Fiat 124
Sport Coupé & Abarth
(o lobo em pele de cordeiro)
Neste blog já escrevi particularmente sobre o Fiat 124 roadster, utilizado pela Abarth para os rallyes - deu pau em gente grande... Como eu fiquei muito feliz por ter convencido um amigo meu a comprar esse carro, para ele se divertir e fazer seus rallyes, volto a carga com o tema. Vamos falar primeiro do 124 Coupé.

A linha do 124 Coupé, foi fruto do Centro Stile (em Turin), pelos traços de Mario Boano e seu filho Paolo. Existiram 3 modelos, mas o mais cobiçado pelos colecionadores, é a série I ou comumente denomiada série AC, como um verdadeiro Gran Turismo de época (o que chamou a atenção da Pinifarina, para fazer o modelo roadster). Frente baixa e trazeira reta. Por dentro o motorista tem ampla visão e não há pontos cegos. A Fiat quis inovar com esse modelo sem perder o mercado, que já era forte com o 1100 - esse foi o objetivo apresentado no Salone di Ginevra, em março de 1966 (a mesma filosofia, foi seguida quando apresentou o 124 Sport Spider, no Salone di Torino no mesmo ano). Os carros a serem batidos como concorrentes eram o Alfa Romeo GT 1300 Junior e a Lancia F - ulvia Coupé 1.3. O motor era o tipo 125 AC.000, de 4 cilindros e com cabeçote duplo, com 1.438cc (compressão de 8,9:1, com potência máxima de 90cv a 6.500rpm, um carburador vertical da Weber 34DHS, ordem dos cabos de vela 1-3-4-2 (velas originais Champion N 6-Y, ou Marelli tipo CW 8lp, ou Bosch tipo W 230 T30 - bateria 12v com 45ah - alternador com potência máxima de 14,5v - 53A a 770W). O câmbio era de 4 marchas (opcional de fábrica para a série AC com 5 marchas), e freios a disco nas 4 rodas. Rodas aro 13 (originalmente era equipado com pneu radial 165 SR) - Rodas de aço com calotas, ou alumínio/magnésio para modelos de exportação. Pesa 960kg (comprimento 4.115mm, largura 1.670mm e altura 1.304mm - bem baixinho). Consumo: 10.6 litros para percorrer 100kms (para quem tinha um V8...). Velocidade máxima 170kph.

Foram produzidos os modelos AC, BC e o CC - o AC é o mais leve deles todos, contudo, a suspensao do BC era menos aprimorada do que do AC, setor esse que só foi resolvido na série CC em 1973. O AC vinha com motor de 1.438cc, mas ainda encontra-se na Itália este modelo usando o motor do BC de 1.608cc (o modelo CC vinha com dois moteres: 1.592cc e 1.756cc - alguns modelos por encomenda vinham com motores de 1.608cc para ser preparado para competições até 1.700 cilindradas). O cara que desenhou esse motor de 4 cilindros, foi um ex engenheiro aeronáutico e ex engenheiro da Ferrari Aurelio Lampredi (originalmente esse era um carro para ser feito na Ferrari, mas esta não queria um segmento com motor pequeno). Foram fabricados 113.000 AC, 98.000 BC e 75.000 CC. Na época os proprietários do AC e do BC punham dual Weber 44IDF nos seus carros, igual ao que eram equipados os Fiats 124 Spider Abarth (colocava-se, também, Weber 40 IDF - vai muito bem, ainda mais com um turgocharged e intercooled, utilizado na Lancia Delta Integrale de rallye - ai, fica um avião). O motor 1.438cc tinha 90PS com 89hp/66kw; o 1.600cc tinha 110PS com 108hp/81kw e o 1800cc tinha 118PS com 116hp/87kw.

O AC foi fabricado de 1967 a 1969, o BC de 1969 a 1972, e o CC de 1973 a 1975 - é um clássico.
- 1967 AC - #000001 - #034513
- 1968 AC - #034514 - #066279
- 1969 AC - #066280 - #113869
- 1970 BC - #113870 - #115876
- 1971 BC 1438 cc - #115877 - #139912
- 1971 BC1 1608 cc - #139913
- 1972 BC1 1608 cc - #181442
- 1973 CC 1608 cc - #206905
- 1973 CC 1592 cc - #213370
- 1974 CC1 1756 cc - #240100
- 1975 CC1 1756 cc - #269934
Se precisar de peças há inúmeros locais - apenas para citar:
The Fiat Connection http://www.fiats.com/html32/index_32.htm
Italian Car Parts http://www.italiancarparts.com/
Apple Motors http://www.applemotors.com/
Bruce's Parts Bin http://www.fiatparts.com
Caribou http://members.aol.com/cariboulh/
Import Restorations http://www.import-restorations.com/toc.htm
Vick Autosports http://www.vickauto.com/
Shade Tree Enginetrics http://home.earthlink.net/~fiatdr/shadetree.html
C. Obert & Co. (Fiat Plus) http://we.got.net/~fiatplus/
European-Appalachian Performance http://www.esper.com/cltg/fiat/
Di Fatta Brothers Ltd. http://www.difatta.com/
Spider Point (Germany) htp://www.spider-point.com/
Fiat Parts Warehouse http://members.aol.com/fiatparts1/index.htm
International Auto Parts http://www.international-auto/j_home.html
PBS Engineering http://www.pbseng.com
Guy Croft http://www.guy-croft.com
STD Performance http://www.stdperformance.com
Fiat Torque http://www.fiatorque.com.au
Fire Breathing Fiats http://www.firebreathingfiats.com
CEM Autosports http://www.cemautosport.com
Custom Machined Fiat parts http://www.millersmule.com
Clubes:The Fiat Page http://www.mirafiori.com/index.html
Fiat Lancia Unlimited http://www.flu.org/main.htm
Fiat America http://www.concentric.net/~Fiatamer
Fiat Dual Point Tune-Up Page http://members.aol.com/fiatspider/index.html
Fiat Links Page http://www.geocities.com/motorcity/5479/links.html
Fiat and Lancia Webring http://www.webring.org/cgi-bin/webring?ring=LANCIA;list
Best of France & Italy Car Show http://www.franceanditaly.com/
Italian Automotive news & information http://www.italiaspeed.com
Seat 124 Sport Coupe
http://nav.webring.com/cgi-bin/navcgi?ring=lancia;id=62;go
Wojtek's Fiat 124 Coupe-Poland http://fiat124coupe.w.interia.pl/
German 124 Sport Coupe http://www.fiat124coupe.at/main.html
Italian 124 Sport Coupe http://www.geocities.com/spica.geo/fiat124/fiat124.html
Turbo 124 Coupe http://www.turbo124.com/
JBWebs' Little Duece Coupe http://jbwebsalbum4.home.mindspring.com/fiat
Kevin's Coupe Site http://mysite.verizon.net/res1bwxx/
René Staal's Coupe Site www.fiat124coupe.nl
Vamos a bibliografia:









Fotos do 124 em Pista














Fiat 124 Abarth Rallye
1972 -1976
Se tem um injustiçado nos rallyes de época, este foi o Fiat Abarth 124 Rallye - Era na época, um carro bem equilibrado e inovador (há uma turma que acha que carro de rallye da FIAT foi mesmo o 131 Abarth - sim, contudo, o 124 que começou essa saga). Eu acho que faltou piloto, pois, o carro é muito legal e a preparação da Abarth foi perfeita. But... em se tratando de carro italiano e numa equipe italiana, imagino a "briga" que deve ter dado para saber quem seria o piloto (isso sem contar que piloto e navegador, deveriam ser necessariamente magros). Vamos lá com alguma história.

Tudo começou com o lançamento do Fiat 124 Spider 1600. O carro standard da Fiat já provocava no mercado um certo nervosismo, pois, foi lançado e a produção era restrita para tanta procura. A preparadora Abarth pega esse modelo, dá um upgrade como fez com outros modelos mais fracos, e coloca em provas duras como o Rallye de Sanremo - além de depois de homologado (tinha um peso mínimo para homologação de 938 kgs), ser inscrito oficialmente no Campeonato Mundial de Rallye. No fundo - os italianos queriam acabar com a sensação da época (os franceses com seu Renault Alpine - aliás, a Alpine era concorrente da Abarth como preparadoras de carros - respondendo: Não, os italianos chegaram perto, mas não desbancaram o Alpine) - tudo dentro do famoso Grupo 4 (já que os protótipos estavam sendo proibidos). Em 1974 o Departamento de Competições da FIAT, já inscrevia este modelo no Grupo 3 (GTS - Gran Turismo de Série). O modelo de fábrica, era criticado pelo volante "alto", em relação ao piloto, mas isso foi resolvido pela Abarth, com a colocação de bancos Recaro (mais baixos). Resumindo: este modelo começa a participar de rallyes em 1973, com um motor de 163 cavalinhos. Em 74 a cilindrada passa para 1.893cc e a potência vai a 180 cavalos (aliás, durante o este ano de 74, a potência conseguida neste motor foi de 200 cavalos). Em 75 o motor teve os seus carburadores substituídos por uma injeção mecânica, subindo para 210 cavalos.

Vamos aos resultados: Em 73 ganha o Campeonato Italiano de Rallye; em 74 ganha o mesmo campeonato agora com a dupla Maurizio Verini e Gino Macaluso; em 75 pilotado pelo Maurizio, ganha o Campeonato Europeu de Rallye e com Bobo (isso mesmo) Cambiaghi e Emanuele Sanfront, ganha o Campeonato Italiano e a Mitropa Cup. Com equipes particulares, o 124 Abarth ganha o Rallye de Portugual em 74, com Raffaele Pinto e Bernacchini e em 75 com Markku Alen. Um Fiat-Abarth em 74 ficou em terceiro no geral do Safari Rally (5.000kms) e segundo no grupo com equipe privada, tendo como piloto Sergio Barbasio e navegador Piero Sodano (aliás, no gurpo I, ficou em primeiro com Domenico Pagane e Domenico Fusso - também, em time privado).
Alguns outros resultados importantes: Em 73 o time oficial ganha com um works 124 spider o Acropolis Rally (3.820kms) e o Autrian Alpine Rally (2.492kms), com Lindeberg e Eisendle (neste ano no Sanremo Rally - 1.950kms - fazem do terceiro ao quinto), terminando o ano em segundo lugar no Campeonato Internacional de Marcas. Em 73 (agora com um Fiat-Abarth 124), fica em quarto lugar em Portugal (2.821kms), em quinto na Suécia (1.800kms), segundo e quarto no Acrópolis, primeiro no Polish (com Warmbold e Todt - esse mesmo - da Ferrari - que na época era navegador da Peugeot) e segundo em Sanremo (terminaram o ano em segundo lugar no WRC de construtores). Em 74, fazem 1, 2 e 3 em Portugal (455kms) ; terceiro no 1000 Lakes (1200kms), segundo no Sanremo e no Press on Regardless (USA), ficando novamente em segundo lugar no WRC de construtores. Em 75 faz do segundo ao quarto lugar, em Monte Carlo (4.000kms), quinto na Suécia; primeiro e segundo em Portugal; segundo no Sanremo e fica (novamente), em segundo lugar no WRC de construtores - depois deste ano veio a era do Fiat Abarth 131 (com o 131, o time oficial ganha o WRC de 77 e 78, terceiro em 79, e volta a ganhar em 80, caindo para sexto em 81 - terminando assim a saga iniciada pelo 124).
A ficha técnica de um 124 Rally Abarth Stradale era a seguinte:
FIAT 124 SPIDER Sport Abarth Rally (tipo 124 CSA) 1972 - 1974

Apenas a título de informação, a corpo do 124 Spider era igual o do 124 Abarth (desenhado pela Casa Pininfarina), contudo: A capota do 124 era bem diferente no Abarth, neste o capô era de fibra e as portas de alumínio. A suspensão era completamente diferente no modelo Abarth e o motor, tinha um cabeçote preparado pela Abarth.
Motor - Código do motor: 132 AC1.000 - Tinha 4 cilindros em linha - Alimentação com 2 carburadores invertidos com corpo duplo da Weber (um do tipo 44 IDF 20 e um com do tipo 44 IDF 21) - Cilindrada 1756 cc - Potência 128 cavalos a 6200rpm - Compressão 9,8:1. |
Transmissão- Traseira com câmbio manual de 5 marchas. |
Freios e Rodas- Freios a disco nas 4 rodas, com tala 5,50 e aro 13 - pneus 185/70 VR x 13 - Suspensão independente. |
Dimensões e peso - Cumprimento 3,910 m - Largura 1,63 m - Altura 1,24 m - Peso 938 kg. |
Velocidade Máxima: 190 km/h. |
Fotos de época

Fotos de Fiat 124 Abarth - em Rallyes Históricos contemporâneos:


Fotos de Fiat 124 Rallye - em Rallyes Contemporâneos




Livros que falam sobre o modelo (Tanto da Fiat como da Abarth)


Modelos

Filminhos
Em pista australiana - 1:41
XX
Em SPA - 4:21
XX
Visão noturna em rallye - 0:18
XX
Largada Rallye - I - 0:09
XX
Largada Rallye - II - 0:42XX
Passagem em curva - Rallye - 0:08
XX
Passagem em curva - Rallye -0:14
XX
Nenhum comentário:
Postar um comentário