Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

6.7.06

Land's End Trial
Tributo ao (MG) Old Nunber One (FC7900)

Em abril passado, foi realizada mais uma prova de rallye de Londres até a Cornoária ou Cornwall, terminando na famosa subida de montanha em Land End. Aliás, este foi o primeiro rallye realizado em solo inglês. O carro vencedor deste ano foi um HRG e um Austin Sevem, em Blue Hill 1 e em Blue Hill 2. Mas, isso me faz lembrar da famosa corrida iniciada em 1925 e ganha por Celcil Kimber, no seu famoso Old Nunber One (considerado o primeiro MG), que no ano passado comemorou 80 anos andando, o que é mais importante. Logo abaixo, está ele em foto colorida e na ocasião das comemorações.

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Aqui vocês tem o prazer de conhecer (para quem não conhece), Cecil Kimber "and" Wilfred Matthews no primeiro M.G. competitivo, em plena subida de montanha de 1925 (London-Land's End Trial).

Aliás em 1999, por causa deste carro, muita briga entre os entusiastas e a BMW (dona então da divisão MG), foi alardeada. Neste ano (1999), a BMW quiz comemorar os 75 anos da marca MG, mas esta data foi contestada pelo The M.G. Car Club. Na verdade sequer se comemora a partir da data da aquisição e melhoria do Morris, que supostamente Cecil Kimber chamou de 14/28 Super Sports. Cecil Kimber nunca o designou de M.G. Cecil Kimber também, produziu Morris em 1923 chamado de 11.9 h.p., mas nunca o chamou de MG (na verdade produziu 6 destes carros). Seria ilógico chamar um AC Bristol de Cobra, ou chamar os Chevrolet-Roadster de 1930 de antigos Corvettes!!!

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Notem Cecil Kimber "and" Russell Chiesman, no Old Number One. Nesta foto se traz a prova do primeiro MG (The octagon on the side of the car - como diria o meu amigo Richard).

Apesar de Cecil Kimber beneficiar ou alterar alguns carros Morris em 1922, a produção de um verdadeiro MG veio mais tarde (mesmo a empresa sendo chamada de Morris Garages). William Morris, garantiu a Kimber uma permissão para construir carros esportes - mas isso, realmente somente ocorreu com o Nunber One. Este carro foi registrado em 27 de março de 1925, 2 semans antes do evento London-Land's End Trial, com um pequeno teste "on the roads around Oxford", que na noite antes do evento o chassis apresentou rachaduras (expressão dada pelo primeiro empregado da MG - um primo do Kimber). Compraram as peças necessárias para o reparo em Pusey Lane (chamdada posteriormente de King Alfred Lane), e lá passaram a noite reparando (até hoje tais surpresas acontecem com o MG - como visto desde os primórdios).

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Back to the car... o primeiro M.G. de Cecil Kimber foi arquitetado e formatado com a idéia do famoso Safety Fast, que não era um simples apelo de propaganda, mas da constatação da realidade! Ele não só procurava obter um top performance, mas concomitantemente, procurava obter uma segurança para o veículo, principalmente, no que tange aos freios.

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Ele eliminou muita madeira na construção do Old Nunber One, pintando-o na cor "gray" (na verdade mandou construir carroçaria ou carroceria by Carbodies of Coventry, ficando pronta em 13 de março de 1925. Kimber foi influenciado, em 1922, pelo FIAT 804 Grand Prix Car. Apesar da influência, ele melhorou o desenho deste carro esportivo.

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No motor Cecil teve a colaboração de Charlie Martin, que escolheram um "very special Hotchkiss engine", um dos 200 construídos para Gilchrist Cars (este motor fora fabricado na verdade em 2 de fevereiro de 1921). Importante notar, que os motores utilizados nos Gilchrist Cars, não se comparavam com o desenvolvido por Martin, este "improved performance by modifying the intake and exhaust systems", reafirmava sempre Cecil. Era na verdade um motor com 1.496cc, produzindo algo como 38bhp.

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Para maires informações, leiam Barre Lyndon que escreveu a trilogia: Combat (1933), Circuit Dust (1934), "and" Grand Prix (1935), onde conta a história verdadeira do ou da MG. Aliás, estes livros eram os favoritos de Cecil Kimber, que dava como "gifts" aos amigos, staff e clientes. Lyndon escreve sobre o Old Number One, no seu primeiro livro - Combat: "The machine was the first that its designer had ever completely constructed. Although the car was not a racing machine, it was the designer's number one. Long before his number one had turned a wheel, he had been constructing sports bodies for various cars . . . it was a natural step to go a little further. The consolidation of these ideas produced Number One . . . he had never yet put into a car the thought and labour behind Number One, the real forerunner of Modern M.G.s." No natal de 1933, Cecil Kimber dá a Wilfred ("Wilf") Matthews, uma cópia do livro Combat, com a seguinte inscrição:

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Você ainda se pergunta - Mas quem é Wilf Matthews? Ora, Matthews era o navegador de Kimber no Old Number One (FC7900), em 1925 no raid London-Land's End Trial. Outra prova encontrada em documentação secundária, reside na M.G. Magazine, publicada em maio de 1933 (Volume 1, Number 1). M.G. Magazine era a revista oficial da "The M.G. Car Company". We know that Cecil Kimber was deeply involved in every facet of activity at the factory. Entre as pp. 47 "and" 48, encontramos o artigo entitulado: "In The Beginning" (título, aliás, de um outro famoso livro). Consta que o primeiro MG foi o chamado "Old Number One", sob o registration number "FC7900". Dita tal artigo: "... it was the forerunner of many cars of substantially similar type . . . No. 1 is in good hands and no doubt will make public appearances from time to time. Maybe our sons will laugh at her earthbound progress in the Veterans' Run of 1960." Nesta publicação, dizia o seu editor, Alan Hess, "mistakes were not tolerated".

Uma prova final, do primeiro MG está nas próprias palavras de Cecil. Kimber preparou uma palestra que seria realizada em 16 de fevereiro de 1945, no conceituado Institute of the Motor Trade, em Londres, mas ele morreu num acidente de trem (imagine só - deveria ter ido de MG), em 4 daquele mês. Nos seus escritos da citada palestra ele expos: "... the first sporting event ever won by an M.G. was achieved when I won the gold cuff links I am now wearing by successfully getting through the 1925 London-Land's End Trial without losing any marks, in the first M.G. that I ever built."

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Esta é a minha colaboração e minha homenagem a esta marca que eu tanto gosto.

Luis Cezar

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