Diário de Monte
Agradecimentos
Berry White - You are the first, my last, my everything
Encerrando o assunto Monte, esse rallye é feito, também, para quem gosta de pilotagem e para quem gosta de carro histórico. Escrevendo para meu amigo Paulo Lomba, que iria se divertir e muito na pilotagem, me lembrei do ronco dos motores BDA dos Fords Escort, ou do som dos motores de todos (e foram muitos), os motores dos Alpines, ou do ronco realmente inesquecível da Alfa GTV preparada pela Delta e do Fiat Abarth. Outro ponto são os chiados dos pneus na neve. Sons inesquecíveis. Quando os carros ficavam no parque fechado, era uma alegria para todos (mentira - quase todos - tinham aqueles que iam direto ao hotel descansar ou tirar fotos de paisagem) - parecia Disney - todos os que ficavam queriam ver os carros, tirar fotografias, comentar sobre os modelos... uma verdadeira festa. Cheguei a quase 1000 fotos, desde pneus, passando por bancos, cintos, até o motor. A única falha minha foi com os convidados especiais. Eu não pude aproveitar papos com Derek Bell e Vic Elford convidados pelo Museu da Porsche; ou Pat Moss e seu maridão o enorme Eric Carlsson, convidados pelo Museu da Saab; ou Sandro Munari e Michelle Mouton convidados pela Lancia. Alguns carros famosos foram expostos ao lado do parque fechado, para apreciação dos fanáticos por rallye. Também, não sai da minha memória a assistência do público em todo o percurso te aplaudindo, que ia de crianças a marmanjos (muitos pediam para fazer pêndulos - que atendi, uma vez só e... lá fui eu de bico num monte de neve... depois não cai mais na deles...), que ficavam na beira dos trajetos - principalmente nas especiais - de tarde, de noite e de madrugada, com suas famosas fogueiras acessas.
Tom Jones - Sex Bomb
Quero agradecer as dicas muito importantes do António Caldeira do Time Amazon Sport; do chefe do Time italiano Milano Autohistoriche e do seu mecânico Giovanni; dos integrantes do Toro Racing Team pela gentileza; e pelo Team des Chefs pelas dicas no preparo de um belo sanduba e de como preparar um bacalhau para a bacalhoada... Um agradecimento especial ao chefe dos mecânicos do Norergian Rally Drivers em me ajudar a diagnosticar e localizar o problema elétrico. Eu diria com toda a sinceridade que todos os times se ajudavam, com exceção do Comas Historic Racing, que se insulou. Além de um agradecimento a todos os anônimos que nos ofertaram vinhos, doces, bolos, sandubas, frutas, etc. por todo o caminho.
Wilson Pickett - Land of 1000 Dances - Live '66
Valeu a experiência proporcionada pelo ambiente. O rallye serve para aproximar pessoas e fazê-las se reunir, como o próprio nome diz. Serve para a camaradagem e do sentimento de equipe; serve para sentirmos a emoção de estarmos entre os grandes; serve para relembrar o passado e viver o presente ao mesmo tempo, passando por estradas onde mitos fizeram história. No mínimo serve para quem gosta do esporte a motor, but... não se presta para aqueles que passam direto por um carro ex-works sem tirar uma foto sequer, ou passar por um mito do esporte, como S. Moss sem o reconhecer (diálogo presenciado: ... olhe o S. Moss! Quem? Moss, participante por duas oportunidades do Monte- lembra? Sunbeam Alpine? Não - ganhou algum campeonato mundial? Não, mas.... Ah, então não é ninguém!!!). Eu gostaria que essa sensação que ainda em abate, pudesse ser sentida pelos meus amigos e por todos que adoram o esporte a motor, principalmente, para aqueles que amam o rallye. Dedico a minha participação ao MG Club do Brasil (esse sim representado lá por mim e seu logo estampado no Volvo devidamente autorizado pela FIA) e... a memória de um grande amigo que se foi, que sei que amaria estar presente nesta festa (e por algumas vezes, senti realmente a sua presença) - Augusto de Arruda Botelho. Até breve Monte, ou como diz a frase famosa: Vamos descer a Monte!
James Brown - I Feel Good
Para relembrar....
Luis Cezar
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