Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

17.9.07

Rally Drivers

Pilotos
de
Rallye


Alguém já me perguntou um dia: "Porque o piloto de rallye é endeusado e o navegador, que o orienta não?" - outros questionam: "Porque o time ou dupla não é reconhecida como um todo por todos?" - A resposta que tenho é a mais simples: Não sei! Antigamente, até os anos 50, você conhecia piloto e navegador e os Times, além dos carros, depois, já na década de 60 estas questões foram afunilando, esquecendo-se primeiro dos nomes dos navegadores, depois, dos Times ficando por último a lembrança dos carros e dos seus pilotos.

Sei que, o piloto precisa ter um sangue frio, ser calculista, ter habilidade e ser muito corajoso, já o navegador, precisa ser atento, ter paciência, ser preciso como o piloto e ser competente. Ambos precisam entender do carro como fosse uma parte do seu corpo. Agora, porque os navegadores, que precisam enxergar o caminho, ficam numa posição mais baixa do que os pilotos, isso eu não sei. Só sei que não é para qualquer um participar de rallyes de velocidade e, também, para rallyes de regularidade. Agora, que há um endeusamento do piloto, isso há! E quem é quem neste jogo? Bom... sempre me socorro de um dos meus links - o fantástico Rally Base, para obter informações sobre esses pilotos e suas máquinas.

Como exemplo do que eu falei acima, na lista do European Rally Championship for Drivers (até 1977), os carros (que podemos utilizar em rallyes históricos), e os pilotos (hoje já históricos), inclui nomes fantásticos, tanto de pilotos como de carros (clicando sobre o nome dos pilotos, vocês terão uma visão melhor do seu desempenho):

YearChampionCar(s)
1953 Helmut Polensky (Frg) Porsche 356 Coupé / Fiat 1100
1954 Walter Schlüter (Frg) DKW 1000
1955 Werner Engel (Frg) Mercedes
1956 Walter Schock (Frg) Mercedes 220 / Mercedes 300 SL
1957 Ruprecht Hopfen (Frg) Borgward / Saab
1958 Gunnar Andersson (Swe) Volvo PV 444 / Volvo PV 544
1959 Paul Coltelloni (Fra) Alfa Romeo / Citroën ID 19
1960 Walter Schock (Frg) Mercedes 220 SE
1961 Hans-Joachim Walter (Frg) Porsche Carrera 356 Coupé S90
1962 Eugen Böhringer (Frg) Mercedes 220 SE
1963 Gunnar Andersson (Swe) Volvo 122 S / Volvo PV 544
1964 Tom Trana (Swe) Volvo 544 S
1965 Rauno Aaltonen (Fin) BMC Mini Cooper S 1275
1966 (G1) Lillebror Nasenius (Swe) Opel Rekord
1966 (G2) Sobiesław Zasada (Pol) BMC Mini Cooper S 1275 / Steyr-Puch 650 TR
1966 (G3) Günther Klass (Frg) Porsche 911
1967 (G1) Sobiesław Zasada (Pol) Porsche 911 S / Porsche 912
1967 (G2) Bengt Söderström (Swe) Ford Lotus Cortina
1967 (G3) Vic Elford (Gbr) Porsche 911 S
1968 Pauli Toivonen (Fin) Porsche 911 T
1969 Harry Källström (Swe) Lancia Fulvia 1.3 Coupé HF / Lancia Fulvia 1.6 Coupé HF
1970 Jean-Claude Andruet (Fra) Alpine-Renault A110 1600
1971 Sobiesław Zasada (Pol) BMW 2002 TI
1972 Raffaele Pinto (Ita) Fiat 124 Sport Spyder
1973 Sandro Munari (Ita) Lancia Fulvia 1.6 Coupé HF
1974 Walter Röhrl (Frg) Opel Ascona A
1975 Maurizio Verini (Ita) Fiat Abarth 124 Rallye
1976 Bernard Darniche (Fra) Lancia Stratos HF
1977 Bernard Darniche (Fra) Lancia Stratos HF

*Vide a listagem completa em: http://www.rallybase.nl/index.php?type=championlist&subchamptype=erc

Nenhum comentário: