Quem é o netinho querido da vovó? Quem é que inspirou o Porsche 911? É você meu querido 356. Você foi concebido para ser um carro campeão! É mais ou menos isso. Ele foi produzido de 1948 a 1965, tendo como antecessor o Porsche 356/1 e como sucessor o 911.
É considerado o primeiro carro produzido pela Fábrica Porsche. Ele tinha um motor de 4 cilindros opostos 2 a 2, chamado de boxer, com refrigeração a ar, evoluindo de 1.1l, 40 hp (DIN); 1.3l, 44-60 hp (DIN); 1.5l, 55-70 hp (DIN); 1.5l DOHC, 100-110 hp (DIN); 1.6l, 60-95 hp (DIN); 1.6l DOHC, 105-115 hp (DIN); e, 2.0l DOHC, 130 hp (DIN 1.100cc-2.000cc) - todos com câmbio com 4 marchas. A Distância entre eixos era de 2.100mm, com um comprimento de 4.010mm, largura de 1.670mm, com altura de 1.330mm e pesando (dependendo do modelo e motor), entre 680 a 900kg.
Ferry Porsche em 1958 no final da linha de montagem do 356
A expressão “356” faz alusão ao fato deste ser o 356° projeto do escritório de design Porsche. Em 2004 a revista Sports Car International elegeu o 356-C o 10° melhor carro na sua lista dos melhores da década de 60.
A história do 356 se confunde com a história da Volkswagen e da própria Porsche. Derivado diretamente do VW pós-guerra, este modelo se diferenciou das muitas outras variações do Volkswagen por ter tido a participação direta dos projetistas Ferdnand Porsche, de seu filho Ferry e do projetista austríaco Erwin Komenda. O conceito do Porsche 356 foi criado por Ferry e desenhado por Komenda, ambos desenvolvimentistas da VW. Da VW para a fábrica própria, foi um pulo empurrado pela II Guerra Mundial. Ferry Porsche tinha a idéia de construir um automóvel inteiramente novo, porém as dificuldades do pós-guerra forçaram o uso de peças da VW, como o motor, a transmissão, etc.
Evolução da Série do 356:
(nas capas dos manuais)
(nas capas dos manuais)
1949 Porsche 356
1949 Porsche 356
1949 Porsche 356
1949 Porsche 356
1951 Porsche 356
1951 Porsche 356
1954 Porsche 356
1955 Porsche 356 A
1955 Porsche 356 A
1957 Porsche 356
1955 Porsche 356 A
1960 Porsche 356 B
1960 Porsche 356 B Hardtop
1960 Porsche 356 B Cabriolet
Vamos as séries
Vamos as séries
Após o protótipo do 356, foram produzidos uma série de 50 coupés de alumínio, já com motor traseiro e com o formato tradicional, conhecidos como "Coupés Gmünd" (cidade na qual a fábrica Porsche originalmente se instalara). Depois veio a produção do modelo com carroceria em aço, que gradualmente evoluiu durante os anos em carroceria e motor. Várias modificações marcaram os 27 anos de produção do 356. Existiram quatro modelos principais (seis, se contarmos separados o protótipo e a série Gmünd), além de algumas séries especiais. Em 1932 - Início do projeto "Volksauto"; 1936 - Finalizado oprojeto do motor que viria a equipar o VW e, posteriormente, o 356; 1939 - VW Aerocoupe; 1947 - Prótótipo Nr. 1; 1948 a 1950 - Série 356 Coupé Gmünd; 1949 a 1955 - 356, modelo de produção; 1955 a 1959 - 356 A; 1959 a 1963 - 356 B; e, 1963 - 356 C.
356 - 1954
Em 1947, teve início a constução do protótipo Porsche 356 Spider Roadster, em alumínio, com motor central de 1.1L. Apesar de ser um 356, muitos consideram este um projeto separado, dada as diferenças no layout mecânico. Logo o projeto começaria a adqüirir seu formato definitivo; entre 1948 e 1950, 50 carros foram produzidos ainda na Áustria - daí o nome, 356 "Coupé Gmünd", em homenagem a essa cidade austríaca. O modelo de produção começou a ser fabricado já em Stuttgart, com carroceria em aço, e design com as características finais assinadas por Erwin Komenda. Quando os primeiros automóveis começaram a ser importados para os EUA por Max Hoffman (responsável pela importação de quase todos os modelos europeus da época), ele sugeriu a Porsche que peparasse uma versão mais espartana para aquele mercado. Daí surgiram as séries "356 America" (1952), com 16 veículos produzidos, carroceria especial em alumínio e para-brisa removível, e Speedster – resultado direto da sugestão do importador – similar ao “America” porém em aço e com para-brisa fixo (1953), além do acabamento espartano, bancos especiais e teto de lona menor.
