Matra Djet
Os franceses adoram o azul contido na bandeira - O Gordini do Fangio era azul calcinha. Os Alpines eram conhecidos como os demônios azuis, já a Citroën pintava os DS de azul com capota branca, já os R8s andavam de azul mais claro no corpo todo - a Matra não poderia ficar atrás e... surgiu o diabo veste azul, com os Djets e Jets (os protótipos Matra seguiram a tradição). Eles até que se esforçaram (coitadinhos do work Triumph Sptifire azul clarinho...).
O Matra foi desenhado pelo francês René Bonnet. Este carro teve vários nomes de 1962 até 1967, como René Bonnet Djet, Matra Bonnet Djet, Matra Sports Djet e finalmente, Matra Sports Jet ou simplesmente Matra Jet. O corpo era de fibra de vidro, com uma alta resistência (o modo de se preparar a fibra, era diverso do que se utilizava, por exemplo nos Alpines). Bonnet já havia trabalhado com Charles Deutsch na Panhard (aliás, o "B" e o "DB" dos modelos Panhard referia-se ao B de Bonnet e ao D de Deutsch).
A fábrica Matra era a distribuidora dos plásticos e da fibra de vidro, e se propôs a montar o carro (em 1963 foram construídos 198 Djets), com motor do Renault 8 (Gordini-Tuned 1108cc - que atingia algo em torno dos 165kph!!! O Djet II atingia 190kph, e com uma versão como modificação aerodinâmica, chamada de aerojet, ele atingia 225kph - essa versão fez sucesso em Le Mans). Na média o Matra pesava 600 kgs. No final da produção em 1968, foi lançado o último modelo chamado de Djet 5 e o Djet 5S, chamado, também de Matra Jet6. Foram produzidos no total algo em torno de 1.500 carros.
O Bonnet teve problemas financeiros em 1963 e a Matra, por assim dizer, tomou o projeto nas mãos - dizem que o CEO da Matra, o empresário Jean-Luc Lagardère quiz expandir o negócio, sem a participação do Bennet, chamando o desenhista da Simca Philippe Guédon, que modificou o Djet I, chamando de Matra Bonnet Djet V e Djet VS (todos agora com motor Gordini). Depois do Salão do Automóvel de Paris de 1965, terminaram as designações em numeral romando e riscaram do mapa o nome Boneet - o carro passou a chamar-se Matra Sports Djet 5 (este com o motor 1108cc do R8; o Jet5S com o motor 1108 do R8 mexido pela Gordini e o Jet6, com motor da Reanult Gordini 1255cc). Todos os modelos, o motor era central, com 2 Weber 40 e volante Motolita da F3 (eu já entrei num com o motor funcionando, e ele fica na sua nuca). Bom, tem pessoas que gostam de bafo quente na nuca, eu não - aliás, nunca gostei, nem no sentido bíblico!!!
Os 4 tipos do René Bonnet Djet eram (197 carros produzidos entre 1962 a 1964):
O Matra foi desenhado pelo francês René Bonnet. Este carro teve vários nomes de 1962 até 1967, como René Bonnet Djet, Matra Bonnet Djet, Matra Sports Djet e finalmente, Matra Sports Jet ou simplesmente Matra Jet. O corpo era de fibra de vidro, com uma alta resistência (o modo de se preparar a fibra, era diverso do que se utilizava, por exemplo nos Alpines). Bonnet já havia trabalhado com Charles Deutsch na Panhard (aliás, o "B" e o "DB" dos modelos Panhard referia-se ao B de Bonnet e ao D de Deutsch).
A fábrica Matra era a distribuidora dos plásticos e da fibra de vidro, e se propôs a montar o carro (em 1963 foram construídos 198 Djets), com motor do Renault 8 (Gordini-Tuned 1108cc - que atingia algo em torno dos 165kph!!! O Djet II atingia 190kph, e com uma versão como modificação aerodinâmica, chamada de aerojet, ele atingia 225kph - essa versão fez sucesso em Le Mans). Na média o Matra pesava 600 kgs. No final da produção em 1968, foi lançado o último modelo chamado de Djet 5 e o Djet 5S, chamado, também de Matra Jet6. Foram produzidos no total algo em torno de 1.500 carros.
O Bonnet teve problemas financeiros em 1963 e a Matra, por assim dizer, tomou o projeto nas mãos - dizem que o CEO da Matra, o empresário Jean-Luc Lagardère quiz expandir o negócio, sem a participação do Bennet, chamando o desenhista da Simca Philippe Guédon, que modificou o Djet I, chamando de Matra Bonnet Djet V e Djet VS (todos agora com motor Gordini). Depois do Salão do Automóvel de Paris de 1965, terminaram as designações em numeral romando e riscaram do mapa o nome Boneet - o carro passou a chamar-se Matra Sports Djet 5 (este com o motor 1108cc do R8; o Jet5S com o motor 1108 do R8 mexido pela Gordini e o Jet6, com motor da Reanult Gordini 1255cc). Todos os modelos, o motor era central, com 2 Weber 40 e volante Motolita da F3 (eu já entrei num com o motor funcionando, e ele fica na sua nuca). Bom, tem pessoas que gostam de bafo quente na nuca, eu não - aliás, nunca gostei, nem no sentido bíblico!!!
Os 4 tipos do René Bonnet Djet eram (197 carros produzidos entre 1962 a 1964):
- René Bonnet Djet I
- 1108 cc Renault 8 (65hp), 165 km/h (103 mph).
- René Bonnet Djet II
- 1108 cc Renault 8 Gordini (80 hp), 190 km/h (118 mph).
- René Bonnet Djet III / Djet IV
- 998 cc com cabeçote duplo (100 hp). Era um modelo desenvolvido para competição em pista até 1 litro.
Os 3 tipos do Matra Bonnet/Matra Sports Djet/Jet produzidos de 1965 até 1967:
- Matra Bonnet Djet V / Matra Sports Djet 5 / Jet 5
- 1108 cc Renault 8 - 70 bhp (52 kW), 170 km/h (106 mph)
- Matra Bonnet Djet V S / Matra Sports Djet 5 S / Jet 5 S
- 1108 cc Renault 8 Gordini - 90 bhp (67 kW), 190 km/h (118 mph)
- Matra Sports Jet 6
- 105 bhp (78 kW) 1255 cc Renault 8 Gordini - 210 km/h (130 mph).
Sucesso em rallye (quase nenhum), mas em pista (que era sua vocação), teve um relativo sucesso.
Matra Djet no Rallye de Monte Carlo de 1966, com Jaussaud e Pescarolo
Monte 1967
Fotos Atuais
Modelos
Filminhos
Parte I
Parte II
Parte III
Luis Cezar
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