Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

4.11.12

Lancia Stratos HF - Máquina de Rallye


Existia um mito que o carro de rallye mais fotografado foi o Alpine A110, contudo, a estatística desmente esse mito - o carro mais fotografado foi a Lancia Stratos . E coloca foto nisso - Eu mesmo tenho centenas - e notem que não sou assim um fanático por carros italianos (nem dos franceses - mas há que respeitar alguns deles, como o Alpine e a Lancia). Contudo, eu tive a oportunidade de estar "convivendo" com algumas Stratos em Monte e... realmente são fantásticas. A Lancia criou um carro para rallye e... pronto! Nada mais há o que acrescentar. Tem uma legião de seguidores deste modelo, não importa quem está pilotando, muito menos, quem navega.

Tem individuos que ao subir numa Kombi e ao dirigi-la se transformam, agora, se você entrar num destes carros "animais", como o Ford Escort com motor BDA ou BDF, ou... se você entrar numa Lancia Stratos HF... ai, você incorpora o animal que existe dentro de você. Mas... tem que sentir uma verdadeira Lancia Stratos HF - esses Kits ou réplicas, é bobagem (se tiverem oportunidade tentem uma Lancia Stratos HF Competition-Liveried Two-Seater Coupe). Pilotá-la é um sério convite para se fazer atrocidades e exercitar o seu lado egocêntrico e arrogante. É se sentir anti-social, tipo bad-boy - porque esse carro é um bad-boy. But... reafirmo: tem que pilotar uma das 492 unidades criadas pelo designer Marcello Gandini, aquele da Carrozzeria Bertone que fez as Lamborghinis Miura e Countach. Aliás, o o conceito Stratos era um desenvolvimento da Alfa Romeo (Bertone), projetado sobre o conceito Carabo de 1968. O conceito Carabo também foi uma criação Gandini.

Eu confesso que sempre achei a Stratos muito frágil, mas é um pensamento equivocado e que demonstra que eu ainda tenho muito que aprender. O carro é um tanque de guerra, e conseguiram dar uma durabilidade no motor da Dino, que a própria Dino não tem. Well... tem vários indivíduos que dizem conhecer carros (eu conheço um que no meio do rallye, já me perguntou se o motor ligado muito tempo, assim por uns 40 minutos, não estragaria as peças!?!?!). Estes caras nem desconfiam o que quer dizer "HF", colocado na Fulvia e na Stratos ("high fidelity", meus caros ou alta fidelidade e, o protótipo chamado de carro zero, tem a pintura denominada: screaming fluorescent blood-orange) - Ah... agora sim! Tem um câmbio justo de 5 marchas e quando você acelera, o carro anda muito e quando se engata a quinta marcha, Nooooooooossssa! Dá um tranco e despeja ainda muita potência (isso sem forçar muito a uns 5.500 giros - a dogleg-style gearbox foi redesenhada, para suportar o up que faziam no motor da Dino - mesmo na versão de "estrada", chamada de stradale pelos italianos, o câmbio é reforçado). O que dá trabalho mesmo, é acertar os 3 Webers na marcha lenta... eles funcionam bem entre 5000 e 7000 rpm. É duro domar uma Stratos, que em média tem 190 cavalos (os ex-works tem muito mais cavalaria). Os pilotos e donos das Stratos, reclamam que o motor foi colocado muito alto e por isso não se chega a um centro de gravidade ideal. Mas isso, para mim que sou apaixonado por carros de rallye, pouco importa... o carro é arisco e você tem que ser competente para pilotá-lo, tem que estar a altura deste baixinho. Não é para qualquer um.

Motor de uma Stratos de 1975
Na verdade a Lancia resolveu fazer a Stratos para parar o diabo azul, ou seja, tinha que existir um carro melhor em rallye (principalmente em Monte), que o Alpine Renault A110 (que era pintado de azul). O motor da Dino de 2.218cc na Lancia teve a seguinte história: no início de 71 o Fiorio pediu duas Dinos de série para a Fiat e, quando as recebeu, deu para os pilotos Sandro Munari e Raffaele Pinto para testarem na famosa leg dos alpes franceses - Col de Turini. Os tempos obtidos ficaram perto dos Alpines daquele ano e... dai escolheram tal motor V6 (claro que o mexeram bastante naquele motor que era fraquinho para um carro de rallye).

A Stratos foi um sucesso em provas de rallye entre e durante os anos 70 e 80. Era um padrão de um novo carro e de um novo modelo para provas de rallye, aliás, foi o primeiro carro desenhado para esse tipo de competição (diziam que o Audi Quattro foi desenhado especificamente para rallye, mas na verdade foi a Lancia Stratos). O manager atrás desta história foi Cesare Fiorio, o piloto e engenheiro inglês Mike Parkes e... o piloto de fábrica - o mítico Sandro Munari (que conheci pessoalmente). O projeto da carroceria foi desenhado pelo Marcello Gandini, que era o desenhista-chefe da Bertone, que se baseou na Lancia Fulvia V4 (foi quando ficou pronto a Stratos Zero).

Esse modelo chama-se Stratos Zero - foi o protótipo de 1970
Esse carro foi apresentado no Turin Motor Show (Salão de Turim) de 1970. Um ano depois (1971), a Lancia apresenta o protótipo da Stratos HF (conhecida pelo chassis 1240), na cor verde fluorecente. Este modelo levou 3 motores distintos: o da Lancia Fulvia, o da Lancia Beta e finalmente com um motor da Dino (Ferrari) V6 com 190bhp e 2.418cc. Entre 1972 e 1973 a Stratos foi levada para as pistas no Grupo 5 (como protótipo - participou de várias competições).

Foram construídos 400 carros para homologação do Grupo 4, lançado em 1973 - a Stratos estava pronta para o rallye em 1974 para o WRC (já homologada). A exigência era de construir 500 carros, depois, este índice abaixou para 400 carros a serem construídos em um ano. Mesmo assim, havia na época a crise do petróleo e a imposição de uma legislação italiana, que taxava em muito, carros com mais de 2 litros. Estes problemas geraram uma guerrilha entre a FIAT dona da Lancia, e o pessoal interno da Lancia, que queria obter publicidade para seus carros, com vitórias em provas de rallye (como ocorrera no passado).
O motorzinho da Dino V6... era um pouco estranho para a Stratos (foram entregues 500 motores para que a Lancia pudesse correr nas pistas e não necessariamente nos rallyes - dizem). Para as pistas o motor foi tunado para 280hp e depois para os famosos 560hp (turbocharger - esse turbo foi substituído depois por motor aspirado, para o Grupo 5). Tais motores tunados foram utilizados em rallye, também.

A Lancia Stratos HF ganhou os campeonatos de Rallye de 1974, 1975 e 1976, nas mãos do mítico Sandro Munari e Björn Waldegärd, mas a Lancia não contava com a politica interna da Fiat... o projeto da Stratos foi diminuido, para dar atenção ao Fiat 131 Abarth no WRC (o Fiat 131 estava mais próximo do consumidor, pois, a Stratos era um carro muito caro, como ainda é). Sandro Munari, conhecido como Il Drago - ganha Monte em 75, 76 e 77 - ganha sozinho sem suporte da Lancia, com um time privado chamado Chardonnet Team, que o sustenta até 1979. Sem o $ da Fiat e com as novas regras restringindo os motores, era o fim de uma era para a Stratos. Em 1981 corre o Tour de Corse Automobile e outro WRC e... mais uma vitória deste carro nas mãos do piloto privado Bernard Darniche. Aliás, foi em 1981 no Rallye da Córsega, com uma vitória do Bernard a ultima participação em prova internacional.

Quando a Fiat apostava suas fichas no 131 Abarth, seus executivos pediram para a Lancia construir dois carros com turbo, para o G5 - Campeonato de Resistência (em autódromo levava pau dos Porsches 935, mas em circuitos mistos a Stratos se comportava muito melhor), but... perdeu a Volta da França, mas... ganhou o Giro da Itália (um destes carros foi destruído e pegou fogo em Zeltweg). O carro que sobrou ganhou o Giro da Itália e foi enviado ao Japão (Circuito Fuji mas nunca correu). Foram produzidos 492 carros e em 1978 a própria Bertone fez um concept-car baseado na Stratos denominando-o de Sibilo.

Campanha de Monte Carlo

Sandro Mari no Monte de 1976
Sobre a prova de Monte de 1974 os jornalistas ingleses escreveram: "For 1974 read 1957 again...". Em 57 Monte foi cancelado devido a criso do Canal de Suez e, em 1974, pela crise internacional do petróleo que teve início em 73, além dos ataques na Guerra do Yom Kippur. Diga-se de passagem, quase todo o evento do WRC fora cancelado (5 etapas foram dentre elas a prova de Monte). Neste ano de crise surgiu com a celebração dos 25 anos de Principado regido pelo Princípe Reinier (um entusiasta colecionador de carros), o Rallye Monte-Carlo de Voitures Anciennes, ou seja, era o primeiro evento do que hoje conhecemos como Rallye Monte-Carlo Historique (que teve início em 97 com os ingleses, e com o ACM desde 1998). Vale lembrar que 1974 marcou a arrogância caracteristica do ACM, que tinha o "rei na barriga..." - essa arrogância contribuiu em muito para a prova não ocorrer - vide: em 1973 havia 278 carros inscritos e em 1975, com a volta de Monte, houve apenas 96 carros inscritos, com a retirada da Ford, da Datsun e da Porsche (desde 1936, que teve apenas 92 participantes, Monte não havia sentido de perto a sua decadência, pela arrogância do ACM).

Munari no Monte de 1975

Sandro Munari no Monte de 1975

Munari ganhador de Monte em 1975

Sandro Munari sem o Capacete em 75, com o carro campeão de Monte
Mas... no Monte de 1975, os ralizeiros tiveram a grande emoção de assistirem a estréia da Lancia Stratos HF - inesquecível Stratos com o número 14, com as cores da Alitália e pilotado pelo Munari, com navegação de... não importa! Ok, ok. o co-driver foi o Mannucci. Munari ganha em primeiro, seguido pelo Mikkola e o atual presidente da FIA Jean Todt (como navegador), que estavam num FIAT 124 Abarth Rally, seguido de outro FIAT com Alen e Kivimaki, e de outro de Bacchelli, além de Scabini vir em quinto... o resto: Piot com Renault 17 Gordini; Henry com A110, Rouget com Porsche 911, Frequélin com Alfa 2000 GTV, Labaune com outro Porsche 911 e Dorche com uma BMW 2002 Tii (não teve Coupe des Dames, 141 carros fizeram inscrição, 96 largaram, 74 chegaram a Monte, 43 fizeram a rota final e 28 fizeram a rota do Circuito da Montanha) - largadas em Agadir, Atenas, Monte Carlo, Estocolmo, Varsóvia, com todos se encontrando em Gap.



Sandro Munari no Monte de 1976
No Monte de 1976 apesar dos Ford Escort RS1800 e dos Opel Kadett GT/E 1900, a Lancia coloca nos 3 primeiros lugares em Monte a Stratos - pela ordem - Munari, Waldegärd e Darniche (A Michèle Mouton e a Françoise Conconi, num Alpine A110 1600SC ganham a Coupe des Dames - 163 inscritos, 148 largaram, 84 chegaram a Monte e 48 terminanaram o Circuito da Montanha no último dia - largadas em Almeria, Compenhagen, Frankfurt, Londres, Paris, Roma e Varsóvia, com reunião comum em Monte).


Pinto - Monte 77


Monte Carlo 1977, Michele Mouton

Outra dele no Monte de 77

Monte de 1977

Monte 1977 Munari

Monte 1977 - Pinto

Sandro Munari - Monte 1977
No Monte de 1977 Munari novamente no topo [o Munari ganhou Monte somente com a Lancia nos anos de 1972 (Fulvia HF 1600), 1975 (Stratos HF), 1976 (Stratos HF) e 1977 (Stratos HF)]. A Stratos fica em primeiro e em sexto com Decrémont, obtendo, também a Coupe des Dames com Christine Decrémont e Colette Calli com a Stratos (217 inscritos, 198 largaram, 177 chegaram a Monte, 118 qualificados na rota final e 47 terminanaram o Circuito da Montanha - largadas em Almeria, Copenhagen, Frankfurt, Lisboa, Monte Carlo, Paris, Roma e Varsóvia, com reunião comum em Gap).

Michèle Mouton no Monte de 1978

1978 Lancia Stratos Pirelli #5 Bacchelli-Bernacchini - Monte de 1978

Rallye Sanremo de 1978 - carro do Alen

Mouton no Monte de 1978
No Monte de 1978 a Michèle Mouton e a Françoise Conconi, ganham a Coupe des Dames com uma Stratos (ficaram na geral em sétimo) e o Bacchelli e o Bernacchini, ficaram em décimo com uma Stratos (este era o ano do apoio da Fiat/Lancia ao Fiat 131 Abarth que ficou em quarto, quinto e sexto lugar).

Bernard Darniche e Alain Mahe

Bernard Darniche no Monte de 1979
No Monte de 1979 a palavra sabotagem ronda novamente as estradas de Monte Carlo e Alpes Franceses. Como em 1967 acontecera com o Mini-Cooper S do Timo Mäkinen, jogaram agora uma grande rocha no caminho do Björn Waldegärd - se não houvesse esse "incidente", ele teria ganho o Monte daquele ano. Mas fizeram isso para beneficiar... deixa pra lá. A Lancia tinha abandonado Monte oficialmente e com um time privado by Chardonnet, que era um importador francês da marca, ganhou com Bernard Darniche com 6 segundos na frente do citado Waldegärd com seu maravilhoso Ford Escort RS1800. Darniche largou de Paris, era um time francês, com piloto francês, navegador francês, com patrocinador francês, carro italiano, mas a rocha era francesa... (endendem/!).

Monte 1980

Darniche - Monte 80
No Monte de 1980 Darniche e Mahé com time privado, ficam em segundo com uma Stratos - fim de uma era em Monte.

No Campeonato Mundial de Rallye

Tour de Corse de 1972
Há que se recordar que a Lancia tinha ficado com o Mundial de Construtores em 1972, com 97 pontos (quase todos eles conseguidos pelo Munari com sua Lancia Fulvia 1.6 HF).

Tour de Corse 1974

Lancia Stratos Marlboro #3 Munari-Sodano RAC 1974

Sandro Munari - Portugal 1974 (a foto abaixo também)


Sandro Munari no RAC de 1974

Sandro Munari ganhador do Rideau Lakes em 1974 no Canadá

Sandro Munari (Il Drago) em Sanremo 1974

Nas oficinas da Lancia com o carro do Munari preparando para o Rallye de Sanremo de 1974
A Lancia volta ao topo em 1974 numa somatória de pontos com a participação da Fulvia e Stratos (essa última ganha com Munari Sanremo, Rideau Lakes no Canadá e fica em terceiro no RAC.) Já no Tour de Corse quem ganha é Andruet.

Suécia - 1975 - Waldegaard na frente de Lampinen e Alen

Waldegärd ganhador do Rallye de Sanremo de 1975

Waldegaard no Rallye Sanremo de 1975

Waldegaard no Safari de 1975
Em 1975 a Lancia é novamente ganhadora do World Rally Championship for Manufacturers com 96 pontos - Munari ganha Monte, Waldegärd ganha na Suécia e em Sanremo, Munari e Waldegärd ficam em segundo e terceiro no Safari (Björn fica em oitavo e Vic Preston fica em vigésimo nono), e Darniche ganha o Tour de Corse (tudo isso competindo com Fiat 124 Abarth, Saab 96 V4, Opel Ascona e Kadett GT/E, Porsche Carrera, Alpine-Renault A110 1800 e Ford Escort RS1800).

Lele Pinto no Acrópoles de 1976

Munari no Sanremo de 1976

Neige et Glace de 1976 com o Darniche

Rallye da TAP em 1976 com Munari

Safari de 1976 com Preston

Rallye Sanremo de 1976 com Munari

Suécia 1976- carro do Lampinen

Suécia 1976 - Walfridsson abandona a prova

Munari em Sanremo 1976

Marrocos 1976 - Munari

Marrocos 1976 - Munari termina em terceiro

Mais Marrocos

Waldegard campeão do Rallye de Sanremo em 1976
Em 1976 a Stratos ganha os 3 primeiros lugares em Monte, fica em quarto com Lampinen na Suécia, Munari ganha Portugal e fica em terceiro no Marrocos, Waldegärd-Munari-Pinto-Tony ficam em primeiro, segundo, terceiro e quarto lugar no Sanremo, Munari e Darniche ficam em primeiro e segundo no Tour de Corse, Björn ganha o Safari (Munari fica em sexto, Vic Preston em décimo sétimo e Frank Tundo em vigésimo sétimo) e, Munari fica em quarto no RAC - resultado: Lancia 112 pontos, novamente campeão mundial.

1977 - Tour de Corse, Pinto

Rallye de Sanremo de 1977

Tour de Corse 77, Tony Carello

Safari de 1977 - Munari em terceiro ou em sétimo?!

Safari 1977 - Lampinen

Outra do Lampinen no Safari

RAC de 1977 onde o Munari ficou em vigésimo quinto lugar - Ops!

Corse 1977 Munari

Corse 1977 Pinto

Corse 1977 Darniche
Em 1977 Simo Lampinen fica em quarto no Safari (pelo time Lancia-Alitalia e pelo mesmo time Ulyate e Munari ficam em sexto e sétimo lugar - apesar que há registros que o Munari ficou em terceiro no Safari com 13h 14m!?). Ainda neste ano de 77 a Lancia fica em quinto no mundial (60 pontos), contudo, Munari é o primeiro campeão da FIA Cup for Drivers (Munari ganha Monte, Pregliasco fica em quarto no Sanremo e Pinto fica em segundo no Tour de Corse, seguido de Carello em quarto).

Stig Blomqvist no Rallye da Suécia de 1978 - terminou em quarto

Lancia Stratos Pirelli #4 Alen-Kivimaki - Sanremo 1978

RAC 1978 - Abandono

Idem
Em 1978 a Stratos aparece somente em quarto com Blomqvist na Suécia, e em primeiro no Sanremo com Alén (foi o ano do Fiat Abarth 131).

Lancia Stratos Concessionari Italia #2 'Tony'-Mannini - Sanremo 1979

Darniche no Tour de Corse de 1979

Lancia Stratos Concessionari Italia #2 - "Tony"-Mannini no Sanremo de 1979

Lancia Stratos n.27 no Sanremo de 1979

Darniche no Corse de 79

Corse de 1979
Em 1979 o Darniche ganha Monte e o Tour de Corse, e o Tony ganha Sanremo (Darniche fica em sexto no mundial e o Tony em décimo empatado com mais 4).



As 3 fotos acima são de 1980 Lancia Stratos Olio Fiat #24 Tabaton-Radaelli no Rallye de Sanremo

Darniche - a última prova internacional oficial de rallye ganha pela Stratos
Em 1981 Bernard Darniche ganha o Tour de Corse (a Lancia só iria se reerger em 1983 com a Lancia Rally 037). 80/81 eram os últimos suspiros de uma Stratos, em competições internacionais de rallye.





Darniche em 1978

Darniche em 1977

Circuito da Irlanda em 1976 - Inge Walfridsson

Darniche no Tour de Corse de 1981

Munari em 1973

Waldegräd na Stratos passando o Röhrl no Opel Ascona 1900 no Rallye Acropolis de 1975

Stratos do Darniche/Spindler em 1976

Adesivando o carro


Assistência em 1975

Rallye de Sanremo

Tour de Corse


Darniche no Tour de France de 1975

1973 - Munari - Tour de France

Darniche nas 1000 Pistes em 1979






Rallye 4 Regioni em 1982

1976 Lancia Stratos Chardonnet n.1 Darniche-Mahé - Rally 4 Regioni



























Emerson ganhou a Targa 1974, com o Larrousse Balestrieri

Safari rallye

Waldegard 1975


Mesmo assim ela anda

Il Drago (Munari) no Giro de 1974

Alain Delon e a italiana Mireille Darc


As Stratos de Pregliasco e Betti no mesmo lugar no Rallye Costa Smeralda.
















Rallye Firestone de 1974




















Luis Cezar

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa reportagem. Sonho em um dia conseguir montar uma replica.