Esse é um Atalanta Sports de 38 que correu Le Mans no mesmo ano.
Quando eu li que iriam relançar em 2012 uma marca inglesa de carros chamada Atalanta, eu falei: O que? Existiu? Bom... existiram muitas marcas (montadoras) inglesas, então fui buscar nos livros de A-Z sobre carros fabricados no Reino Unido e... encontrei lá no fundo, uma referência sobre a Atalanta Motors, como um carro pré-guerra. Atalanta, que nome! Engraçado que em outro livro achei esse carro na linha de produção da Armstrong.
1938 ex-Midge Wilby
Temos o Atalanta 1 1/2 litros (1496cc com 78bhp), de 4 cilindros fabricado de 1937 a 1938; o Atalanta 2 litros (1996cc com 98bhp), igualmente de 4 cilindros, fabricado de 1937 a 1939 (acho que já gostaram do 2 litros - esses motores eram baseados no Gough); e finalmente o V12 (Lincon Zephyr com 112bhp) fabricado de 1938 a 1939 (ai veio a Segunda Grande Guerra e tudo virou pó). O carro trazia o que era de melhor na época, inovando, inclusive, na questão tecnológica (mais precisamente nos freios e suspensão).
39 v12 Mr Kelsall
Dizem os ingleses que o Atalanta "was one of the most exciting sports cars to appear in teh thirties". Era um carro que custava 2 vezes mais do que um Jaguar e que brigava na qualidade e preço com o Bentley.
V 12 de 4.5L
Depois da guerra e depois da produção de apenas 20 carros (há quem diga que foram 21 carros), o que sobrou foi vendido ao Richard Gaylard Shattock (eu achei num livro que foi o Dick Sharrock), que montou alguns e colocou motor de Jaguar (tem destes carros com motor Lea-Francis, Ford e o último levou um motor do Aston Martin DB2 4.2 litros - outros informes dizem que era um 3 litros com tripa carburação), sob o nome de RGS-Atalanta (vendeu, assim, até o final dos anos 50).
2 litros
O interessante é que só fizeram 20 ou 21 unidades, algumas delas com compressor, sendo que, destes alguns participaram de rallies e de corridas como Le Mans.
4.5 L - V12
4.4L
2 litros
1937
11/2 litro
Luis Cezar
Nenhum comentário:
Postar um comentário