Como diz a frase acima "Sim, sabemos fazer rallye" (ou algo semelhante), a Porsche provou com seu modelo mais famoso - 911 - que realmente sabe fazer rallye - e como sabe - pelo menos durante alguns anos! Há muita informação sobre o 911 - confesso que realmente prefiro falar de carros que tem pouca informação, do que aqueles que tem muita - e no caso presente, há uma imensa lista informativa do 911, com as mais variadas opiniões e dados diferentes. Tentarei resumir... tarefa árdua... but... em homenagem aos fanáticos pelo modelo, ai vai!
Este carro nasceu campeão. Para quem duvida ou para quem ainda não sabe, a Porsche como fábrica e com ajuda de times privadas, já somou mais de 23.000 vitórias, nas diversas categorias que participou. Vamos lá... quem achou pouco ai? A fábrica alemã ganhou provas de endurance, de GT, de rallye, de monoposto e por ai vai. Outros alemães, como a BMW não fizeram tanto sucesso, assim como os italianos nem chegaram perto, incluindo, Ferrari e Alfa-Romeo. O antecessor do 911 - o 356 competia na sua categoria/classe, devido ao seu motor de desempenho limitado, contudo, a partir dos anos 60 a Porsche começa a ganhar tudo, nas categorias principais e nos campeonatos de uma forma geral (ganhava o campeonato e não somente na sua classe). Nos rallyes a vitória mais importante, foi o Campeonato Mundial de Rallye em 1970 e mais recentemente, as vitórias no Paris-Dakar em 84 e 86, assim como obtendo 20 campeonatos europeus de montanha e ganhando "apenas", 11 vezes a Targa Florio (sequer falo das provas em pista de 4, 6, 8, 12 e 24 Horas). Vamos lá... quem achou pouco ai? Apenas para não passar em branco, nos circuitos ela obteve 16 vitórias nas 24 Horas de Le Mans, 2 títulos na Fórmula 1 com a equipe McLaren, 26 vitórias na F1, 14 títulos no Campeonato Mundial de Marcas, 18 títulos no IMSA, 20 vitórias nas 24 Horas de Daytona, 8 títulos mundiais endurance de longa distância, e 6 campeonatos de DRM (enquanto escrevo esse artigo, algum Porsche anda ganhando em algum lugar do mundo, mudando todas as estatísticas...).
Este carro nasceu campeão. Para quem duvida ou para quem ainda não sabe, a Porsche como fábrica e com ajuda de times privadas, já somou mais de 23.000 vitórias, nas diversas categorias que participou. Vamos lá... quem achou pouco ai? A fábrica alemã ganhou provas de endurance, de GT, de rallye, de monoposto e por ai vai. Outros alemães, como a BMW não fizeram tanto sucesso, assim como os italianos nem chegaram perto, incluindo, Ferrari e Alfa-Romeo. O antecessor do 911 - o 356 competia na sua categoria/classe, devido ao seu motor de desempenho limitado, contudo, a partir dos anos 60 a Porsche começa a ganhar tudo, nas categorias principais e nos campeonatos de uma forma geral (ganhava o campeonato e não somente na sua classe). Nos rallyes a vitória mais importante, foi o Campeonato Mundial de Rallye em 1970 e mais recentemente, as vitórias no Paris-Dakar em 84 e 86, assim como obtendo 20 campeonatos europeus de montanha e ganhando "apenas", 11 vezes a Targa Florio (sequer falo das provas em pista de 4, 6, 8, 12 e 24 Horas). Vamos lá... quem achou pouco ai? Apenas para não passar em branco, nos circuitos ela obteve 16 vitórias nas 24 Horas de Le Mans, 2 títulos na Fórmula 1 com a equipe McLaren, 26 vitórias na F1, 14 títulos no Campeonato Mundial de Marcas, 18 títulos no IMSA, 20 vitórias nas 24 Horas de Daytona, 8 títulos mundiais endurance de longa distância, e 6 campeonatos de DRM (enquanto escrevo esse artigo, algum Porsche anda ganhando em algum lugar do mundo, mudando todas as estatísticas...).
