Well... na verdade sou meio suspeito para falar do Volvo, mesmo porque tenho 2. Mas, até hoje, não comentei a atuação do Volvo PV 444 e o PV 544 (hoje um verdadeiro clássico) nas competições (principalmente em rallyes). Eu chamo o Amazon (linha 122), de tanque de guerra, mas o verdadeiro tanque é o PV. É feio... é muito feito, mas é bonito para quem gosta de carros norte-americanos dos anos 50, e é lindo para quem gosta de conforto e segurança. Nem de longe parece um carro esportivo, but... é um "lobo em pele de cordeiro"- hoje em dia é um dos carros preferidos nos rallyes históricos por sua robustez e confiança (e para quem o pilotou, é um carro incrivelmente equilibrado). Fácil de mexer no motor, fácil de manutenção e bem estável, principalmente nas provas de rallye, apesar que nos EUA os PVs são colocados em pista. É um carro confortável e com os bancos concha, fica mais confortável ainda. Defeito mesmo nota-se na bandeja da suspensão dianteira que é fraca (merece um belo reforço - alguns colocam, inclusive, 2 amortecedores).
Salto dado em 1958 com um PV 444, pilotado pelo lendário Gunnar Andersson
O PV 544 foi apresentado para o mercado, em agosto de 1958 como uma versão mais moderna do PV 444, que havia sido lançado em 1947. Tinha uma carroceria maior, o parabrisa não era mais dividido ao meio, e as janelas traseiras ficaram maiores, proporcionando uma maior visibilidade interna. Deram um upgrade no painel e diminuiram em muito, os ruidos internos. No inicio o motor era o mesmo (B16), mas depois veio o B18 com suas variações e com câmbio de 4 marchas (no início o motor de 4 cilindros, era de 1.583cc, com 60 ou 85bhp; depois o de 1.776cc, com 75 ou 90bhp e mais tarde 95bhp). Foi fabricado de 1958 a 1965, perdendo terreno para o Volvo Amazon (apesar que o modelo PV 544 Sport era chamado de Amazon por alguns e no final de produção, eram feitos lado a lado). Foram produzidos 243.990 unidades.
Hannu Mikkola
O PV 444 foi lançado como dito, em 1947 e terminou em 1958, com motores com 4 cilindros em linha denominados B4B (1.4l) e B14A, B16A (1.6l) e B16B. Ele foi o primeiro uni-body car. No começo tinha somente 3 marchas, do meio para o final, já vinha com 4 marchas sincronizadas.Tanto o 444 como o 544 tiveram sucesso como modelos works ou atuando em times privados de rallye. Os carros works, tinham como limite os 150kph, passando para 180kph no PV 544. Ele na verdade tem uma boa aerodinâmica, principalmente da parte do meio para a traseira. Em pista e em rallyes o modelo que mais se destacou foi o PV544, chamado de terror viking dos anos 50 - ganhou rallyes duros como o da Suécia, o Grego, os 1000 Lagos, 2 vezes do RAC (em seguida 63/64) e uma vez do durissimo Safari Rally, 2 Campeonatos Europeus de Rallye (58/64) e 1 Campeonato Europeu Feminino de Rallye (59) - e a bordo estavam pilotos como Trana, J. Singh e G. Andersson. Vejamos alguns dos resultados mais expressivos em provas reconhecidamente internacionais (o PV444 está em lilás e o PV544 está em vermelho):
1957 - 1o no Rally da Suécia, T. Jansson, PV4441957 - 1o no Midnight Sun Rally, T. Jansson, PV444
1957 - 1o e 2o no Viking Rally (Suécia), Grondal/Bernsten, PV544
1957 - 5 primeiros lugares no Little Le Mans em Lime Rock, Connecticut, primeiro com Art Riley/Bill Rutan, PV444
1958 - 1o no Rally da Suéia, G. Andersson, PV444
1958 - Ganha na Classe no Daily Express Silverstone, Jo Bonnier, PV544
1958 - 1o no Little Le Mans em Lime Rock, Connecticut, Art Riley/Bill Rutan, PV444
1958 - 1o no Midnight Sun Rally, G. Andersson, PV444
1958 - 3o no Acropolis Rally, G. Andersson, PV444
1958 - 2o no 1000 Lakes (Finlandia), Nils Carlsson/Gunnar Carlsson PV444
1958 - 3o no 1000 Lakes (Finlandia), Hans Ingier/Bjorn Gundersen PV444
1958 - 1o no European Rally Championship, G. Andersson, PV444
1959 - 1o e 2o no 1000 Lakes (Finlandia), G. Calbo/V. Nurminaa, PV544
1959 - 1o no Rally da Noroega, Hans Ingier, PV444
1959 - 1o no European Ladies Rally Championship, Ewy Rosqvist, PV544
1960 - 1o no Rally da Suécia, G. Andersson/Lohmander, PV544
1960 - 1o na Corrida de Estrada da Argentina, G. Andersson, PV544
1960 - 1o no Rally da Alemanha, G. Andersson, PV544
1960 - 1o no Rally da Noroega, Hans Ingier, PV444
1961 - 2o no Acropolis Rally, G. Andersson/Lohmander, PV544
1961 - 1o no Little Le Mans em Lime Rock, Connecticut, Art Riley/Bill Rutan, PV444
1963 - 2o no 1000 Lakes (Finlandia), T. Trana/G. Andersson, PV544
1963 - 1o no RAC Rally, T. Trana/S. Lindstrom, PV544
1963 - 2o na Classe em Nurburging, Eng. Herrrmuth/D. Wilhelm PV544
1964 - 1o no RAC Rally, T. Trana/G. Thamaenius, PV544
1964 - 2o no 1000 Lakes (Finlandia), T. Trana/G. Thamaenius, PV544
1964 - 1o no Acropolis Rally, T. Trana/G. Thamaenius, PV544
1964 - 1o no Rally da Suécia, T. Trana/G. Thamaenius, PV544
1964 - 1o no European Rally Championship, T. Trana, PV544
1965 - 1o no Rally da Suécia, T. Trana/G. Thamaenius, PV544
1965 - 1o no East African Safari Rally (Safari Rally), J. Singh/J. Singh, PV544
Monte Carlo Rallye
Em 1964 Tom Trana, ganha o European Rally Champion
Monte Carlo 1958
Largada para Monte de 1963 - apresentação de documentos e vistoria na França
Chegada em Monaco (mostra o defeito dos PVs - bandeija de suspensão - reforçando tudo bem...)
Monte de 1950 - Hilding Ohlsson e Martin Carstedt no primeiro modelo do PV444 com 1400cc
Idem napassagem da mangeira-sensor, que os argentinos e uruguaios chamam de "gomita"
Monte de 1950 - Hilding Ohlsson e Martin Carstedt no primeiro modelo do PV444 com 1400cc
Monte 1960
Monte Carlo 1965 :
Monte de 1964
Monte de 1949 - Levavam um par de skis sobre o teto
Monte Carlo - pneus traseiros para reserva com correntes já instaladas
Monte de 1964 com Trana-Lindström
Monte de 1962 - Dahl e Andreasson
Notem a placa (US Forces in Germany)
Monte-Carlo 1965 Nielsen / Henriksen
Monte de 1965
Monte-Carlo 1965 Nielsen / Henriksen
Monte de 64 com Trana e Lindstrom
Tulipe Rallye
Tulipa de 1962
PV444 - Rallye des Tulipes de 1958 - Claude Debois e Jojo Jacquemin
Acropolis Rally de 1958: Andersson / Wouter, PV 444, terceiro lugar
Trana e Thermenius - ganhadores do Acropolis de 1964
Trana Volvo PV 544
Tom Trana / Acropolis 1964
Safari RallyO East African Safari de 1965 - Volvo PV 544 B18 Sport de Joginder e Jaswant Singh (primeiro)
East African Safari 1964 - Carl Magnus Skogh
East African Safari de 1965 - Volvo PV 544 B18 Sport com Joginder e Jaswant Singh
East african Safari (Safari Rally de 1965) - Volvo PV 544 B18 Sport com Joginder e Jaswant Singh
Singh em 1965 no Safari Rally
Praparação do Safari Rally de 1964
Em 1965 Singh quando ganhou o East African Safari (Safari Rally)
Safari de 64
Liège-Rome-Liège
ou
Liège-Sofia-Liège
Liège-Sofia-Liège de 1962 com Pilhatsch e Hartinger (ficaram em décimo sétimo lugar).
Liege-Rome-Liege de 1959
Rallye Liege-Rome-Liege
Liège-Rome-Liège de 1960 - G. Langlois van Ophem e C. Dubois
Liège-Rome-Liège de 1958 - Lhote e Kakert (ficaram em décimo terceiro)
Midnight Sun Rally
ou
Rallye da Suécia
Tom Trana no Midnight Sun Rally em 1964
Midnight Sun Rally de 1964 com Sven Simosson e Bengt Stälberg
Viking Rally
1960 Anita e a sexy Ewy Rosqvist
Rally Viking - 1960
É... mas o capô estava frio...
Coupe des AlpesCoupe des Alpes 1958 com Gunnar Andersson
Coupe des Alpes de 1960 - Time feminino - Ewy e Anita Rosqvist
RAC Rally
RAC 1960: Ewy Rosqvist
RAC Rally de 1963 com Gunnar Andersson e Douglas Johns num PV 544 B18Sport - oitavo na final
Tom Trana e Gunnar Thermaenius no PV 544 B18Sport, ganhadores do RAC Rallye de 1964
Trana e Lindstrom, ganhadores do RAC de 1963
Trana e Lindström, ficaram em primeiro
Sylvia Osterberg na saida do RAC Rally de 1964
RAC 1963 - Trana e Lindström, ganhadores
RAC 1963 - Trana e Lindström, ganhadores
RAC 1960 : ... Ewy Rosqvist
RAC 1961
RAC 62
RAC 1963
1000 Lakes Rally1000 Lakes de 1963 - Trana e Andersson (chegaram em segundo)
1000 Lakes de 1965 - Risto Virtapuro e Alfons Strengell - abandonaram.
Grande Prêmio da Argentina - Andersson ficou em primeiro
Sol da Meia Noite RallyeRallye du Soleil de Minuit - Gunnar Andersson e Niels-Petter Elleman num PV 444 - 1o na classe.
Fotos Contemporâneas
PV 544 (ex-works), da campanha do Safari Rally - carro ganhador
Modelos Cartazes e Revistas
Acropolis de 1958
Monte de 1949
Corra que a polícia vem ai!!!
Filminhos
PV 444/544 1947-1965
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Em Rallye
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