 Tirando a BMW e a Porsche, o carater esportivo da Mercedes-Benz ficou restrito a um ou outro modelo (mesmo assim em pista e não em rallye), e notem que carros da montadora ficaram famosos em pista, oriundos de uma tradição vinda de um dos fundadores - lembrem-se que a marca recebeu o nome da Adriana Manuela Ramona Jellinek - chamada de Mercedes, cujo pai o Emille Jellinek era um grande piloto amador (bom, todos na época eram amadores) - lembrem-se que Jellinek pilotava um Daimler Simplex (com o nome da filha pintado do lado), e por seus exitos com o carro, fizeram 35 Daimler com a marca Mercedes (dai Daimler Mercedes) - todos os Daimler 35 eram chamados de Mercedes (quando houve a fusão entre Daimler com a Benz, ai ficou Mercedes-Benz, fazendo surgir nas pistas o MBSS e o MBSSK, que dominaram as pistas a partir de 1926, seguindo-se o sucesso nos anos 30 com as flechas de prata W25 e W125 - e nos anos 50 com os 300SL e SLR).
Tirando a BMW e a Porsche, o carater esportivo da Mercedes-Benz ficou restrito a um ou outro modelo (mesmo assim em pista e não em rallye), e notem que carros da montadora ficaram famosos em pista, oriundos de uma tradição vinda de um dos fundadores - lembrem-se que a marca recebeu o nome da Adriana Manuela Ramona Jellinek - chamada de Mercedes, cujo pai o Emille Jellinek era um grande piloto amador (bom, todos na época eram amadores) - lembrem-se que Jellinek pilotava um Daimler Simplex (com o nome da filha pintado do lado), e por seus exitos com o carro, fizeram 35 Daimler com a marca Mercedes (dai Daimler Mercedes) - todos os Daimler 35 eram chamados de Mercedes (quando houve a fusão entre Daimler com a Benz, ai ficou Mercedes-Benz, fazendo surgir nas pistas o MBSS e o MBSSK, que dominaram as pistas a partir de 1926, seguindo-se o sucesso nos anos 30 com as flechas de prata W25 e W125 - e nos anos 50 com os 300SL e SLR). Mas ninguém na plenitude de suas funções, poderia apostar que um modelo da montadora alemã, meio desajeitado e de 4 portas, poderia ganhar algum tipo de rallye curto (normal até 2.500kms), seja ele considerado endurance (acima daquela quilometragem). Isso aconteceu com o modelo W111 - mais especificamente o 220SE e o 300SE (e a segunda série chamada de 300SEB). O maior feito, sem dúvida alguma foi a prova do Rallye de Monte Carlo de 1960, onde 3 modelos 220SE, ganharam os 3 primeiros lugares - fantástico (há que se lembrar que o Roots Group com seus fantásticos  Sunbeam Rapier Série IIIA, ficaram nas 2 primeiras e um quarto lugar na Classe, onde as Mercedes 220 competiam - 1300-2000cc - aliás os ingleses, ganharam na classe Alpine - Grand Touring. Só perderam o primeiro lugar na geral porque o Peter Harper - ocorrendo o mesmo com o Peter Procter - se perderam).
Mas ninguém na plenitude de suas funções, poderia apostar que um modelo da montadora alemã, meio desajeitado e de 4 portas, poderia ganhar algum tipo de rallye curto (normal até 2.500kms), seja ele considerado endurance (acima daquela quilometragem). Isso aconteceu com o modelo W111 - mais especificamente o 220SE e o 300SE (e a segunda série chamada de 300SEB). O maior feito, sem dúvida alguma foi a prova do Rallye de Monte Carlo de 1960, onde 3 modelos 220SE, ganharam os 3 primeiros lugares - fantástico (há que se lembrar que o Roots Group com seus fantásticos  Sunbeam Rapier Série IIIA, ficaram nas 2 primeiras e um quarto lugar na Classe, onde as Mercedes 220 competiam - 1300-2000cc - aliás os ingleses, ganharam na classe Alpine - Grand Touring. Só perderam o primeiro lugar na geral porque o Peter Harper - ocorrendo o mesmo com o Peter Procter - se perderam).

A campanha de Monte foi muito bem planejada e como sempre fez a montadora alemã, colocou-se muito dinheiro e muito suporte a disposição do Time (haviam 3 caminhões com peças e 4 carros-oficina, além de um time de mecânicos composta por nada menos 10 expertos e 3 engenheiros), o que para a época não era nada usual. O primeiro carro a chegar foi a Mercedes-Benz 220SE de Walter Schock e Rolf Moll no Fintail (como era designada) de número 128.
 Eugen Böhringer e Heramann Socher ficaram em segundo e em terceiro ficou  o time formado por Eberhard Mahle e Herbert Ott. A equipe inglesa ficou 11 minutos atrás (devido ao erro numa entrada na montanha). Não era um carro nascido para rallye ou pista (era muito pesado), mas a força do dinheiro e da equipe funcionava. Os integrantes dos times eram da própria montadora. Por exemplo o Böhringer (que nascera ao lado da fábrica em Stuttgart, tinha desde pequeno uma ligação com a Daimler-Benz, pois, seu pai lá trabalhava). Ele ganhou com este modelo o Rallye Spa-Sofia-Liege, em 1962 e 1963, tres vitórias no Rallye da Polonia, assim como ganhou duas vezes o Rallye Acrópolis e uma vez o Rallye da Alemanha (ganhou, também em pista, como o Grande Premio da Argentina em 1963 e 1964 e o Campeonato de Touring Car em Nürburgring e Macau também em 64 (ficou em segundo em Monte com um MB 220SE em 60, com um MB 230SE em 63 e com um Porsche 904 em 65).
Eugen Böhringer e Heramann Socher ficaram em segundo e em terceiro ficou  o time formado por Eberhard Mahle e Herbert Ott. A equipe inglesa ficou 11 minutos atrás (devido ao erro numa entrada na montanha). Não era um carro nascido para rallye ou pista (era muito pesado), mas a força do dinheiro e da equipe funcionava. Os integrantes dos times eram da própria montadora. Por exemplo o Böhringer (que nascera ao lado da fábrica em Stuttgart, tinha desde pequeno uma ligação com a Daimler-Benz, pois, seu pai lá trabalhava). Ele ganhou com este modelo o Rallye Spa-Sofia-Liege, em 1962 e 1963, tres vitórias no Rallye da Polonia, assim como ganhou duas vezes o Rallye Acrópolis e uma vez o Rallye da Alemanha (ganhou, também em pista, como o Grande Premio da Argentina em 1963 e 1964 e o Campeonato de Touring Car em Nürburgring e Macau também em 64 (ficou em segundo em Monte com um MB 220SE em 60, com um MB 230SE em 63 e com um Porsche 904 em 65).
"Die fliegende Heckflosse" -Argentina - Mercedes 300SE
Algumas colocações:
1960 - Monte Carlo - 1. Schock/Moll - 220 SE / S-JK 190 / 128
1960 - Tulipa - 3. Schock/Moll - 220 SE
1960 - Acropolis - 1. Schock/Moll - 220 SE
1961 - 1000 Lagos - 1. Aaltonen /Nurmimaa - 220 SE
1961 - Alemanha - 2. Böhringer/Aaltonen - 220 SE
1962 - Monte Carlo - 2. Böhringer/Lang - 220 SE / S-JK 74 / 257
1962 - Acropolis - 1. Böhringer/Lang - 220 SE / S-JK 71 / 31
1962 - Liege-Sofía-Liege - 1. Böhringer/Lang - 220 SE / S-JK 71/82
1962 - Alemanha - 2. Böhringer/Lang
1963 - Acropolis - 1. Böhringer/ Knoll - 300 SE / S-PD 702 / 41
1963 - Alemanha - 1. Böhringer/ Kaiser - 300 SEB
1964 - Acropolis - 4. Waxenberger/ Kaiser - 220 SE
1960 - Tulipa - 3. Schock/Moll - 220 SE
1960 - Acropolis - 1. Schock/Moll - 220 SE
1961 - 1000 Lagos - 1. Aaltonen /Nurmimaa - 220 SE
1961 - Alemanha - 2. Böhringer/Aaltonen - 220 SE
1962 - Monte Carlo - 2. Böhringer/Lang - 220 SE / S-JK 74 / 257
1962 - Acropolis - 1. Böhringer/Lang - 220 SE / S-JK 71 / 31
1962 - Liege-Sofía-Liege - 1. Böhringer/Lang - 220 SE / S-JK 71/82
1962 - Alemanha - 2. Böhringer/Lang
1963 - Acropolis - 1. Böhringer/ Knoll - 300 SE / S-PD 702 / 41
1963 - Alemanha - 1. Böhringer/ Kaiser - 300 SEB
1964 - Acropolis - 4. Waxenberger/ Kaiser - 220 SE

Eis alguns eventos onde a MB participou:
Acropolis Rally
 1956 W Schock/R Moll - Mercedes 300 SL 
1960 W Schock/R Moll - Mercedes 220 SE
1962 E Bohringer/P Lang - Mercedes 200 SEd
1963 E Bohringer/R Knoll - Mercedes 300 SE
Argentina Rally
1963 E Bohringer/Kaiser - Mercedes 300 SE
1960 W Schock/R Moll - Mercedes 220 SE
1962 E Bohringer/P Lang - Mercedes 200 SEd
1963 E Bohringer/R Knoll - Mercedes 300 SE
Argentina Rally
1963 E Bohringer/Kaiser - Mercedes 300 SE
1964 E Bohringer/Kaiser - Mercedes 300 SE 
 Rallye Cote D'Ivoire (Bandama rally) 
1979 Hannu Mikkola/Arne Hertz (FIN/SWE) - Mercedes 450 SLC
1980 Björn Waldegård/Hans Thorszelius (SWE) - Mercedes 500 SLC
Cyprus International Rally
1972 L Makrides/P Erotocritou
Paris-Dakar
1983 Ickx/Brasseur - Mercedes Unimog
Finland
1961 Rauno Aaltonen/Vaino Nurmimaa (FIN)
Monte Carlo
1960 Walter Schock/Ralf Moll (GER) - Mercedes 220SE
Safari
1959 Bill Fritsch/Jack Ellis
1960 Bill Fritsch/Jack Ellis
1961 John Manussis/Bill Coleridge/David Beckett
African Rally (Algiers a Capetown)
1959 Karl Kling - Mercedes 190D
1960 Karl Kling - Mercedes 220SE.
Polish Rally
1961 E. Bohringer/R. Aaltonen
1962 E. Bohringer
Liege-Sofia-Liege Rally
1962 E. Bohringer - Mercedes 230SL.
1963 E. Bohringer - Mercedes 230SL.
1979 Hannu Mikkola/Arne Hertz (FIN/SWE) - Mercedes 450 SLC
1980 Björn Waldegård/Hans Thorszelius (SWE) - Mercedes 500 SLC
Cyprus International Rally
1972 L Makrides/P Erotocritou
Paris-Dakar
1983 Ickx/Brasseur - Mercedes Unimog
Finland
1961 Rauno Aaltonen/Vaino Nurmimaa (FIN)
Monte Carlo
1960 Walter Schock/Ralf Moll (GER) - Mercedes 220SE
Safari
1959 Bill Fritsch/Jack Ellis
1960 Bill Fritsch/Jack Ellis
1961 John Manussis/Bill Coleridge/David Beckett
African Rally (Algiers a Capetown)
1959 Karl Kling - Mercedes 190D
1960 Karl Kling - Mercedes 220SE.
Polish Rally
1961 E. Bohringer/R. Aaltonen
1962 E. Bohringer
Liege-Sofia-Liege Rally
1962 E. Bohringer - Mercedes 230SL.
1963 E. Bohringer - Mercedes 230SL.

Eugen          Böhringer em 1964 na região de Dos Rios / Argentina - MB 300SE

Parada no pé da Cordilheira dos Andes - Argentina

No dia do recorde de velocidade (181 Kph)

Gesamtsieger - Grande Prêmio da Argentina - Mercedes 300SE

3 Mercedes 300SE chegando no Grande Prêmio da Argentina em 1964

Macao - 1964

E.          Böhringer's ganhando em Macau - 1964 - Mercedes 300SE


Mercedes 300 SE em ação na pista de Spa

2          Mercedes no Box em Spa - 1964


Sexto lugar em "Nürburgring /Nordschleife" - Mercedes 300SE

"Deutschland          Rallye em 1963" - Mercedes 300SE

Argentina - 1963

Rallye          "Monte Carlo" - Mercedes 220SE - Classe 2000cc

Rallye          "Akropolis" - Mercedes 220SE

Rallye          "Spa-Sofia-Lüttich" - Mercedes 220SE

Zielankunft - Rallye "Spa-Sofia-Lüttich" - Mercedes 220SE

Este modelo surge pela necessidade da Mercedes-Benz em 1956 mudar a sua imagem, principalmente nos carros ofertados ao público - queriam atingir um público maior, que fosse exigente e da classe média-alta. A mudança teria que ser externa, interna e de motor, dando um melhor conceito ao modelo Ponton (que era um êxito
 de vendas, mas estava envelhecido, diante do padrão norte-americano). Entraram em ação os engenheiros comandados por Uhlenhaut e os estilistas comandados por Karl Wilfert, todos comandados pelo chefão Nallinger - dai surgiu o W111 FINTAIL (aquele rabinho de peixe discreto do modelo), com faróis verticais chamados de Lichteinheiten (postos pela primeira vez nos 300SL roadster). Outra
 de vendas, mas estava envelhecido, diante do padrão norte-americano). Entraram em ação os engenheiros comandados por Uhlenhaut e os estilistas comandados por Karl Wilfert, todos comandados pelo chefão Nallinger - dai surgiu o W111 FINTAIL (aquele rabinho de peixe discreto do modelo), com faróis verticais chamados de Lichteinheiten (postos pela primeira vez nos 300SL roadster). Outra  inovação foi na segurança dos passageiros - estes ficavam protegidos por zonas deformáveis na parte dianteira e traseira para absorver impactos, sob uma capota muito rígida e colunas fortes, projeto concebido por Béla Bárenyi. Isso sem contar com os vidros, suspensão e sistema de freios. Em 1957 os primeiros 4 protótipos foram feitos e começaram a rodar em 1958 (rodaram algo em torno de 3.000.000 de kms de teste), e para fugir dos fotógrafos, tinham uma aparência estranha. Em fevereiro de 59 o departamento de criação fizeram uma trip com os novos modelos (Nallinger, Uhlenhaut, Müller e Wilfert), de Stuttgart, atravessaram os Alpes e foram até Nápoles. Neste ano o projeto estava encerrado - fizeram 3 modelos para expor no Frankfurt Show no outono (depois veio o Salão de Londres - vide filminho).
inovação foi na segurança dos passageiros - estes ficavam protegidos por zonas deformáveis na parte dianteira e traseira para absorver impactos, sob uma capota muito rígida e colunas fortes, projeto concebido por Béla Bárenyi. Isso sem contar com os vidros, suspensão e sistema de freios. Em 1957 os primeiros 4 protótipos foram feitos e começaram a rodar em 1958 (rodaram algo em torno de 3.000.000 de kms de teste), e para fugir dos fotógrafos, tinham uma aparência estranha. Em fevereiro de 59 o departamento de criação fizeram uma trip com os novos modelos (Nallinger, Uhlenhaut, Müller e Wilfert), de Stuttgart, atravessaram os Alpes e foram até Nápoles. Neste ano o projeto estava encerrado - fizeram 3 modelos para expor no Frankfurt Show no outono (depois veio o Salão de Londres - vide filminho).
W111 220S 8/59 a 7/65 161.119 unidades
W111 220SE Sedán 8/59 a 8/65 66.086 unidades
W111 220SE Cabrio 2/61 a 10/65 16.902 unidades coupé+cabrios
W111 220SE Coupé 2/61 a 10/65 16.902 unidades coupé+cabrios
W111 230S Sedán 7/65 a 1/68 41.107 unidades sedán+universal
W111 230S Universal 1966 a 67 41.107 unidades sedán+universal
W111 250SE Cabrio 9/65 a 12/67 6.213 unidades coupé+cabrios
W111 250SE Coupé 9/65 a 12/67 6.213 unidades coupé+cabrios
W111 280SE Cabrio 2/68 a 5/71 5.187 unidades coupé+cabrios
W111 280SE Coupé 2/68 a 5/71 5.187 unidades coupé+cabrios
W111 280SE 3.5 Cabrio 8/69 a 7/71 4.502 unidades coupé+cabrios
W111 280SE 3.5 Coupé 8/69 a 7/71 4.502 unidades coupé+cabrios





Monte de 63 - Ewy Rosqvist-von Korff (esquerda) e Ursula Wirth - vencedoras do Ladies´ Trophy.



Ewy Rosqvist e a Ursula Wirth

Quase uma centena de carrinhos foram fabricados pelas diversas empresas do setor
Diorama de REVELL  (1:18):


O melhor site sobre o carro - tem tudo - das cores, passando pelo interior chegando aos dados técnicos: http://www.heckflosse.nl/Default.htm
Outros sites de interesse: http://www.heckflosse.de/
http://www.mercedes-heckflosse.de/
http://sls.sparebase.de/start/index.phtml
http://www.cochera.com/
http://www.niemoeller.de/englisch/produkte.htm
http://www.dbdepot.de/index1_1024.html
http://www.formulakit.com/













Filminhos
(Na verdade não há um filme da vitória dos 3 MB em Monte - aliás, como vocês viram, há poucas fotos sobre a participação da montadora em competições).Legal
Olha ela ai...
1960 Earls Court London Motor Show
Luis Cezar
 
 
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