini (Ita) | Fiat Abarth 124 Rallye |
1976 | Bernard Darniche (Fra) | Lancia Stratos HF |
1977 | Bernard Darniche (Fra) | Lancia Stratos HF |
*Vide a listagem completa em: http://www.rallybase.nl/index.php?type=championlist&subchamptype=erc
Nenhum comentário:
Postar um comentário