Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

26.11.12

75o Rallye do MG Club do Brasil - Campos do Jordão 2012

O último rallye do ano do MG Club do Brasil foi um sucesso, apesar de coincidir com datas do GP São Paulo de F1; com o Salão de carros clássicos; com as 1000 Milhas argentinas e com o aniversário do meu filho Marcos (aliás, o MG Club do Brasil esteve presente em todos esses eventos, expondo carros, participando com sócios no rallye argentino e trabalhando e colaborando para o GP de F1). Mesmo assim... foi um sucesso (veja algumas das fotos da Vera Lambiasi, que mostram a atmosfera da prova - não estão todos os carros participantes e inscritos). O traçado era composto pelas duas serras antigas de Campos do Jordão, atingindo os 1.780mts de altitude (este circuito que foi percorrido pela manhã de sábado, nada mais é do que uma das legs das 1000 Milhas Históricas Brasileiras - a tenebrosa Noite do Saci).
Trata-se de um evento vitorioso e tradicional, que acontece há mais de 25 anos (nenhum clube brasileiro realizou tantos rallies, e nenhum tem um rallye histórico com essa tradição e longevidade). O dia do rallye (sábado), estava espetacular (a chuva veio horas depois do rallye ter terminado e a neblina, só apareceu forte no domingo, na hora da partida). O plantel de carros sempre fabuloso (quase 30 carros inscritos), como era de se esperar em eventos organizados pelo MG Club - 13 marcas estavam lá representadas apontando a diversidade e qualidade dos carros (todos tinham placas preta o que é muito raro em provas brasileiras): BMW 2002, Porsche 911, Mercedes-Benz 500SEL, Sunbeam Tiger, Renault-Alpine A110, Volvo 122S, Ferrari 308GTS, Puma GTE, MGB, Jaguar MKII, Corvette Stingray e Ford Thunderbird (dentro destes modelos alguns repetidos como MGB roadster e GT; Mercedes, etc.). Qualidade não só nos carros como, também, no trajeto e hospedagem (Hotel 5* Blue Mountain).
Esse rallye é considerado "padrão alpino". A cidade de Campos do Jordão é o município brasileiro que tem a maior altitude (1.628mts na sua parte mais baixa e 2.000mts no seu ponto mais alto). Para uma comparação Davos está a 1.558mts de altitude, Zermat a 1.620mts e St. Moritz a 1.769mts (a Serra Gaúcha não passa dos 1.300mts). Campos do Jordão como estação climática, está na categoria de "estações de altitude". Há que se regular carburadores e utilizar óleo de freio especial, para ter um bom desempenho na prova (quase não há mais de 100mts em linha reta de rodovias - centenas de curvas em aclive e declive).

Luis Cezar

Nenhum comentário: