Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

16.4.08

Rallye da Pinga - 60o Rallye do MG Club do Brasil

Rallye da Pinga

Esse foi o 60º rallye realizado pelo MG Club do Brasil – foi o primeiro do ano do Jubileu de Prata – comemorativo aos 25 anos de existência do clube (este ano já colocamos em eventos internos na sede, 2 F1 Copersucar e lançamento do livro sobre estes carros; o Bino #21 e o lançamento da réplica assinada do Luiz Pereira Bueno; e o Karmanghia-Porsche do Fittipaldi e do Moco, com lançamento do livro sobre a vida do José Carlos Pace - em todos os eventos a presença de inúmeros pilotos e preparadores da época e a imprensa especializada escrita e televisiva).

O evento teve a denominação de Rallye da Pinga, realizado neste último final de semana. Levou esse nome, pois, o vetor principal era uma cidade bem pequena de 2 mil habitantes na zona urbana (de colônia majoritária italiana), localizada no Vale do Camanducaia (quase divisa com Minas Gerais), com o nome de Monte Alegre do Sul – que abriga nada menos do que 53 alambiques!!! O caminho de ida foi de caráter novel, pois, não havia sido ainda explorado para efeitos de rota de rallye – para atingir essa cidade subiu-se por uma serra e desceu-se por outra. Uma linda paisagem. O final do rallye foi na fantástica Fazenda Vila Rica – com um lauto almoço!!!

Claro, que o tema veio da sugestão escocesa, do seu tradicional Malte Rally. Há, também, o Rally de las Bodegas, na Argentina e na região francesa de Macon, o Rallye du Vin. Como a caipirinha é o segundo drink mais consumido e famoso do mundo (perdendo para o Martini), além da pinga figurar entre as 3 bebidas alcoólicas mais conhecidas mundialmente, nada mais justo do que homenagear uma bebida tipicamente brasileira - que tanto sucesso fez na literatura de Monteiro Lobato, assim como no Planalto Central...

Foram 40 carros, envolvendo 100 pessoas (entre participantes, convidados e equipe técnica). O bom do sucesso é reunir os amigos e colocar os carros para andar, em rotas fantásticas. O ruim do sucesso - diria que é... a inveja e as inúmeras tentativas de marcar eventos congeneres e/ou ligados ao antigomobilismo para a data do rallye. Bom, tudo é festa - tem espaço para todos - a verdade é que aqueles acostumados ao melhor, escolhem - sempre - os eventos do MG Club (exemplo disso é que o Presidente do Clube Alfa-Romeo, o presidente do Clube do Porsche 911 e o Presidente do Clube da BMW, estavam lá nos prestigiando, além dos proprietários dos melhores carros de rallye histórico do Brasil e uma dupla de alemães - piloto Sr. Friedhelm Gräf e seu filho navegador Sr. Florian Gräf - que vieram direto de Düsseldorf para o rallye - deixaram de pilotar Porsche 911 e escolheram um Puma Espartano para tal façanha ) - Ué... tem pessoas muito legais que gostam de eventos tipo "boca-livre" ou rústicos como acampar, ficar em barracas - o que é que tem? Para quem gosta, isso é ótimo. Assim como, tem pessoas que gostam de hotel 5 estrelas, comer do bom e do melhor - e por ai vai - gosto é gosto (prestígio também) e não se discute! Quem foi a esse rallye, pode verificar o agora costumeiro alto nível da organização, o requinte de detalhes dos ambientes (rota e local de almoço) e da qualidade impecável da refeição, assim como pode sentir o acolhimento na base da amizade e calor humano (isso sem falar na hospedagem da Fazenda Vila Rica). Os brindes dados pelo clube e por um dos co-patrocinadores (STP) foram fora de série. O troféus foram excepcionais, banhados 'a prata (Jubileu de Prata), que deixaram os participantes impressionados (rallye, brindes e troféus que só foram possíveis com o apoio incondicional da Deicmar - patrocinadora principal - o outro patrocinador - Banco do Brasil, por questões de "imagem", não pode apoiar neste Rallye da Pinga - compreensível...). A imprensa especializada acompanhou o rallye (nota ao famoso fotógrafo/jornalista Cláudio Larangeira), além do mais, antes do evento, houve a cobertura da mídia televisiva (só pela internet, vide os exemplos abaixo):

