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24.4.06

Curiosidades



DKV ou DKW?
Hoje em dia a "molecada" (aqueles que se situam entre os púberes e os impúberes), falam B (bê) M (emê) W (Dáblil) - gostaram do som onomatopéico? - e não BM W (vê)! Bom, na verdade o "W" tem som de "V" em alemão, por isso falamos "Volksvagen" e não "Volksuagen". Deu para entender? Isso ocorria com a expressão DKW (a molecada que estou me referindo não sabe, sequer, o que é isso). Ninguém nos anos 50, 60, 70 e os mais seniores, até agora, falava DKW e sim "DKV". Se alguém perguntar ao Ricardo Prado ou ao Oscar Leke (entusiastas da marca alemã), o que quer dizer DKW eles diriam que: DKW inicialmente eram as iniciais de Dampf Kraft Wagen ou carro a vapor, como os primeiros DKW´s (a vapor... por isso aquela fumaceira toda). Depois passou a ser sinônimo de Das Kleine Wunder, ou pequena maravilha, referindo-se ao pequeno carro com pequeno motor (que coisa meiga). Dado o tamanho dos primeiros DKW´s, que eram realmente muito pequenos, alguns faziam a brincadeira de trocar as letras por Deutch Kinder Wagen ou: carro de crianças alemão. Não é uma história de enternecer?!

P.S.: A foto acima é o DKW de corrida, chamado de Mickey-Mouse, preparado pelo Dpto. de Competições da Vemag.







Lições do Primeiro Mundo

Geralmente, as ações judiciais de responsabilidade civil, em casos de acidentes de veículos, não levam em conta o sentimento que o dono tem sobre tal carro (uma espécie de dano moral). Revendo a revista francesa Rétroviseur, nº 117 (estava querendo informações contidas numa grande reportagem sobre o MGB de 6 cilindros), temos um bom exemplo disto, ou seja, juridicamente discutiu-se na França se quem deu causa a um acidente envolvendo um carro clássico, deve pagar para este proprietário de tal carro clássico, uma indenização pela falta de imobilização deste. Chegou-se a conclusão que sim, pois, lhe é tirado o prazer de dirigir um carro clássico, que muitas das vezes foi totalmente restaurado durante anos. Esta espécie de dano moral, esta sendo reconhecida pelos Tribunais franceses, devendo ser pago um “plus” a mais, além dos danos materiais, pelos dias em que o carro clássico ficou parado em conserto.

PS.: A foto acima é um dos poucos acidentes em rallye com um Saab 96 GT850, pilotado por Eric Carlsson.

Luis Cezar

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