Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

7.2.12

MOSKVITCH (Москвич) - Simplesmente Muscovite

MOSKVITCH? O que é isso? Quer entender menos, então vai em russo: Москвич? Agora danou-se o doce como diriam alguns.
Era um automóvel produzido na Russia, pela AZLK de 1945 a 1991 (a OAO Moskvitch fabricou de 91 a 2002). Esse carro em diversos modelos, fez muito rallye - quer dizer - a participação deste e de outros carros (mais desta marca), em rallies e corridas, era para fazer um marketing do carro (mesmo porque, não eram assim carros tão fantásticos - o mesmo os poloneses faziam com os FIATs fabricados na Polônia). Os ingleses chamam tal carro de Muscovite e..., a partir dai todos menos os Russos, assim o chamam. Hoje nos rallies históricos, não é difícil você encontrar um destes, principalmente nos grandes rallies de inverno e/ou de longa duração.
A história começa antes da Segunda Guerra mundial. Em 1929 é construída uma planta de fabricação de carros em Moscou, onde se produziu 29 mil unidades até 1941. A partir desta data, mudou-se a fábrica para Ural, e na antiga planta passou-se a construir materiais bélicos. Depois da Guerra a União Soviética "pega", por assim dizer, uma linha de produção da Opel, fazendo carros na fábrica de Brandenburg (Alemanha Oriental) - essa fábrica chamava-se MZMA (Moskovsky Zavod Malolitraznykh Avtomobiley, ou fabrica de carros compactos de Moscou), onde a produção teve início em 1947, fabricando um carro chamado de Moskvitch 400, baseado no Opel Kadett.
Os futuros carros foram depois, desenvolvidos por engenheiros soviéticos. A partir de 1969, a fábrica muda de nome e passa a chamar AZLK (Avtomobilny Zavod imeni Leninskogo Komsomola, algo como Fábrica de Carros da Liga da Juventude Comunista). Os dias de glória foram localizados nos anos 60/70 (lembrando, que ele foi produzido na Bulgária entre 66 e 90, recebendo unidades em CKD).
O mais famoso nos rallies foi o modelo 412, que participou nas provas de Monte, 1000 Lakes, Acropolis, Safari, Tour de Europe de 71, além da Maratona London-Sydney de 68 e London-México de 70. O motor era baseado no BMW 1500cc - foi um dos motores mais famosos da URSS, usado, também, em carros monopostos.
Eu entrei num deles, quando fiz o Rallye de Monte Carlo. É muito simples e espartano, mas confortável. Me pareceu muito robusto e pesado. Tinha um motor 1500cc bem tunado, com um comando de rallye, válvulas equilibradas e uma compressão de 10.1. Legal.

Os homens e a máquina

Preparação para o Endurance ou Maratona
Antes da largada em Moscou da World Cup de 70

Vaz Rally 1971
73 percorreu 13 mil km
74 percorreu 15 mil km 

Ótima suspensão













Momentos de Assistência










Os Minis eram assim tratados pela BMC, já os russos... também, mas o carro era mais pesado!



Os Saltos






Fotos de Época

Largada em Londres
Tour Europe de 73
London-México 70
London-Mexico 70
London-Sydney 68
Grupo B - aliás, o mais fraquinho para o GB
16 mil km percorridos em endurance

Fotos Contemporâneas

Modelo 21406
Fizeram 16 mil km em 1993 em Endurance Histórico
Modelo 2140

Foi nesse modelo que entrei

Propaganda russa

Brincando na neve

Preparação para o 15 Monte histórico

London-Mexico

Sobre o 412

Luis Cezar

Um comentário:

guy moerenhout disse...

nice site . I am building up also a Soviet rally cars collection . No more than 20 cars abarth works museum
www.forum.abarth-gmr.be