luiscezar.blogspot.com/2007/12/rallye-da-pinga-abril.html - 91k -

luiscezar.blogspot.com/2007/12/calendrio-esportivo-do-mg-club-do.html - 78k -

www.maxicar.com.br/old/eventosefatos/eventosefatos.asp - 27k -

www.veteran.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=41&Itemid=54 - 41k -

blog.jornalveiculos.com.br/2008/03/06/mg-clube-convida-para-manha-de-autografos/ - 13k -

www.joaowerner.com.br/images/urbanos/boteco.htm - 25k -

www.fbva.com.br/images/eventos_rally/Rallye804_12.pdf -

www.fbva.com.br/calendario.asp?id=803 - 15k

www.hotclassic.net/ - 31k -

www.classiccarclub-rs.com.br/?page=noticias - 23k -

www.joaowerner.com.br/ilustracao.htm - 85k -

www.mgcbr.com.br/noticias/noticias_detalhe.php?id=47 - 62k -

www.hotclassic.net/?a=eventos&b=lista2 - 29k -

www.antigomobilistas.com.br/noticias/noticias1.php?noticia=15&titulo=Rallye%20da%20Pinga%20-%20MG - 4k -

www.jornalveiculos.com.br/nova/main_noticia.asp?id_tipo_noticia=13&id_secao=71&id_noticia=2452 - 33k -

www.alfaromeoclube.com.br/novo/noticias_mais.asp?cod=18 - 8k -

blog.jornalveiculos.com.br/ - 22k -

http://autoestrada.uol.com.br/interno.cfm?id=1920

Pelas minhas contas, havia: 1 Triumph (que por sinal foi o campeão), 3 Jaguar, 5 Alfa-Romeo, 1 Mustang, 5 Porsche, 6 Mercedes-Benz, 1 Mini-Cooper, 4 Pumas, 1 DKW, 2 BMW, 6 MG e 1 Morgan (uma Ferrari 365 Boxer foi inscrita mas o piloto teve uma lesão um dia antes e não pode comparecer - outros 3 carros foram inscritos mas desistiram na hora do vamos-ver). Bom eram 40 carros inscritos. Como a minha máquina fotográfica acabou a pilha (!?), espero que os amigos me enviem fotos (isso sem contar o meu resfriado). Destaco das 3 Mercedes-Benz Pagoda - apenas duas; a Mercedes-Benz 280SE Cabrio; o Morgan+8; a BMW 2000Ti Lux e um Porsche 911 Carrera do presidente do Clube do 911 - para não falar que sou preconceituoso - o Mustang também estava lindo.

A premiação é por equipe do primeiro ao quinto lugar, but... vamos publicar os 10 primeiros (4 ingleses, 3 alemães, 2 italianos e 1 brasileiro - but... quem ganhou foi um carro inglês):
1   27 MARTIN E MATHEWS      B   (25) TRIUMPH SPITFIRE    13                                                                  
2 31 HALLE E GUEDES A (20) PORSCHE CARRERA TA 14
3 38 MARIO E DANIEL A (16) MERCEDES 450 SLC 17
4 12 FLAVIO E ANGELA A (13) PUMA GTE 17
5 20 CARLOS E IVANI A (11) MERCEDES 250 SE 22
6 9 RICARDO E ROBERTO A (10) JAGUAR MK2 22
7 8 LUCIANO E ROBERT0 A ( 9) ALFA ROMEO SPYDER 29
8 32 FRANCISCO E BEATRIZ A ( 8) MG B 31
9 16 RICHARD E CYNTHIA A ( 7) MORGAN+8 33
10 7 CARLOS E RAFAEL A ( 6) ALFA ROMEO SPYDER 35
No decorrer desta semana, vou agregar outras fotos
Enquanto isso...

Série de fotos do mítico Cláudio Larangeira



















Fotos tiradas pelos participantes






























Luis Cezar

Nenhum comentário: