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2.2.09

Glas GT # BMW 1600 GT

Glas GT

1963 Glas 1300 GT 2+2 coupe, one of Glas' final models

É um carro que tem pessoas que o tratam como um Glas, e por outro lado, há pessoas que o tratam como BMW. Há alguns mais técnicos que ditam qeu o 1300 e o 1700 GT são Glas, e depois da compra da Glas localizada em Dingolfing pela BMW, e com o aproveitamento dos GT na fábrica da Glas, destes carros, agora com motor e distintivo da BMW, o tratam como um BMW. A grande verdade que para catálogos de carros clássicos (respeitáveis), assim como para o mercado Europeu (esse carro é raro nos EUA), o tratamento dispensável é de um Glas e não uma BMW. Aliás, isso acontece com o VW-Porsche, que figura como VW e não como Porsche, apesar de quem o tem só chamá-lo de Porsche 914.

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Seja de uma forma, ou de outra, esse carro não fez sucesso nos rallyes, tampouco, nas pistas, mas serviu para a BMW se beneficiar da tecnologia de suspensão aplicada nesse carro pela Glas, usada pela BMW. Na Europa o Glas 1300 e o 1700 custam mais caro que o 1600 GT (BMW), pois, entendem que houve uma intromissão num modelo que já tinha ou teve um dono. E o que é pior, o modelo re-lançado pela BMW, não recebeu um tratamento devido anti-ferrugem, e... dá-lhe ferrugem... (esse é um dos motivos, também, que o preço do GT 1600 caiu... - hoje em dia mesmo nos EUA, o 1600GT vale uns US$ 4.000).

GLAS 1300 GT ao raio-x

O modelo foi desenhado pelo Pietro Frua, que foi lançado em 1963, no Salão de Frankfurt. O primeiro motor era um 1.300cc (1.289cc), que alcançava as 106 mph - foram produzidas 3.760 unidades. Usaram, também, o motor 1.304 TS. Em 1965, a Glas coloca o motor de 1.700cc (1.687cc), para melhorar a sua performance, que era muito fraca. Com esse motor o carro chega as 110 mph - foram produzidas 1.802 unidades. Neste período são construídos as 364 unidades de carros conversíveis. Depois, da quebra da Glas e sua compra pela BMW, os novos alemães colocam o motor da 1600Ti, e vendem como BMW 1600 GT, ou seja, um Glas com motor BMW - foram produzidas 1.002 unidades. O Glas 1300 e o 1700, foi feito entre 1963 a 1967, e o Glas 1600, foi feito entre 1964 e 1968. Esse (re)lançamento no mercado do mesmo carro, deve ter feito o mecânico Andreas Glas, revirar no caixão. Até setembro de 1967, a produção era de por volta de 5.400 unidades (2/3 com motor de 1300cc). Ah... o 1700 foi feito por um importador Sul-Africano, colocando um motor de 1800 cc SA, produzido até 1974.

Galeria





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Luis Cezar

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