O pneu é uma das partes mais  importantes de qualquer veículo automotor. É o pneu que suporta o peso  do veículo e sua carga e, faz o contato do veículo com o solo. O pneu  transforma a força do motor em tração e é resposável pela eficiência da  frenagem e da estabilidade nas curvas. 
Por isso, é muito importante conhecer como um pneu é  fabricado, as características de cada modelo e tipo, aplicações e  principalmente os cuidados e manutenção.  |           
 
            
COMO UM PNEU É FABRICADO 
Uma combinação de 200 tipos diferentes de matéria prima  numa única mistura de química, física e engenharia, dá ao consumidor o  mais alto nível de conforto, performance, eficiência, confiabilidade e  segurança que a moderna tecnologia pode oferecer.  
 
ETAPAS DA PRODUÇÃO DE PNEUS  
 
1. Planejamento e Design  
Muitos pneus são projetados para atenderem às necessidades e  performance especificadas por um modelo de automóvel em particular. O  processo começa com um computador que converte a matemática das  necessidades do veículo em especificações técnicas. Um protótipo do pneu  é feito para testar a eficiência do design em relação às  características desejadas. O projeto de um pneu pode levar meses de  testes, inspeções e verificações de qualidade antes de entrar em linha  de produção.  
 
2. Produção  
O processo de produção começa com a seleção de vários tipos de  borracha juntamente com óleos especiais, carbono preto, pigmentos,  antioxidantes, silicone e outros aditivos que serão combinados para  oferecer as características desejadas. Compostos diferentes são usados  para diferentes partes do pneu. Uma máquina chamada Misturador Banburry  transformará estas várias matérias primas para cada composto em uma  mistura homogênea com a consistência da borracha. O processo de mistura é  controlado por computador para assegurar a uniformidade da mistura. Os  compostos são então enviados para máquinas que irão produzir cada parte  do pneu.  
 
Após isto, começa a montagem do pneu. O primeiro componente a ir  para a montagem é o perfil interno (innerliner), uma borracha especial  que é resistente ao ar e à penetração e que tem a forma de um tubo  interno. Depois vem a lona e cinta que geralmente são feitas de  poliéster e aço. Lonas e cintas dão ao pneu força e flexibilidade. As  cintas são cortadas em ângulo preciso para atender as características  desejadas do pneu. Fios de aço revestidos de bronze são colocados em  dois arcos os quais são implantados na parede lateral do pneu para  formar o talão o qual irá assegurar o perfeito assentamento do pneu no  aro. A banda de rodagem e as paredes laterais são colocadas  sobre as  lonas e cintas e depois todas as partes são unidas firmemente. O  resultado de tudo isto é chamado de PNEU VERDE ou INCURADO.  
 
A última etapa é curar o pneu. O PNEU VERDE é colocado dentro de  um molde e é inflado para pressioná-lo contra o molde, formando assim o  desenho da banda de rodagem e as informações na lateral do pneu. Depois  o pneu é aquecido à temperatura de 150 graus por 12 a 15 minutos  vulcanizando-o para ligar todos os componentes e curar a borracha. Pneus  maiores e Off Roas podem levar mais de um dia para curar.  
 
Todos os pneus são então inspecionados, e amostras aleatórias  são retiradas da linha de produção e testadas. Algumas passam por Raios  X, algumas são cortadas, outras são enviadas para testes com rodas e  outras são testadas em pistas para avaliar o desempenho, maneabilidade,  desgaste, tração e segurança.  
 
RELACIONAMENTO ENTRE A PERFORMANCE DOS PNEUS E RODAS  
Associação de Pneus e Rodas (TRA Tire and Rim Association)  
Com o objetivo de manter a consistência e uniformidade  das medidas de pneus, representantes dos maiores fabricantes de pneus  criaram a Tire and Rim Association (Associação de Pneus e Aros) nos EUA.  A TRA tem estabelecido especificações técnicas que são baseadas em  princípios de engenharia e ensaios práticos. Todo ano é publicado O TRA  YEARBOOK o qual contém todas as Normas TRA e informações relacionadas  aprovadas pela Associação. Estas normas incluem:  
• Características dos pneus  
• Relação de carga dos pneus  
• Dimensões  
• Ensaios  
• Largura do Aro  
• Desenho e medidas das rodas  
Normas no sistema métrico são estabelecidas através de  uma associação similar chamada EUROPEAN TIRE AND RIM TECHNICAL  ORGANIZATION (ETRTO). A medida da largura do aro aprovada para cada  tamanho de pneu tem sido cuidadosamente selecionada pela TRA e ETRTO.  Por exemplo, o P255/50VR16 é aprovado para ser montado em rodas de 6 1/2  a 10 polegadas. Experiências anteriores e práticas de engenharia têm  mostrado que rodas fora destas medidas provocarão esforços no pneu de  modo que o mesmo terá um desempenho não satisfatório e estarão sujeitos a  uma potencial falha  |           
 
           | ESTRUTURA DO PNEU  |  
  |              |             
Carcaça: parte resistente do  pneu; deve resistir a pressão, peso e choques. Compõem-se de lonas de  poliéster, nylon ou aço. A carcaça retém o ar sob pressão que suporta o  peso total do veículo. Os pneus radiais possuem ainda as cintas que  complementam sua resistência;  
 
Talões: constituem-se internamente de arames de aço de grande resistência, tendo por finalidade manter o pneu fixado ao aro da roda;  
 
Parede lateral: são as laterais da  carcaça. São revestidos por uma mistura de borracha com alto grau de  flexibilidade e alta resistência à fadiga;  
 
Cintas (lonas): compreende o feixe de  cintas (lonas estabilizadoras) que são dimensionadas para suportar  cargas em movimento. Sua função é garantir a área de contato necessária  entre o pneu e o solo; 
 
Banda de rodagem: é a parte do pneu que  fica em contato direto com o solo. Seus desenhos possuem partes cheias  chamadas de biscoitos ou blocos e partes vazias conhecidas como sulcos, e  devem oferecer aderência, tração, estabilidade e segurança ao veículo.  
 
Ombro: É o apoio do pneu nas curvas e manobras. 
 
Nervura central: proporciona um contato "circunferencial" do pneu com o solo.  
  |           
           | PNEU COM VISTA EM CORTE  |           
             |           
 
           | COMO IDENTIFICAR UM PNEU  |           
             |           
           
               | ITEM |                DESCRIÇÃO |               
               | 1 |                MARCA                  / MODELO DO PNEU |               
               | 2 |                STEEL                  BELTED RADIAL - Tipo de construção do pneu (Radial                  com Cintas de Aço) |               
               | 3 |                Medidas                  do Pneu: 
33 = Diâmetro externo em polegadas (x 2,54) 
11.50 = Largura do pneu em polegadas (x 2,54) 
R = Radial 
15 = Diâmetro da Roda (aro) em polegadas (x 2,54) 
6PR = 6 lonas 
108 = Indicador de carga máxima para o pneu (ver tabela                  abaixo) 
Q = Indicador da velocidade máxima para o pneu (ver tabela                  abaixo) |               
               | 4 |                Certificação                  E4 (Comunidade Econômica Européia) |               
               | 5 |                TUBELESS                  - Indica que o pneu é sem câmara |               
               | 6 |                Número                  de série de fabricação |               
               | 7 |                Nome                  fantasia do pneu |               
               | 8 |                Certificação                  DOT (Departamento de Transportes dos EUA) |               
               | 9 |                
                     Aviso                        de Segurança: 
SAFETY WARNING - Serious injury                                        may result from: 
- Tire failure due underinflation / overloading - - 
Follow owner's manual or tire placard in vehicle 
- Explosion of tire / rim assembly due improper mouting 
Only specially trained person should mount tires. |                      Tradução 
AVISO DE SEGURANÇA -                                Serios danos podem ocorrer de: 
- Falha do pneu devido a baixa pressão / excesso                                de carga. 
Siga o manual do proprietário ou verifique as plaquetas                                no veículo. 
- Explosão do pneu ou encaixe da roda devido a                                montagem inadequada. 
Somente pessoas especialmente treinadas devem montar os                                pneus.  |                     
  |               
               | 10 |                Certificação                  INMETRO |               
               | 11 |                MT                  754 - Código do modelo do pneu |               
               | 12 |                Origem                  da fabricação do pneu  |               
               | 13 |                Indicação                  nominal da carga máxima em Kg e Libras e pressão                  máxima em Kpa e PSI |               
               | 14 |                Descrição                  da construção da carcaça e paredes laterais                  (quantidade e tipos das lonas) |               
  
