Eu só não gosto dos carros dos anos 60, apesar que carros dos anos 60 são confiáveis, mas os fabricados entre 1919 e 1939, principalmente de carros ingleses pré-guerra são interessantes e alguns lindos. Não é o caso do Austin Seven, mas este foi um carro útil, tanto no trato do dia a dia, como nas pistas, rallye e hillclimb. Nas pistas, inclusive, o Austin Seven Ulster era o máximo.
O Austin modelo 7, foi produzido de 1922 a 1932, com 4 cilindros e 750cc, com 10.5bhp, atingindo 52mph. De 1933 a 1939, há outro modelo do Seven, mas com 12bhp. Entre 1937 a 1940, há a fabricação do Big Seven, com 900cc e 25bhp, atingindo uma velocidade máxima de 57mph, terminando, assim a saga do Seven.
A história vitoriosa deste pequeno carro começou com Hebert Austin, sobre o Seven com 10.5bhp de 747cc (two-seater com corpo de alumínio), para participar das corridas de Brooklands (com o desenvolvimento tipo racing car, realizado por E.C. Gordon England). Esse "bichinho" tinha uma alta compressão atingindo uma velocidade entre 50 a 70mph (entre 80 e 120kmp). Com este modelo - Broklands Super Sport - foram ganhas várias corridas, chegando até a ficar em primeiro, segundo e terceiro lugar na classe 750cc, em 1925, nas 200 Mile Race. Era possível comprar um carro destes na época (um modelo comum custava £175 e o modelo de competição ficava em £265).
Outros carroceiros, seguindo a receita vitoriosa, montaram alguns modelos com chassis e motorização do Austin Seven, como a Burghley by Wilsons of Victoria (Londres); outro foi a Swallow (que originou a Jaguar), com um open two-seater da William Lyons Swallow Coach Building Company de Blackpool, chamando este modelo de Seven Swallow (depois da mudança para Coventry eles resolveram construir um carro maior, chamado de SS, mas isso é outra história).
Na verdade a Austin quando vendia o seu modelo mais caro (Sport Seven), não preparava os motores a não ser que fosse pedido e a um custo de £7,50. Em julho de 1928 a Austin apresenta o modelo Super Sport com um supercharger Cozette, com um corpo (carroceria) de pointed-tail. Com este modelo a Austin chega em terceiro e quarto lugar na corrida de Ulster Tourist Trophy de 1928 (TT), herdando assim o nome de Austin Ulster, sendo oferecido ao público em 1930 o modelo com e sem supercharger. Os works cars desenvolviam uma potência de 33bhp com supercharger e sem ele apenas 24bhp (o valor era de £225 e £185 respectivamente).
A história vitoriosa deste pequeno carro começou com Hebert Austin, sobre o Seven com 10.5bhp de 747cc (two-seater com corpo de alumínio), para participar das corridas de Brooklands (com o desenvolvimento tipo racing car, realizado por E.C. Gordon England). Esse "bichinho" tinha uma alta compressão atingindo uma velocidade entre 50 a 70mph (entre 80 e 120kmp). Com este modelo - Broklands Super Sport - foram ganhas várias corridas, chegando até a ficar em primeiro, segundo e terceiro lugar na classe 750cc, em 1925, nas 200 Mile Race. Era possível comprar um carro destes na época (um modelo comum custava £175 e o modelo de competição ficava em £265).
Outros carroceiros, seguindo a receita vitoriosa, montaram alguns modelos com chassis e motorização do Austin Seven, como a Burghley by Wilsons of Victoria (Londres); outro foi a Swallow (que originou a Jaguar), com um open two-seater da William Lyons Swallow Coach Building Company de Blackpool, chamando este modelo de Seven Swallow (depois da mudança para Coventry eles resolveram construir um carro maior, chamado de SS, mas isso é outra história).
Na verdade a Austin quando vendia o seu modelo mais caro (Sport Seven), não preparava os motores a não ser que fosse pedido e a um custo de £7,50. Em julho de 1928 a Austin apresenta o modelo Super Sport com um supercharger Cozette, com um corpo (carroceria) de pointed-tail. Com este modelo a Austin chega em terceiro e quarto lugar na corrida de Ulster Tourist Trophy de 1928 (TT), herdando assim o nome de Austin Ulster, sendo oferecido ao público em 1930 o modelo com e sem supercharger. Os works cars desenvolviam uma potência de 33bhp com supercharger e sem ele apenas 24bhp (o valor era de £225 e £185 respectivamente).
O Austin Seven Ulster foi fabricado entre 1928 a 1932, na categoria de Light Sports Roadster Car. Foi o primeiro carro esportivo (roadster), fabricado pela Austin, sob o chassis de seu modelo 7 (bom, na verdade antes veio o modelo two-seater tourer chamado Chummy e um outro modelo preparado por Gordon England. Foram vendidos apenas 168 modelos Austin Ulster. O que matou as pretensões comerciais da Austin, foram os MGs Midgets - M-Type (mais competitivos).
But... apesar de ser um modelo vitorioso nos anos 30, há uma grande dificuldade de se conseguir fotos da época (bom... encontrei fotos na LAT que é o maior arquivo digital da UK, e que há mais de 50 anos acompanha o motorsport), além do que havia muitos modelos do Austin Seven, derivados do Ulster, feitos por outros carroceiros (Até a BMW se rendeu aos modelos Austin Seven, fazendo um modelo igual na Alemanha). Na foto ao lado vemos Gordon England, que era um grande piloto de avião, mas sofreu um acidente e não pode mais voar, transformando-se depois num exímio piloto de corridas e um grande montador de carros de competição, dentre eles o Austin Seven.
Este modelo é hoje reproduzido na Inglaterra, com motorização e câmbio do Austin Seven, e preparado como na época. Aliás, carros construídos por Gordon bateram vários recordes em Brooklands, em 1924 (portanto, antes do Austin Seven Ulster).
Fotos Atuais
Austin Ulster 1930
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