Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

25.6.08

Mille Miglia 1955 - Mercedes-Benz SLR

Mille Miglia 1955
&
Mercedes-Benz 300SLR


Esse artigo tem algo recente - no mês maio deste ano, estava hospedado no Hotel Chesterfield, em Mayfair, Londres. Lembrei que meu amigo Edu Prado havia me enviado um filminho da internet, mostrando a casa do Stirling Moss, que justamente era em Mayfair. Levantei um dia e lembrei deste filme. Foi um passo para procurar o endereço. Fui ao catálogo telefônico - nada. Ai partir para busca corpo-a-corpo. Procurei em dois restaurantes do bairro e... nada. Dai partir para a vendinha de frutas. Bingo! Consegui o endereço (sem precisar do auxilio do MI5). Estava apenas a um quarteirão e meio da residência. Toquei a campainha (já treinando o que eu ia falar). Atende a porta uma senhora, de estatura baixa - pergunto se o Sir Stirling Moss (OBE) estava? Infelizmente a resposta foi negativa - ele estava treinando para as provas do Silverstone Classic. Expliquei da onde vinha e ela me convida para entrar (que risco). Ela é a atual mulher (terceira, diga-se de passagem), do Moss: Lady Susie Honoured (DBE).



Ele comprou essa casa em 1954 por € 12.000 (quando tinha 24 anos) e depois comprou a casa do lado em 1962 (com o dinheiro do seguro do acidente em Goodwood no mesmo ano, acidente esse, que o tirou das pistas – são duas casas na verdade com duas garagens – 6 pavimentos ao todo - 3 de cada lado). Diz ela que ele gastou entre € 25 mil a € 30 mil nas reformas (tem várias adaptações, mas ainda são duas casas juntas - tem um elevador que gordo, como eu, não entra). Ele mora com 2 filhos e 3 netos. A casa é decorada com uma memorabilia incrível – e sofás de péssimo gosto. Ele quer morar de vez nos EUA, na Flórida, numa casa de 2.300 sq-Ft em Deerfield Beach, ao norte de Fort Lauderdale, que já está quase pronta. Tem 78 anos (faz este ano 79) - por isso vai colocar a casa ou para alugar ou para vender (£ 3 milhões). Cobra por tudo – para tirar uma foto ao lado dele €50,00!!! Tem um mini -shopping na sua casa, onde vende livros (onde ele é o astro), fotos (dele), pinturas (tendo como tema os carros que ele pilotou), posters (idem) e lanterna (?!) – além de uma réplica de uma máquina para ver o livro de bordo na Mercedes-Benz de numero 722 (aliás, adquiri lá, um modelo de metal de tal bólido - e isso me levou a escrever sobre a Mille Miglia de 1955, onde ele ganha do Fangio nesta Mercedes 300SLR) – ele tem uma coleção de todos os carrinhos que ele pilotou, e vende alguns modelos famosos por ele pilotados. Não tem mais nenhum carro que pilotou (o último que tinha era um Jaguar C-Type, que vendeu em leilão em 2004). Sua mulher me pergunta: quer ver o carro dele? Eu respondo que sim e espero ver um carro inglês!!!
Ele anda numa Maserati prata – de 2003 – mas prefere andar de ônibus em Londres ou de metrô!!!



PS: Questionei se eles viriam ao Brasil se convidados? A resposta foi positiva e acompanhada de valores... Mas ela observa: O meu marido é um astro, mas vocês tem 3 astros (Emerson, Piquet e Ayrton), pois, foram campeões mundiais de F1 e o Moss, nunca foi! Ai a ficha caiu - Sir Stirling Crawford Moss, nascido em Londres em 17/12/29, competiu na época de ouro da F1, mas nunca foi campeão (foi 4 vezes vice de 55 a 58) - venceu 194 das 497 corridas que fez, entre 1948 a 1962 (16 GPs de F1) - aposentou-se depois de um acidente a bordo de uma Lotus em 62, na pista de Goodwood.

Denis Jenkinson (left) and Stirling Moss (right) in 1955

Assim, como noticiado acima, comprei um modelo de metal da Mercedes-Benz 300 SLR, com ele e o barbudo do Jenkinson, devidamente assinada - foi um carro incrível, que arrebentou com os italianos em 55, na mítica corrida da Mille Miglia, deixando o Fangio, que estava sozinho numa outra MB. Além disso, foi batido o recorde. Vamos aos fatos históricos.

Tur 600 Mercedes SLR 722 Mille Miglia 1955 Moss

O Stirling Moss teve um navegador de primeira, nesse evento - o motor race journalist Denis Jenkinson. Eles levaram nada mais, nada menos do que 10 horas, 7 minutos e 48 segundos, batendo o recorde de velocidade média - 97.96 mph (159,65 kmh
). Antes de depois da Segunda Guerra, o domínio dos carros italianos era indiscutível. Em 52 a Mercedes já inscrevera sua 300SL Gullwing, chegando em segundo com Karl Kling e Hans Klenk (ganha a montadora alemã, com esse carro, a Carrera Panamericana). Pilotos não italianos já ganhavam naquela rota, como Juan Manuel Fangio, Peter Collins e Wolfgang von Trips, but... em 55 a história estava para a dupla inglesa e para outros não italianos. A Mercedes 300SLR era baseada no carro da F1 (chassis W196), diferente das SL. Fangio pilotava sozinho a MB #658 (seu co-piloto morreu na Argentina pouco antes da prova - dizem que ele chegou a procurar o Chico Landi para ir com ele, mas esse não aceitou porque gostava de monoposto?!), e o Karl Kling, também, pilotou sozinho a MB, com o #701. O Jenkinson fez uma maquininha com todas as anotações de navegação (eram dois rolinhos com as informações). A MB # 704 era ocupado pela dupla Hans Herrmann e Hermann Eger (chamado pela dupla inglesa de "HH"). A Mille Miglia de 53 a 57 foi, também, uma prova do WSCC (World Sports Car Championship).


http://www.progcovers.com/motor/millemiglia550501.jpg

Os campeões da Mille Miglia

  • 1957 : Piero Taruffi - Ferrari
    • Charlie Lohmander/Harald Kronegård - Saab 93 (Turismo Preparato 750cc)
  • 1956 : Eugenio Castellotti - Ferrari 290 MM Spider Scaglietti
  • 1955 : Stirling Moss / Denis Jenkinson - Mercedes-Benz 300SLR
  • 1954 : Alberto Ascari - Lancia D24 Spider, Economy class: Isetta
  • 1953 : Giannino Marzotto / Marco Crosara - Ferrari 340 M.M. Spider Vignale
  • 1952 : Giovanni Bracco / Alfonso Rolfo - Ferrari 250 S Berlinetta Vignale
  • 1951 : Luigi Villoresi / Pasquale Cassani - Ferrari 340 America Berlinetta Vignale
  • 1950 : Giannino Marzotto / Marco Crosara - Ferrari 166/195
  • 1949 : Clemente Biondetti / Ettore Salani - Ferrari 166 MM Barchetta Touring
  • 1948 : Clemente Biondetti / Giuseppe Navone - Ferrari 166 S Coupe Allemano
  • 1947 : Clemente Biondetti / Giuseppe Navone - Alfa Romeo 8C 2900 B Berlinetta Touring
  • 1941-46: II Guerra Mundial - sem provas.
  • 1940 : Huschke von Hanstein / Walter Baumer - BMW 328 Berlinetta Touring
  • 1939 : Sem prova.
  • 1938 : Clemente Biondetti / Aldo Stefani - Alfa Romeo 8C 2900B Spider M.M. Touring
  • 1937 : Carlo Maria Pintacuda / Paride Mambelli - Alfa Romeo 8C 2900A
  • 1936 : Antonio Brivio / Carlo Ongaro - Alfa Romeo 8C 2900A
  • 1935 : Carlo Maria Pintacuda / Alessandro Della Stufa - Alfa Romeo 2900 Tipo B
  • 1934 : Achille Varzi / Amadeo Bignami - Alfa Romeo 8C 2600 Monza Spider Brianza
  • 1933 : Tazio Nuvolari / Achille Compagnoni - Alfa Romeo 8C 2300 spider Zagato
  • 1932 : Baconin Borzacchini / Amadeo Bignami - Alfa Romeo 8C 2300 Spider Touring
  • 1931 : Rudolf Caracciola / Wilhelm Sebastian - Mercedes-Benz SSK
  • 1930 : Tazio Nuvolari / Battista Guidotti - Alfa Romeo 6C 1750 GS spider Zagato
  • 1929 : Giuseppe Campari / Giulio Ramponi - Alfa Romeo 6C 1750 SS spider Zagato
  • 1928 : Giuseppe Campari / Giulio Ramponi - Alfa Romeo 6C 1500 Sport Spider Zagato
  • 1927 : Ferdinando Minoia / Giuseppe Morandi - OM 665 S
http://www.forocompeticion.com/galeria/albums/userpics/10022/1955millemiglia_mossmercedes300slrmillejt6.jpg