 
               | PRINCIPAIS                  MEDIDAS A SEREM OBSERVADAS NOS PNEUS  |                 
                 |                  |               
              EXEMPLO                1 - Identificação pelo Código do Pneu                             
LT245/75R16                108/104N 
 
               | CÓDIGO |                DESCRIÇÃO |               
               | LT                  Light Truck |                Utilitário,                  Pick Up |               
               | 245 |                Largura                  Nominal do Pneu em Milímetros |               
               | 75 |                Relação                  entre a Largura e a Altura nominal do Pneu – Também                  conhecida como SÉRIE ou PERFIL (se não houver                  indicação, a série é 82) |               
               | R |                Indica                  que o pneu é de construção RADIAL.                  A ausência do R indica que o pneu é de construção                  DIAGONAL |               
               | 16 |                 Indica, em polegadas, o diâmentro interno do Pneus                  (ARO) |               
               | 108/104 |                 Indica o peso que o pneu pode suportar (ver tabela) |               
               | N |                Indica                  a velocidade máxima que o pneu pode atingir com                  segurança |               
              EXEMPLO                2 - Identificação pelo Código do Pneu  
33                X 11,50 X 16 LT 6PR 
 
               | CÓDIGO |                DESCRIÇÃO |               
               | 33 |                Diâmetro                  do pneu em polegadas (x2,54) |               
               | 11,50 |                Largura                  Nominal do Pneu em Polegadas (x2,54) |               
               | 16 |                Diâmetro                  do ARO em polegadas |               
               | LT |                Ligth                  Truck (utilitários, pick up's) |               
               | 6PR |                 Número de lonas (ply rating) |               
              OUTROS                CÓDIGOS ENCONTRADOS NOS PNEUS  
 
               | CÓDIGO |                DESCRIÇÃO |               
               | TL |                Pneu                  sem câmara (Tubeless) |               
               | TT |                Pneu                  com câmara (Tube Type) |               
               | REINFORCED |                Indica                  pneu com reforço estrutural |               
               | ROTATION |                Indica                  a posição correta de rodagem (vem junto com uma                  seta indicando sentido) |               
 
               | TABELA                  DE ÍNDICE DE VELOCIDADE MÁXIMA  |               
 
               | CÓDIGO |                DESCRIÇÃO |                 |                CÓDIGO |                DESCRIÇÃO |                 |                CÓDIGO |                DESCRIÇÃO |               
               | F |                80                  km/h |                  |                N |                140                  km/h |                  |                H |                210                  km/h |               
               | G |                90                  km/h |                  |                Q |                160                  km/h |                  |                V |                240                  km/h |               
               | J |                100                  km/h |                  |                R |                170                  km/h |                  |                W |                270                  km/h |               
               | K |                110                  km/h |                  |                S |                180                  km/h |                  |                Y |                300                  km/h |               
               | L |                120                  km/h |                  |                T |                190                  km/h |                  |                ZR |                acima                  de 240 km/h |               
               | M |                130                  km/h |                  |                U |                200                  km/h |                  |                  |                  |               
 
               | TABELA                    DE CARGA MÁXIMA ADMITIDA POR PNEU |               
 
               | ÍNDICE                  DE CARGA |                Kg/PNEU  |                  |                ÍNDICE                  DE CARGA |                Kg/PNEU |                  |                ÍNDICE                  DE CARGA |                Kg/PNEU |               
               | 80 |                450 |                  |                96 |                710 |                  |                111 |                1090 |               
               | 81 |                462 |                  |                97 |                730 |                  |                112 |                1120 |               
               | 82 |                475 |                  |                98 |                750 |                  |                113 |                1150 |               
               | 83 |                487 |                  |                99 |                775 |                  |                114 |                1180 |               
               | 84 |                500 |                  |                100 |                800 |                  |                115 |                1215 |               
               | 85 |                515 |                  |                101 |                825 |                  |                116 |                1250 |               
               | 86 |                530 |                  |                102 |                850 |                  |                117 |                1285 |               
               | 87 |                545 |                  |                103 |                875 |                  |                118 |                1320 |               
               | 88 |                560 |                  |                104 |                900 |                  |                119 |                1360 |               
               | 89 |                580 |                  |                105 |                925 |                  |                120 |                1400 |               
               | 90 |                600 |                  |                106 |                950 |                  |                  |                  |               
               | 91 |                615 |                  |                107 |                975 |                  |                  |                  |               
               | 92 |                630 |                  |                108 |                1000 |                  |                  |                  |               
               | 94 |                670 |                  |                109 |                1030 |                  |                  |                  |               
               | 95 |                690 |                  |                110 |                1060 |                  |                  |                  |               
  
Cada tipo de pneu tem uma aplicação e  características específicas. A escolha   correta implica no desempenho e  durabilidade do pneu assim como na segurança dos   passageiros do  veículo: PNEUS DE ALTA PERFORMANCE: 
Pneus que   proporcionam grande aderência e estabilidade e  suportam altas velocidades. São   pneus de grande diâmetro e largura,  perfil baixo (50, 45, 40 ou 20) e rodas de   17, 18 19 ou 20 polegadas e  construção radial. Oferecem pouco corforto. PNEUS CONVENCIONAIS: 
São os pneus recomendados pelos fabricantes de veículos.    Possuem diâmetro normal, perfil série 60, 65 ou 70 e rodas de 15 ou 16  polegadas   e de construção radial. Oferecem conforto, são silenciosos e  têm grande   durabilidade. PNEUS ON / OFF ROAD (USO MISTO): 
São pneus destinados à veículos utilitários, pick up's e    camionetes. Podem ser utilizados no asfalto e em estradas de terra e são  de   construção radial. Oferecem conforto relativo e dependendo do  desenho da banda   de rodagem, podem produzir ruído na rodagem. PNEUS OFF ROAD: 
São pneus que devem ser utilizados somente em estradas de    terra e são normalmente de construção diagonal. São pneus normalmente  usados em   competições OFF ROAD ou utilizados em serviços nas fazendas.  Sua utilização em   estradas de asfalto comprometem a segurança pois  seu índice de velocidade é   baixo e diminuem também a durabilidade do  pneu além de produzir altas vibrações   e ruído devido ao desenho da  banda de rodagem. 
               | DESENHO                  DA BANDA DE RODAGEM  |               
  
                 |                  |               
               | ON                  / OFF ROAD RADIAL (USO MISTO) |                100%                  OFF ROAD DIAGONAL |               
  
                 |                  |               
               | CONVENCIONAL                  RADIAL |                ALTA                  PERFORMANCE RADIAL |               
 
               NERVURA                  CENTRAL: 
Mantém um contato "circunferencial" do pneu                  com o piso (Manobrabilidade, aderência) |               
               BLOCOS: 
Também chamados de biscoito, proporcionam tração                  e frenagem 
 |               
               SULCOS: 
São responsáveis pela drenagem (expulsão)                  da água e lama |               
               DRENOS: 
São sulcos auxiliares que levam a água para fora                  da área de contato do pneu com o solo, aumentando a aderência                  em piso molhado |               
               COVAS: 
Pequenas ranhuras que auxiliam na dispersão do calor                  do pneu |               
 
               - RELAÇÃO ENTRE                      ÁREAS CHEIAS (BLOCOS) E VAZIAS (SULCOS):
 
-Pneu com proporção de áreas vazias                      (sulcos) maior: melhor desempenho em terrenos molhados ou                      com lama ou areia. 
-Pneu com proporção de áreas cheias                      (blocos) maior: melhor desempenho e aderência em piso                      de asfalto seco.  
  |               
 
               A principal                  diferença entre um pneu diagonal e um radial está                  em sua carcaça: o pneu diagonal (convencional) possui                  uma carcaça constituída de lonas têxteis                  cruzadas umas em relação às outras; a carcaça                  do pneu radial, por sua vez, constitui-se de uma ou mais lonas                  com cordonéis em paralelo e no sentido radial. As cintas de aço                 sob a banda de rodagem possibilitam a estabilidade dessa estrutura. 
O pneu radial tem por vantagens:                  maior durabilidade; melhor aderência; maior eficiência                  nas freadas e acelerações e economia de combustível.  
 |               
 
                
SEGURANÇA
 Os pneus são a única                      parte do carro que tem o contato direto com o piso. Os pneus                      afetam diretamente a estabilidade, o conforto, a frenagem                      e a segurança do seu veículo. Para um desempenho                      melhor e seguro, os pneus devem estar com a pressão                      indicada pelo fabricante, profundidade dos sulcos adequada                      e o alinhamento e balanceamento das rodas corretos. 
Verificar os pneus regularmente é uma etapa importante                      para garantir sua segurança . O ideal é fazer                      uma inspeção semanal nos pneus. Se você                      utiliza estrada com piso ruim ou dirige longas distânciass                      regularmente, então você deve inspecionar seus                      pneus com mais frequencia. Inspecione sempre seus pneus antes                      de uma viagem. Será mais fácil encontrar um                      problema pequeno, tal como um prego em seu pneu, e repará-lo                      antes de que ele se transforme num problema mais caro e mais                      complicado.  
Assegure-se de que somente pessoal de serviço corretamente                      treinado e equipado execute alguma manutenção                      no pneu de seu veículo (consertos, trocas, rodízios,                  alinhamento e balanceamento). SINAIS DE DESGASTE NOS PNEUS  A falta de manutenção                    nos pneus pode levar ao desgaste prematuro e também à                    problemas mais sérios como um estouro. Outros fatôres                    podem também afetar o desgaste do pneu. Peças                    gastas da suspensão e a falta de alinhamento do veículo                    tem um papel direto no desempenho do pneu. 
Saiba reconhecer os principais sintomas de problemas com os                  pneus através da análise do desgaste dos mesmos: 
                       |                      PRESSÃO                        ALTA: 
 Desgaste no centro do                          pneu. Pressão maior do a recomendada faz com que somente a seção                        central do pneu toque no piso.  |                        |                      PRESSÃO                        BAIXA: 
Desgaste em ambas as bordas  do                          pneu Pressão menosr do que a indicada faz com  que os lados do pneu cedam e a parte central da banda de rodagem perde  contato com o piso   |                     
                       |                      Desgaste                        em uma borda do pneu: 
As rodas podem estar desalinhadas  |                        |                      Desgaste                        irregular: 
Pode significar que as rodas estão desbalanceadas, ou                        que os amortecedores necessitam de substituição.   |                     
                     |   |                     
                     | SINAIS DE PROBLEMAS                        AO DIRIGIR: |                       
                     RUÍDO                          INCOMUM, VIBRAÇÃO OU BATIDA: 
Pode indicar uma cinta radial separada, roda desbalanceada                          ou pneu mal montado VOLANTE PUXA PARA UM LADO: 
Pode indicar diferença de pressão entre os pneus,                        cinta radial separada ou desalinhamento das rodas.  |                       
                     | INSPEÇÃO NA                        BANDA DE RODAGEM |                     
                     Quando você verificar                        a pressão de ar em cada pneu, inspecione visualmente                        a BANDA DE RODAGEM e as PAREDES LATERIAS do pneu para verificar                        o desgaste e detritos que podem ter penetrado no pneu. 
Os pneus dependem das boas condições da BANDA                        DE RODAGEM para manter a tração e para drenar                        a água em pisos molhados. A profundidade do sulco deve                        ser verificada para ver se há desgaste excessivo ou desigual.                        Faça a medida da profundidade com uma régua pequena. Faça a verificação das medidas em duas                        posições da banda de rodagem: na borda e no centro.                        As leituras desiguais indicam pressão imprópria                        do pneu ou a necessidade de alinhamento das rodas. Quando                        o sulco atingir 1,6mm de profundidade é hora de substituir por pneus novos  |                     
                     |   |                        |                        |                        |                     
                     | VERIFICAÇÃO                        DA PRESSÃO DOS PNEUS  |                     
                     Verifique a pressão                        dos pneus uma vez por semana. Você pode fazê-lo                        nos postos de gasolina mas, o ideal é que você                        faça a medição antes de rodar com o veículo                        enquanto os pneus estiverem FRIOS. A pressão recomendada                        pelo fabricante é para pneus FRIOS. 
Medir a pressão                          com os pneus quentes pode resultar em diferenças de                          até 5 PSI. 
Veja a pressão de ar recomendada pelo fabricante do                          veículo na coluna da porta do motorista, dentro do                          porta luvas ou manual do fabricante do pneu e obedeça sempre a pressão máxima                          indicada nos pneus. Acrescente de 2 a 4 PSI quando for trafegar                        com o veículo carregado. 
Em condições normais, um pneu  pode perder até 1 libra de pressão por mês. Mais do que isso pode  indicar algum problema como furo ou vazamento de ar.  
 |                     
                     |   |                        |                        |                        |                     
                     | MANUTENÇÃO                        DE PNEUS |                     
                     | Há procedimentos de                        manutenção de pneus que somente profissionais                        treinados devem fazer, porque eles têm as ferramentas                        e o conhecimento apropriados. Entretanto, compreender estes                        procedimentos podem ajudá-lo na hora de contratar serviços                        especializados de manutenção. |                     
                     Rodizio                        dos Pneus 
Os pneus dianteiros  e traseiros                              dos veículos trabalham com cargas,  esterçamento                              e frenagens diferentes  ocasionando  desgastes desiguais.                              Para aumentar a vida útil e o desempenho dos                               pneus, é essencial fazer o rodízio dos pneus                               do seu veículo conforme recomendação do  fabricante quanto a quilometragem e disposição dos pneus no rodízio.  |                     
                     Balanceamento das                        Rodas 
Rodas  corretamente                          balanceadas ajudam a minimizar o desgaste desigual e estender                          a vida útil dos pneus. Quando as rodas são balanceadas,                          normalmente a cada 10.000 km, pesos  são colocados                          nas rodas para deixar seu peso uniforme. Os pneus e as rodas                          devem ser balanceados quando for feito rodízio de pneus                          e após a colocação de pneus novos. |                     
                     Alinhamento das Rodas 
Cada veículo tem uma especificação                            apropriada para alinhamento das rodas. Se o alinhamento das rodas                            não estiver dentro desta especificação,                            os pneus desgastam desigualmente, tornando-os inseguros e causando                            um consumo de combustível maior. Você deve verificar                            o alinhamento da roda de acordo com a recomendação do fabricante. Um veículo está                            com as rodas desalinhadas quando ao dirigir em linha reta, o                            veículo "puxa" para um dos lados. |                     
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