Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

26.10.08

Classic Destination - Retro Course

Eu quero ir para lá...

Querer não é poder, eu sei! But... se você fizer uma forcinha, dá para ir para lá. Lá para onde? Tem lugares fantásticos, que todo apaixonado por carros esportivos e por corridas/rallyes gostariam de ver de perto. Filme então... influencia sobremaneira a "vontade". Esses filmes chegavam ao Brasil, nos anos 60/70 com um atraso de um ano a um ano e meio depois do lançamento. Vide filmes "influenciadores" como o Grand Prix e Um Homem e uma Mulher (ambos de 1966); Bullitti (1968 com o Ford Mustang Boss, perseguindo o Charger RT dos vilões - pela Lombard Street - San Francisco); Italian Job (1969 com os fantásticos Minis, saltando no teto da fábrica da FIAT); Le Mans (1970) e Rendezvous (1976, com a corrida louca e urbana da Ferrari 275); e por ai vai.


Phil Hill correu com um McLaren equipado com câmara em Spa

http://spc.fotologs.net/photo/60/6/16/landspeed/1210746019_f.jpg
Notem o GT40 cortado para as filmagens... que dó.

Vou contar uma experiência minha: Eu tinha no meu quarto inúmeras fotos de carros de corrida e de rallye, tiradas da Revista 4 Rodas e de outras revistas importadas, fotos essas "coladas" em duas paredes e nas portas externas e internas dos armários. Em março de 1968 falsifiquei uma carteirinha para poder assistir o filme Grand Prix (que havia sido lançado em dezambro de 66), com o James Garner (Pete Aron) e o Yves Montand (Jean-Pierre Sarti), além de inúmeros pilotos da época, como o Phil Hill (que treinou o Garner em carros monopostos), Graham Hill, Juan-Manuel Fangio, Jim Clark, Jochen Rindt, Jack Brabham, Richie Ginther e Bruce McLaren (assistindo hoje não tem muita graça, mas na época havia uma novidade - câmera a bordo - apesar de não se tratar de carros de F1 mas de F3 maquiados em F1). Esse foi um filme impactante que era filmado em vários autódromos (mas, ficou gravado o circuito de Monaco).

Grand Prix - Tema de abertura com cenas do filme

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O outro filme impactante foi Le Mans. Nossa.

Le Mans - Primeira volta no início do filme

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O filme 24 Horas de Le Mans foi lançado no Brasil em 1972, e em 1973 fiz minha primeira viagem para a Europa. Tirando algumas curiosidades que eu tinha, como ver múmia no Museu Britânico, subir na Torre Eifel, etc - eu tinha um sonho: ir até Le Mans e a Monaco e percorrer as ruas de carro e a pé (tudo isso por causa dos filmes). Le Mans é capital do departamento de Sarthe (aliás, esse circuito era chamado de Sarthe), na região administrativa de Pays de la Loire, às margens do rio Sarthe. Peguei um trem em Paris e pouco mais de uma hora, estava em Le Mans. Peguei um taxi e refiz o trajeto (no filme) feito pelo Steve McQueen (na verdade para quem estiver em Paris e quiser ir de carro, basta pegar o Boulevard Périphérique, depois siga em direção a Orly-Lyon Porte d'Italie quai d'Ivry Périphérique Intérieur; continue pela A6b em direção a Orly Evry Bordeaux Lyon Rungis Nantes; entre na A6a em direção a Orly Lyon Evry; entre na A10 em direção a Bordeaux Nantes Étampes Palaiseau Massy Longjumeau; depois pegue a direção de Etampes Orléans, continue na A11 / E50 / Ablis, Chartres, Le Mans, Rennes; pegue a A28 / Le Mans Z.I. Sud, Le Mans Centre, Tours (esse é aquele trajeto feito pelo Paul com seu Porsche 911); saia pela saída de número 23 / Le Mans Centre, Le Mans Z.I. Sud; depois saia pela saída N23 : Pronto - "Circuit des 24 Heures".

Foi uma emoção para um cara de 20 anos. Parei o taxi naquele guard-rail, onde houve o acidente no filme e fiquei sentindo o clima. Depois, dei 3 voltas no circuito todo (gastei uma grana de taxi, mas valeu a pena). Fiz a mesma coisa em Monaco (dei na verdade 5 voltas no circuito, com exceção das ruas que ficam no sentido contrário). Para lembrar o Italian Job, nesta mesma viagem subi o Stelvio Pass, mas não estive na fábrica velha da FIAT (aliás, nunca estive lá). Se me peguntarem hoje: valeu aquilo tudo que fiz, saindo de uma excursão e gastando o pouco que tinha? É claro que valeu. E hoje vale mais a pena, porque, podemos alugar carros clássicos ou fazer provas de rallye de regularidade na modalidade retro course, nestes pontos de interesse (isso sem contar de ir a museus, a pistas e a provas históricas). Isso é tanto verdade que a Classic Cars de novembro, traz um livreto sobre 201 classic destinations.

Posso dar algumas dicas, aliás, já divulgadas neste blog em anos passados.

Reino Unido
Certamente em setembro assistir as corridas em Goodwood e fazer compras em Beaulieu, além de visitar o National Museum, com 250 carros famosos (www.beaulieu.co.uk) e o Tank Museum em Bovington - Dorset (www.tankmuseum.org) é uma meta a ser feita antes da sua morte. Visitar o Red Room do Haynes International Motor Museum (www.haynesmotormuseum.com), com seus 50 carros esportivos vermelhos (o museu tem 340 carros), em Somerset é necessário. O Museu de Brooklands, em Weybridge - Surrey, não é lá grande coisa, mas tem o que sobrou da pista e o famoso Napier Railton (www.brooklandsmuseum.com).

O Coventry Transport Museum tem muito onibus e caminhão (240 unidades), mas o que é interessante neste museu são as 100 motos (www.transport-museum.com) - mas, para quem gosta dos Big Cats (lá tem 120 unidades), há o Jaguar Daimler Heritage Trust em Allesley - Conventry (www.jdht.com), á tem jags famosos de rallye, inclusive um XK120 de 4 lugares, usado em 4 rallyes. Vale a pena uma visita no Donington Park em dias de corrida de carros históricos e consequentemente, o Donington Grand Prix Collection (Castle Domington - Derby). Para quem gosta de rallye, dê uma passada no Heritage Motor Centre para visitar os Minis vencedores de Monte Carlo (Banbury Road, Gaydon, Warwickshire - www.heritage-motor-centre.co.uk). Para quem gosta de moto, vale a pena percorrer as ruas da Isle of Mann TT Course (aliás, lá em junho tem o Manx Classic).

Vale a pena visitar 3 fábricas ainda importantes - a Bentley (www.bentleymotors.com), a Rolls Royce (www.rolls-royce.com) e Morgan (www.morgan-motor.co.uk). Pode-se agendar visitas monitoradas nas 3 empresas. Eu ainda acho bem legal a visita a Morgan Motor Co. em Malvern Link, Sorcestershire (uma fábrica rodeada por campos esportivos). Vale o passeio e andar de Morgan.

Hotel famoso para ficar: Sem dúvida o Lands End Hotel (www.landsendhotel.co.uk) na Inglaterra (onde terminou o primeiro rallye e inúmeros outros desde da década de 20), e o Metropole Hotel no País de Gales (www.metropole.co.uk), sede de quase todos os rallyes em Wales. Quem ficar no The Porthminster (www.porthminster-hotel.co.uk), em Cornwall (de frente da praia), você aluga desde MGB Roadster a Jaguar E-Type (Austin-Healey 3000 e 100-six e Aston Martin DB6), com 10% de desconto. O dono do Througham Fields Cottage, em Bisley, Stoud - Gloucestershire (www.fieldcottage.co.uk), adora carros clássicos (ele tem um Triumph TR4 e uma Lotus Elan). O The Well House, em St. Keyne, Liskeard, também aluga carros clássicos em parceria com a Cornwall Classic Car Hire (www.cornwallclassiccarhire.co.uk).

Mais especificamente o aluguel de carros clássicos no Reino Unido, temos a Caledonian Classics (www.caledonianclassic.co.uk), Classic Touring (www.classic-touring.co.uk), The Grand Touring Club UK (www.grandtouringclub.co.uk), Great Escape Classic Car Hire (www.greatescapecars.co.uk), Motorparty (www.classic-vintage-car-rental.com), Snail Trail (www.snailtrail.co.uk), Summer Wine Classic Car Hire Ltd (www.summerwineclassics.co.uk) e Vanilla Splits (www.vanillasplits.com), Vintage Classics (www.vintage-classics.co.uk). A Classic Travelling reune projetos para grupos e para você isoladamente alugar um carro - experimente: www.classictravelling.com.

França
Em território frances há coisas interessantes, como a ida a Le Mans não só na pista, como no Musée Automobile de la Sarthe (www.museeauto24h.sarthe.com) - lá tem 150 carros, sendo 40 carros históricos ganhadores e participantes de corridas fenomenais, como FordGT40, Porsche 917, dentre outros. Um museu pouco visitado pelos brasileiros é o Manoir de L'Automobile Loheac (www.manoir-automobile.fr), perto de Rennes (depois de Le Mans). Lá tem 400 carros e quase todos os Alpines-Renaults históricos. A Schlumpf Collection (National Automobile Museum), tem 437 carros e inúmeras Bugattis que você nunca viu (www.collection-schlumpf.com). Pista de Reims e de Monaco (no Principado de Monte Carlo), valem a pena a visita - no último caso, se faz necessário passar por Monaco.

Aluguel de carro vamos de Classic Route (www.the-classic-route.com), Joffreny Classic Car Tours (www.joffrenytours.com) e Moto Provencale (www.motoprovencale.com).


Um momento você tem que experimentar: ir de carona num F1 no Circuito de Le Mans (Maison Blanche) - são duas voltas por 220 Euros ou 3 voltas por 340 Euros. Bom, você pode ir num GT (geralmente um Audi) - 2 voltas por 95 Euros. Outros autódromos tem esse tipo de evento - eu já postei um artigo com a lista dos autódromos que dispõe deste serviço.

Itália
Na bota não deixe de ir ao Coliseu - alguns dizem que o Coliseu foi autódromo de Biga (apesar das corridas ocorrerem no hipódromo de Olimpia). Na sobra de tempo, visite a Alfa Romeo Automobilismo Storico, em Arese, Lombardia, com mais de 100 carros. Galleria Ferrari (Via Dino Ferrari, 43 Maranello), Ferruccio Lamborghini Museum (Via Statale 342, Dosso - Ferrara - www.museolamborghini.it) - tem perto de 400 GTs e uma imensa coleção de memorabilia - não confunda com a Lamborghini Museum (Centro Eccellenza) - Automobili Lamborghini Spa (Via Modena 12, Sant'Agata, Bolognese - próximo de Bolonha - www.lamborghini.com) - neste museu, tem apenas os melhores carros, inclusive o Prototipo 00001.

Para passear por lá, tem muitos lugares onde se realizaram os rallyes famosos italianos, como o Brenner Pass (1.370mts), entre Itália e Austria (Gries e Campo di Trens - E45/A22/A13). O trajeto da antiga Traga Florio na Sicilia (SS120 e SS113). Parte da Mille Miglia (Passo de Raticosa e Futa, entre Florença e Bolonha). Entre Suíça e Itália experimente o Passo de St. Gotthard (A9/E35) - nos Alpes suíços tem o Passo de San Bernardino, com climbs a 2.065mts e... o famoso... Passo de Stelvio, com suas 60 hairpins a 2.757mts - a segunda estrada mais alta da Europa, ligando Itália a Suíça.

Alemanha
Antes de tomar muito chopp, vá ao Museu da Mercedes, em Stuttgart (quando eu trabalhava na Daimler-Benz eu conheci o museu antigo - o novo foi inaugurado agora em 2006, aliás, todo o final da tarde eu ia ao museu, e no galpão atrás dele, onde ficava os carros de corrida e rallye, que eram emprestados a corredores para provas históricas) - www.museum-mercedes-benz.com. Ali perto visite o Porsche Museum - tem 20 históricos Porsches (ainda em Stuttgart, tem o Gottlieb Daimler Memorial). Em Munique, vá ao BMW Museum (www.bmw-museum.com), que abriu as portas do museu novo em junho deste ano. Mas o mais legal é pilotar qualquer carro durante a semana no circuito de Nürburgring (www.nurburgring.de) - você paga hoje 21 Euros (eu já paguei 15 Euros a 5 anos atrás - inflacionou) - pagando, você dá uma volta de 14 milhas, depois, entra nos boxs novamente, paga - a cancela abre e mais uma volta no inferno verde, como era chamado o circuito antigo.

Claro que para quem gosta dos EUA, tem a Rota 66 (1.400 milhas), o circuito de Laguna Seca na Califórnia. O circuito famoso por abrigar carros esportivos ingleses: Watkins Glen (old course 6.6 milhas). Ou subir o Pike's Peak no Colorado (www.pikespeakcolorado.com) - são 12.42 milhas de hillclimb.

Un Homme et une Femme - 1966 - 9:11

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http://atlasf1.autosport.com/99/mon/movie.jpg
Grand Prix - 1966 - Monaco

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http://www.cyber-cinema.com/reprint/grand_prix801520.jpg
Grand Prix - 1966 - Spa-Ferancorchamps - 7:50

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http://www.avclub.com/content/files/images/grand-prix.jpg
Grand Prix - 1966 - Monza Oval - 9:47

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http://squirl.info/users/b/r/bbenzinger/images/2006/9/B0000AUHPB.01.LZZZZZZZ_9654.jpg
The Italian Job - 1969 - Trailer

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http://www.drivepast.com/posters/main/IMG_4701.jpg
Le Mans - 1970 - Trailer - 1:40

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http://www.grandprix-originals.com/shop/images/smq_gallery/leMans_02.jpg
Le Mans - 1970 - Cameras - 0:44

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http://www.technofile.com/images/bullitt.jpg
Bullitt - Perseguição - 1968 - 9:28

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http://www.classicdriver.com/upload/images/_uk/11501/img01.jpg
C'etait un Rendezvous (Ferrari 275) - 1976

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Luis Cezar

Um comentário:

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