Brasileiros
na
F1
Foto do primeiro time brasileiro (Escuderia Bandeirantes)
O primeiro brasileiro a disputar um GP de F1 foi Chico Landi, que disputou seis corridas entre 1951 e 1956 e foi também o primeiro a pontuar, ao chegar em quarto no GP da Argentina de 1956, e foi o primeiro a montar um Time de F1 (Escuderia Bandeirantes) em 1952, com 3 Maserati A6GCM (velha para a época) - realizaram apenas 4 Grandes Prêmios, ficando o Chico Landi em oitavo lugar [corriam pelo time Gino Bianco, Heitel Cantoni (uruguaio) e Alberto Crespo (argentino)], as Maseratis tinham as rodas pintadas de verde e o corpo do carro em amarelo (exigência das autoridades na época). Tem muita informação não confirmada na net e em artigos, sobre essa Escuderia - não vou entrar nessa história (o próprio Chico contou uma vez na minha frente que a Escuderia era dele) qual seja: se o Getúlio Vargas dava grana para dar o start neste time, comprando as Maseratis e passagens internacionais e embarque dos carros; ou se quem era o dono do time era o uruguaio Cantoni, apesar dos carros terem seus chassis registrados no Brasil; se estas Maseratis vieram ou não para o Brasil ou ficaram na Europa depois da compra; se o Chico Landi que era o chefe do time, alugava os carros para franceses e italianos, para fazer caixa; dentre outros temas nunca confirmados oficialmente pelo Chico ou pelos outros integrantes que já se foram.
Bremgarten (Suiça), em 23/08/1953 - Chico Lando - Maserati A6GCM 6 #4 - Escuderia Bandeirantes.
Monza 1952 - Escuderia Bandeirantes - Chico Landi
A verdade é que o time acabou por falta de dinheiro e da pouca competitividde da Maserati. Vamos a lista dos brasileiros (alguns nem tantos), que participam e que já participaram da Fórmula Um (obs.: só o Ayrton Senna aparece sem o capacete e em duas fotos, pois, ele merece... e o Chico Landi com duas fotos, também, pois, ele "merece" e foi o "cara'' que começou toda essa brincadeira de F1). Tentei colocar o nome completo dos pilotos, but...
Alex Dias Ribeiro (March), passando por dentro Niki Lauda (Ferrari)
Antonio Pizzonia (Antonio Reginaldo Pizzonia Jr.)
Chico Landi (Francisco)
Estréia de Landi na F1 no GP da Italia (Monza) em 16/09/1951.
Chico Serra (Francisco Adolpho Serra)
Christian Fittipaldi
Cristiano Monteiro da Matta
Emerson Fittipaldi (Rato)
Enrique Bernoldi (Arrows), na frente do Coulthard (McLaren) - Enrique Antônio Langue de Silvério e Bernoldi.
Felipe Massa
Fritz d’ Orey (Frederico José Carlos Themudo D'Orey)
Gino Bianco (Luigi Emilio Rodolfo Bertetti era italiano nascido em Turim em 22/07/1916 - veio para o Brasil com 12 anos)
Herbert MacKay-Fraser ou Mac Fraser (nasceu em Recife 22/06/1926 Fez várias corridas aqui, depois, mudou-se para os EUA, e em 57, pilotou uma BRMP25 na F1 - mas como cidadão norte-americano e não como brasileiro, no GP da França - morre uma semana depois num F2 Lotus).
Hernando ou Nano da Silva Ramos (Hernando João da Silva Ramos - nasceu em Paris em 7/12/1925 - pais brasileiros)
Ingo Ott Hoffmann (Alemão)
José Carlos Pace (Moco)
Lucas di Grassi
Lucas di Grassi
Luciano Burti (Luciano Pucci Burti)
Luiz Pereira Bueno (Peróba)
Mauricio Gugelmin
Nelson Ângelo Piquet
Nelson Piquet (Nelso Piquet Carneiro Souto Maior)
Pedro Paulo Diniz (Pedro Paulo Falleiros dos Santos Diniz)
Raul Boesel (Raul de Mesquita Boesel)
Ricardo Rosset
Ricardo Zonta (Ricardo Luiz Zonta)
Roberto Pupo Moreno
Rubens Barrichello (Rubens Gonçalves Barrichello)
Tarso Marques (Tarso Anibal Sant'Anna Marques)
Wilson Fittipaldi Jr. (Wilsinho)
Luis Cezar
Nenhum comentário:
Postar um comentário