Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

3.2.12

VW de Rallye?

Carrera Panamericana
Quero saber, quem falou que não pode um Fusca, participar de uma prova de rallye histórico? Já ouvi - "Fusca não tem tradição!" Bom... apesar de não haver quem diga isso de forma clara, há uma certa resistência em aceitar um Fusca - eu acredito que pode haver a conjunção de vários fatores resumidos num só conceito: Preconceito. Isso chama-se ignorância histórica e surda. Ok... O problema seria ter Fusca em excesso no Brasil? Acho que não, porque, os Minis que fizeram aos milhões, foi um carro de sucesso em rallye, assim como o Escort MK1 e 2, Cortina MK1 e 2, dentre outros (inclusive, teve um sucesso pequeno para razoável, no caso do Chevette na Alemanha e Reino Unido - que aqui o "povo" tem vergonha). Se aparecer um Chevette (que teve o seu lançamento no Brasil, antes da Alemanha e Inglaterra), em rallye de carro histórico (aqui), a gozação não tardará (também é culpa destes clubes cafonas, que rondam estas paragens). Sobre o fusca, então..., o desconhecimento de seus feitos esportivos em rallye é fantástico, but... uma coisa é certa: sem apoio da fábrica, sem divulgação dos feitos em rallye, nenhum carro faz sucesso neste segmento esportivo - e notem que a VW tentou (de forma tímida, mas tentou).
S117-240
O VW foi utilizado em vários de seus modelos, mas vamos nos setorizar no nosso conhecido Fusca. Ele teria tudo para dar certo em rallyes, principalmente, em rallyes de grande duração. A fábrica, nunca foi entusiasta deste modo de mostrar o seu produto. O Fusca vendia como água - pra que então, uma propaganda, mostrando a resistência, durabilidade e segurança de um Fusca, através dos seus feitos em rallyes? Não tenho a menor idéia do que passava na cabeça, dos dirigentes da VW. Sei, que o Fusca é muito legal para fazer rallyes de duração longa, na terra, na neve e em condições adversas (quem já teve um Fusca sabe disso).
O problema ficava no motor de baixa potência... É, pode ser por ai - por isso as equipes particulares colocavam motorização do Porsche 356, 911 e do 914 (e o câmbio deste), ou preparavam o motor para 1.500, 1.600, 1.700 e 1.800cc - inclusive havia um turbo, que era colocado em works.
Este besouro, teve algum sucesso em provas competitivas? Na pista, teve um bom sucesso, principalmente, nos anos 60/70, mas em rallyes, o negócio era um pouco mais complicado, tendo em vista a falta de apoio da fábrica. Bom, começando do fim, nos atuais rallyes históricos, muitos Fuscas são encontrados, principalmente, na Alemanha, Áustria, Austrália e Suíça.
Finnish 1302 rally car
Pelo panorama ou pelo levantamento feito, os sucessos não foram muitos, mas há que se reconhecer que mesmo não tendo um apoio de fábrica, o Fusca se saiu de forma bem razoável:
AnoRallyePiloto/Co-Piloto
cc
GeralClasse






1953Safari RallyAlan Dix/Johnny Larson1200
1


J P H Townsend/F Drew1200
2
1954Safari RallyD P Marwaha/Vic Preston120011



1200
2


Alan Dix1200
3



1200
4



1200
5
1955Safari Rally
1200
1
1957Safari RallyGus Hoffman/Arthur Burton120011


J P Townsend/J L Shepherd1200
2


J W Cardwell/N J Thomas1200
3


T J Fjastad/P A Brochner1200
4


W A Fritschy/J F M Jeeves1200
5


N Rugnath/Y D Sitar/R Anjani1200
7
1958Safari Rally
1200
2



1200
3



1200
4



1200
5
1959Safari RallyR M Patel/Joginder Singh120092
1960Safari RallyJoginder Singh120091


Harry Bausch120025
1961Safari RallyJoginder Singh/Jaswant Singh120019

SuéciaBengt Soderstrom/Rune Olsson12002
1962Safari RallyTommy Fjastad/Bernhard Schmider120011
1963RACHarry Kallstrom1500S2



1500S13



1500S14



1500S17


Reggie McSpadden1500S35
19651000 LagosPauli Toivonen/Kalevi Leivo1500S3


Björn Waldegaard1500S12

SuéciaBjörn Waldegaard1500S3

Safari RallyMohammed Khan/Balbir Singh1200
1
1966RACSten Lundin1600TL81


Bengt Karlsson1600TL92

1000 LagosBjörn Waldegaard/Lars Helmer1600TL16
1967RACBjorn Waldegaard1600TL12

Safari RallyRichard Barbour/Mike Doughty150019


Ernst Ruthmann/Chris McNaughton150025


N Singh Bachu/P Singh Bachu130041


C Walles/C Dickson130043


A Singh Gill/T Singh Sembi130047

Cruzeiro do SulBarry Ferguson/Dave Johnson150011
1971Jänner RallyG Fischer/Richter1302S33

Kristall RallyG Fischer/Richter1302S11


A Warmbold1302SDNF

Trifels RallyDr G Fischer/Rothfuß1302S103

Elba RallyG Janger1302S51

Elan RallyG Janger1302S41

Martha RallyG Janger/Markl1302S31


G Fischer/Siebert1302S42


Bisek/Neverla1302S64


Dr G Fischer/Tazl1302S96

Semperit RallyG Fischer1302S82


Dr G Fischer1302S93

Rallye Alpi OrientaliG Janger/Hopf1302S61

Austrian Alpine RallyG Janger1302S21


H Grunsteidl1302S43

Thousand Minute RallyG Janger/H Gottlieb1302S21


Dr G Fischer/Tazl1302S53


Bisek/Neverla1302S64


G Fischer/Siebert1302S95



1302S

1973Jänner RallyWarmbold/Davenport1303S11


Fischer/Mikesch1303S22


Grünsteidl/Hopf1303S33


Wittmann/Kafer1303S44


Wurz/Pauli1303S55

Seiberer RallyWittmann/Berger1303S11


Grünsteidl/Hopf1303S33


Fischer/Seibert1303S44

TAP RallyGrünsteidl/Hopf1303SDNF


Fischer/1303SDNF


T Fall1303SDNF


H Källström1303SDNF

Elba RallyA Warmbold / G Häggbom1303S11


Grünsteidl/Hopf1303SDNF


Fischer/Seibert1303SDNF


Trombotto1303SDNF

Acropolis RallyG Janger/1303S



G Fischer/Siebert1303S55


H Källström/1303SDNF


T Fall1303SDNF

Semperit RallyWittmann/Wochinger1303S66

San Martino di CastrozzaWittmann1303S91


G Janger/H Gottlieb1303SDNF

International AlpineJanger1303S



Wittmann1303S



Krager1303S



T Fall/Wood1303S9


H Källström/Billstram1303S10

Bavaria RallyG Janger/Stroppe1303S5

SuéciaB Waldegaard1303S6
Austrian Rally Champion1972Günther Janger - 1302S
Martha Austria Cup1972Günther Janger
International Rex Winter Cup1972Georg Fischer
Austrian Rally Championship1973Dr Georg Fischer - 1302S
Porsche-Salzburg Rally Team Garage
Destes carros o mais famoso era o com preparação chamada Salzburg, ou VW-Rallye-Käfer (Salzburg), do início dos anos 70 (na cor prata ou azul, diversa da linha VW - a tinta era da linha Porsche, com capô preto fosco - Tudo isso para participar do chamado Grupo II - 1600cc - um Fusca de respeito, com 125hp a 6000rpm, gerando um torque de 13,9 quilos ou 100lbft - o câmbio era do 914, de 5 marchas, com tanque de gasolina de 80 litros. E note, que este Fusca calçava um sapato de bico fino: 165HR-15). A preparação era mais no conjunto motor-câmbio, utilizando uma fórmula da motorização da Porsche. Um amigo meu do Rio Grande do Sul - Dom Veppo - colocou no Fusca dele rodas e motorização do Porsche 356 - eu não sei se o ano do motor é do mesmo ano do carro, mas se for, esta fórmula era muito aceita na época, servindo mais tarde para que a FIA homologasse estes carros.
Como o preconceito e ignorância andam juntas (são grandes amigas), vamos dar um exemplo histórico (eu já mostrei neste blog, o comendador fundador da Ferrari, saindo de um Mini-Cooper) - agora, outra revelação: Em 1954, um dos maiores pilotos do Reino Unido de Rallye de velocidade - Paddy Hopkirk - começou sua carreira, não num dos fabulosos carros ingleses, mas num Fusca: A foto abaixo é no Ireland Circuit.
 
