Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

18.5.14

RIP Jack Brabham - Die part of the F1

Para nós que gostamos de F1 e de automobilismo, hoje (18/05/14) é um dia de reverenciar um grande piloto: morre Sir John Arthur Brabham, conhecido como Jack Brabham (nasceu na Austrália em Hurstville em 2/4/26) - o Jack venceu os campeonatos de F1 de 59; 60 e 66 - os anos dourados. Ele abandonou a escola aos 15 anos para trabalhar em uma oficina. Durante a IIWW serviu na Royal Australian Air Force - no final da guerra (46) abriu uma oficina - começou a correr de kart e venceu a sua primeira temporada (NSW), formando uma parceria com Ron Tauranac. Em 55 estreou o GP da Inglaterra (ou Grã-Bretanha), pilotando um Cooper. Em 59 ganha o Campeonato e sabe como? ... teve que empurrar seu carro na reta final no GP dos Estados Unidos. Brabham liderava a última prova da temporada quando, a pouco mais de 300 metros da bandeira quadriculada, a gasolina acabou.
Não vendo outra alternativa, ele saltou do cockpit e arrastou seu Cooper para um honroso quarto lugar. O resultado lhe deu pontos suficientes para superar o inglês Tony Brooks na briga pelo título e, de quebra, garantiu o título de construtores para a sua equipe. Em 60 ganhou novamente o campeonato, pelo mesmo time (Cooper).
Brabham levou o Cooper campeão de Fórmula 1 para o autódromo da Indy em 60 para testes e em 61, participou das 500 milhas... chegou a ficar em terceiro mas terminou em 9º lugar.
Em 61 fundou a sua equipe - Brabham - com Ron Ta Guranac. Pouco antes, havia sido colocada uma limitação de 1500 cilindradas nos motores da Fórmula 1, o que não foi bom para Brabham, que não venceu nenhuma corrida com o novo carro no campeonato de 62. A primeira vitória da equipe veio no GP francês de 64, com o norte-americano Dan Gurney. Em 66 a regra mudou para 3 litros e Brabham com um Brabham-Repco, venceu o campeonato pela terceira vez e a primeira ostentando como dono de Time. Em 67 o título veio com seu companheiro de equipe Denny Hulme. Em 70 ele vence a prova de abertura do GP da África do Sul, a última da sua carreira. Brabham se aposentou e logo após parou completamente com as corridas, vendendo sua equipe para Tauranac antes de retornar para a Austrália. Seus 3 filhos - Geoff, Gary e David - também foram pilotos. Jack Brabham tornou-se membro do International Motorsports Hall of Fame em 1990.

Campeão de Fórmula 1 em 1959, 1960 e 1966 
Campeão de construtores pela Brabham 1966 e 1967 
Quatorze GPs ganhos 
Treze Pole positions 
Dez segundos lugars e sete terceiros lugares 
Australiano do Ano 1966 
Condecorado com a Ordem do Império Britânico em 1967 
Condecorado por seus serviços ao desporto automóvel em 1979 
Único piloto da Fórmula 1 a ganhar o campeonato em um carro de sua própria equipe 
Participou de 126 GPs 1955-1970 
Vencedor do Saloon Car Championship britânico em 1965 
Vencedor Austrália e Nova Zelândia Grand Prix três vezes 
Quatro vezes vencedor do Campeonato Europeu de Fórmula 2 




Arte



Luis Cezar

Nenhum comentário: