Well... os HRGs deram muito pau nas subidas de montanha e em rallies (principalmente os rallies alpinos), nos MGs, Frazer Nash, Aston Martin e outros monstros sobre rodas (claro - isso tudo dentro da classe). A HRG Engineering Company Ltd., estava localizada em Tolworth (Oakcroft Road - Surrey - Inglaterra), fundada pelos engenheiros E.A. Halford, Guy Robins e Henry Ronald Godfrey, em 1936. O Godfrey havia trabalhado na Frazer Nash (ele funda com Archibald Frazer Nash a GN Cyclecar que durou de 1910 a 1922), e quiz fazer um carro exclusivo e muito esportivo, tanto é que o HRG custava o dobro de um Aston Martin 1.5 litros. A produção foi até 1956 com 241 unidades fabricadas - 33 foram fabricados depois da WWII (tentou-se reviver tal modelo esportivo com o Vauxhall VX 4/90 em 1965, mas tal aventura foi até 1966).
Os HRGs eram chamados pelo apelido de "Hurgs". A HRG Association, tem a listagem de todos os HRG produzidos e onde estão os sobreviventes (dos 241 carros produzidos, 225 carros sobreviveram - 3 deles ainda disputam provas de classic trials e um deles fabricado em 1938 - modelo Le Mans - ainda participa em historic race e speed eventos). O autor Ian Dussek foi quem formou a HRG Association em 1960. Autor de "H.R.G: The Sportsman's Ideal", 1985 - ISBN 0 947981 04 7). Informes sobre os HRGs falem com Peter Mitchell (12, Firsth Av., Felpham, West Sussex, PO22 7LG, UK +44(0)1243 582055 (hrgsec@pcmitchell.com).
HRG de 1939
Um time de fábrica teve muito sucesso nas pistas - esse time chamava-se Ecurie Lapin Blanc, que ganha na classe de 1.5 litros, nas 24 Horas de Le Mans de 1938, com Peter Clark e Marcus Chambers; em 1947 Chambers ficou em terceiro no Grand Prix des Frontières at Chimay (a HRG ganha o team prize na Isle of Man Empire Trophy Race); em 48 Chambers fica em quarto e ganha para HRG o team prize nas 24 Horas de Spa (Peter Clark comandou o time, que tinha um HRG equipado com rádio two-way) - nesta corrida, também, ganha-se o team prize; em 49 a HRG ganha mais uma vez em Le Mans, com os pilotos Eric Thompson e Jack Fairman. 59 anos depois (2006), em Donington Park, os 3 carros da Ecurie Lapin Blanc ganham as 2 horas da Vintage Sports Car Club.
Simms Exeter de 2004 - HRG de 1954 com motor Volvo B18
Tipo | Motor | Produção | Ano |
---|---|---|---|
1 1/2 Litros | 1497 cc Meadows 4ED 12hp | 26 | 1935-39 |
Le Mans (semi-racing) | 1 1/2 Litros (1100 cc opção) | 1 | 1938 |
"1100" | 1074 cc Singer 9hp (10hp opção) | 49 | 1939-50 |
"1500" | 1496 cc Singer 12hp | 111 | 1939-56 |
Aerodynamic | 1496 cc Singer 12hp | 35 | 1946-49 |
1800 Trials Cars | 1800 cc Volvo B18 120bhp | 1 | 1954 |
Twin Cam | HRG Twin Cam 1497 cc Singer | 4 | 1955-56 |
HRS | HRG-Riley Special | 1 | 1937 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário