RALLYE – 1000 MILHAS HISTÓRICAS BRASILEIRAS
20 a 24 de junho de 2012
Brasil
Licence Number FIVA B038/2012 (Category B):
Regularity Event & Touring Assembly
FIVA International Calendar
FIA Historic Regularity Rallies – Under Rules
A partir de primeiro de fevereiro de 2012, estão abertas as inscrições das 1000 Milhas Históricas Brasileiras. O valor da inscrição é de R$ 1800,00 até o dia 30/04/12 - depois desta data, o valor passa a ser de R$ 2000,00. Há algumas inovações como a admissão de times (equipes), por outro lado, há algumas restrições. Os pontos principais são assim destacados do Regulamento do Rallye:
Só serão admitidos os veículos originais fabricados até 31 de Dezembro de 1980, que estejam devidamente emplacados (com licença válida – preferivelmente com placa preta ou licença de colecionador para veículos vindos do exterior), com passaporte FIVA (FIVA Identiy Card) ou o FIA Historic Regularity Car Pass (Passaport). Outros veículos podem ser aceitos sem esses documentos, tidos como convidados pela Organização. É obrigatório apresentar a documentação FIVA ou FIA, na sua forma original, no dia da verificação técnica.
Para serem aceitos como participantes do rallye, os veículos têm que passar por uma verificação técnica e documental. Tais veículos devem ser originais descritos como Tipo A (standard de série), Tipos B e D (com ou sem modificação comprovada de época – inclusive os recriados como veículos de competição de época), todos inclusos nos Grupos 1, 2 e 3 do CTI-FIVA (Código Técnico Internacional da FIVA). Não serão admitidos veículos fora dos padrões acima mencionados, assim como, veículos comerciais, utilitários, caminhões ou caminhonetes além de motocicletas, de quaisquer espécies.
Réplicas ou reproduções caracterizadas como do Tipo C, do CTI-FIVA, não serão aceitas, somente recriações descritas no Grupo 4, Tipo E do CTI-FIVA, além de veículos não homologados pela FIA, a não ser que tenham o FIVA Identiy Card ou o FIA Historic Regularity Car Pass, ou sejam convidados pela Organização.
Os veículos admitidos a participar neste Rallye - 1000 Milhas Históricas Brasileiras, serão classificados nas seguintes Categorias:
Categoria C (Vintage) – de 01.01.1919 a 31.12.1930
Categoria D (Pós-Vintage) – de 01.01.1931 a 31. 12.1945
Categoria E (Pós-Guerra) – de 01.01.1946 a 31.12.1960
Categoria F (Histórico) – de 01.01.1961 a 31.12.1970
Categoria G (Clássico) – de 01.01.1971 a 31.12.1980
Subdivididos nas seguintes Classes:
Classe 1 - Cilindrada até 1.300cc (média baixa)
Classe 2 - Cilindrada acima de 1.300cc até 2000cc (média alta)
Classe 3 - Cilindrada superior a 2.000cc (média alta)
Em função da data de fabricação e da potência dos veículos inscritos no rallye, sobre os resultados obtidos, será aplicado um determinado handicap. O handicap é uma forma de corrigir distorção de desempenho e performance, entre um veículo mais antigo e de baixa potência e um veículo mais moderno e de alta potência.
O veículo não pode, com a exceção contida nas cláusulas 8.2 e 8.2.1 do Regulamento (abaixo descritas), ter conectado fisicamente ou não, qualquer equipamento, inclusive móvel, que não seja de fabricação original do veículo, que mostre ou auxilie de alguma forma, na cronometragem combinado com a medição de metros / quilômetros / milhas ou que mostre a velocidade média percorrida.
Ficam vedados durante o rallye, equipamentos tipo speed-control, speed-pilot, hodômetros auxiliares ou alterados, computadores de bordo, qualquer aparelho com função GPS ou específico como Tripy II GPS, equipamentos com redes bluetooth, wi-fi, ou qualquer tipo de conexão telefônica celular ou remota. Assim como, computadores tipo tablet, note ou net-book, laptop, computadores portáteis tipo Palm-Hand, PDA, Palmtop, Pockets PC ou similares (aparelhos celulares tipo smartphone, devem ser alojados fora do alcance da dupla durante o rallye). Assim como ficam vedados equipamentos com pulso sonoro, visual (luzes) ou vibratório, calculadora cientifica ou não, ou outro instrumento portátil (relógio, etc.), que abrigue programas específicos de rallye ou similar.
(cláusula 8.2) Será permitido somente na Categoria Master A o acoplamento de um único equipamento que ajude na precisão do hodômetro original, com display mecânico (proibido o uso digital e suas formas), das marcas e modelos: Halda Twinmaster ou Tripmaster; Aifab Dual ou Gemini; Belmogtwin MKII ou R; VH Minitrip ou Trip ou Triptwin; Retrotrip Classic, ou 2 ou 3 Tripmaster. É proibida a troca do hodômetro original do veículo, por um não original ou por um que trabalhe de forma diversa do original, sob pena de desclassificação do rallye.
(cláusula 8.2.1) Será permitido o uso de rádios atuantes nas bandas VHF, UHF ou PX (CB), acoplados ao veículo, que não sejam HT ou similares portáteis.
Não será permitido o uso de equipamentos que toquem CD, DVD, Fitas K7 ou similares. O seu acesso será lacrado pela fiscalização.
As duplas (competidores) são assim subdivididas:
Categoria Master A: A dupla inscrita pode utilizar somente um dos equipamentos listados na cláusula 8.2 acima, para ajudar na navegação. Neste caso, cada veículo será penalizado ao final do rallye em 20 pontos.
Categoria Master B: A dupla inscrita, que só utilizar o velocímetro e/ou hodômetro original do veículo aliado a cronômetro analógico ou digital, sem este estar conectado ao veículo, para a devida navegação, não será penalizada em pontos como na Categoria Master A.
Categoria Turística: Participação de veículos com data de fabricação até 31/12/80. Seus ocupantes, não se submetem tecnicamente ao rallye, contudo, se obrigam apenas a seguir os horários de largada e chegada nos parques fechados, além de seguir o roteiro estipulado no Livro de Bordo, sem concorrer à premiação principal do rallye (pode concorrer a premiação secundária do rallye). Tais veículos ficarão igualmente em parque fechado e receberão numeração e adesivos dos patrocinadores. O veículo participante desta categoria pode abrigar no máximo até quatro (4) ocupantes. O veículo inscrito na Categoria Turística, não poderá antes ou durante o rallye, passar para as Categorias Master A e B.
Piloto e co-piloto declaram que são maiores de 18 anos, possuidores de carteira de habilitação válida, e que o veículo tem sua documentação em ordem e válida. Em complementação a carteira de motorista, pode ser apresentada habilitação válida para piloto de rallye histórico emitida pela FIA (Regularity Rally Driving Permit) ou Carteira de Estreante de Rallye de Regularidade, expedida pela CBA-FIA. Estas permissões complementares, não são obrigatórias conforme o que dispõe o Appendix K da FIA, diante do artigo 2.1.13.4 (Historic Road Event), dentro do parágrafo Historic Regularity Event, além do que dispõe o Código de Manifestaciones da FIVA, no artigo 6.1.
Piloto e co-piloto, só podem ser substituídos antes da verificação técnica. Depois da largada no primeiro dia de rallye, só poderá ser substituído um dos competidores, com autorização do Diretor de Prova. O veículo que tiver em seu interior, estranhos não constantes na ficha de inscrição e/ou não autorizados pelo Diretor de Prova, será desclassificado e excluído do rallye, sem direito a reembolso.
Em caso de desistência por avaria, será permitido ao concorrente acompanhar a prova em veículo substituto, que não poderá ostentar números nem placas, participando de todos os eventos relacionados ao rallye.
O veículo inscrito só poderá ser substituído, em caso avaria, até o segundo dia (inclusive) de rallye e com autorização do Diretor de Prova. Se houver substituição sem a concordância do Diretor de Prova ou reentrar no rallye a partir do terceiro dia (inclusive), tal veículo será considerado fora da competição, sem direito a qualquer reembolso.
Se houver veículo inscrito, que sofreu avaria, mas reentrou no rallye, a este serão computados os pontos, será classificado e participará da premiação. Neste caso não precisará de autorização do Diretor de Prova.
Luis Cezar
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