Eu Heim!
Foi assim sem querendo, que o MG Club do Brasil há 27 anos realiza um rallye histórico na modalidade alpina, nas serras que fazem moldura em Campos do Jordão - SP. Endurances em autódromo, rallies mistos em autódromo e rodovia (com ou sem gincana); rallies noturnos, raids de curta e longa distância, todos esses eventos na modalidade histórica, também representaram uma inovação. Alguns outros clubes hoje já extintos e outros ainda em plena atividade, tentaram e alguns efetivamente conseguiram adotar o mesmo procedimento e realizar tais eventos - nunca na mesma qualidade.
Apesar... que a questão de "qualidade" por vezes se fez ausente nos eventos do MG Club do Brasil, mas na sua esmagadora das vezes, houve um respeito a tal quesito que notabiliza esses eventos esportivos. Aliás, sempre lutou para ter uma individualidade e independência, não se sujeitando a dar apoio ou participar de alguns eventos, que comprometesse esse padrão de qualidade (isso sem contar que agentes externos ao clube, como organizações automobilísticas, não podem se intrometer nas competições).
Particularmente, aqui no Brasil eu gostaria de ressaltar o excelente trabalho que o Classic Car Club do Rio Grande do Sul, vem fazendo com seus rallies históricos, todos eles, principalmente o tido como Internacional. Contudo, depois, de 10 anos desse evento destacado, nota-se um certo desgaste (confessado a mim por alguns participantes) - isso (dizem), reflete no decréscimo do número de inscritos e/ou da falta de qualidade do plantel dos carros... mas isso - se for verdade - é muito natural, que independe da vontade da organização. A dificuldade é não repetir rotas, roteiros, formatos, etc. (isso sem falar na falta de apoio daqueles que falaram que iam ajudar) - mas lembro que há 100 anos o rallye de Monte Carlo, Alpine, Safari, 1000 Lagos, Mille Miglia, dentre muitos outros, usam o mesmo trajeto. Ai meus caros, nós os organizadores, inventamos, inovamos, praticamos acertos e erros, mas temos sempre que manter o mesmo padrão ou um padrão acima - nunca abaixo!
Lembro que numa reunião há muitas e muitas luas atrás em Lindóia, o saudoso Zé Aurélio tinha assumido pela primeira vez a FBVA e nesta reunião eu pedi a palavra pelo MG Club e falei que fazíamos rallies históricos e que (naquela época bem atuante), o Alfa-Romeo Clube praticava corridas históricas em autódromo - e falei que a FBVA deveria fazer parte da FIVA e dar uma força para esse segmento. Eu lembro que mais de 90% daquela reunião não sabia o que era FIVA - Dai o MC Julio Penteado esclareceu "por cima", que nós eramos ralizeiros. Depois, dei detalhes sobre o que seria FIVA e rallye histórico. Resumindo (bem resumidamente) o Zé Aurélio foi para Portugal e fez um rallye Mundial FIVA. Depois disso, ele conversou comigo e traçamos o que seria um rallye FIVA no Brasil - fui na época o inscrito número 1, but... eles suspenderam a prova (dai resolvi fazer o meu primeiro Internacional do Classic), e... depois... resolveram fazer dita prova, e... dentre outros fatos, premiaram até mesmo um "FURGÃO", de um determinado clube de antigomobilistas! Bom... o reflexo disso foi uma negativa de se fazer rallies FIVA no Brasil - é o que dizem... será que é vero?!
Lembro que numa reunião há muitas e muitas luas atrás em Lindóia, o saudoso Zé Aurélio tinha assumido pela primeira vez a FBVA e nesta reunião eu pedi a palavra pelo MG Club e falei que fazíamos rallies históricos e que (naquela época bem atuante), o Alfa-Romeo Clube praticava corridas históricas em autódromo - e falei que a FBVA deveria fazer parte da FIVA e dar uma força para esse segmento. Eu lembro que mais de 90% daquela reunião não sabia o que era FIVA - Dai o MC Julio Penteado esclareceu "por cima", que nós eramos ralizeiros. Depois, dei detalhes sobre o que seria FIVA e rallye histórico. Resumindo (bem resumidamente) o Zé Aurélio foi para Portugal e fez um rallye Mundial FIVA. Depois disso, ele conversou comigo e traçamos o que seria um rallye FIVA no Brasil - fui na época o inscrito número 1, but... eles suspenderam a prova (dai resolvi fazer o meu primeiro Internacional do Classic), e... depois... resolveram fazer dita prova, e... dentre outros fatos, premiaram até mesmo um "FURGÃO", de um determinado clube de antigomobilistas! Bom... o reflexo disso foi uma negativa de se fazer rallies FIVA no Brasil - é o que dizem... será que é vero?!
Como já noticiado, algumas organizações européias (tais como da Holanda e do Reino Unido), tem o Brasil como meio de passagem, de largada ou de chegada. FIA e organizações como a Mille Miglia e Goodwood também tem vontade de realizar eventos aqui. A FIA fez uma força danada para homologar um carro brasileiro, como o PUMA mas documentos da própria fábrica barraram esse fato inédito.
É nossa obrigação nos posicionar e colocar o Brasil neste cenário. Já pusemos competidores nas Mille Miglia italiana, argentina e uruguaia; em rallies de regularidade na Itália, França, Mônaco, China, Portugal e Alemanha, assim como na Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Analisamos a proposta feita pela Mille Miglia em dezembro de 2009, but... Estamos em análise da proposta atual de Goodwood, but... Estamos no aguardo... contudo, desde março deste ano, trocando figurinhas com dois grandes Portais (RJ e PR), confessei às duas web-administradoras, que haveria as Mil Milhas Históricas brasileiras (e elas guardaram o segredo direitinho). Hoje posso contar parte do milagre: elas acontecerão nos dias 22 a 26 de junho de 2011. Tá bom ou quer mais? É meus caros, tem mais vindo por ai... aguardem.
Luis Cezar
PS. Ai vão me perguntar: Legal... mas que relação tem as figuras do MG K3 com o texto? Meus caros... o K3 foi o primeiro time não italiano a conquistar a Mille Miglia em 1933, com a dupla inglesa Eyston/Lurani e na mesma prova os dois MG K3, ganharam o Brescia Grand Prix (team prize), com Eyston/Lurani e Lord Howe/Hamilton. O Enzo Ferrari (tenho a foto), ficou admirado com o MGK3, que aliás, foi bem pilotado em várias corridas pelo italiano campeão Tazio Nuvolari, que ganhou o TT neste ano com o mesmo MG K3. Na Mille Miglia de 34 o MG Magnette Team, fica em segundo, para a sorte do Piero Taruffi.
PS. Ai vão me perguntar: Legal... mas que relação tem as figuras do MG K3 com o texto? Meus caros... o K3 foi o primeiro time não italiano a conquistar a Mille Miglia em 1933, com a dupla inglesa Eyston/Lurani e na mesma prova os dois MG K3, ganharam o Brescia Grand Prix (team prize), com Eyston/Lurani e Lord Howe/Hamilton. O Enzo Ferrari (tenho a foto), ficou admirado com o MGK3, que aliás, foi bem pilotado em várias corridas pelo italiano campeão Tazio Nuvolari, que ganhou o TT neste ano com o mesmo MG K3. Na Mille Miglia de 34 o MG Magnette Team, fica em segundo, para a sorte do Piero Taruffi.
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