Martini Race Team
Quem gosta do tema, reconhece logo: Gulf Team - qual o carro famoso azul? Fácil. Qual a motocicleta famosa da Lucky Strike - com aquele circulo vermelho? Fácil. Qual o F1 famoso da John Player Special - o caixão com alças douradas? Fácil. Qual o carro, a moto, o barco, o avião, o carro de endurance, o carro de F1 famosos da Martini - Há inúmeros. Isso ai, foi o maior patrocinador no motorsport, basta lembrar as Lancias e os Porsches, além de lembrar alguns dos pilotos contratados pela Martini Racing, tais como: José Carlos Pace, Michele Alboreto, Markku Alen, Chris Amon, Mario Andretti, Derek Bell, Eddie Cheever, Andréa De Cesaris, Vic Elford, Jacky Ickx, Gérard Larrousse, Jochen Mass, Ricardo Patree, Lary Perkins, Henri Pescarolo, Emanuele Pirro, Carlos Reutemann, Hans Stuck Jr, Pauli Toivonen, Björn Waldegaard, Téo Fabi, Alessando Nannini e Walter Röhrl - apenas para citar alguns dos nomes em todos os times. PQP!!! Que época.
Na verdade essa tendência de apor a sua logo-marca já vinha desde os anos 30, como pode ser visto neste Delage D8 no Tour de France. Mas o "fogo no breu" mesmo, ocorreu a partir de 1969 (não como um apoio oficial, mas com suas cores e logo-marca dispostos em Porsches 907 e 908). Mesmo assim, o impulso foi enorme de moto a avião - foi um investimento de muito peso. Os resultados não foram assim tão relevantes, como se verá em alguns deles citados neste post, mas o incentivo da Martini foi reconhecido pelos meios específicos, assim como pelo grande público, como a maior incentivadora do esporte a motor.
Na verdade essa tendência de apor a sua logo-marca já vinha desde os anos 30, como pode ser visto neste Delage D8 no Tour de France. Mas o "fogo no breu" mesmo, ocorreu a partir de 1969 (não como um apoio oficial, mas com suas cores e logo-marca dispostos em Porsches 907 e 908). Mesmo assim, o impulso foi enorme de moto a avião - foi um investimento de muito peso. Os resultados não foram assim tão relevantes, como se verá em alguns deles citados neste post, mas o incentivo da Martini foi reconhecido pelos meios específicos, assim como pelo grande público, como a maior incentivadora do esporte a motor.
A Martini & Rossi teve uma grande sacada - ter o melhor time nas competições de corrida de avião, endurance, rallye, F1, F3, moto e barco a motor. Até hoje foi a única que reuniu todas essas categorias e obteve um excelente sucesso. Tudo começou em 1968, quando um distribuidor da Martini sponsored um Porsche 906 (essa ligação com a Porsche Factory Team teve o ápice em 1971 com o Vic Elford e Gerard Larrousse. O team manager da Porsche - David Yorke aconselha o patrocinio único de uma equipe de F1 (Brabham), mas deram dinheiro para uma equipe local chamada de Tecno em 1972 e 1973 (simplificando - foi uma merda). Ainda em 73 há um movimento dentro da Porsche e prepara-se um belo carro Martini - o Porsche 911 Carrera - colentando inúmeras vitórias. De 75 a 77 a Martini banca a Brabham e no mesmo período, banca um programa da Porsche 936 e 911SC. Após ficar um ano longe da F1 em 78, retorna em 1979 com o Team Lotus, mas sem o sucesso esperado.
A Martini volta-se a concentrar esforços fora da Porsche, encontrando na Lancia um terreno fértil, principalmente, nas provas de rallye (a partir de 1980). Assinaria-se com os italianos um longterm partnership (principalmente a partir de 1983) - resultado: 6 títulos mundiais. O fim desta saga ocorreu em 1991 com a Alfa Romeo inicialmente no Campeonato Italiano e depois no International Touring Car Championship. Com um pouco menos de grana, a Martini ainda continuou incentivando a Lancia no campeonato nacional (italiano) de rallye. Em 1999 a Martini muda de marca - adota a Ford, sendo o único patrocinador do WCR.
Associa-se muito a Martini com a Lancia, pois, foi com ela que a Martini Race ganhou inúmeros premios e até hoje, não houve uma equipe que a superasse neste setor. Um time não se faz só com pilotos, mas com engenheiros, competência e muita emoção. E nos rallyes bota emoção nas conduções de Miky Biasion, Marrku ALen, Juha Kankkunen, Attilio Bettega, Henri Toivonen e Sérgio Cresto!!! Da pista seca à molhada, da terra árida africana à pistas fechadas em florestas. O coctel de sucesso chamava-se Martini. Vi de perto em ação Lancia e Porsche - são fantásticos. Mais de 100 pilotos tiveram o prazer de usar o macacão (que eu queria ter um... por favor Martini... estou esperando....), nas cores blue-redd-blue no fundo branco. Mais de 700 carros foram utilizados, para ganhar 15 títulos e aproximadamente computa-se mais de 100 sucessos individuais.
O primeiro sucesso importante chegou quando o revendedor e representante da Martini & Rossi alemão resolve participar do Campeonato Mundial com um Porsche 906, como time privado - esse carro obteve sucesso em Sebring e na Targa Florio. No ano seguinte, já não era mais um time privado, mas um time com ajuda (não total) da Porsche - criava-se a BG Racing. No ano seguinte, comemorando-se uma virada de década, a Martini Racing é criada em Londres. Marco de vitórias e profissionalismo. Deixando de lado as outras provas, foi no rallye que mais vimos essas cores brilharam, é só lembrar das imagens (que eu não canço de repetir para os amigos), do Safari Rally de 78, com Waldegaard-Thorszelius e Preston-Lyall a bordo de um Porsche 911SC 3.0.
Os resultados mais expressivos da Martini Racing (até o terceiro lugar), foram os seguintes:
Campeonato de Marcas
1969 - terceiro com um Porsche 907 nos 1000kms de Monza
1970 - Segundo e terceiro com um Porsche 907 e outro 908 nas 24 Horas de Le Mans; terceiro com um Porsche 908 nos 1000kms da Áustria (em outras provas no mesmo ano: terceiro em Imola, com um 908; em Thuxton com um 908; em Monthléry com um 908; segundo e terceiro em Kyalami com 917 e 908, respectivamente e primeiro em Montlhléry - Coupe du Salon)
1971 - com um 917 nas 24 Horas de Sebring; primeiro e terceiro nos 1000kms de Nürburgring com um 917; primeiro nas 24 Horas de Le Mans com um 917
1973 - Com um Porsche Carrera RSR primeiro e terceiro na Targa Florio (em outra prova - 4 Horas de Le Mans primeiro com um Carrrera RSR
1974 - Com um Porsche Carrera RSR TC terceiro nos 1000kms de SPA; segundo nas 24 Horas de Le Mans; segundo nas 6 horas de Watkins Glen (na chamada Interserie houve uma lavada da Porsche, com o 917/10 primeiro em Kassel-Caden, Nürburgring, Casale e Hockenheim - segundo em Nürburgring e Silverstone)
1975 - Com um Porsche 908/36 terceiro nos 1000kms de Mugello e Nürburgring (no Interserie dá-lhe Porsche 908/36 - primeiro em Maniz-Fhinten; segundo em Hockenheim e Zandwoort; e terceiro em Kassel-Caden e Nürburgring)
1976 - Com um Porsche 935 primeiro nas 6 Horas de Mugello, 6 Horas de Vallelunga, 6 Horas de Watkins e nos 1000kms de Dijon; em terceiro nas 6 Horas de Watkins e nos 1000kms de Dijon. Primeiro com um 936 nas 24 Horas de Le Mans - No Campeonato Mundial de Sports, primeiro com um 936 nas 4 Horas de Monza, 500kms de Imola, 500kms de Pergusa, 500kms de Dijon e 240kms de Salsbourg e terceiro no Mosport'200
1977 - primeiro com um Porsche 935 nas 6 Horas de Mugello, 6 Horas de Silverstone, 6 Horas de Watkins Glen, 6 Horas de Brands Hatch e 6 Horas de Hockenheim (nesta última prova, ficou em segundo também) - nas 24 Horas de Le Mans, ficou em primeiro com um 936; no Campeonato Alemão ficou em primeiro com um Porsche 935 baby e nas 200 Milhas de Nuremberg ficou em segundo com um 935
1978 - primeiro nas 6 Horas de Silverstone com um 935/78 e segundo nas 24 Horas de Le Mans
1980 - 24 Horas de Le Mans com um 908/80, a Martini ficou em segundo
Campeonato Mundial de Endurance
Lancia Beta Monte-Carlo (Lancia MC-T)
1981 - Primeiro e segundo nas 6 Horas de Watkins Glen
Lancia Maritini Endurance Groupe 6 + 2 litros
1982 - Primeiro nas 6 Horas de Silverstone, 1000kms de Nürburgring, 6 Horas de Mugello; segundo nas 6 Horas de Mugello, 1000kms de Fuji e 1000kms de Brands Hatch; e terceiro nos 1000kms de Spa
Na F1
1972 - PA 123/3 - terceiro no GP da Itália (Vallelunga)
1975 - BT44B - terceiro no GP da Argentina; Espanha (Montejich) e Bélgica (Zolder); segundo no GP da África do Sul (Kyalami), Suécia (Anderstorp) e Inglaterra (Silverstone); primeiro no GP da Alemanha (Nürburgring)
1977 - BT45B - segundo no GP da França (Dijon-Prénois) - terceiro numa prova fora do campeonato em Brands Hatch - Race of Champions com um BT45
1979 - 79/2 - terceiro no GP do Brasil (Interlagos) e GP da Espanha (Jarama) e segundo no mesmo GP - fora do campeonato segundo no GP Dino Ferrari em Imola e terceiro no Malboro Daily Mail Race of Champions (Brands Hatch)
World Rally Championship (WRC)
1978 - Porsche 911SC - segundo no Safari Rally
1980 (fora do campeonato) Lancia Beta Monte-Carlo Turbo: primeiro e segundo no Tour d'Italia
1982 - Lancia Martini Rally - terceiro em Ciocco e Tour de France; primeiro no Pace Rally e Aoeste
As cores eram sensuais, a bebida era sensual, as Lancias e os Porsches eram sensuais, até mesmo as lanchas Cigarettes eram sensuais, but... sensual mesmo eram as meninas Martini (como a Lancia, eram todas italianas - Ave Santa):
Selecionei algumas fotos importantes (é muita coisa) - Vamos lá:
Filminhos
Martini Race Tribute
XX
Le Mans 1977 (Parte 1) - Vitória de Ickx, Barth e Haywood (onboard - Porsche 936)
XX
Le Mans 1977 (Parte 2)
XX
Le Mans 1977 (parte 3)
XX
Lancia Delta HF EVO e Tributo a Martini Racing Team
XX
Vitoria do Moco em Interlagos (a Martini Racing, ficou na frente da Lotus do Emerson, da Malboro Team)
XX
Lancia Rallying Tribute (inúmeras imagens da Martini Racing)
XX
Lancia Delta Integrale HF Tribute
XX
Lombard RAC Rally 1985 - Vitória da Martini Racing
XX
Martini Porsche 911 WRC (historic)
XX
PS: Para a Martini Racing a minha homenagem
Luis Cezar
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