Lancia Aprilia
A Mutante
Nos anos 30 um lançamento de um carro chamou a atenção de todos, era a Lancia Aprilia, que tinha um desenho diferente e trazia um motor de grande elasticidade. Foi um dos carros que teve inúmeras carrocerias, feitas por carroceiros famosos da época (que perduram até hoje). O DNA dos grandes carros esportivos da Lancia, devem muito à genética imposta a partir do modelo Aprilia. A Aprilia foi desenhada na Politécnica de Turim, que utilizou o seu famoso túnel de vento para criá-lo, obtendo um coeficiente de 0.47 (deve ser muito bom, pois, quando comenta-se com um engenheiro, que um carro dos anos 30 atingia esse coeficiente, eles ficam sempre admirados). Essa aerodinamica era impulsionada por um motor de 4 cilindros em V, de 1.352cc que produzia 47bhp. Em 1939, veio a segunda série da Aprilia, introduzindo um novo motor de 1.486cc, gerando 48bhp (não mudava muita coisa, apenas no painel o modelo Lusso trazia um conjunto de instrumentos mais completo).
"Seu Vicenzo Lancia"
A Lancia Aprilia teve a mão direta do Vicenzo Lancia, ou seja é um puro sangue e deixou com essa atitude um legado inesquecível. Teve como piloto tanto em rallye como em pista, o seu filho Gianni (depois da morte do pai, ele deu andamento ao projeto da Aprilia). Aliás, o Gianni que assumira a fábrica antes da Segunda Guerra Mundial, logo após esse evento, contratou o ex-Alfa Romeo designer Vittorio Jano, para desenhar novos carros e redesenhar a Aprilia (vide o Lancia V6).
A produção continuou até 1949, com a feitura de 20.082 carros e 7.554 chassis, para serem colocados outras carrocerias (e que carrocerias) - todas essas unidades foram produzidas em Turim, contudo, um pequeno número (por volta de 700 - carros e chassis isolados), foram construídos na fábrica da Lancia em território francês. Muitos coachbuilders utilizaram os chassis da Lancia Aprilia, para criarem outros modelos de "Aprilia". A Pininfarina construiu tanto no chassis pequeno como no grande (fez saloons e cabriolets), além de ter feito o Aerodinamica de dois lugares. Outros carroceiros fizeram outras tantas carrocerias do Aprilia, como as Casas Ghia, Stabilimenti Farina, Ugo Zagato (1938), Viotti, Bertone (conversível), Vignale, (1949) Carrozzeria Touring (conversível e o Torpedo Militare), Luigi Pagani (Barchetta by Riva di Merate em 1946), Michelotti (fez um só) e Castagna (isso somente na Itália). Em outros países, também, a Aprilia foi montada por outros carroceiros.
Lancia Aprilia Zagato Sport - renascimento da Aprilia - 150.000 Euros. Esse carro, originalmente, teve uma produção de apenas 3 unidades, fabricadas em 1938. É considerado pela própria Zagato, como um dos modelos mais importantes criados pela Casa Zagato e pelo seu criador Ugo Zagato - agora você pode ter.
No final dos anos 30 a Lancia Aprilia iniciou carreira no motorsport. Teve um considerado sucesso, com uma vitória na classe em 1938 no Rallye de Monte Carlo (ficaram na geral com Aprilias em oitavo G. Descollas e a Sra. Descollas e em nono lugar Lord Waleran, J. Snow e H. G. Bischop empatando com F. Cantoni e L. Agosti), e nas 24 Horas de Spa. Passada a Grande Guerra e com a volta do motorsport, ganha inúmeras corridas e rallyes, destacando-se a vitória na classe na Mille Miglia de 1947 e em 1951 (na prova de 1938 L. Villoresi e Forti, ganham na classe 1500cc a prova com 14hs 9mm e 25ss a 114.53kph de média. No ano seguinte, a Aprilia vence na classe 1500cc com D'Ambrisio e Guerini a 10hs 27mm 35ss numa média de 126.18kph. Ainda com uma Aprilia, em 1947 a primeira prova pós-guerra, Coda e Dana vencem na classe 1.100cc e Tullini e Rossi, vencem na classe 1500cc - ainda esse ano, na International Sports Category Meschi e Bianchi vencem na classe 2000cc.). Em 1937 havia uma Lancia Aprilia no rallye de Liège-Rome-Liège, inscrita como #38, com a dupla G. Rogier e M. Rousseau (um time francês); e um time oficial italiano com uma Aprilia de #31 com U. Massa e A. Brunetto - ficaram em quinto na geral. Nesta mesma prova em 38 haviam 3 times (#5 Gouvion e Thirion - Bélgica; #15 Massa e Brunetto - Itália; e #22 Franchi e Franchi - Itália) - nada de premiação. Em 1939 havia 5 times (#4 Massa e Varallo - Itália; #17 Richard e de Merkline - Bélgica; #30 Tonini e Colabattisti - Itália; #34 Bianchi e Santarelli - Itália; #40 A. Favini e F. Trevisan - Itália e #44 E. e van Kempen - Holanda) - #44 time holandês, ficou em décimo sétimo na classificação geral e o #17 time belga, ficou em décimo oitavo. Em 1950 (primeira corrida L-R-L pós-guerra), só havia uma Lancia Aprilia inscrita (entre 89 corredores): #14 Massa e Brunetto (Itália) - ficaram em nono (empatados com um time belga com um Citröen) e em quarto na classe de 1100cc a 1500cc. Em 1951 a Lancia que ficou em nono com Caramelli e Durando (time italiano), não era uma Aprilia. No Rallye dos Alpes, em 1938 em sexto fica uma Aprilia com Georges Claude e Pierre Clause (time francês) e em seguida fica um time inglês (com outra Aprilia), com a dupla Robin Richards e John Beacumont.
Lancia Aprilia L (Lungo) 49 (seguindo o "casal" na Vespa), no filme Roman Holiday de 1953
Participou de inúmeros filmes de forma ativa e passiva, além do povo italiano ter uma certa idolatria com tal modelo, que sequer é bonito, mas tem um carisma e um respeito que poucos tiveram.
Lancia Aprilia 37 no filme Malèna de 2000
Lancia Aprilia Conversível, no filma Pigalle-Saint Germain des Près, de 1950
Lancia Aprilia 37, no filme Cronaca di un Amore, de 1950
Lancia Aprilia Berlina Speciale Pininfarina 37, no filme La Strada, de 1954
Lancia Aprilia 47, no filme The Notorious Landlady de 1962
Lancia Aprilia 48, no filme L'Uomo delle Stelle, de 1995
Lancia Aprilia 1500 Bertone 39, no filme Mussolini: Ultimo Atto de 1974
Lancia Aprilia Brachetta Superleggera 38, no filme Ferrari (feito para a TV), de 2003
Lancia Aprilia conversível 37, no filme Der Stern von Santa Clara de 1958
Modelos Standard
Essa é a Lancia Aprilia ("tradicional") - montado pela Lancia em 37
Segunda Série 1939
1949
Lancia Aprilia (1937)
Lancia Aprilia Berlina 1938 Standard Saloon
Lancia Aprilia 1938
1940 Lancia Aprilia Trasformabile Convertible
Montagens realizadas por outrosLancia Aprilia Pininfarina Coupe - 1937
Lancia Aprilia Mille Miglia Ghia (1947)
Pinifarina
Lancia Aprilia by Giovanni Michelotti construído pela Vignale (único carro feito - 1949)
Lancia Aprilia Cabriolet (1947)
Lancia Aprilia Pininfarina Convertible - 1947
Lancia Aprilia Touring
15 de agosto de 1938, Pescara - Villoresi pilotando uma Lancia Aprilia Zagato, na Targa Abruzzo.
outra do Viloresi
Lancia Aprilia Zagato
Lancia Aprilia Ghia Gran Sport - 1947
Lancia Aprilia Pagani Barchetta Corsa 1946
Alfa Romeo 2500 SS e Lancia Aprilia 1500 em 1954
1938
lancia sport compressore carrozzeria riva
Lancia Aprilia Bertone 1946
Lancia Aprilia Langenthal Convertible 1948
idem em branco
Lancia Aprilia 1300 Transformabile Speciale 1938
Lancia Aprilia Vignale 1949
Lancia Aprilia Vignale 1949 (outra variação)
Lancia Aprilia Farina Lusso
Lancia Aprilia Farina 1938
Abaixo Lancia Aprilia Pininfarina Aerodinamica Coupés Marazza na 26 Mille Miglia com sua Lancia Aprilia Aerodynamica Pinifarina
Lancia Aprilia (abaixo outras carrocerias)
Lancia Aprilia Militar
1938
Arte Lancia Aprilia (do Emir) usado pelo Tin-Tin
Modelo da Lancia do Tin-Tin
Estrutura da carrozzeria Touring Superleggera - 1937
Lancia Aprilia Touring Targa Abruzzo 1939 (modelo)
Lancia Aprilia Touring Stradale (modelo)
Lancia Aprilia Berlina Gassogeno 1939-1944 (modelo)
Lancia Aprilia Berlina Metano 1939-1948Lancia Aprilia Razini 1949
Lancia Aprilia Zagato Panciona
Luis Cezar
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