O Grupo B abrigava os melhores carros de rallye.... tinha uma liberdade incrível para se criar carros tipicamente para rally... os pilotos amavam... mas para pilotar tais carros na época, precisava ser muito bom... vide o que aconteceu no rallye de Portugal onde mais de 300 mil pessoas assistiam o evento e... acidente ocorreu com piloto inexperiente... morte e feridos. Isso foi a gota d´água para o fim dos Monster Cars. Para celebrar o 30o aniversário do G. B, foi organizado uma reunião - Curborough Sprint Course, ocorrido no dia 2 de fevereiro. Fotos do Lawrence Clift.
Luis Cezar
2 comentários:
Pensava que o que motivou o fim do Grupo B fosse a morte de Henri, na França.
Que acidente foi esse em Portugal?
Na verdade esse acidente em Portugal foi a gota d'água. A falta de segurança era terrível. Até hoje, há um plano B para a mudança de trechos cronometrados para evitar o povo. O ato oficial veio com a motre do Toivonen e do Cresto em 86, mas o Balestre já havia anunciado sua intenção em terminar o G.B - os motivos da FISA (alta potência, alguns pilotos inexperientes e alto público). As fábricas e os times pressionaram e só passariam a contratar pilotos experientes... contudo.... Apesar que o piloto portugues Joaquim Santos era experiente mas não conhecia o carro (RS200) - iria testá-lo na prova. 31 pessoas feridas e 3 mortes. A morte do Toivonen foi na etapa seguinte no Tour de Corse com sua Lancia S4 a 4 km da chegada. Há que se lembrar que um ano antes a morte do Bettega na Lancia 037. A Audi parou a brincadeira depois da etapa da Corsica. Enfim... restaram os carros
Postar um comentário