Dr. Silvana e os Clones
Alguns posts causam uma certa polêmica, outros passam desapercebidos. Aquele do Glas, que virou por obra do acaso, uma BMW 1600 GT, chamou a atenção de uma só pessoa, por acaso de um brasileiro que estava vendendo este carro como um autêntico BMW - ele é meu amigo - aliás, é um ser humano que se sente como um semi-deus com saudade eterna do Olimpo - ele é uma espécie carinhosa de Thaddeus Bodog Sivana, mais conhecido entre vocês brasileiros como Dr. Silvana (ele tem uma mente brilhante but... voltada para o mal). Repita-se o que foi dito: este modelo de GT é catalogado como um Glas, e não como um carro fabricado pela BMW - mesmo porque, ela não o fabricou, só colocou um motor de 1.600cc e alterou a suspensão traseira (por outro lado chupou a suspensão dianteira do Glas, para seus modelos), e fez uma obra de simples cosmética na grade frontal. Tudo isso, porque, comprou uma fábrica falida e com tal parque industrial, veio um carro já feito. O que se fazer com aquilo? Vamos otimizar e vender, para diminuir o prejuízo (mas nunca, repito, nunca foi um projeto da BMW).
Como eu falei (e não sou só eu, mas todo o catálogo decente assim procede), tal veículo não é tido como BMW e sim Glas, como o "Porsche 914" é um VW e não um Porsche. Eu ainda tive o cuidado de postar o artigo, depois que ele vendeu esse Glas com motor e suspensão traseira BMW. Pergunta-se: Porque a BMW não deu seguimento a esse projeto da Glas? A fama correta do alto ataque de ferrugem na carroceria do Glas GT e o seu péssimo rendimento, levou a essa decisão; ou foi a péssima atuação do conjunto motor-monobloco, em provas de pista e rallyes, que levaram a essa decisão; ou foi o pequeno ódio do mercado norte-americano nutrido para com o modelo, que levou a essa conclusão; ou como diz a lenda, a BMW não queria aplicar um tostão neste carro, diante do sucesso de outro carro genuinamente seu nos EUA? Seja lá o motivo, o Glas antes do motor BMW, tem um valor muito maior e, mais ainda, vale mais o modelo do Glas conversível. But... se esse meu amigo acredita que tal modelo é um BMW e vende como um, fica comprovada a frase o pensador alemão Goethe: "Contra a ignorância até os Deuses lutam em vão"!
Como eu falei (e não sou só eu, mas todo o catálogo decente assim procede), tal veículo não é tido como BMW e sim Glas, como o "Porsche 914" é um VW e não um Porsche. Eu ainda tive o cuidado de postar o artigo, depois que ele vendeu esse Glas com motor e suspensão traseira BMW. Pergunta-se: Porque a BMW não deu seguimento a esse projeto da Glas? A fama correta do alto ataque de ferrugem na carroceria do Glas GT e o seu péssimo rendimento, levou a essa decisão; ou foi a péssima atuação do conjunto motor-monobloco, em provas de pista e rallyes, que levaram a essa decisão; ou foi o pequeno ódio do mercado norte-americano nutrido para com o modelo, que levou a essa conclusão; ou como diz a lenda, a BMW não queria aplicar um tostão neste carro, diante do sucesso de outro carro genuinamente seu nos EUA? Seja lá o motivo, o Glas antes do motor BMW, tem um valor muito maior e, mais ainda, vale mais o modelo do Glas conversível. But... se esse meu amigo acredita que tal modelo é um BMW e vende como um, fica comprovada a frase o pensador alemão Goethe: "Contra a ignorância até os Deuses lutam em vão"!
But... vamos a uma variação do tema: Carros Clones. Não isso não é novela - são os carros fabricados por outras montadoras, de forma contemporanea e com math number de produção. Ou seja, você pode dizer que o FNM (JK) 2000, é um clone do Alfa Romeo 2000 Berlina? Ou que o Interlagos é um clone do Alpine A108? Isso apenas para ficar nestes dois exemplos tupiniquins. É meu caro leitor, existem inúmeros exemplos - cito alguns:
Austin A60 Cambridge é clone do Morris Oxford V - ou do MG Magnette MKIII - ou do Riley 4/68 - 4/72?
Austin 1800 Landcrab é clone do Morris 1800 - ou do Wolseley 18/85 - Six?
Austin
Morris
Wolseley Six
Austin-Healey Sprite é clone do MG Midget MKI?
Austin-Healey
MG
Austin 1100/1300 é clone do MG 1100/1300 - ou do Riley 1300 - ou do Wolseley 1100/1300?
Austin
Daimler 21/2 litros ou o V8 250 é clone do Jaguar MKII?
Daimler
Jaguar
Daimler Sovereign é clone do Jaguar 420?
Daimler
Jaguar
Daimler
Inocenti Mini é clone do Mini Cooper?
Inocenti
Mini Cooper
Wolseley 6/80 é clone do Morris Six?
Wolseley
Morris
Wolseley 4/44 é clone do MG Magnette ZA?
Wolseley
MG
Riley Elf é clone do Wolseley Hornet?
Riley
Luis Cezar
Nenhum comentário:
Postar um comentário