Porsche 356: | 1100 | 1300 | 1500 | 1500 S |
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Motor: | 4-cilindros-Boxer (Viertakt) | |||
Cilindrada: | 1086 cm³ | 1286 cm³ | 1488 cm³ | 1488 cm³ |
Bohrung x Hub: | 73,5 x 64 mm | 80 x 64 mm | 80 x 74 mm | 80 x 74 mm |
Potência: | 29,4 kW (40 PS) | 32,4 kW (44 PS) | 40,5 kW (55 PS) | 51,5 kW (70 PS) |
Rotações por minuto: | 4000 | 4000 | 4400 | 5000 |
Tórque máximo/RPM: | 71,5 Nm à 2800 RPM | 83 à 2500 RPM | 108 à 2800 RPM | 110 à 3600 RPM |
Taxa de Compressão: | 7,0 : 1 | 6,5 : 1 | 6,8 : 1 | 8,2 : 1 |
Comando de válvulas: | Tuchos e Balancins (virabequim) | |||
Arrefecimento: | Refrigeração a ar (ventoinha) | |||
Transmissão: | Caixa com quatro marchas, com Porsche-Ringsynchronisierung, Manual | |||
Suspensão dianteia: | Kurbellenkerachse (VW) | |||
Suspensão traseira: | Pendelachse mit Längsschubstreben | |||
Federung: | querliegende Drehstäbe | |||
Carroceria: | Monobloco de aço estampado, mit Bodengruppe fest verbunden | |||
Eixos dianteiro/traseiro: | 1290/1250 mm | |||
Entreeixos: | 2100 mm | |||
Comprimento: | 3950 mm | |||
Peso: | Coupé 810 kg – Cabriolet 830 kg | |||
Velocidade máxima: | 140 km/h | 145 km/h | 155 km/h | 170 km/h |
356 A
Com pequenas alterações cosméticas na carroceria, em 1955 estreou a série 356 A – com carroceria toda em aço, para-brisas em peça única e curvada, rodas menores e opções de motorização diferentes. Desta série derivou o 356 A Carrera (1955), com motor 1500S e dupla carburação e velocidade máxima de 170 Km/h, e o 356 “Convertible D” (1958), basicamente um Speedster com para-brisa maior, janelas laterais em vidro e outras melhorias. O “D” significa "Drautz", o fabricante da carroceria (as outras eram feitos por uma firma chamada Reutter). 1300 conversíveis foram fabricados.
Porsche 356 A: | 1600 | 1600 S | 1600 GS Carrera "de Luxe" | 1500 GS Carrera "Gran Turismo" |
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Motor: | Motor Boxer de 4 cilindros, 4 tempos | |||
Cilindrada: | 1582 cm³ | 1582 cm³ | 1587 cm³ | 1498 cm³ |
Bohrung x Hub: | 82,5 x 74 mm | 82,5 x 74 mm | 87,5 x 66 mm | 85 x 66 mm |
Potência: | 44 kW (60 PS) | 55 kW (75 PS) | 77 kW (105 PS) | 81 kW (110 PS) |
RPM: | 4500 | 5000 | 6500 | 6400 |
Torque máx./RPM: | 112 Nm a 2800 | 119 a 3700 | 123 a 5000 | 126 a 5200 |
Compressão: | 7,5 : 1 | 8,5 : 1 | 9 : 1 | 9 : 1 |
Comando de válvulas: | Tuchos e Balancins (virabrequim) | 4 obenliegende Nockenwellen (Königswellenantrieb) | ||
Arrefecimento: | Refigeração a ar (Ventoinha) | |||
Caixa de marchas: | Caixa com quatro marchas, com Porsche-Ringsynchronisierung, Manual | |||
Suspensão dianteira: | Kurbellenkerachse (jeweils zwei längsliegende Traghebel übereinander) | |||
Suspensão traseira: | Pendelachse mit Längsschubstreben | |||
Federung vorn: | 2 durchgehende Vierkant-Blattfederstäbe übereinander | |||
Federung hinten: | 1 runder querliegender Drehstab auf jeder Seite | |||
Carroceria: | Monobloco em aço estampado, mit Bodengruppe fest verbunden | |||
Eixos dianteiro/traseiro: | 1306/1272 mm | |||
Entreeixos: | 2100 mm | |||
Pneus: | 5.60 – 15 Sport | 5.90 – 15 Supersport | ||
Medidas C x L x A: | 3950 x 1670 x 1310 mm (Convertible und Hardtop 1290 mm) | |||
Peso: | Coupé 885 kg – Cabriolet 905 kg – Convertible 855 kg | |||
Velocidade máxima: | 160 km/h | 175 km/h | ca. 200 km/h | ca. 200 km/h |
356B - 1960
Seguindo já naquela época o costume atual de enfatizar mudanças na linha com pequenas alterações cosméticas, em 1959 começou a ser vendida aquela que seria a mais difundida e popular série do 356, o "356 B". Na carroceria, as diferenças mais marcantes foram nos para-choques ligeiramente mais altos, no capô mais reto e largo e nos respiros do motor em duas colunas. As principais opções de motor eram a Super 90 e 2000 GS. Deste modelo derivaram o 356 B Roadster (1959), o 356 Carrera Abarth (1960) - um modelo de corridas, e o 356 Carrera 2 (1962), um dos modelos mais famosos e potentes. Com cerca de 450 modelos produzidos, entre coupés e cabriolets, esses modelos se tornaram bastante valiosos.
Porsche 356 B: | 1600 | 1600 S | 1600 S-90 | 2000 GS |
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Motor: | Motor Boxer de 4 cilindros, 4 tempos | |||
Cilindrada: | 1582 cm³ | 1582 cm³ | 1582 cm³ | 1966 cm³ |
Bohrung x Hub: | 82,5 x 74 mm | 82,5 x 74 mm | 82,5 x 74 mm | 92 x 74 mm |
Potência: | 44 kW (60 PS) | 55 kW (75 PS) | 66 kW (90 PS) | 96 kW (130 PS) |
RPM: | 4500 | 5000 | 5500 | 6200 |
Torque máx./RPM: | 112 Nm a 2800 | 119 a 3700 | 123 a 4300 | 167 a 5000 |
Compressão: | 7,5 : 1 | 8,5 : 1 | 9 : 1 | 9,2 : 1 |
Comando de válvulas: | Tuchos e Balancins (virabrequim) | DOHC* (Königswellen) | ||
Arrefecimento: | Refigeração a ar (Ventoinha) | |||
Caixa de marchas: | Caixa com quatro marchas, com Porsche-Ringsynchronisierung, Manual | |||
Suspensão dianteira: | Kurbellenkerachse mit Stabilisator | |||
Suspensão traseira: | Pendelachse mit Längsschubstreben | |||
Federung vorn: | 2 durchgehende Vierkant-Blattfederstäbe aus einzelnen Federblättern übereinander | |||
Federung hinten: | 1 runder querliegender Drehstab auf jeder Seite | |||
Carroceria: | Monobloco em aço estampado, Carroceria mit Bodengruppe fest verbunden | |||
Eixos dianteiro/traseiro: | 1306/1272 mm | |||
Entreeixos: | 2100 mm | |||
Pneus: | 5.60 – 15 Sport | 165 – 15 (Gürtel) | ||
Medidas C x L x A: | 4010 x 1670 x 1330 mm (Hardtop 1315 mm) | |||
Peso: | 935 kg | 1010 kg | ||
Velocidade máxima: | 160 km/h | 175 km/h | 185 km/h | 200 km/h |
356-C 1965
A última série da linha 356 debutou em 1963, basicamente com novos freios a disco nas quatro rodas, motores 1600S, 1600SC ou Carrera 2, e apenas uma carroceria disponível (coupé), já ligeiramente similar à do futuro modelo 911. Apesar de 1965 marcar o fim da produção do modelo, seu motor continuou a ser utilizado no modelo 912.
Porsche 356 C: | 1600 C | 1600 SC | ||
---|---|---|---|---|
Motor: | Motor Boxer de 4 cilindros, 4 tempos | |||
Cilindrada: | 1582 cm³ | 1582 cm³ | ||
Bohrung x Hub: | 82,5 x 74 mm | 82,5 x 74 mm | ||
Potência: | 55 kW (75 PS) | 70 kW (95 PS) | ||
RPM: | 5200 | 5800 | ||
Torque máx./RPM: | 125 Nm a 3600 | 126 a 4200 | ||
Compressão: | 8,5 : 1 | 9,5 : 1 | ||
Comando de válvulas: | Tuchos e Balancins (virabrequim) | |||
Arrefecimento: | Refigeração a ar (Ventoinha) | |||
Caixa de marchas: | Caixa com 4 marchas, Manual | |||
Suspensão dianteira: | Kurbellenkerachse mit Stabilisator | |||
Suspensão traseira: | Pendelachse mit Längsschubstreben | |||
Federung vorn: | 2 durchgehende Blattfederstäbe | |||
Federung hinten: | 1 runder Drehstab auf jeder Seite | |||
Carroceria: | Monobloco em aço estampado, Carroceria mit Bodengruppe verschweißt | |||
Eixos dianteiro/traseiro: | 1306/1272 mm | |||
Entreeixos: | 2100 mm | |||
Pneus: | 5.60 – 15 Sport | 165 – 15 (Gürtel) | ||
Medidas C x L x A: | 4010 x 1670 x 1315 mm | |||
Peso: | 935 kg | |||
Velocidade máxima: | 175 km/h | 185 km/h |
Arte
Ferdinand Porsche, 1983
Porsche 356 Rallye, 1997
Porsche 356 Cabrio, 1984
Porsche 356B Cabrio, 2001
Porsche 356 Cabrio, 1984
Porsche 356 Cabrio, 1997
Porsche 356 Speedster, 1986
Fotos Históricas
(tenho certeza que inúmeras das fotos você nunca viu)
Os Saltos
1956 - Svenska Rallyt Till Midnattssolen - Allan Borgefors
356A Coupé - Rallye du Soleil de Minuit, 1956
1956 - Svenska Rallyt Till Midnattssolen - Allan Borgefors
Os Roadsters
Rallye de Franche Comté 1966
Storez Bochet Liege-Rom Rally 1957 Porsche 356 A Speedster
As Duplas
356 Coupé 1300 de Paul van Kaart e Jack Swaters (Monte-Carlo 1952)
Christian Poirot no Coupe des Alpes de 1961
Tour Auto 1954
Helmut Polensky e Walter Schlüter (Coupé 1500 S)
50 Rallye du Soleil de Minuit: - Cabriolet 1100 com Píincipe Joachim zu Fürstenberg e Count Berckheim / no Coupé 1100 Günther zu Hardenberg e Príncipe Günther zu Fürstenberg.
Estou Perdido?
1952 Guillaume Scheube SPA.
Rallye Wiesbaden de 1953
356A Carrera Coupé à l'Acropole de 1956
356A Carrera Coupé no Deutschland-Rallye de 1956
53 Rallye Monte-Carlo: Capucho e Bastos, Coupé 1500
Largadas, Chegadas e Premiação
1955 Liège Rome Liège:
Mamãe - olha nós na foto!
356 em Ação
1960 - Tour de Corse - Herbert Linge e Walter Strahle
24 Heures du Mans 1951
Rally Monte Carlo - 356 Carrera 2
Monte de 1959. Dupla Frederick Van Yperen e Raelat Wiedow (Coupe 1600)
GilberteThirion Rallye international des Alpes 1952
53 Österreichische Alpenfahrt (Rallye Autrichien des Alpes)
Rallye du Soleil de Minuit de 1952
Harry Bengtsson - 356 Super 90 GT 1961, Rally Midnigt Sun 1961
Assistência
51 Rallye Travemünde (Alemanha)
356 Coupé de alumínio 1500cc - 1952 - Rallye Liège Rome Liège: - placa #22, Fritz Huschcke von Hanstein e Petermax Müller
Xi mamãe - Bati!
Rallye International des Alpes 1954
Atkins 1954 Alp Rally
Filminhos
356 Carrera
Carro raro
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Produção
Produção 1
Produção 2
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