O dono de um Porsche (verdadeiro), pode (e as vezes deve) esnobar alguns terráqueos! E creiam... eles sentem orgulho disso. Alguns coitados, que não entendem nada e/ou que não podem ter e manter um Porsche afirmam: eu não gosto de fusca! Eu acho que nem de fusca esse povo entende. Bom... alguns porque cheiraram muito, outros porque falam demais e dão bom dia a cavalo, outros que se julgam o Google ambulante, e por ai vai!
O 911 é o modelo mais popular da fábrica alemã - Porsche AG nos arredores de Stuttgart (com mais de 50 versões oficiais), que o monta desde a sua apresentação no Salão de Frankfurt (Internationale Automobil-Ausstellung), em 1963 (diz a lenda, que a Peugeot, utilizava em seus modelos numeração com um "zero" no meio, e protestou quando o 911 foi apresentado neste Salão como modelo 901 - número do projeto de fábrica - dai surgiu o 911 - coitadinha da Peugeot...). Há no Museu da Porsche, alguns 911 montados em 1963, mas a venda oficial conta-se a partir de 1964 em diante (apesar que há inúmeros carros produzidos em 63 e vendidos em 64). O sueco Bjorn Waldegaard (que tive o prazer de conhecer e competir na mesma prova), deu um banho na concorrência (Concorrência?? Onde??), ganhando dentre outros o Rallye de Monte Carlo em 1969 e 1970, três vezes do Rallye da Suécia (de 68 a 70), a Coupe de Alpes em 70, além de conquistar o Campeonato Mundial neste ano. Apenas para lembrar o 911 ganhou como Car of the Century o quinto lugar (atrás do Ford Modelo T, do Mini Cooper, do Citröen DS e do Fusca).
Eu somente vou falar um pouco mais do 911 até 1973, porque, a minha vida é curta para aprender a falar alemão e para falar deste carro fantástico (além de já não ter mais idade para ler tanto). Claro que os blogeiros de plantão vão me enviar complementos ao presente artigo (isso é que eu espero e que eu desejo). Mas para se ter uma idéia da evolução do modelo, vide a tabela abaixo:
Porsche 911 2.0 (1963-1969)
Porsche 912 (1965-1969)
Porsche 911 2.2 (1969-1971)
Porsche 911 2.4 (1972-1973)
Porsche 911 2.7 Carrera RS (1973)
Porsche 911 2.7 (1974-1977)
Porsche 911 Turbo 3.0 (1974-1977)
Porsche 912E (1975-1976)
Porsche 911 SC (1977-1983)
Porsche 911/930-60 Turbo 3.3 (1977-1989)
Porsche 911/935 Carrera 3.2 (1983-1989)
Porsche 911/964 (1989-1994)
Porsche 911/964 Turbo 3.3/Turbo 3.6 (1990-1994)
Porsche 911/993 (1993-1998)
Porsche 911/993 Turbo (1995-1998)
Porsche 911/996 (1997-2004)
Porsche 911/996 Turbo/Turbo S (2000-2005)
Porsche 911/997 Carrera/S (2004-)
Porsche 911/997 Carrera 4(2005-)
Porsche 911/997 Turbo (2006-)
Porsche 911/997 Targa/Targa 4 (2006-)
Porsche 911 GT3/RS (2006-)
Porsche 911 2.0 litros - Séries O, A e B (1964 a 1969)
Os primeiros 911 tinham 6 cilindros com um motor boxer, com uma configuração parecida do 356 - 1600cc, contudo com uma cubagem de 1.991cc. Originalmente os alemães - piadistas - como todos do sul daquele país, fizeram um carro para 4 pessoas, digo, dois adultos e duas crianças até 3 anos de idade, que iam alojadas no banco-concha traseiro (eles deviam rir muito, quando vendiam este 2+2 - bom, essa piada vinha desde o 356, que era vendido, também, como 2+2 - aliás, cabe lembrar que o 356 só saiu da linha de produção um ano depois das vendas do 911, em 1965, vindo a ser substituído no mesmo ano, pelo irmão mais novo do 911, o 912 com 4 cilindros, para atender o mercado norte-americano no segmento, usando o mesmo motor do 356, um 1600cc, no corpo de um 911 - sonho de todo argentino - rsrsrs - brincadeira). A transmissão era chamada Tipo 901 (lembrem-se do nome do Projeto). O estilo do carro foi "idealizado", por assim dizer pelo Ferdinand "Butzi" Porsche, filho do Ferdinand "Ferry" Porsche (aquele amigo do Hitler) - o departamento responsável pela construção do 911 era chefiado por Erwin Komenda, que se envolveu também no desenho (nisso, meus caros, há uma enorme literatura, uma falando que quem realmente desenhou o 911 foi o Komenda, outros falam que foi o Ferry e há aqueles que dividem a paternidade).
Em 66 a fábrica forneceu um motor mais potente, com a versão do 911S, mudando inclusive as rodas (Fuchs) - neste mesmo ano é posto em pista o 904 e o 906. Em 67 aparece a versão Targa, que foi fabricado até 1968 (diga-se de passagem, um fracasso nas vendas, nos EUA, onde esperava-se alcançar o mercado para carros quase conversíveis). O nome Targa veio da importante prova italiana Targa Florio, onde o Porsche mostrou a todo o povo siciliano, como é ganhar essa prova 11 vezes, durante os anos de 1956, 59-60, 63-64, 66-70 e 73 (ufa!). O 911 T foi lançado em 67, matando o 912. Um modelo mais forte foi produzido com a designação de 911L além da fábrica, colocar a disposição 20 modelos chamados 911R (que era feito em lightweight aluminum). Em 69 surge a Série B, com uma nova wheelbase para todos os 911 e 912, passando de 2.211mm para 2.268mm (ou para nós ingleses de 87 para 891/4in). Isso fazia que os carros pudessem andar no limite (como se antes não pudessem)! Uma injeção veio com o modelo 911S e 911E (apareceu, também, o câmbio semi-automático chamado de Sportomatic - conversor de torque).
Os primeiros 911 tinham 6 cilindros com um motor boxer, com uma configuração parecida do 356 - 1600cc, contudo com uma cubagem de 1.991cc. Originalmente os alemães - piadistas - como todos do sul daquele país, fizeram um carro para 4 pessoas, digo, dois adultos e duas crianças até 3 anos de idade, que iam alojadas no banco-concha traseiro (eles deviam rir muito, quando vendiam este 2+2 - bom, essa piada vinha desde o 356, que era vendido, também, como 2+2 - aliás, cabe lembrar que o 356 só saiu da linha de produção um ano depois das vendas do 911, em 1965, vindo a ser substituído no mesmo ano, pelo irmão mais novo do 911, o 912 com 4 cilindros, para atender o mercado norte-americano no segmento, usando o mesmo motor do 356, um 1600cc, no corpo de um 911 - sonho de todo argentino - rsrsrs - brincadeira). A transmissão era chamada Tipo 901 (lembrem-se do nome do Projeto). O estilo do carro foi "idealizado", por assim dizer pelo Ferdinand "Butzi" Porsche, filho do Ferdinand "Ferry" Porsche (aquele amigo do Hitler) - o departamento responsável pela construção do 911 era chefiado por Erwin Komenda, que se envolveu também no desenho (nisso, meus caros, há uma enorme literatura, uma falando que quem realmente desenhou o 911 foi o Komenda, outros falam que foi o Ferry e há aqueles que dividem a paternidade).
Em 66 a fábrica forneceu um motor mais potente, com a versão do 911S, mudando inclusive as rodas (Fuchs) - neste mesmo ano é posto em pista o 904 e o 906. Em 67 aparece a versão Targa, que foi fabricado até 1968 (diga-se de passagem, um fracasso nas vendas, nos EUA, onde esperava-se alcançar o mercado para carros quase conversíveis). O nome Targa veio da importante prova italiana Targa Florio, onde o Porsche mostrou a todo o povo siciliano, como é ganhar essa prova 11 vezes, durante os anos de 1956, 59-60, 63-64, 66-70 e 73 (ufa!). O 911 T foi lançado em 67, matando o 912. Um modelo mais forte foi produzido com a designação de 911L além da fábrica, colocar a disposição 20 modelos chamados 911R (que era feito em lightweight aluminum). Em 69 surge a Série B, com uma nova wheelbase para todos os 911 e 912, passando de 2.211mm para 2.268mm (ou para nós ingleses de 87 para 891/4in). Isso fazia que os carros pudessem andar no limite (como se antes não pudessem)! Uma injeção veio com o modelo 911S e 911E (apareceu, também, o câmbio semi-automático chamado de Sportomatic - conversor de torque).
Porsche 911 2.2 litros - Séries C e D (1970-1971)
Esta nova década começa com uma nova potência, com o incremento no 911S, passando a ter 2.195cc (o 911T passou a ter 125PS, o 911E passou a ter 155PS e o 911E passou a ter 180PS) - Ave Santa! O 912 finalmente é humilhado e descontinuado (foi substituído, na verdade pelo 911T). O 2.2 litros E, era chamado como a "arma secreta vinda de Zuffenhausen", pois, apesar de sua potência (115PS), em comparação ao 911S (180PS), o 911E não tinha uma aceleração saída da inércia melhor, mas a sua velocidade final era acima de 160kph!!! Um verdadeiro Lobo em pele de Cordeiro (em alemão deve ser: "der wolf auf haut ab bocklamm" - me ajudem, eu sou metido a falar de coisas que eu não domino, como vocês bem sabem disso - minha estada em Stuttgard na Daimler-Benz foi pequena e a minha vida é curta para aprender alemão - pedi em restaurante, muito prato pensando que era uma coisa e vinha outra).
Porsche 911 2.4 Litros - Séries E e F (1972-1973)
O modelo não mudou indo do nível mais baixo (por assim dizer), do T ao topo de linha com o modelo S, entretanto, ganharam mais potência com um motor de 2.341cc, conhecido entre os porcheiros ou porchistas como "2.4L" (apesar, de ter 2.341cc - só para lembrar). Tinha o modelo T, de 130PS a 140PS nos Estados Unidos, e o modelo E vinha com 165PS, enquanto o S vinha com 190PS!!! Estes dois últimos modelos vinham com injeção mecânica MFI, para todos os mercados (alguns falam que para os EUA, tal injeção não ia, mas a maioria esmagadora fala que sim). O 911T, como todos já sabem era carburado (exceto nos EUA que vinha com a mesma injeção mecânica, que dava uns 7 cavalos a mais). Em janeiro de 1973, o modelo (US) 911T, passou a ter a famosa e emblemática injeção K-Jetronic CIS (Continuous Fuel Injection), fornecida pela Bosche. Os porcheiros ou porchistas, chamam o modelo 73 de "1973.5". Pelo sim ou pelo não, este Porsche custa mais caro do que todos desta década. A transmissão do 2.4 era a do tipo 915, derivada da transmissão do Porsche 908 de corridas, substituindo o câmbio dog-leg, onde a primeira era para baixo, ao invés do câmbio em forma de H. A Sportomatic também era fornecida, mas com uma special order na fábrica. Em 72 chegou-se a conclusão, que não se devia vendê-lo a braço duro. O bichinho era muito feroz, levando a Porsche a colocar um spoiler no 911S, melhorando a estabilidade da máquina de 1.050kgs. Para as corridas produzia-se em número limitado o 911 ST (aliás, o ST só foi fabricado entre 1970 a 1971), vindo com um motor de 2.466cc ou 2.492cc, produzindo 270PS a 8.000rpm, pesando apenas 960kgs, fazendo sucesso nas provas de endurance como na Daytona 6 Hours, Sebring 12 Hours, 1000kms de Nurburgring e na Targa Florio.