Algumas fotos históricas, podem dar aos blogueiros, uma noção da participação dos Fuscas em rallyes, raids e run famosos:

Carrera Panamericana de 1954
Um dos distribuidores VW no México, preparou e colocou 7 Fuscas na Carrera Panamericana de 1954 (os 3 na foto acima, eram pilotados por Alonso von Hohenlohe, Manuel Hinke Jr. e Jan Wijers - bem mexicanos, não!). Na época, estes besouros mantinham média de 50mph, e velocidades de 61mph! Todos terminaram a corrida e nenhum foi desclassificado (todos usavam Porsche Engines do 356  baby).

Safari Rally de 1955
Aqui todo o Fusca estava sendo desmontado, para a verificação se ele estava dentro do regulamento (e ainda tem gente que duvida, que se desmontavam partes mecânicas - isso já acontecia desde os meados dos anos 50!).

Foto acima era do Rallye RAC de 1961 e a debaixo, a do Safari Rallye do mesmo ano (nota-se que, como nos Saabs, se retirava o banco e colocava uma parede com peças e ferramentas mais usadas).


Aqui temos Tommy Fjastad e Bernhard Schmider, no East African Safari Rallye de 1962 (o famoso Rallye do Kenia), com o carro campeão. Este mesmo carro foi campeão do Safari em 1964.

O da esquerda é o Tommy e o da direita (só pode ser), é o Bernhard, quando ganharam o Safari Rally.

Aqui temos o Mike Radford, em pleno Liege Rally, de 1964.

Foto tirada no Australina Ampol Trial de 1964.

O primeiro rallye na Ilha Mãe foi o Lands End. Mais tradicional impossível. Dois pontos são famosos: O Hotel Lands End e a subida da Bluehill's Mine. Aqui vemos W. Bridges, no Lands End Trial de 1964 (era um 1200 com motor balanceado - seja lá o que isso representava na época).

O ganhador do famoso BP Rally, na Austrália, em 1964.

Carro número 12, em pleno Rallye RAC de 1964

Fusca (1300cc, com 2 carburadores Weber, com sistema de freios do Porsche 356, com janelas de fibra e tanque de 84 litros), pilotado por Bertil Söderströn e Rune Olsson (nem preciso dizer que eram da Suécia), competindo no Rallye RAC de 1964. Este mesmo carro, participou do Spa-Sofia-Liege (vide abaixo outro carro), no mesmo ano - e acreditem... era pilotado pelo campeão de rallye Gunnar Blomqvist.

Este carro, com o número 87, foi o que fez Spa-Sofia-Liege Rally de 1964. Este era pilotado por Rune Larsson e Börje Nilsson (dupla de japoneses...). Era uma equipe denominada Swedish VW Team, com suporte da VW sueca (eles mandaram 5 carros com motorização tunada pela Oettinger, com freios da Porsche). Este carro ficou em oitavo lugar na geral, acusando problemas na caixa de câmbio (o relacionamento da VW com a Oettinger, era a mesma da Renault com a Gordini, ou da Ford com a Lotus, ou da BMC, com a Cooper).

Fusca no East African Safari de 1965. Este carro ganhou na classe, com Mohammed Khan e o famoso navegador Balbir Singh. Este foi o unico VW que terminou o evento (16 carros terminaram este ano - Dureza...). Esta foi a última vez que um VW 1200cc ganha o Safari, pois, no próximo ano, já se utilizava os confiáveis 1300cc e mais tarde, os 1500cc.

Aqui já temos o Fusca em plena London to Sydney Marathon, de 1968. A dupla era composta pelos Down's brothers. Foi o único Fusca que largou e chegou (meio baleado, mas chegou). Do jeito que vocês estão vendo, este Fusca fiou em exposição em Sydney num showroom da prova.

Aqui temos o WV, que saiu de Londres e foi à Cidade do México (passando pelo Brasil), na Copa do Mundo de Rallye de 1970 (vide meu artigo deste mês).

VW1500, pilotado por Günther Janger, no Semperit Rally de 1969.

Brian Addison e John McKerrell, com o 1302S no RAC em 1971.

Em plena ação, em 1971 no Austrian Championship.

O painel do VW chamado por alguns de "Porsche Salzburg 1302S"

Günther Janger e Harald Gottlieb, no Rallye 1000 Minutos de 1972

Agora em foto colorida do Fusca no Rally of 1000 Minutes.

Em plena ação no Jänner Rally de 1972

KLG Rally em 1972

Herbert Grünsteidl e Hopf saltando em 1973, no Rally de Portugal, ou Rally da TAP. Este carro era o pilotado e navegado pela dupla, Günter Janger (?) e Harald Gottleib, mas neste rallye Günter estava pilotando para a Opel - e não como afirmam alguns, que ele estava pilotando o Porsche Salzburg.

O piloto Peter Noad e seu navegador Mick Hayward, quando ganharam em 1971, o Lupin Rally.

Aqui no meio da água, temos Drake e Mines no VW 1303. Eles ganharam este rallye como os novatos do ano de 1973 do VWOC Lupin Rally.

Harry Kallstrom pilotando e sendo navegado por C. Billstram, no Austrian Alpine Rally de 1973. O carro parece prata, mas é azul - mas era chamado de prata! O mesmo carro e rallye abaixo.

Este é o verdadeiro VW Porsche - Salzburg

Acropoilis de 1973

Achim Warmbold e Gunnar Häggbom, no Rally of Elba, em 1973, no famoso VW Porsche 1303S. Abaixo o mesmo carro no mesmo evento.


San Martino Rally de 1973. VW tunado pela MAHAG.

Aqui o David Lucas com seu 1302S, no RAC Lombard - 1974

Dave Lucas no Castrol Rally de 75, pilotando um 1302S de 1971!!!

Jänner Rally de 1978

Wolfgang Sulc foi o ganhador em 1979, do Jänner Rally na Austria, que era uma perna do European Championship. Esta foi a última maior vitória do VW Beetle o nosso Fusca. Este era um ex-Salzburg 1302S.

Este 1302S de 1971

VW 1970 (1302S), considerado work-car, no Monte Carlo Rally, pilotado por Guenther Janger. Este foi o primeiro carro homologado, utilizando o câmbio do Porsche 914 com 5 marchas.

Hermann e Merrmann em 1973, no Rallye de San Marino na Itália.
 
Estas fotos acima, foram tiradas em 1977 no London to Sydney Marathon (modelo 1302S), pilotado pelo Francis Tuthill e navegado pelo Tony Showell. Este mesmo carro, participou no RAC Rally em 1978 e 1984.





Acropolis Rally de 67








Fotos Contemporâneas



As 3 fotos abaixo são VW preparados pela Hobart







Villemure's 1972 VW Beetle



















Cartazes

Porsche-Austria Rally 1302 S

Aqui a propaganda do Clube de Proprietários de VW do Reino Unido, na famosa foto que era capa em 1973, do Lupin Rally, onte o Fusca era pilotado pelo Peter Noad e navegado pelo Mike Hayward.


Monte 59 com fusca

No Brasil

Brasil II

Brasil III

Salzburg Rally

Salzburg II

Na neve

Na neve II

Acropolis

Rally Volta a  América do Sul  1978 - duas duplas de Fuscas


Luis Cezar

2 comentários:

SALOMA disse...

Bela matéria Luiz , pena que este ano não vamos contar com a presença do Okrasinha. Motivos profissionais me impedem de me ausentar para a prova...fazer o que! Mas vc bem que podei ter colocado o valente Okrasa na relação das baratas...esse tem a alma de raliseiro...abs gde

Luis Cesar disse...

Olha - vc vai fazer falta. Seu carro e o co-driver, também. Mas estou incentivando um club de fuscas (fusca-porsche), para participarem com fuscas. Chega de preconceito - o meu post prova que desde os anos 50 o fusca é um valente.
abs
LC