Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

1.2.10

Diário de Monte
Ainda nos Alpes franceses...

 Onde está o alternador que eu (pensei) que trouxe?
E o platinado (esse achei e troquei, além de ter atrasado o distribuidor devido a altitude)

Well... Ainda estou nos Alpes franceses. Saimos amanhã de volta a Monte. Rallye do dia - algumas legs a grande maioria na neve e gelo. Eu apesar de não ter pneus com pinos, me dei razoavelmente bem, pois, não bati e não dei vexame (como vários Porsches, Volvos, Lancias, Citroen, etc...), aliás, fiz inúmeras vezes o que vinha treinando em sonhos e em pensamentos logos: pendulo antes da curva. na neve Nooooossssa é muito legal. O meu navegador ficava apreensivo, se segurando sempre no cinto (hoje ele estressou...). Eu até entendo: ele está nessa pela aventura (palavras dele), confessou somente agora, que rallye não é a praia dele (ele deve ter pensado que era um passeio - bom depois do primeiro dia numa prova de 21 horas direto; e nos outros dias na média 12 a 15 horas direto, é puxado, até mesmo para pessoas mais jovens - ele confessou, também, que a idade pesa - deve ser verdade). Hoje passamos por florestas de pinheiros cobertas de neve - uma visão fantástica para brasileiros. Dei algumas entrevistas para as tvs locais - os franceses estão sempre com uma curiosidade mórbida de saber se eu chego ao final sem bater (mais de 25 carros já se acidentaram e me parece 2 times com ferimentos bem feios), e como é para mim, pilotar na neve (eu respondo que é tranquilo, que treinei muito na estação climática no Brasil de Itanhaem, e por ai vai...). A média de carros que não termina é de 80. Eu ainda estou com problemas de energia (o meu alternador foi para o espaço...). O mecânico chefe de um time italiano, especialista em carros ingleses (aliás o chefe do time é fanático por MGs, dai a ajuda expontânea), me deu uma ajuda, mas... nada - já estou na quarta bateria (cheguei hoje no controle horário em cima da hora  e sem farol a noite - se você chega um minuto mais cedo ou um minuto mais tarde perde 10 mil pontos - bom... já perdi milhares de pontos - pela ótica do meu navegador está tudo ocorrendo bem: estávamos em 245 e agora estamos em 295 - diante de todo o tempo perdido...).
Algumas lições: planejar melhor a vinda (apesar que fiz isso razoavelmente bem); contratar um time de mecânicos de apoio (dos mais profissionais ao mais caseiros, mas contratar); o navegador e piloto podem reversar na pilotagem (tanto um como outro, tem cartas H da FIA, para pilotar carros de rallye históricos - isso ajuda muito - apesar de verificar que piloto gosta de pilotar - seria o caso do Eduardo Lambiasi, do Richard e do Eduardo Azevedo; já o Mario Lott e outros tantos gostam de pilotar e de navegar); a navegação é "proficional'', tem que contratar batedor para levantar a região (muitos fazem marcas nas arvores e colocam nos livros de bordo), e comprar um ótimo road book (o meu é fantástico feito por um batedor espanhol, apesar do meu navegador reclamar muito dele); ter um trip bem ajustado (o meu Halda está dando uma diferença de meio por cento ou conforme o meu navegador, de 1 por cento - isso já tira a concentração dele - mas um trip bem ajustado você não fica perdido na terra de Napoleão); preparar o carro de forma minuciosa (a suspensão do meu carro está fantástica com os amortecedores na pressão certa da Bistein e toda a preparação do Beto da Suspentécnica); tem que ter pneus com pinos (os meus da Yokohama, 50% asfalto e 50% neve, deram resultado, pois, sou um piloto exemplar.... mas eu tenho um anjo da guarda que nestes dias é o que está me salvando); roupas apropriadas (essas temos, o duro é tirar o .... para fazer xixi - por exemplo: depois de tirar tanta roupa debaixo da calça, há uma procura herculiana para tentar achar o instrumento do qual se recusa a sair do quentinho - não posso falar pelos outros competidores, o meu ''instrumento" virou um botão captonê, sabe como é, daquele tipo de sofá chesterfield); ter um team leader bem rápido e se falar francês melhor; ter bancos concha confortáveis (não adianta colocar aqueles duros - sugestão - aqueles que vão no Lobini); e o mais importante, que o time curta ver os carros e ficar entusiasmado com o evento - trabalhar na mesma sintonia. Estes são alguns dos temas, há outros, mas não vou entregar tudo de mão beijada para vocês. Bom, abri as portas, agora posso formar um time de no mínimo 5 carros para o ano que vem, ou participar de um time europeu maior (podem ir procurando patrocinadores desde já).
 
Recebo muitos pedidos de alguns leitores  deste blog (para a minha surpresa), que coloque fotos dos carros deles, para seus familiares verem (principalmente os filhos) - estou atendendo os pedidos de pouco a pouco. Anexo, também, alguns filminhos já publicados. Tchau - até Monte (na verdade se eu não tiver a parte elétrica funcionando, vou desistir desta última etapa, pois, é um rallye muito longo a noite (devemos sair as 23 hs do dia 2 e chegar lá pelas 03:30 hs do dia 3), e a bateria acaba logo, mesmo ligando apenas os faróis do carro (o que para rallye é impossível, pelo menos tenho que ligar os Oscar de neblina e Hella para as duas laterais). Mas fala a verdade? É ou não é fantástico?

Filminhos

Saída de Hamburgo

XX

Col de Turini

XX

Primeira noite


Largada na Dinamarca

XX

Uma idéia da noite...

XX

Saida de Barcelona

XX

Exemplo dos 178 grampos

XX

Luis Cezar

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