Pronto... as outras séries eu não vou falar... é muita coisa - tenham-dó-de-mim. Falei das grandes séries, mas dai para frente é uma outra história, contada pelos modelos 928, 911Turbo (type 930 - de 1975 a 1989), 911C (78 a 83), 911 3.2 Carrera (84 a 89), Série 964 (88 a 93), 964 Turbo (90 a 93), 993 (93 a 97), 993 Turbo (95 a 98), Série 996 (97 a 2004), 996 GT3 (99 a 04), 996 Turbo (2000 a 04), Série 997 (04 até hoje). Ufa! Todos baseados no velho e bom 911.
- Em 1965 (como já noticiado), ficou em quinto no Monte Carlo Rally com Herbert Linge;
- Em 1966 ficou em segundo no Rally of the Flowers (Sanremo), com Klass/Buchet; em terceiro no Austrian Alpine Rallye, com Wallrabestein/Müller; em primeiro no Rallye da Alemanha, com Klass/Wütherich - neste ano Günther Klass ficou em terceiro no European Champion no Grupo 3 (a participação foi com o 911).
Lyon-Charbonnière de 1967- Em 1967, ficou em terceiro no Monte Carlo Rallye, pilotado por Vic Elford/Stone; em primeiro, segundo e terceiro, no endurance rallye Lyon-Stuttgart, com Elford/Stone, Hanrioud/Foucher e Zasada/Pach respectivamente; ficou em primeiro no Tulip Rally com Elford/Stone, assim como em primeiro no Austrian Alpine Rallye com Zasada/Dobrzanski, repetindo o feito (primeiro) no Geneva Rally com Elford/Stone (todos eles com um 911S). Wallrabenstein/Bretthauer ficam em terceiro no Danube Rally com um 911 e, no Czech Rally com um 912, Zasada/Dobrzanski ficam em segundo. Foi um ano ótimo para a Porsche, pois, seus pilotos ficaram em primeiro no Grupo 1, com Sobieslaw Zasada e em primeiro no Grupo 3, com Vic Elford (título do European Champion).
- Em 1968 (foi o ano do 911T), ficou em primeiro no Rallye da Suécia, com Björn Waldegard/Hermer; em primeiro e segundo lugar no Monte com Elford/Stone e Toivonen/Tiukkanen; repetindo-se em primeiro e segundo no East Germany Rally, com Toivonen/Tiukkanen e Zasada/Postawka; repetindo-se em primeiro e segundo no Rallye da Alemanha com as mesmas duplas e na mesma ordem; fica agora em segundo e terceiro no Acropolis Rally com Zasada/Dobrzanski e Toivonen/Kalari; aliás, Toivonen/Tiukkanen ficam em primeiro no Danube Rally e em primeiro, com Toivonen/Vihervaara no Genova Rally. Até esse ponto a Porsche já tinha conseguido se sagrar European Champion - com Pauli Toivonen - dai veio o Swedish Rally, onde ganharam por muito pouco o primeiro lugar na frente do Saab 96 V4. No Rallye de Sanremo fica em primeiro a dupla Toivonen/Tiukkanen (também chamada carinhosamente de "TT"), repetindo-se a classificação (primeiro) no Rallye da Espanha, com a dupla TT. A Porsche apesar de todos esses primeiros lugares ficou em terceiro, no European Championship Constructors, com a Ford em primeiro (45 pontos), a Saab em segundo (36 pontos), e depois a Porsche com 28 pontos.
