Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

3.5.09

Lancia Aprilia

Lancia Aprilia
A Mutante
Lancia Aprilia
Nos anos 30 um lançamento de um carro chamou a atenção de todos, era a Lancia Aprilia, que tinha um desenho diferente e trazia um motor de grande elasticidade. Foi um dos carros que teve inúmeras carrocerias, feitas por carroceiros famosos da época (que perduram até hoje). O Lancia ApriliaDNA dos grandes carros esportivos da Lancia, devem muito à genética imposta a partir do modelo Aprilia. A Aprilia foi desenhada na Politécnica de Turim, que utilizou o seu famoso túnel de vento para criá-lo, obtendo um coeficiente de 0.47 (deve ser muito bom, pois, quando comenta-se com um engenheiro, que um carro dos anos 30 atingia esse coeficiente, eles ficam sempre admirados). Essa aerodinamica era impulsionada por um motor de 4 cilindros em V, de 1.352cc que produzia 47bhp. Em 1939, veio a segunda série da Aprilia, introduzindo um novo motor de 1.486cc, gerando 48bhp (não mudava muita coisa, apenas no painel o modelo Lusso trazia um conjunto de instrumentos mais completo).


Vincenzo Lancia

"Seu Vicenzo Lancia"


A Lancia Aprilia teve a mão direta do Vicenzo Lancia, ou seja é um puro sangue e deixou com essa atitude um legado inesquecível. Teve como piloto tanto em rallye como em pista, o seu filho Gianni (depois da morte do pai, ele deu andamento ao projeto da Aprilia). Aliás, o Gianni que assumira a fábrica antes da Segunda Guerra Mundial, logo após esse evento, contratou o ex-Alfa Romeo designer Vittorio Jano, para desenhar novos carros e redesenhar a Aprilia (vide o Lancia V6).

Lancia Aprilia

A produção continuou até 1949, com a feitura de 20.082 carros e 7.554 chassis, para serem colocados outras carrocerias (e que carrocerias) - todas essas unidades foram produzidas em Turim, contudo, um pequeno número (por volta de 700 - carros e chassis isolados), foram construídos na fábrica da Lancia em território francês. Muitos coachbuilders utilizaram os chassis da Lancia Aprilia, para criarem outros modelos de "Aprilia". A Pininfarina construiu tanto no chassis pequeno como no grande (fez saloons e cabriolets), além de ter feito o Aerodinamica de dois lugares. Outros carroceiros fizeram outras tantas carrocerias do Aprilia, como as Casas Ghia, Stabilimenti Farina, Ugo Zagato (1938), Viotti, Bertone (conversível), Vignale, (1949) Carrozzeria Touring (conversível e o Torpedo Militare), Luigi Pagani (Barchetta by Riva di Merate em 1946), Michelotti (fez um só) e Castagna (isso somente na Itália). Em outros países, também, a Aprilia foi montada por outros carroceiros.


Zagato пресъздаде Lancia Aprilia Sport


Lancia Aprilia Zagato Sport - renascimento da Aprilia - 150.000 Euros. Esse carro, originalmente, teve uma produção de apenas 3 unidades, fabricadas em 1938. É considerado pela própria Zagato, como um dos modelos mais importantes criados pela Casa Zagato e pelo seu criador Ugo Zagato - agora você pode ter.




Lancia ApriliaNo final dos anos 30 a Lancia Aprilia iniciou carreira no motorsport. Teve um considerado sucesso, com uma vitória na classe em 1938 no Rallye de Monte Carlo (ficaram na geral com Aprilias em oitavo G. Descollas e a Sra. Descollas e em nono lugar Lord Waleran, J. Snow e H. G. Bischop empatando com F. Cantoni e L. Agosti), e nas 24 Horas de Spa. Passada a Grande Guerra e com a volta do motorsport, ganha inúmeras corridas e rallyes, destacando-se a vitória na classe na Mille Miglia de 1947 e em 1951 (na prova de 1938 L. Villoresi e Forti, ganham na classe 1500cc a prova com 14hs 9mm e 25ss a 114.53kph de média. No ano seguinte, a Aprilia vence na classe 1500cc com D'Ambrisio e Guerini a 10hs 27mm 35ss numa média de 126.18kph. Ainda com uma Aprilia, em 1947 a primeira prova pós-guerra, Coda e Dana vencem na classe 1.100cc e Tullini e Rossi, vencem na classe 1500cc - ainda esse ano, na International Sports Category Meschi e Bianchi vencem na classe 2000cc.). Em 1937 havia uma Lancia Aprilia no rallye de Liège-Rome-Liège, inscrita como #38, com a dupla G. Rogier e M. Rousseau (um time francês); e um time oficial italiano com uma Aprilia de #31 com U. Massa e A. Brunetto - ficaram em quinto na geral. Nesta mesma prova em 38 haviam 3 times (#5 Gouvion e Thirion - Bélgica; #15 Massa e Brunetto - Itália; e #22 Franchi e Franchi - Itália) - nada de premiação. Em 1939 havia 5 times (#4 Massa e Varallo - Itália; #17 Richard e de Merkline - Bélgica; #30 Tonini e Colabattisti - Itália; #34 Bianchi e Santarelli - Itália; #40 A. Favini e F. Trevisan - Itália e #44 E. e van Kempen - Holanda) - #44 time holandês, ficou em décimo sétimo na classificação geral e o #17 time belga, ficou em décimo oitavo. Em 1950 (primeira corrida L-R-L pós-guerra), só havia uma Lancia Aprilia inscrita (entre 89 corredores): #14 Massa e Brunetto (Itália) - ficaram em nono (empatados com um time belga com um Citröen) e em quarto na classe de 1100cc a 1500cc. Em 1951 a Lancia que ficou em nono com Caramelli e Durando (time italiano), não era uma Aprilia. No Rallye dos Alpes, em 1938 em sexto fica uma Aprilia com Georges Claude e Pierre Clause (time francês) e em seguida fica um time inglês (com outra Aprilia), com a dupla Robin Richards e John Beacumont.


1949 Lancia Aprilia L
Lancia Aprilia L (Lungo) 49 (seguindo o "casal" na Vespa), no filme Roman Holiday de 1953


Participou de inúmeros filmes de forma ativa e passiva, além do povo italiano ter uma certa idolatria com tal modelo, que sequer é bonito, mas tem um carisma e um respeito que poucos tiveram.

1937 Lancia Aprilia
Lancia Aprilia 37 no filme Malèna de 2000

Lancia Aprilia
Lancia Aprilia Conversível, no filma Pigalle-Saint Germain des Près, de 1950

1937 Lancia Aprilia
Lancia Aprilia 37, no filme Cronaca di un Amore, de 1950

1937 Lancia Aprilia Berlina Speciale Pininfarina
Lancia Aprilia Berlina Speciale Pininfarina 37, no filme La Strada, de 1954

1947 Lancia Aprilia
Lancia Aprilia 47, no filme The Notorious Landlady de 1962

1948 Lancia Aprilia
Lancia Aprilia 48, no filme L'Uomo delle Stelle, de 1995

1939 Lancia Aprilia 1500 Bertone
Lancia Aprilia 1500 Bertone 39, no filme Mussolini: Ultimo Atto de 1974

1938 Lancia Aprilia Barchetta Superleggera Touring [39-3172]
Lancia Aprilia Brachetta Superleggera 38, no filme Ferrari (feito para a TV), de 2003

1937 Lancia Aprilia Convertibile
Lancia Aprilia conversível 37, no filme Der Stern von Santa Clara de 1958

Modelos Standard


http://www.aaesardegna.org/2003/2003_domusnovas_lanciaaprilia.jpg


Essa é a Lancia Aprilia ("tradicional") - montado pela Lancia em 37


http://www.oldtimerfahrt.de/archiv2000/grafik2000/10.jpg
Segunda Série 1939


1949

Lancia Aprilia Kattintson a kis képekre a teljes méretű fotókhoz! Click on the thumbnails for full size images!

Lancia Aprilia


Lancia Aprilia (1937)
Lancia Aprilia (1937)

LANCIA Aprilia por cienne45.

Lancia Aprilia - this may take a little while to download

Lancia Aprilia - this may take a little while to download

Lancia Aprilia
Lancia Aprilia Berlina 1938 Standard Saloon

Lancia Aprilia
Lancia Aprilia 1938

Lancia Aprilia

1940 Lancia Aprilia Trasformabile Convertible
1940 Lancia Aprilia Trasformabile Convertible


Montagens realizadas por outros

1947 Cisitalia 202
Lancia Aprilia Pininfarina Coupe - 1937

Lancia Aprilia Mille Miglia Ghia  Fvltop Red (1947)
Lancia Aprilia Mille Miglia Ghia (1947)

436.Lancia Aprilia, 1938

Pinifarina

Lancia Aprilia by Giovanni Michelotti construído pela Vignale (único carro feito - 1949)



Lancia Aprilia Cabriolet (1947)

http://www.fiatcoupehistory.com/Bilder%20komp/pi26.jpg
Lancia Aprilia Pininfarina Convertible - 1947

Carrozzeria Touring, Milano. Lancia Aprilia 1300 modello in esemplare unico trasformabile speciale.
Lancia Aprilia Touring

Zagato пресъздаде Lancia Aprilia Sport


http://www.gigivilloresi.it/img/auto/006.jpg

15 de agosto de 1938, Pescara - Villoresi pilotando uma Lancia Aprilia Zagato, na Targa Abruzzo.

http://www.lanciaflavia.it/archivio_carrozzieri/inc_file/zagato/arczag69.jpg

outra do Viloresi


http://www.autobild.de/ir_img/57416106_81b612c790.jpg
Lancia Aprilia Zagato

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9c/Lancia_Aprilia_Ghia.jpg
Lancia Aprilia Ghia Gran Sport - 1947

1946 Lancia Aprilia Pagani Barchetta Corsa Image
Lancia Aprilia Pagani Barchetta Corsa 1946

1946 Lancia Aprilia Riva Barchetta 21979

1946 Lancia Aprilia Riva Barchetta 21979

Carrozzeria Touring, Milano. Alfa Romeo 2500 SS e Lancia Aprilia 1500.
Alfa Romeo 2500 SS e Lancia Aprilia 1500 em 1954

437.Lancia Aprilia, 1938
1938

lancia sport compressore carrozzeria riva
lancia sport compressore carrozzeria riva

http://www.museodellauto.it/upload/PICT0143.jpg
Lancia Aprilia Bertone 1946

Lancia Aprilia Langenthal Convertible 1948

idem em branco

Lancia Aprilia 1300 Transformabile Speciale 1938

Lancia Aprilia
Lancia Aprilia Vignale 1949

Lancia Aprilia
Lancia Aprilia Vignale 1949 (outra variação)

http://www.restaurationautomobile.ch/images/Vehicules/nos%20restaurations/Aprilia%20Farina.JPG
Lancia Aprilia Farina Lusso

Lancia Aprilia bodied by Farina For Sale (1938)
Lancia Aprilia Farina 1938

Abaixo Lancia Aprilia Pininfarina Aerodinamica Coupés

http://8w.forix.com/marazza/am-mm38.jpg

Marazza na 26 Mille Miglia com sua Lancia Aprilia Aerodynamica Pinifarina

Lancia Aprilia, Aerodynamic Coupé by Pininfarina

Lancia Aprilia, Aerodynamic Coupé by Pininfarina

Lancia Aprilia, Aerodynamic Coupé by Pininfarina


Lancia Aprilia, Aerodynamic Coupé by Pininfarina

Lancia Aprilia, Aerodynamic Coupé by Pininfarina

http://www.fiatcoupehistory.com/Bilder%20komp/pi24.jpg

http://www.fiatcoupehistory.com/Bilder%20komp/pi25.jpg

Lancia Aprilia (abaixo outras carrocerias)

Lancia Aprilia, Aerodynamic Coupé by Boneschi (1937)

Lancia Aprilia, Cabriolet by Pininfarina (1938)

Lancia Aprilia, Cabriolet by Pininfarina (1946)

Lancia Aprilia, Coupé by Pininfarina (1948)

Lancia Aprilia, Cabriolet by Pininfarina (1948)

Lancia Aprilia, Spider Gran Sport by Ghia (1948)

Lancia Aprilia, Cabriolet by Pininfarina

Lancia Aprilia Militar

1938



Lancia "Aprilia Coloniale"

Arte

Lancia Aprilia (do Emir) usado pelo Tin-Tin


Modelo da Lancia do Tin-Tin

http://farm2.static.flickr.com/1313/1323410385_e008f5fdcb.jpg?v=0

http://www.carbodydesign.com/articles/2005-04-13-chassis-history/1937-aprilia-superleggera.jpg

Estrutura da carrozzeria Touring Superleggera - 1937

LANCIA - APRILIA TOURING N 28 TARGA ABRUZZO 1939 LILLIPUT - 1/43
Lancia Aprilia Touring Targa Abruzzo 1939 (modelo)


Lancia Aprilia Touring Stradale (modelo)


Lancia Aprilia Berlina Gassogeno 1939-1944 (modelo)


Lancia Aprilia Berlina Metano 1939-1948


Lancia Aprilia Razini 1949


Lancia Aprilia Zagato Panciona


Luis Cezar

Nenhum comentário: