Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

16.9.12

Dellow - The King of the Hill Climb & Trials

Dellow
Brave in the Montain

http://www.svvs.org/skimm2/sc06.jpg 
O Dellow é um carro típico de subidade de montanha, mais precisamente como nós chamamos um carro para Trial. Os modelos mais legais, formam construídos de 1949 a 1957 (MKI a MKV - existiram outros, mas estes são os mais legais - a nova companhia foi baseada em Oldbury, no mesmo Condado, produzindo o MK VI em fibra de vidro - poucos foram feitos). Teve uma produção aproximada de 500 unidades e seu preço de lançamento foi de £570!
http://www.oldclassiccar.co.uk/photos-racing/128.jpg
 A performance em estrada é muito pequena 69mph, com apenas 30bhp, com um motor de 4 cilindros em linha, com um câmbio de 3 marchas de velocidade, mas pesava por volta dos 610kgs - tinha 1.172cc (chamado de 1.200), com o motor do Ford Ten (alguns carros no início usaram chassis e motor do Austin Seven. Sua produção deste verdadeiro sporting roadster (que não tinha portas), foi em Alvechurch, em Birmingham - e fora construído para ser um carro de competição em Motor Trial, baseado no Austin Seven.
 http://sites.google.com/site/falconmotorclub/DellowsinStevenage.jpg
A Dellow foi fundada pelo Ken Delingpole e por Ron Lowe. Estes carrinhos foram um duro golpe para os HRG, que gostariam de ser os Reis do Trial. Os primeiros carros tinham um apelido - The Flipper. O Walter Waring ganha o RAC Trials Championship de 51, com um work WHW-Dellow Special (aliás o RAC  Hill Climb Championship foi ganho com Dellow 6 vezes). O Dellow era feito para Trials e Hill-climbs, mas servia para rallies curtos. Na verdade o Austin Seven utilizado era do Ron Lowe de licença FUY 374. Somente em 1952 houve a produção dos four seater com o MKII.(é o seguinte: as crianças iam atrás segurando as malas no colo).
Em 1953 um Dellow ganha o Daily Express Rally em 53 e no mesmo ano, ganha pela segunda vez o Circuit of Ireland Trial. O MKIII já era considerado um special light weight, para provas de hill climb, tendo como um piloto não oficial o Tony Marsh (usava um Dellow com motor de 1.508cc do Ford Consul (essa motorização seria revisada no MKIV). Em 56 a empresa é vendida para um entusiasta de trilhas Neville Nightingale - formou a nova empresa Dellow Engineering Limited em Oldbury, norte de Birmingham. O MKII ainda vendia, mas a nova empresa queria lançar mais dois modelos novos. O Dellow MKV foi produzido de 1954 a 1957; o Dellow MKIIE foi produzido em 1956; e o Dellow MKVI foi produzido de 1957 a 1969.

Modelos MKI
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1e/Dellow_MarchHare_1.jpg
http://www.dellowregister.co.uk/images/mk1dellow-1.jpg
http://www.svvs.org/genpics/1950Dellow.jpg
O MKI teve uma produção de janeiro de 1950 a maio de 1951, sendo construídos 94 unidades (sem as devidas portas). O MKI foi uma evolução do Austin Sevem tubular e dizem, que o Austin Healey Sprite - Frogeye - foi uma evolução do MKI da Dellow. A influência do Ford Prefect também é sentida na suspensão dianteira (traseira Panhard) e rodas. Rodas de 16 polegadas na frente e 17 polegadas na traseira. Dizem que o Dellow MKI teve início de produção em 1949. A conferir.

Modelos MKII
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0d/Dellow.jpg
http://www.dellowregister.co.uk/images/mk2dellow-2.jpg
http://www.dellowregister.co.uk/images/GMO970-011.jpg
http://www.dellowregister.co.uk/images/GMO970-001.jpg
O MKII foi o mais popular dos modelos (não era um carro para gordos - o menor cockpit). Foram feitos 95 MKII a partir de maio de 1951, até 1957. A maioria destes carros ainda sobrevive e participam de provas. Há informação, que foram feitos Dellow MKII, modelos ''A'', "M" e o "C" (1951-1952). Mas, sabe-se que havia solicitação do modelo até 57.


Modelo MKIII
http://www.dellowregister.co.uk/images/mk3dellow-1.jpg
http://www.dellowregister.co.uk/images/mk3dellow-2.jpg
O MKIII foi o primeiro 2+2, mas o 2 final era muito apertado. Dellow MKIII foi produzido de 1952 a 1954. Apenas foram construidos 18 modelos e apenas restam 10 nos dias de hoje. Há informes que o MKIII foi feito na nova fábrica de Gloucestershire (deste lote 11 sobreviveram).

Modelo MKIV
http://www.dellowregister.co.uk/images/mk4dellow_001.jpg
O Dellow MKIV foi na verdade um protótipo - só uma unidade foi produzida. Era um MKIII de 4 lugares com motor do Ford Consul de 1.508cc, e com a caixa de câmbio do Ford Prefect. Esse carro ainda sobrevive e há uma réplica, sobre um MKIII modificado, utilizando partes da Dellow nos anos 70. Outro MKII foi construído na fábrica com motor do Ford Consul, convertido para 1.172cc, também, com peças sobressalentes (que sobraram na fábrica), originando um outro MKIV Replica.
s http://www.dellowregister.co.uk/images/mk2dellow-4.jpg
http://www.dellowregister.co.uk/images/mk2dellow-5.jpg
http://www.dellowregister.co.uk/images/simms01.JPG
http://sites.google.com/site/falconmotorclub/Dsc01309landsend05.jpg
Dellow trialing
http://www.dellowregister.co.uk/images/The_Flipper-2.jpg
http://www.classictrials.co.uk/Exeter2005Pictures/David%20Wall%20Dellow%20Mk1.JPG
http://www.classictrials.co.uk/Exeter2005Pictures/Jonathan%20Elliot%20Dellow.JPG


Mi
http://www.classicandperformancecar.com/front_website/octane_interact/modelpicture.php?id=5050
http://imcdb.org/images/154/599.jpg





Luis Cezar

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello terrific blog! Does running a blog similar to this require a
large amount of work? I've very little knowledge
of coding but I had been hoping to start my own blog soon. Anyway, if you have any recommendations
or techniques for new blog owners please share.
I understand this is off topic however I simply needed to ask.
Many thanks!

Here is my blog - local dentist anesthesia