Sport Coupé & Abarth
(o lobo em pele de cordeiro)
Foram produzidos os modelos AC, BC e o CC - o AC é o mais leve deles todos, contudo, a suspensao do BC era menos aprimorada do que do AC, setor esse que só foi resolvido na série CC em 1973. O AC vinha com motor de 1.438cc, mas ainda encontra-se na Itália este modelo usando o motor do BC de 1.608cc (o modelo CC vinha com dois moteres: 1.592cc e 1.756cc - alguns modelos por encomenda vinham com motores de 1.608cc para ser preparado para competições até 1.700 cilindradas). O cara que desenhou esse motor de 4 cilindros, foi um ex engenheiro aeronáutico e ex engenheiro da Ferrari Aurelio Lampredi (originalmente esse era um carro para ser feito na Ferrari, mas esta não queria um segmento com motor pequeno). Foram fabricados 113.000 AC, 98.000 BC e 75.000 CC. Na época os proprietários do AC e do BC punham dual Weber 44IDF nos seus carros, igual ao que eram equipados os Fiats 124 Spider Abarth (colocava-se, também, Weber 40 IDF - vai muito bem, ainda mais com um turgocharged e intercooled, utilizado na Lancia Delta Integrale de rallye - ai, fica um avião). O motor 1.438cc tinha 90PS com 89hp/66kw; o 1.600cc tinha 110PS com 108hp/81kw e o 1800cc tinha 118PS com 116hp/87kw.
O AC foi fabricado de 1967 a 1969, o BC de 1969 a 1972, e o CC de 1973 a 1975 - é um clássico.
- 1967 AC - #000001 - #034513
- 1968 AC - #034514 - #066279
- 1969 AC - #066280 - #113869
- 1970 BC - #113870 - #115876
- 1971 BC 1438 cc - #115877 - #139912
- 1971 BC1 1608 cc - #139913
- 1972 BC1 1608 cc - #181442
- 1973 CC 1608 cc - #206905
- 1973 CC 1592 cc - #213370
- 1974 CC1 1756 cc - #240100
- 1975 CC1 1756 cc - #269934
The Fiat Connection http://www.fiats.com/html32/index_32.htm
Italian Car Parts http://www.italiancarparts.com/
Apple Motors http://www.applemotors.com/
Bruce's Parts Bin http://www.fiatparts.com
Caribou http://members.aol.com/cariboulh/
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Vick Autosports http://www.vickauto.com/
Shade Tree Enginetrics http://home.earthlink.net/~fiatdr/shadetree.html
C. Obert & Co. (Fiat Plus) http://we.got.net/~fiatplus/
European-Appalachian Performance http://www.esper.com/cltg/fiat/
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Fiat Parts Warehouse http://members.aol.com/fiatparts1/index.htm
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Guy Croft http://www.guy-croft.com
STD Performance http://www.stdperformance.com
Fiat Torque http://www.fiatorque.com.au
Fire Breathing Fiats http://www.firebreathingfiats.com
CEM Autosports http://www.cemautosport.com
Custom Machined Fiat parts http://www.millersmule.com
Clubes:
The Fiat Page http://www.mirafiori.com/index.html
Fiat Lancia Unlimited http://www.flu.org/main.htm
Fiat America http://www.concentric.net/~Fiatamer
Fiat Dual Point Tune-Up Page http://members.aol.com/fiatspider/index.html
Fiat Links Page http://www.geocities.com/motorcity/5479/links.html
Fiat and Lancia Webring http://www.webring.org/cgi-bin/webring?ring=LANCIA;list
Best of France & Italy Car Show http://www.franceanditaly.com/
Italian Automotive news & information http://www.italiaspeed.com
Seat 124 Sport Coupe http://nav.webring.com/cgi-bin/navcgi?ring=lancia;id=62;go
Wojtek's Fiat 124 Coupe-Poland http://fiat124coupe.w.interia.pl/
German 124 Sport Coupe http://www.fiat124coupe.at/main.html
Italian 124 Sport Coupe http://www.geocities.com/spica.geo/fiat124/fiat124.html
Turbo 124 Coupe http://www.turbo124.com/
JBWebs' Little Duece Coupe http://jbwebsalbum4.home.mindspring.com/fiat
Kevin's Coupe Site http://mysite.verizon.net/res1bwxx/
René Staal's Coupe Site www.fiat124coupe.nl
Vamos a bibliografia:
1972 -1976
Vamos aos resultados: Em 73 ganha o Campeonato Italiano de Rallye; em 74 ganha o mesmo campeonato agora com a dupla Maurizio Verini e Gino Macaluso; em 75 pilotado pelo Maurizio, ganha o Campeonato Europeu de Rallye e com Bobo (isso mesmo) Cambiaghi e Emanuele Sanfront, ganha o Campeonato Italiano e a Mitropa Cup. Com equipes particulares, o 124 Abarth ganha o Rallye de Portugual em 74, com Raffaele Pinto e Bernacchini e em 75 com Markku Alen. Um Fiat-Abarth em 74 ficou em terceiro no geral do Safari Rally (5.000kms) e segundo no grupo com equipe privada, tendo como piloto Sergio Barbasio e navegador Piero Sodano (aliás, no gurpo I, ficou em primeiro com Domenico Pagane e Domenico Fusso - também, em time privado).
Alguns outros resultados importantes: Em 73 o time oficial ganha com um works 124 spider o Acropolis Rally (3.820kms) e o Autrian Alpine Rally (2.492kms), com Lindeberg e Eisendle (neste ano no Sanremo Rally - 1.950kms - fazem do terceiro ao quinto), terminando o ano em segundo lugar no Campeonato Internacional de Marcas. Em 73 (agora com um Fiat-Abarth 124), fica em quarto lugar em Portugal (2.821kms), em quinto na Suécia (1.800kms), segundo e quarto no Acrópolis, primeiro no Polish (com Warmbold e Todt - esse mesmo - da Ferrari - que na época era navegador da Peugeot) e segundo em Sanremo (terminaram o ano em segundo lugar no WRC de construtores). Em 74, fazem 1, 2 e 3 em Portugal (455kms) ; terceiro no 1000 Lakes (1200kms), segundo no Sanremo e no Press on Regardless (USA), ficando novamente em segundo lugar no WRC de construtores. Em 75 faz do segundo ao quarto lugar, em Monte Carlo (4.000kms), quinto na Suécia; primeiro e segundo em Portugal; segundo no Sanremo e fica (novamente), em segundo lugar no WRC de construtores - depois deste ano veio a era do Fiat Abarth 131 (com o 131, o time oficial ganha o WRC de 77 e 78, terceiro em 79, e volta a ganhar em 80, caindo para sexto em 81 - terminando assim a saga iniciada pelo 124).
Motor - Código do motor: 132 AC1.000 - Tinha 4 cilindros em linha - Alimentação com 2 carburadores invertidos com corpo duplo da Weber (um do tipo 44 IDF 20 e um com do tipo 44 IDF 21) - Cilindrada 1756 cc - Potência 128 cavalos a 6200rpm - Compressão 9,8:1. |
Transmissão- Traseira com câmbio manual de 5 marchas. |
Freios e Rodas- Freios a disco nas 4 rodas, com tala 5,50 e aro 13 - pneus 185/70 VR x 13 - Suspensão independente. |
Dimensões e peso - Cumprimento 3,910 m - Largura 1,63 m - Altura 1,24 m - Peso 938 kg. |
Velocidade Máxima: 190 km/h. |
Fotos de Fiat 124 Rallye - em Rallyes Contemporâneos
Filminhos
Em pista australiana - 1:41
XX
Em SPA - 4:21
XX
Visão noturna em rallye - 0:18
XX
Largada Rallye - I - 0:09
XXLargada Rallye - II - 0:42
XX
Passagem em curva - Rallye - 0:08
XX
Passagem em curva - Rallye -0:14
XX
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