Resultados Gerais (5 MB, 2 Ferrari, 3 Maserati, 1 Porsche e 1 Austin-Healey) - 1955
521 largaram e 281 chegaram

1 - S. Moss e D. Jenkinson (Mercedes-Benz 300SLR) - 10:07:48 - recorde 157.650kph
2- J.M. Fangio (Mercedes-Benz 300SLR) - 10:39:33
3- U. Maglioli e G. Monteferrario (Ferrari 3.7litros) - 10:52:47
4- F. Giardini (Maserati 2litros) - 11:15:32
5- J. Fitch e K. Gessi (Mercedes-Benz 300SL) - 11:29:21
6- S. Doghinolfi (Ferrari 3.7litros) - 11:33:27
7- O. Gendebien e M. Washer (Mercedes-Benz 300SL) - 11:36:00
8- W. Seidel e H. Glockler (Porsche 550) - 12:08:17
9- L. Bellucci (Maserati 2litros) - 12:09:10
10- S. Casella (Mercedes-Benz 300SL) - 12:11:15
11- G.E. Abecassis (Austin-Healey 100S) - 12:21:43
12- S. Sbraci (Maserati 2litros) - 12:24:31

Categoria Diesel (banho da MB)
1- Retter e Larcher (Mercedes-Benz)
2- Reinhart e Wisnewski (Mercedes-Benz)
3- Masera e Cardinali (Mercedes-Benz)

Touring Especial 750cc 1- Galtier e Michy (Renault 1.063) - 14:44:58
2- Rédélé e Pons (Renault 1.063) - 15:01:43
3- Gesmier e Queffeleant (Renault) - 15:58:35

Standard Touring 1.100cc
1- Morolli (Fiat 1.100) - 14:14:43
2- Quinto e Rolfo (Fiat 1.100) - 14:53:57
3- Cerrone e Zoppetti (Fiat 1.100) - 14:47:41

Sports 750cc
1- Storez (D.B. Panhard) - 13:21:05
2- Auricchio (Stanguellini) - 13:55:22
3- Navarro (Panhard) - 13:58:01

Touring 1.300cc
1- Nardini e Berton (Fiat 1.100) - 13:48:12
2- Villotti (Fiat 1.100) - 13:58:12
3- Guiraud e Abaud (Peugeot 203) - 14:09:04

Gran Turismo 1.100cc
1- Viola (Fiat 1.100) - 14:32:50
2- Tiozzo e Poggi (Fiat 1.100) - 14:54:27
3- Kerschbaumer e Peristi (Fiat 1.100) - 15:38:40

Gran Turismo 1.300cc
1- Von Frankenberg e Obermdorff (Porsche) - 12:58:39
2- Von Trips (Porsche) - 13:02:55
3- Buticchi (Alfa-Romeo) - 13:17:18

G.P. Nuvolari (o carro mais rápido entre Cremona-Mantova-Brescia 134kms)
S. Moss e D. Jenkinson - Mercedes-Benz 300SLR - 39:54 - 198.496kph

Special Touring (acima de 1.300cc)
1- Cestelli e Musso (Alfa-Romeo 1.900) - 13:14:05
2- Sala e Vigliani (Alfa-Romeo 1.900) - 13:14:57
3- Stern e Barbery (Alfa-Romeo 1.900) - 13:15:51

Gran Turismo (acima de 1.300cc)
1- Fitch e Gessi (Mercedes-Benz 300SL) - 11:29:21
2- Gendebien e Washer (Mercedes-Benz 300SL) - 11:36:00
3- Casella (Mercedes-Benz 300SL) - 12:11:15

Sports 1.100cc 1- Bourillot (Osca) - 13:01:21
2- Colantoni e Foglia (Osca) - 13:12:27
3- Noblie e Bettiol (Osca) - 13:18:38

Sports 1.500cc
1- Seidel e Glockler (Porsche 550) - 12:08:17
2- Descollanges e Nicol (Osca) - 12:29:56
3- Lautenschlager e Scholl (Porsche 55o) - 12:59:52

Sports 2.000cc
1- Giardini (Maserati A6G) - 11:15:32
2- Bellucci (Maserati A6G) - 12:09:10
3- Sbraci (Maserati A6G) - 12:24:31

Sports (acima de 2.000cc)
1- Moss e Jenkinson (Mercedes-Benz 300SLR) - 10:07:48
2- Fangio (Mercedes-Benz 300SLR) - 10:39:33
3- Maglioli e Monteferrario (Ferrari 3.7) - 10:52:47

Meus destaques (além do 300SLR pilotado pelo Moss)

# 658 Mercedes-Benz 300SLR - Fangio
# 608 Triumph TR2 - Marguiraz e Hugeunin (dupla belga)
# 3 Isota (nossa Romi-Iseta) - M. Cipolla
# 712 Austin-Healey 100S - Donald Healey e Cashmore
# 611 Triumph TR2 - Brooke e Lampe
# 705 Ferrari 118 LM - Maglioni e Monteferrario
# 621 Maserati A6GCS - Francesco Giardini
# 417 Mercedes-Benz 300SL (fechada) - Fitch e Kurt
# 205 Fiat 1100 TV Pinifarina - F. Viola
# 354 Porsche 1300 Super - Von Frankenberg e Oberndorff
# 244 Porsche 1500 Super - R. Günzler
# 501 Fiat 8V Zagato (a mais bela Fiat) - dos irmãos Leto di Priolo
# 021 DB HBR 750cc de Claude Storez
# 518 OSCA Mt4 2AD - Claude Bourillot
# 541 Porsche 550 Wolfgang Seidel e Helm Glöckler
# 700 Austin Healey 100S - George Abbecassis
# 04 Mercedes-Benz 180D - Terrer e Larcher
# 118 Fiat 11oo/103 TV - Mandrini e Bertossi
# 93 Alpine Renault - Galtier e Michy
# 334 Alfa-Romeo 1900Ti - Cestelli Guidi e Giuseppe Musso
# 5 Citroën 2CV de G. Seibert
# 27 Fiat 500 - Soldaini e Giannotti
# 056 DKW Sonder e Klasse
# 129 Peugeot 203 - Guiraud
# 331 Mercedes-Benz 220 - Zedlitz e Diemer
# 318 Borgward Isabella - Cagli e Vanti
# 614 Fiat Zagato 8V Farnco Cortese e Stazzi
# 336 Alfa-Romeo 1900Ti - Stern e Barbery
# 554 Gordini T.15S - Thirion-Washer


Fotos Históricas da Mille Miglia de 1955
Dupla vencedora e do Fangio (segundo lugar)

Stirling Moss, Juan Manuel Fangio, 1955, 470150

Stirling Moss

Stirling Moss in practice at Hockenheim 1955

A imagem “http://p3.focus.de/img/gen/x/P/HBxPiwYn_Pxgen_r_467xA.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Mille Miglia 1955 Stirling Moss

A imagem “http://www.sportseventstravel.co.uk/motorsport/mille_miglia_1955_stirling_moss.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Stirling Moss - Mille Miglia 1955

A imagem “http://www.automovilsport.com.ar/historia/milmillas1955/mm_1955_8.jpg” contém erros e não pode ser exibida.















Fotos Atuais
(MB 300SLR restaurada)

Sir Stirling Moss

The restored 1955 Mercedes-Benz 300 SLR used in the 1955 Mille Miglia

Image - lagsec02.jpg

http://www.motor-klick.de/images/Verschiedene/Mercedes%20300%20SLR.jpg

Sir Stirling Moss  behind the wheel of the historic Mercedes-Benz 300 SLR

Mercedes-Benz 300 SLR

1955 Mercedes Benz 300 SLR Mille Miglia #722 diecast model car 1:18 scale die cast by Maisto

Engine of a Mercedes-Benz 300 SLR

Arte

Mercedes-Benz advertisement from 1955
Propaganda da MB em setembro de 1955

A imagem “http://themotorsportgallery.co.uk/bfmille-miglia1955-500.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Mille Miglia 1955, Stirling Moss, Denis Jenkinson, Mercedes 300SLR, Nicholas Watts



   JUAN MANUEL FANGIO       MILLE MIGLIA 1955                 Roma Oil on canvas illustration board           1.10 x 0.90 mts.



A imagem “http://www.racingarchives.org/images/itemsforsale/gotschke-s.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

A imagem “http://www.braunsculptor.com/db5/00457/braunsculptor.com/_uimages/airborne_r112KBj.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Eu só vou mostrar um modelo
(mas é um baita modelo)

U$ 270 na http://www.legacydiecast.com/xq/asp/id.CMC066/qx/review.htm
























Filminhos


História


Passado e Presente


Moss



1955




Nenhum comentário: