Carrera Panamericana
Quero saber, quem falou que não pode um Fusca, participar de uma prova de rallye histórico? Já ouvi - "Fusca não tem tradição!" Bom... apesar de não haver quem diga isso de forma clara, há uma certa resistência em aceitar um Fusca - eu acredito que pode haver a conjunção de vários fatores resumidos num só conceito: Preconceito. Isso chama-se ignorância histórica e surda. Ok... O problema seria ter Fusca em excesso no Brasil? Acho que não, porque, os Minis que fizeram aos milhões, foi um carro de sucesso em rallye, assim como o Escort MK1 e 2, Cortina MK1 e 2, dentre outros (inclusive, teve um sucesso pequeno para razoável, no caso do Chevette na Alemanha e Reino Unido - que aqui o "povo" tem vergonha). Se aparecer um Chevette (que teve o seu lançamento no Brasil, antes da Alemanha e Inglaterra), em rallye de carro histórico (aqui), a gozação não tardará (também é culpa destes clubes cafonas, que rondam estas paragens). Sobre o fusca, então..., o desconhecimento de seus feitos esportivos em rallye é fantástico, but... uma coisa é certa: sem apoio da fábrica, sem divulgação dos feitos em rallye, nenhum carro faz sucesso neste segmento esportivo - e notem que a VW tentou (de forma tímida, mas tentou).
O VW foi utilizado em vários de seus modelos, mas vamos nos setorizar no nosso conhecido Fusca. Ele teria tudo para dar certo em rallyes, principalmente, em rallyes de grande duração. A fábrica, nunca foi entusiasta deste modo de mostrar o seu produto. O Fusca vendia como água - pra que então, uma propaganda, mostrando a resistência, durabilidade e segurança de um Fusca, através dos seus feitos em rallyes? Não tenho a menor idéia do que passava na cabeça, dos dirigentes da VW. Sei, que o Fusca é muito legal para fazer rallyes de duração longa, na terra, na neve e em condições adversas (quem já teve um Fusca sabe disso).
O problema ficava no motor de baixa potência... É, pode ser por ai - por isso as equipes particulares colocavam motorização do Porsche 356, 911 e do 914 (e o câmbio deste), ou preparavam o motor para 1.500, 1.600, 1.700 e 1.800cc - inclusive havia um turbo, que era colocado em works.
Carrera Panamericana de 1954
Safari Rally de 1955
Carro número 12, em pleno Rallye RAC de 1964
VW1500, pilotado por Günther Janger, no Semperit Rally de 1969.
Brian Addison e John McKerrell, com o 1302S no RAC em 1971.
Em plena ação, em 1971 no Austrian Championship.
O painel do VW chamado por alguns de "Porsche Salzburg 1302S"
Günther Janger e Harald Gottlieb, no Rallye 1000 Minutos de 1972
Agora em foto colorida do Fusca no Rally of 1000 Minutes.
Em plena ação no Jänner Rally de 1972
KLG Rally em 1972
Este é o verdadeiro VW Porsche - Salzburg
Acropoilis de 1973
San Martino Rally de 1973. VW tunado pela MAHAG.
Aqui o David Lucas com seu 1302S, no RAC Lombard - 1974
Dave Lucas no Castrol Rally de 75, pilotando um 1302S de 1971!!!
Jänner Rally de 1978
Este 1302S de 1971
Hermann e Merrmann em 1973, no Rallye de San Marino na Itália.
Fotos Contemporâneas
As 3 fotos abaixo são VW preparados pela Hobart
Este besouro, teve algum sucesso em provas competitivas? Na pista, teve um bom sucesso, principalmente, nos anos 60/70, mas em rallyes, o negócio era um pouco mais complicado, tendo em vista a falta de apoio da fábrica. Bom, começando do fim, nos atuais rallyes históricos, muitos Fuscas são encontrados, principalmente, na Alemanha, Áustria, Austrália e Suíça.
Pelo panorama ou pelo levantamento feito, os sucessos não foram muitos, mas há que se reconhecer que mesmo não tendo um apoio de fábrica, o Fusca se saiu de forma bem razoável:
Ano | Rallye | Piloto/Co-Piloto |
cc
| Geral | Classe |
1953 | Safari Rally | Alan Dix/Johnny Larson | 1200 | 1 | |
J P H Townsend/F Drew | 1200 | 2 | |||
1954 | Safari Rally | D P Marwaha/Vic Preston | 1200 | 1 | 1 |
1200 | 2 | ||||
Alan Dix | 1200 | 3 | |||
1200 | 4 | ||||
1200 | 5 | ||||
1955 | Safari Rally | 1200 | 1 | ||
1957 | Safari Rally | Gus Hoffman/Arthur Burton | 1200 | 1 | 1 |
J P Townsend/J L Shepherd | 1200 | 2 | |||
J W Cardwell/N J Thomas | 1200 | 3 | |||
T J Fjastad/P A Brochner | 1200 | 4 | |||
W A Fritschy/J F M Jeeves | 1200 | 5 | |||
N Rugnath/Y D Sitar/R Anjani | 1200 | 7 | |||
1958 | Safari Rally | 1200 | 2 | ||
1200 | 3 | ||||
1200 | 4 | ||||
1200 | 5 | ||||
1959 | Safari Rally | R M Patel/Joginder Singh | 1200 | 9 | 2 |
1960 | Safari Rally | Joginder Singh | 1200 | 9 | 1 |
Harry Bausch | 1200 | 25 | |||
1961 | Safari Rally | Joginder Singh/Jaswant Singh | 1200 | 19 | |
Suécia | Bengt Soderstrom/Rune Olsson | 1200 | 2 | ||
1962 | Safari Rally | Tommy Fjastad/Bernhard Schmider | 1200 | 1 | 1 |
1963 | RAC | Harry Kallstrom | 1500S | 2 | |
1500S | 13 | ||||
1500S | 14 | ||||
1500S | 17 | ||||
Reggie McSpadden | 1500S | 35 | |||
1965 | 1000 Lagos | Pauli Toivonen/Kalevi Leivo | 1500S | 3 | |
Björn Waldegaard | 1500S | 12 | |||
Suécia | Björn Waldegaard | 1500S | 3 | ||
Safari Rally | Mohammed Khan/Balbir Singh | 1200 | 1 | ||
1966 | RAC | Sten Lundin | 1600TL | 8 | 1 |
Bengt Karlsson | 1600TL | 9 | 2 | ||
1000 Lagos | Björn Waldegaard/Lars Helmer | 1600TL | 16 | ||
1967 | RAC | Bjorn Waldegaard | 1600TL | 12 | |
Safari Rally | Richard Barbour/Mike Doughty | 1500 | 19 | ||
Ernst Ruthmann/Chris McNaughton | 1500 | 25 | |||
N Singh Bachu/P Singh Bachu | 1300 | 41 | |||
C Walles/C Dickson | 1300 | 43 | |||
A Singh Gill/T Singh Sembi | 1300 | 47 | |||
Cruzeiro do Sul | Barry Ferguson/Dave Johnson | 1500 | 1 | 1 | |
1971 | Jänner Rally | G Fischer/Richter | 1302S | 3 | 3 |
Kristall Rally | G Fischer/Richter | 1302S | 1 | 1 | |
A Warmbold | 1302S | DNF | |||
Trifels Rally | Dr G Fischer/Rothfuß | 1302S | 10 | 3 | |
Elba Rally | G Janger | 1302S | 5 | 1 | |
Elan Rally | G Janger | 1302S | 4 | 1 | |
Martha Rally | G Janger/Markl | 1302S | 3 | 1 | |
G Fischer/Siebert | 1302S | 4 | 2 | ||
Bisek/Neverla | 1302S | 6 | 4 | ||
Dr G Fischer/Tazl | 1302S | 9 | 6 | ||
Semperit Rally | G Fischer | 1302S | 8 | 2 | |
Dr G Fischer | 1302S | 9 | 3 | ||
Rallye Alpi Orientali | G Janger/Hopf | 1302S | 6 | 1 | |
Austrian Alpine Rally | G Janger | 1302S | 2 | 1 | |
H Grunsteidl | 1302S | 4 | 3 | ||
Thousand Minute Rally | G Janger/H Gottlieb | 1302S | 2 | 1 | |
Dr G Fischer/Tazl | 1302S | 5 | 3 | ||
Bisek/Neverla | 1302S | 6 | 4 | ||
G Fischer/Siebert | 1302S | 9 | 5 | ||
1302S | |||||
1973 | Jänner Rally | Warmbold/Davenport | 1303S | 1 | 1 |
Fischer/Mikesch | 1303S | 2 | 2 | ||
Grünsteidl/Hopf | 1303S | 3 | 3 | ||
Wittmann/Kafer | 1303S | 4 | 4 | ||
Wurz/Pauli | 1303S | 5 | 5 | ||
Seiberer Rally | Wittmann/Berger | 1303S | 1 | 1 | |
Grünsteidl/Hopf | 1303S | 3 | 3 | ||
Fischer/Seibert | 1303S | 4 | 4 | ||
TAP Rally | Grünsteidl/Hopf | 1303S | DNF | ||
Fischer/ | 1303S | DNF | |||
T Fall | 1303S | DNF | |||
H Källström | 1303S | DNF | |||
Elba Rally | A Warmbold / G Häggbom | 1303S | 1 | 1 | |
Grünsteidl/Hopf | 1303S | DNF | |||
Fischer/Seibert | 1303S | DNF | |||
Trombotto | 1303S | DNF | |||
Acropolis Rally | G Janger/ | 1303S | |||
G Fischer/Siebert | 1303S | 5 | 5 | ||
H Källström/ | 1303S | DNF | |||
T Fall | 1303S | DNF | |||
Semperit Rally | Wittmann/Wochinger | 1303S | 6 | 6 | |
San Martino di Castrozza | Wittmann | 1303S | 9 | 1 | |
G Janger/H Gottlieb | 1303S | DNF | |||
International Alpine | Janger | 1303S | |||
Wittmann | 1303S | ||||
Krager | 1303S | ||||
T Fall/Wood | 1303S | 9 | |||
H Källström/Billstram | 1303S | 10 | |||
Bavaria Rally | G Janger/Stroppe | 1303S | 5 | ||
Suécia | B Waldegaard | 1303S | 6 |
Austrian Rally Champion | 1972 | Günther Janger - 1302S |
Martha Austria Cup | 1972 | Günther Janger |
International Rex Winter Cup | 1972 | Georg Fischer |
Austrian Rally Championship | 1973 | Dr Georg Fischer - 1302S |
Destes carros o mais famoso era o com preparação chamada Salzburg, ou VW-Rallye-Käfer (Salzburg), do início dos anos 70 (na cor prata ou azul, diversa da linha VW - a tinta era da linha Porsche, com capô preto fosco - Tudo isso para participar do chamado Grupo II - 1600cc - um Fusca de respeito, com 125hp a 6000rpm, gerando um torque de 13,9 quilos ou 100lbft - o câmbio era do 914, de 5 marchas, com tanque de gasolina de 80 litros. E note, que este Fusca calçava um sapato de bico fino: 165HR-15). A preparação era mais no conjunto motor-câmbio, utilizando uma fórmula da motorização da Porsche. Um amigo meu do Rio Grande do Sul - Dom Veppo - colocou no Fusca dele rodas e motorização do Porsche 356 - eu não sei se o ano do motor é do mesmo ano do carro, mas se for, esta fórmula era muito aceita na época, servindo mais tarde para que a FIA homologasse estes carros.
Como o preconceito e ignorância andam juntas (são grandes amigas), vamos dar um exemplo histórico (eu já mostrei neste blog, o comendador fundador da Ferrari, saindo de um Mini-Cooper) - agora, outra revelação: Em 1954, um dos maiores pilotos do Reino Unido de Rallye de velocidade - Paddy Hopkirk - começou sua carreira, não num dos fabulosos carros ingleses, mas num Fusca: A foto abaixo é no Ireland Circuit.
Algumas fotos históricas, podem dar aos blogueiros, uma noção da participação dos Fuscas em rallyes, raids e run famosos:
Carrera Panamericana de 1954
Um dos distribuidores VW no México, preparou e colocou 7 Fuscas na Carrera Panamericana de 1954 (os 3 na foto acima, eram pilotados por Alonso von Hohenlohe, Manuel Hinke Jr. e Jan Wijers - bem mexicanos, não!). Na época, estes besouros mantinham média de 50mph, e velocidades de 61mph! Todos terminaram a corrida e nenhum foi desclassificado (todos usavam Porsche Engines do 356 baby).
Safari Rally de 1955
Aqui todo o Fusca estava sendo desmontado, para a verificação se ele estava dentro do regulamento (e ainda tem gente que duvida, que se desmontavam partes mecânicas - isso já acontecia desde os meados dos anos 50!).
Foto acima era do Rallye RAC de 1961 e a debaixo, a do Safari Rallye do mesmo ano (nota-se que, como nos Saabs, se retirava o banco e colocava uma parede com peças e ferramentas mais usadas).
Aqui temos Tommy Fjastad e Bernhard Schmider, no East African Safari Rallye de 1962 (o famoso Rallye do Kenia), com o carro campeão. Este mesmo carro foi campeão do Safari em 1964.
O da esquerda é o Tommy e o da direita (só pode ser), é o Bernhard, quando ganharam o Safari Rally.
Aqui temos o Mike Radford, em pleno Liege Rally, de 1964.
Foto tirada no Australina Ampol Trial de 1964.
O primeiro rallye na Ilha Mãe foi o Lands End. Mais tradicional impossível. Dois pontos são famosos: O Hotel Lands End e a subida da Bluehill's Mine. Aqui vemos W. Bridges, no Lands End Trial de 1964 (era um 1200 com motor balanceado - seja lá o que isso representava na época).
O ganhador do famoso BP Rally, na Austrália, em 1964.
Carro número 12, em pleno Rallye RAC de 1964
Fusca (1300cc, com 2 carburadores Weber, com sistema de freios do Porsche 356, com janelas de fibra e tanque de 84 litros), pilotado por Bertil Söderströn e Rune Olsson (nem preciso dizer que eram da Suécia), competindo no Rallye RAC de 1964. Este mesmo carro, participou do Spa-Sofia-Liege (vide abaixo outro carro), no mesmo ano - e acreditem... era pilotado pelo campeão de rallye Gunnar Blomqvist.
Este carro, com o número 87, foi o que fez Spa-Sofia-Liege Rally de 1964. Este era pilotado por Rune Larsson e Börje Nilsson (dupla de japoneses...). Era uma equipe denominada Swedish VW Team, com suporte da VW sueca (eles mandaram 5 carros com motorização tunada pela Oettinger, com freios da Porsche). Este carro ficou em oitavo lugar na geral, acusando problemas na caixa de câmbio (o relacionamento da VW com a Oettinger, era a mesma da Renault com a Gordini, ou da Ford com a Lotus, ou da BMC, com a Cooper).
Fusca no East African Safari de 1965. Este carro ganhou na classe, com Mohammed Khan e o famoso navegador Balbir Singh. Este foi o unico VW que terminou o evento (16 carros terminaram este ano - Dureza...). Esta foi a última vez que um VW 1200cc ganha o Safari, pois, no próximo ano, já se utilizava os confiáveis 1300cc e mais tarde, os 1500cc.
Aqui já temos o Fusca em plena London to Sydney Marathon, de 1968. A dupla era composta pelos Down's brothers. Foi o único Fusca que largou e chegou (meio baleado, mas chegou). Do jeito que vocês estão vendo, este Fusca fiou em exposição em Sydney num showroom da prova.
Aqui temos o WV, que saiu de Londres e foi à Cidade do México (passando pelo Brasil), na Copa do Mundo de Rallye de 1970 (vide meu artigo deste mês).
VW1500, pilotado por Günther Janger, no Semperit Rally de 1969.
Brian Addison e John McKerrell, com o 1302S no RAC em 1971.
Em plena ação, em 1971 no Austrian Championship.
O painel do VW chamado por alguns de "Porsche Salzburg 1302S"
Günther Janger e Harald Gottlieb, no Rallye 1000 Minutos de 1972
Agora em foto colorida do Fusca no Rally of 1000 Minutes.
Em plena ação no Jänner Rally de 1972
KLG Rally em 1972
Herbert Grünsteidl e Hopf saltando em 1973, no Rally de Portugal, ou Rally da TAP. Este carro era o pilotado e navegado pela dupla, Günter Janger (?) e Harald Gottleib, mas neste rallye Günter estava pilotando para a Opel - e não como afirmam alguns, que ele estava pilotando o Porsche Salzburg.
O piloto Peter Noad e seu navegador Mick Hayward, quando ganharam em 1971, o Lupin Rally.
Aqui no meio da água, temos Drake e Mines no VW 1303. Eles ganharam este rallye como os novatos do ano de 1973 do VWOC Lupin Rally.
Harry Kallstrom pilotando e sendo navegado por C. Billstram, no Austrian Alpine Rally de 1973. O carro parece prata, mas é azul - mas era chamado de prata! O mesmo carro e rallye abaixo.
Este é o verdadeiro VW Porsche - Salzburg
Acropoilis de 1973
Achim Warmbold e Gunnar Häggbom, no Rally of Elba, em 1973, no famoso VW Porsche 1303S. Abaixo o mesmo carro no mesmo evento.
San Martino Rally de 1973. VW tunado pela MAHAG.
Aqui o David Lucas com seu 1302S, no RAC Lombard - 1974
Dave Lucas no Castrol Rally de 75, pilotando um 1302S de 1971!!!
Jänner Rally de 1978
Wolfgang Sulc foi o ganhador em 1979, do Jänner Rally na Austria, que era uma perna do European Championship. Esta foi a última maior vitória do VW Beetle o nosso Fusca. Este era um ex-Salzburg 1302S.
Este 1302S de 1971
VW 1970 (1302S), considerado work-car, no Monte Carlo Rally, pilotado por Guenther Janger. Este foi o primeiro carro homologado, utilizando o câmbio do Porsche 914 com 5 marchas.
Hermann e Merrmann em 1973, no Rallye de San Marino na Itália.
Estas fotos acima, foram tiradas em 1977 no London to Sydney Marathon (modelo 1302S), pilotado pelo Francis Tuthill e navegado pelo Tony Showell. Este mesmo carro, participou no RAC Rally em 1978 e 1984.
Acropolis Rally de 67
As 3 fotos abaixo são VW preparados pela Hobart
Cartazes
Aqui a propaganda do Clube de Proprietários de VW do Reino Unido, na famosa foto que era capa em 1973, do Lupin Rally, onte o Fusca era pilotado pelo Peter Noad e navegado pelo Mike Hayward.
Monte 59 com fusca
No Brasil
Brasil II
Brasil III
Salzburg Rally
Salzburg II
Na neve
Na neve II
Acropolis
Rally Volta a América do Sul 1978 - duas duplas de Fuscas
Luis Cezar
2 comentários:
Bela matéria Luiz , pena que este ano não vamos contar com a presença do Okrasinha. Motivos profissionais me impedem de me ausentar para a prova...fazer o que! Mas vc bem que podei ter colocado o valente Okrasa na relação das baratas...esse tem a alma de raliseiro...abs gde
Olha - vc vai fazer falta. Seu carro e o co-driver, também. Mas estou incentivando um club de fuscas (fusca-porsche), para participarem com fuscas. Chega de preconceito - o meu post prova que desde os anos 50 o fusca é um valente.
abs
LC
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