Waldegaard em 68
- Em 1969, a "coisa" melhorou com uma melhor calibrada no 911S (apesar que enfrentariam uma dura batalha com a Lancia Fulvia HF): No Rallye da Suécia ficou em primeiro com Waldegard/Helmer; repetindo-se o resultado (primeiro) no Polish Rally com Zasada; ficou em primeiro no Monte Carlo Rallye, com Björn Waldegard/Helmer e em segundo com Larrousse/Perramond e ficou em primeiro no Acropolis Rally com Toivonen/Kolari. No European Champion a Ford ficou em primeiro com 38 pontos, seguida pela Porsche com 31 pontos (quase lá). No East African Safari participam pela primeira vez como equipe oficial, mas ficam em 23 na geral com Björn Waldegard e Lars Helmer, com um 911.
- Em 1970 (este foi o ano aguardado, que ela "chegou lá" - aliás, o carro Porsche 911S 1970 é super valorizado na Europa, por causa desta campanha). Começou já estourando, ficando em primeiro no Monte Carlo Rallye, com Björn Waldegard/Helmer e em segundo com Larroousse/Celin e em quarto com Andersson/Thorszelius; em primeiro no Rallye da Suécia com Björn Waldegard/Helmer e em quinto com Larsson/Lundblad; em primeiro no Coupe des Alpes com Waldegard/Nyström - Resultado: com 28 pontos fica a Porsche em primeiro lugar na nova categoria (International Makes' Championship) - o Alpine quase ganha, fica em segundo com 26 pontos (em compensação, em 71 o Alpine dá um show ficando em primeiro com 36 pontos). Zasada e Wachowski ficaram em sexto no geral no East African Safari, com um 911S.
- Em 1971 a Porsche fica em terceiro em Monte (atrás de duas Alpine A110 1600S), com Björn Waldegard/Thorszelius; em quarto no Rallye da Suécia com Björn Waldegard/Helmer; em primeiro na geral com Andersson/Thorszleius e em quinto na classe (décimo oitavo na geral) e Bob Gerrish fica em sétimo na geral (equipe particular da Sears Roebuck) no endurance rallye East African Safari (no mesmo rallye Waldegard/Helmer ficam em trigésimo terceiro na geral), com Zasada/Bien (ambos com 911S); em quinto no Rallye do Marrocos, com Touroul/Gamet e em segundo lugar no duro RAC com Björn Waldegard/Nyström (ficou em terceiro no campeonato internacional, com 16.5 pontos, atras da Saab com 18 pontos e da Alpine com 36 pontos).
- Em 1972 a "coisa" foi fraca, pois, a Lancia Flulvia HF e a Fiat 124 Spider, deram pau no Porsche 911S. Em Monte fica a Porsche em segundo com Larrousse/Perranmond; no Rallye da Suécia ficam em segundo com Björn Waldegard/Helmer; no endurance rallye East African Safari ficam em segundo na classe e em décimo segundo na geral com equipe particular do Zasada) com Zasada/Bien; e na Coupe des Alpes ficam em quinto com Haberl/Fritz (isso mais parece uma dupla caipira alemã).
- Em 1973 a "coisa" ficou pior com um Porsche Carrera RS. Só conseguiram ficar em quinto no Rallye de Portugal com Nunes/Morais e em terceiro com Kinnunen/Aho. Até o Volvo Amazon foi melhor do que a Porsche. No East African Safari, Waldegard/Thorszelius ficaram em décimo na geral (equipe de fábrica, com o Carrera RS) O Carrera RS se revelou pior que o 911S.
- Em 1974 a carreira do Carrera RS, não decolou mais uma vez. Ficou em quinto no Rallye de Sanremo com Iccudrac/Defendenti (que dupla mais caipira), e em segundo na classe (décimo nono na geral), no Safari Rally, com Waldegard/Thorszelius (equipe privada) - última participação do 911 nesta década (somente em 79 teve a participação do 924 Turbo). Lancia, Fiat, Ford, Toyota e Alpine-Renault ficaram na frente do Carrera.
