Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

21.11.12

Cars - World Cup Rally 1970 (London-Mexico)

Já foi objeto de post aqui neste blog, o World Cup Rally, que o Daily Mirror fez em 1970 - um rallye de longa distância entre Inglaterra e México, para comemorar a Copa do Mundo de Futebol, aliás, vou melhorar aquele post, contudo, muitos me perguntam que carros foram aqueles que participaram desta prova (perguntam muito isso sobre essas provas longas, como London-Sydney em 66, para a Copa FIFA; o Pekin-Paris; o Safari, dentre outros).
O London-Mexico World Cup Rally era na verdade um rallye na modalidade Maratona, com largada no Wembley Stadium em Londres no dia 19 de abril de 1970, com chegada na cidade do México em 27 de maio de 1970, rodando aproximadamente 25.750kms (16.000 milhas), tendo como ganhador o fantástico Hanu Mikkola e o mítico Gunnar Palm, num dos semi-works Ford Escort MK1. Na verdade quem estava por detrás desta prova era o Paddy Hopkirk e o Wylton Dickson, tendo como sponsorship o The Daily Mirror - realmente, apenas para ressaltar - a grande vencedora foi a Ford com seu modelo Escort, demonstrando ser esse carro um modelo forte, equilibrado e muito mas muito rápido.
Tinha muito piloto bom nesta maratona, como o Rauno Aaltonen, o experiente Andrew Cowan - que ganhou a maratona London-Sydney de 68 - Brian Culcheth, Tony Fall, Paddy Hopkirk, Timo Mäkinen, Hannu Mikkola, Rene Trautmann, Guy Varrier, José Migliore, Roger Clark e o Gunnar Palm. Tinham alguns vips, como o jogador de futebol Jimmy Greaves, que terminou a prova em sexto lugar no Ford Escort 1850GT, e o nobre leitor deste blog HRH Prince Michael of Kent.
Não sei por que essa curiosidade - meus leitores perguntam sobre provas na África, na neve, maratonas, enfim, provas duras. Eu acredito que querem saber que carros são os mais duráveis e confiáveis. Os carros nesta prova eram standard com algumas (diria muitas) modificações (alguns tidos como bizarros vide os Rolls-Royce e o Bug, isso sem contar com as estates).

Os únicos carros de fábrica tidos como works, eram da Ford, British Leyland e Moskvitch, e tidos como semi-works os da Citroën. Os Escort MKI tinham motor Kent de 1850cc preparados (cada carro da Ford tinha dois pilotos oficiais - tinham carros semi-works com motor Kent 1600cc e 1300cc). A BL tinha 2 Times: 3 Triumph 2.5PI MK2, com um motor mais bravo do que os da Ford, e dois destes carros tinham 3 pilotos oficiais - o segundo Time da BL era formado por Austin Maxis, Austin 1800 (alguns sob o badget da Morris) e um Mini Clubman. A Citroën, colocou seus DS21.

London-Mexico World Cup Rally - Lista Final de Entrada
No.ObservaçãoVeículoTimePilotos
1WorksTriumph 2.5 Pi Mk2R. Buchanan-MichaelsonBobby Buchanan-Michaelson, Roy Fidler, Jim Bullough
2Porsche 911Bio-Strath,Terry Hunter, Geoff Mabbs
3Morris 1800Peter JoppPeter Jopp, Mark Kahn, Willy Cave
4Hillman HunterBerry MagicoalRodney Badham, Rob Lyall
5Peugeot 404 (Yug)Ivica VukojaIvica Vukoja, Streton Dordevic, Nester Milanov
6Time MilitarPeugeot 504British Army Motoring Assoc.Major Hemsley, Sgt. W.J. Easton
7Vauxhall Viva GTPeter GarrattPeter Garratt, Chris Coburn, Robert Grainger
8Time MilitarPeugeot 504British Army Motoring AssociationJohn Rhodes, Joseph Minto
9Ford Lotus Cortina Mk2Ford Sports Club, J.C. Withers LtdIan Harwood, Frank Pierson, Barry Hughes
10Vauxhall VentoraCecil WoodleyCecil Woodley, Rober Locke, Philip Waller
11Ford CapriPaul DonnerPaul Donner, Martin Donner
12Citroën DS21Robert NyretRobert Nyret, Jacques Terramorsi
13Rolls Royce Silver CloudD. MartinD. Martin, W. Martin, J. Martin.
14Ford EscortSobieslaw ZasadaSobieslaw Zasada, Marek Wachowski
15Ford Lotus Cortina Mk2Temple Meads MotorsRon Channon, Rod Cooper
16Escort Elba CaravanWilsons Motor Caravan CentreJames Gardner, Laurie Ritchie
17Hillman Minx GTJ.C. Bamford LtdPeter Brown, John Bloxham, Robert McBurney
18Semi-WorksFord EscortDaily TelegraphHannu Mikkola, Gunnar Palm
19VolkswagenJ.H. Perez Vega (Mex)J.H. Perez Vega, G. Hinojosa, Rivero Barcena
20Time FemininoAustin MaxiMarshalls CambridgePatricia Ozanne, Bronwyn Burrell, Katrina Kerridge
21WorksMoskvitch 412Auto Export (USSR)Ivan Astafieva, Alex Safonov, G. Garkaicha
22Alfa Romeo GuiliaBob de Jong (Neth.)Bob de Jong, Chris Tuerlinx
23Não largouFord Zodiac Mk IVH. MeadHumphry Mead, Winston Percy, John King
24Daimler Benz 280SERallyegemeinschaft UlmEdgar Herrmann, Dieter Benz, Horst Walter
25Citroën DS 21Claudine TrautmannClaudine Trautmann, Colette Perrier
26Ford EscortSpringfield Boys ClubJimmy Greaves, Tony Fall
27Porsche 911SAlfonso MondiniAlfonso Mondini, Guiseppe Bottaro
28WorksMokskvitch 412Auto Export (USSR)Leonti Potapchick, Edouard Bashenov, Youri Lesovski
29BMW 2002 tiBolivian National TeamWilliam Bendek, Dieter Hubner, Jorge Burgoa
30Time MilitarTrident Ventura V617th/21st LancersCapt. Chris Marriott, Capt. John Dill
31Não LargouNSU120 CSF.W. HillF.W. Hill, Tony Coote, Mike Donnelly
32Austin 1800Ken TubmanKen Tubman, Andrew Welinski, Rob McAuley
33Peugeot 504C.R. Zicavo (Arg)C.R. Zicavo, A.J. Specos, AA. Verna
34British Leyland 1800H.C. PenfoldH.C. Penfold, P.A. Jones, E. McInally
35Não LargouNot NotifiedR. Sanchez NoyaCarlos Fabre Lestrade, R. Sanchez Noya
36BMW 2002tiP.Kube (Peru)P.Kube, Lother Ranft
37Vauxhall Victor EstateT.W.WalkerT.W.Walker, D.M. Leonard, J.A. Burdon
38Daimler Benz 280SEFixo-Flex Sports TeamAlfred Katz, Alfred Kling, Albert Pfuhl
39WorksTriumph 2.5 PiAdrian Lloyd-HirstAdrian Lloyd-Hirst, Brian Englefield, Keith Baker
40WorksMoskvitch 412Auto Export (USSR)Sequie Tenishev, Valentin Kislykh, V. Shirochenkov
41Time MilitarMorris 180017th/21st LancersJeremy Rugge-Price, Charles Morley-Fletcher, Philip Beaver
42Volvo 144Jose Araujo (Arg)Jose Araujo, John Batley
43WorksTriumph 2.5pi Mk2British Leyland/FAAndrew Cowan, Brian Coyle, Ularico Ossio
44Wagoneer JeepBrian ChuchuaBrian Chuchua, Bill Kirkland, Dick Gould
45Ford Escort GT 1300Doug HarrisDoug Harris, Michael Butler
46Semi-WorksFord EscortDaily ExpressRaunno Aaltonen, Henry Liddon
47WorksCitroën DS 21Paul ColtelloniPaul Coltelloni, Ido Marang
48Lotus CortinaMidland BankRichard Skeels, John Alsop
49Mercedes Benz 180 SEAnnabelsMike Taylor, Innes Ireland, Mark Birley
50Volkswagen Beach BuggyJohn CaulcuttJohn Caulcutt, David Steward, Noel Hutchinson
51Saab V4Power GardeningBert Jennings, Colin Taylor
52Rolls Royce Silver ShadowR.K. RichardsBill Bengry, R.K. Richards, David Skeffington
53Não LargouFord Cortina GTD.E. YoungD.E. Young, Mrs D.S. Whitman
54Morris 1800Robert RedgraveRobert Redgrave, Phil Cooper, Bob Freeborough
55Time MilitarBLMC 1800Royal NavyLt. Cmdr. J. Mitchell, Lt. A.S.G. Evans, R. Taylor
56Porsche 911SE.CelerierE.Celerier, M.Gauvain
57Não LargouCitroënN. GaborNicholas Gabor
58Time MilitarVolvo 132Col. J.W. WeldR.J.G. Anderson, E.A.T. Willcocks, T.S. Bosence
59Semi-WorksMini Clubman 1275 GTBBC GrandstandJohn Handley, Paul Easter
61Não LargouAustin 1800Team ThailandViscount Errington, Bill Heinecke
62Seat 1430Carlos Del Val (Spain)Carlos Del Val, J. Lazcano
63Peugeot 404Safrar/Peugeot ArgE.R. Lareta, J.Migliore
64Porsche 911SCianpiero Mondini (Italy)Cianpiero Mondini, Mario Contini
65Semi-WorksFord EscortShoot Football WeeklyRoger Clark, Alec Poole
66Peugeot 404Safrar/Peugeot ArgGaston Perkins, Jack Forrest Green
67Time MilitarPeugeot 504Royal FusiliersMaj. E.Moorat, Lt. John Shaw
68Não LargouFord CortinaJ. WalkerJ. Walker, J. Wheeler, T. Turner
69Ford CapriTeam DuntonBrian Peacock, David Skitteral
70Time Militar e NobreAustin MaxiRoyal Hussars & 17th/21st LancersCapt. HRH Prince Michael of Kent, Capt. Thompson, Capt. N. Clarkson
71WorksMoskvich 412Auto Export (USSR)Gunnar Holm, Vladimir Boubnov, Kastatis Guirdauskas
72Time MilitarPeugeot 504British Army/Paris Match - KerridgeMaj. Freddie Preston, Maj. Bailey
73Morris 1800Grants of CroydonAnthony Pett, David Franks, Robert Robertson
74Time FemininoAustin MaxiEvening StandardRosemary Smith, Alice Watson, G.Derolland
75Mercedes Benz 220 DieselJ.M. WilsonJ.M. Wilson, J. Walker
76Peugeot 404Safrar/Peugeot ArgJean-Claude Ogier, Claude Laurent
77Toyota Corolla KE 10-BJan Leenders (Thai)Jan Leenders, Preeda Chullamondhol
78Peugeot 504J.P. Esteguy (Arg)Emil Ipar, Enrique Esteguy, Juan Esteguy
79Datsun 1600 SSRob Jannsen (Neth)Rob Jannsen, Jacob Dik
80Fiat 2300 Station WagonJoseph ShergerJoseph Sherger, James Sherger
81Hillman Hunter GTMike Tyrell (Antiga)Mike Tyrell, James Fuller
82Não LargouNot notifiedJ.M. AvillaJ.M. Avilla
83Hillman HunterW.G. JamesAlun Davies Rees, Hywel Thomas, Washington James
84WorksMoskivitch 412Auto Export (USSR)Emmanuil Lifshits, Victor Schaveler
85Semi-WorksFord EscortSunday ExpressColin Malkin, Richard Hudson-Evans
86Ford MustangLavinia RobertsLavinia Roberts, David Jones, Lt. A. Hazlerigg
87Peugeot 504Derek CurrellDerek Currell, R. F. Currell, Albert Bryan
88WorksTriumph 2.5 PiBritish Leyland/FABrian Culcheth, Johnstone Syer
89Austin Mini Cooper Four DoorConroy MotorsAllan Keefe, James Conroy
90BMW 2002ti,Ken BassKen Bass, Graham Waring
91Semi-Works
Time Feminino
Morris 1800Woman MagazineJean Denton, Pat Wright, Liz Crellin
92Works
Time Feminino
Triumph 2.5 PiBritish Leyland/MotorEvan Green, Gelegnite Jack Murray, Hamish Cardno
93WorksCitroën DS21 (France)Rene TrautmannRene Trautmann, Jean-Pierrie Hanrioud
94Time MilitarFord Cortina GTRAFDonald Soames-Waring, Andrew Thwaite, G.Crighton
95Morris 1800Dennis CresdeeRobert Eves, Dennis Cresdee, Franklin Bainbridge
96WorksAustin MaxiBritish Leyland/AutocarTerry Kingsley, Peter Evans, Michael Scarlett
97Peugeot 404Ken HaskellKen Haskell, David Paull, Douglas Larson
98WorksTriumph 2.5PiBritish Leyland/FAPaddy Hopkirk, Tony Nash, Neville Johnson,
99Ford CortinaKim BrassingtonAlex Brassington, James Carslaw
100WorksCitroën DS 21Societe d’Encouragement de Automobile FrancePatrick Vanson, Olivier Turcat, Alain Leprince
101WorksCitroën DS 21Guy GerrierGuy Gerrier, Francis Murac
102Não LargouSimca 1501SR. PontierRaymond Pontier, Roger Lamoral
103Semi-WorksFord Escort 1900Daily TelegraphTimo Makinen, Gilbert Staepelaere
104Ford Cortina SavagePeter GrahamPeter Graham, Leslie Morrish, David Price
105Ford Escort 1600 GTLydden CircuitBill Chesson, Robert East
106Fiat 124Jose A.R. ArtasanchezEnrique Fortes, Jose A.R. Artasanchez, Adolfo Janiero

1970 London to Mexico World Cup Rallyresultado final dos 23 que chegaram
Pos Pilotos Carros Time Penalties
1 H. Mikkola/G. Palm Ford Escort 1850GT 9hr 7min
2 B. Culcheth/J. Syer Triumph 2.5PI 10hr 25min
3 R. Aaltonen/H. Liddon Ford Escort 1850GT 10hr 46min
4 P. Hopkirk/A. Nash/N. Johnston Triumph 2.5PI 12hr 26min
5 T. Makinen/G.Staepelaere Ford Escort 1850GT 14hr 31min
6 J. Greaves/A. Fall Ford Escort 1850GT 19hr 31min
7 P. Vanson/O. Turcat/A. Leprince Citroën DS21 22hr 3min
8 S. Zasada/M. Wachowski Ford Escort 1850GT 23hr 59min
9 R. Redgrave/P. Cooper/R. Freeborough Morris 1800 24hr 42min
10 Ms. R. Smith/Ms A Watson/Ms G. Derolland Austin Maxi 30hr 35min
11 K. Tubman/A. Welenski/R. McAuley Austin 1800 32hr 36min
12 L. Potapchik/E. Bazhenov/Y. Lesovski Moskvitch 34hr 6min
13 W. Bendeck/D. Hubner/J. Burgoa BMW 2002ti 35hr 14min
14 R. Channon/R. Cooper Ford Lotus Cortina 36hr 43min
15 A. Rees/H. Thomas/W. James Hillman Hunter 37hr 50min
16 A. Katz/A. Kling/A. Pfuhl Mercedes-Benz 280SE 38hr 5min
17 G. Holm/V. Boubnov/K.Guirdauskas Moskvitch 38hr 52min
18 Ms. J. Denton/Ms. P Wright/Ms. E. Crellin Morris 1800 39hr 16min
19 G. Perkins/J. Greene Peugeot 404 40hr 46min
20 S. Tenishev/V. Kislykh/V. Chirochenkov Moskvitch 41hr 5min
21 R. Janssen/J. Dik Datsun 1600SSS 46hr 1min
22 T. Kingsley/P. Evans/M.Scarlett Austin Maxi 46hr 25min
23 D. Harris/M. Butler Ford Escort GT 66hr 8min


Mas, vamos lá... vamos saber da entry list (não vou falar de carro a carro - alguns dos mesmo Time tinham preparação diversa - mas da marca e modelo registrado e do Time mais relevante, começando do número do carro que primeiro está na lista):



O #1 era um Triumph 2.5PI (tinham 5 deste modelo), mas o #98 (dos 106 inscritos), era pilotado pelo Paddy Hopkirk/Tony Nash/Neville Johnston. O Triumph ficou em segundo e quarto lugar (os outros não chegaram). O carro que chegou em segundo (#88), foi com o time capitaneado pelo Brian Culcheth/Johnstone Syer (foi usado até o final dos anos 70 e desmontado por ordens da British Leyland Motorsport Departament).


O #2 era um Porsche 911S (tinham 4 deste modelo). Não tinha assim... um Time muito bom... e cai entre nós o Porsche não é um carro lá muito confiável para rallyes duros (se não for muito preparado - inclusive na parte elétrica). Bom... os Porsches foram preparados por empresa italiana e não pelos alemães. Isso explica porque não chegaram entre os 23 que terminaram a prova (brincadeira...).







O #3 era um BMC 1800 (haviam 9 deste modelo). Tinha o apelido de Landcrab (acreditem - esse modelo ficou mítico por sua robustez). Três desta frota chegaram até o final, com a melhor colocação em nono lugar. Foi considerado um dos carros mais confiáveis e bem rápidos. O Peter Jopp #3 era muito bom - Os #54 e #55 eram compostos por times militares e o time feminino compunha o #91.


O #4 era um Hillman Hunter (haviam 2 deste modelo). Idem com um Time fraco, mas chegou em décimo quinto na classificação geral, entre os 23 que chegaram. Era um work, utilizado dois anos antes no London-Sydiney. Na foto logo acima era o utilizado em 68.

Esse é o a diesel (D)

O #5 era um Peugeot 404 D (haviam quatro 404 e um 404 D). Era um timinho fraquinho. Só um destes carros chegou em décimo nono lugar (melhor colocação). Houve um certo problema com abastecimento de diesel no decorrer da prova.


O #6 era um Peugeot 504 (haviam 6 destes carros). Os Times dos 504 eram melhores do que os times que estavam com os 404. Nenhum chegou na final.

O # 7 era um Vauxhall Viva GT - havia um só deste modelo (tinham outros Vauxhall). Não chegou.
O #9 era um Ford Lotus-Cortina MKII - era o único Lotus (haviam outros Fords Cortina). Chegou em décimo quarto.
O #10 era um Vauxhall Ventora - único da lista. Não chegou e... sequer tenho foto deste carro (a foto acima é de um modelo igual a que foi para o rallye).
O #11 era um Ford Capri 1600 - único da lista. Não chegou. Não chegou e... sequer tenho foto deste carro, também (foto acima é de um modelo 1970).

O #12 era um Citroën DS21 (eram 6 works). Belo carro (apesar de francês... brincadeira, um works da Citroën era bom, já os de série...). Um só chegou e foi em sétimo lugar - o #100, que foi todo desmontado e não preservado. Havia um time feminino de peso, com o #25 (Claudine Trautamann e Colette Perrier).
Esse perdeu a suspensão traseira em Portugal e tchau prova...
O #13 era um Rolls-Royce Silver Cloud - o #52 era um Rolls-Royce Silver Shadow. Seja um ou outro, que legal ver um carro que não é nada esportivo, mas lutou de igual para igual com os esportivos. Não chegou nem um nem outro.
O mítico Roger Clark
O #14 é o carro que mais gosto... Um Escort. Que carro. Era equipado com motor 1.850cc (era um motor rápido e durável, preparado para a competição - originalmente era um 1600 preparado com pistões maiores). Na verdade todos os Escorts eram semi-works, com Times mais do que profissionais [#14 Sobieslaw Zasada/Marek Wachowski; #18 Hannu Mikkola/Gunnar Palm (chegou em primeiro); #26 Jimmy Greaves/Tony Fall (chegou em sexto); #46 Rauno Aaltonen/Henry Liddon (chegou em terceiro); #65 Roger Clark/Alec Poole; #85 Colin Malkin/Richard Hudson-Evans e... terminando com o #103 Timo Makinen/Gilbert Staepelaere (chegou em quinto)]. Notem que os Times são duplas e que DUPLAS. E não é para gostar deste carro e das duplas? Ah é. E tem uma turma que diz que eu só elogio carro inglês e meto o pau em carro francês e italiano. Mentira. Mentira. But... dos sete Escorts, cinco chegaram entre os 8 primeiros - sendo que um deles chegou em primeiro.
O #15 era um outro Ford e um Ford Cortina GT. Um Cortina que não era Lotus. Eram 4 Cortinas GT. Nenhum chegou.

O #16 era um outro Ford e um Ford Escort, mais especificamente um único exemplar de um Ford Escort do Time Elba Motor. Eu não tenho uma foto sequer. Também... nem chegou.
O #17 era um Hillman GT (eram dois exemplares). Como vocês sabem só o Hunter chegou - esses dois - nada.
O #19 era um Fusca. Era um VW Beetle. Tinha um Bug e este VW. Nenhum chegou. Parece incrível, mas nenhum chegou...
O Príncipe e o Lanceiro
O #20 era um Austin Maxi... O carro era feio, mas era um valente, com motor transversal. Eram 4 destes carros, sendo um dos Times, formado pelo HRH Prince Michael of Kent (#70 - envolveram-se num acidente aqui no Brasil) e outro por integrantes da RAF. Haviam dois Times femininos (#20 e #74). As listras laranjas era o máximo, digo Maxi! As meninas do Time #20 chegaram em décimo (primeiro na Copa de Damas, sendo uma dos pilotos a fantástica ralizeira Resemary Smith) e o #96 chegou em 22 dos 23 que chegaram no final. Ótimo resultado!
O #21 é: Escavuska! Não, na verdade era um Moskvich 412. Eram 5 works. Três chegaram entre os 23 [décimo segundo (#28), décimo sétimo e vigésimo]. Ótima média.
O #22 é um carro italiano - uma Alfa Romeo Giulia 1600 Super. Nome pomposo, para não chegar. Também, não tenho a foto (a foto de cima é de um modelo igual, 1970).
O #24 é uma Mercedes-Benz 280SE. Foram em 3 carros. Nenhum destes alemães chegou ao final. Mas uma delas tinha teto solar. Ah bom...
O #29 era outro alemão - agora uma BMW 2002Ti - eram 3 deste modelo. O interessante era um Time da Bolívia e outro do Peru, com esse carro. Resultado: O #29 da Bolívia, chegou em décimo terceiro.
O #30 era um Trident Venturer - era o único da estirpe, com uma pintura toda estilizada. Muito estranho, para carro de rallye, ou não... Bom o desenho era italiano do Fissore...
O #37 era um Vauxhall Victor Estate - Nem tem foto, nem quero falar sobre esta Estate... (tá bom... a foto acima é um carro igual de 1970).
O #42 era um Volvo 144 - era o único do evento. Nem chegou no final.
O #44 era um Jeep Wagoneer. Ok - resumindo: não chegou.
O #50 era um Bug VW. Ok. Advinhem... Não chegou.
O #51 era outro sueco - Saab V4 - que não chegou na final. Outro fracasso sueco.
O #58 - outro fracasso suceco - um Volvo Amazon GT 132. Que ódio.
O #59 era um Mini 127 GT - não chegou a nada (quebrou logo na Itália).
O #62 era um Seat 1430. Nem cumpriu 1/6 do rally.
Esse é o mesmo carro correndo em no Safari Rally
O #69 era um outro Ford Capri, agora o modelo 2300. Nada.
O #75 era outra decepção alemã: Um Mercedes-Benz 220D. Nada de chegar (modelo acima igual).
O #77 um exemplar do Japão: Toyota Corolla. Fizeram companhia com os alemães, italianos e suecos. Foto acima de um modelo igual.
O #80 um outro exemplar do Japão: Datsun 1600SSS. Esse japa chegou em vigésimo primeiro. Grande companhia para os não perdedores. Modelo acima que fez a prova - aqui no Safari Rally de 1970.
O #81 era um Fiat 2300 Estate. Sem comentários (olha o modelo igual ao que competiu... sem comentários).

O #86 era um Ford Mustang. Fala sério...

O #99 e o #104 eram Ford Cortina Savage. Nada.

O último da lista, tinha que ser um italiano. Fiat 124. Nada nem foto.

Filminho do Escort MKI na prova
Filminho privado - sem som mas tem carro
Filminho do Triumph 2.5PI




Luis Cezar

Um comentário:

nitrous oxide kits disse...

are they the top list car racer of all times? so cool.. I love it.