- Em 1975, os alemães querem esquecer esse ano. O pobre do Carrera RS só conseguiu se classificar no Sanremo Rally em quinto lugar com Bianchi/Mannini. Mais uma vez a Lancia, Fiat, Alpine-Renault, Opel e Peugeot ficaram na frente do alemão batata.
- Em 1976 eles assistiram a vitória da Lancia Stratos HF, do Opel Ascona, do Ford Escort RS1800, do Saab 96 V4 e do Datsun Violet.
- Em 1977 o único que pontuou foi o 911 de Swaton/Cordesse em quinto lugar no Rallye de Monte Carlo. O Sandro Munari, ganha o FIA Cup de pilotos, com a Lancia Stratos HF.
- Em 1978 - os alemães ficaram nervosos - "Agorrra vai ou rrreixa"! Já em Monte ficaram em primeiro com um 911 Carrera RS 3.0, de Jean-Pierra Nicolas (aquele que fez sucesso com as Alpines) e Laverne; em quinto no endurance rallye 1000 Lakes, com Eklund/Cederberg (esse último tem nome de marca de cerveja). Também foi só, ficaram o ano todo assistindo e comendo poeira da Fiat Abarth 131, do Ford Escort RS, do Opel Kadett GT/E (igual ao nosso Chevette), e chegaram somente em quinto, no WRC Manufacturers com 79 pontos - o Markku Além ganha o FIA Cup de pilotos, com um Fiat Abarth 131.
- Em 1979, nem equipe particular participa... era o fim anunciado!
- Em 1980 já castigados por outras marcas, resolvem se retirar, mas ainda comemoram a retirada com o primeiro lugar no Tour de Corse, com um 911 SC/RS com Jean-Luc Thérier (aquele que fez sucesso com as Alpines) e Vial (idem), e em terceiro com Coppier/Laloz (fica em nono lugar no WRC de fabricantes, atrás de Fiat Abarth 131 (em primeiro), Datsun 160J, Ford Escort RS, Mercedes 500SLC, Opel Kadet GT/E e Ascona 400, Talbot Sunbeam Lotus, Toyota Celica e Peugeot 504 V6.
-Em 82 Munari (ex-Lancia) e Strett, ficam em décimo primeiro no Safari Rally com um 911 do próprio Sandro. Em 83, no Marlboro Safari Singh Rai (aquele da Volvo), fica em trigésimo quinto com um 911SC seu e em 84 no mesmo rallye, Singh Rai e Soin ficam em quadragésimo sétimo - e novamente, em 86 Singh Rai e Reel ficam em quinquasésimo sétimo lugar (acho que eles agora conseguiram destruir o 911 do Singh).
Apenas a título de curiosidade em rallies
(sem contar com o 911)
959- Em 1984 ficou em primeiro no Paris-Dakar Rally, com um 953 com René Metge/Dominic Lemoyne - o 953 era chamado de 911 Carrera 4x4, misturado com o modelo 959; e
- Em 1986 ficou em primeiro no Paris-Dakar, com um 959 com René Metge/Dominic Lemoyne - em segundo no Paris -Dakar, com um 959 com o campeão de F1 Jacky Ickx/Claude Brasseur - e em primeiro no Rallye des Pharaons, com um 959 com Saeed Al-Hajri (parente do Faraó - claro que é brincadeira).
Em 69 o companheiro de Waldegaard, Larrouse, terminou em segundo
Zasada/Schramm Porsche 911, colocando uma gas na Old Kent Road (London), depois do carro setado para enfrentar as 20,000 milhas até Sydney.
Fotos Contemporâneas
Porsche Safari
Ex-Works
Porsche 911 SC
Porsche 911 SC RS
Luis Cezar
4 comentários:
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