Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

30.10.06

Veteran Car Run - 2006

London to Brighton



Um grande leitor do meu blog, Eurico Estima do Classic Car Club do Rio Grande do Sul, me lembra que em 5 de novembro próximo vai ocorrer na Ilha Mãe, o famoso London to Brighton Veteran Car Run (o que nós ingleses chamamos de LBVCR), reunindo os ainda saudáveis carros até 1905, numa rota de 60 milhas (vide o mapa route map).

Regent Street Concours
No dia 4, na Regent Street das 11:oohs as 15:00hs, haverá o charmoso concurso de elegância (The International Concours LBVCR Cars - foto acima), com os 100 melhores veículos do Run (todos pré-1905), com uma demonstração (desfile) ao longo da Conduit Street e nos arredores de Berkeley Square. Quem vota é o povo. Aliás, este evento serve também, como "start the Christmas shopping".

No sábado, dia 5 de novembro, em pleno Hyde Park das 7:07hs as 8:15hs, haverá a largada (de todos os participantes em fila por ordem numérica), com chegada a Brighton (mais precisamente em Preston Park, na Madeira Drive), entre 10:15hs e 16:30hs (numa média de 20mph durante o trajeto todo). Uma dica para quem quer assistir a largada, vá ao Hyde Park corner, perto da Queen Elizabeth Gate e Apsley Arch. No Crawley Market Square (no meio da prova), os participantes param para um coffee break, além de ocuparem todos os lavatórios.

Um pouco da história deste Run: É um evento anual, que sempre ocorre no primeiro sábado de novembro, comemorativo do Emancipation Run by Lord Winchilsea, de 14 de novembro de 1896 (vide a lei: Locomotives on the Highway Act de 1878 - Red Flag Act). Para celebrar a data, 33 "motoristas", foram de Londres a Sussex em Run (na verdade sairam não do Hyde Park, mas de fronte do Metropole Hotel em Londres e terminaram no Metropole Hotel em Brighton (só chegaram 14 deste veículos, e têm-se na história que o carro que ganhou, foi sobre uma plataforma de trem, e depois sujarem o carro com lama, deu-se a fraude... (certamente membros desta "tripulação", tinha como integrantes um tal de Joseph Dirce e seu navegador Joseph Legítimo!). Esta aventura se repete em 1927, organizado pelo motoring editor do Daily Sketch (com intervalo no período da II Grande Guerra e em 1947, por causa do racionamento do petróleo). De 1930 até os dias de hoje, o evento é organizado pelo The Royal Automobile Club.

A rainha dá o seu apoio deste 1971, mas não dirige. Quem gostava de dirigir era Her Majesty the King Edward VII juntamente com seu pai, HM King George VI.
Prince Michael of Kent

HH Prince Michael of Kent, presidente do The Royal Automobile Club (visto aqui dirigindo um VCC's 1902 Wolseley em 1984), é um participante regular. Aliás, ele tem dirigido vários veículos, incluíndo um Royal 1900 Daimler, um 1903 De Dion Bouton, um 1899 Wolseley, um 1903 De Dietrich, um 1904 Mercedes e um raro 1903 Napier racing car. Para saber de outras atividades do principe Michael, visite o site: http://www.princemichael.org.uk

Não se trata de corrida ou de rallye, mas de um raid-endurance entre a máquina e o homem (note que em novembro, o frio já está começando na minha terra). Uns 500 veículos participam deste evento, que tem como limite, veículos fabricados até primeiro de janeiro de 1905 (a organização pode convidar proprietários de veículos mais recentes). Além da Royal Family dar o seu apoio, muitos estrangeiros participam do evento.

Apresentação para a imprensa neste ano de 2006:

Media Launch at The Royal Automobile Club in Pall Mall

Sir Ray Tindle (2nd from Right) at the 2006 LBVCR Media Launch
Da esquerda para direita: Roger Etcell (Motion Works), Dr. Stephen Hammerton (Royal Automobile Club), Sir Ray Tindle (Tindle Newspapers), Des Nicols (Daily Mail)

The Lord Mayor of Westminster
The Lord Mayor of Westminster, Cllr Alexander Nicholl com Henry Lawson, proprietário do 1902 MMC

Algumas fotos que eu selecionei do evento ocorrido em 2005:

The Start













Filminho, para não perder o costume (clique sobre a imagem - notem o senhor que dá a bandeirada):

Alguns exemplos das inscrições já realizadas em 2006 (para a listagem completa, clique no site:http://www.lbvcr.com/cars.cfm/CurrentPage/4/sort_type/(car_entry_no%20+%200)

1896 Salveson (steam)
(click to view image)
Entry No 6 Reg No BS 8399
Year 1896 Body Open cart
Make/Model Salvesen (steam) Entrant Mr John Brydon
Cylinders 2 Country GB
Horsepower 10 Driver/Co Driver Mr Michael Burton

1897 Leon Bollee
(click to view image)
Entry No 8 Reg No AAS 571
Year 1897 Body Forecar
Make/Model Leon Bollee Entrant Mr Roy Brown
Cylinders 1 Country GB
Horsepower 2 Driver/Co Driver Mr Colin Humphreys

1900 De Dion Bouton
(click to view image)
Entry No 45 Reg No TBA
Year 1900 Body Vis-a-vis
Make/Model De Dion Bouton Entrant Mr William Roberts
Cylinders 1 Country USA
Horsepower 3.5 Driver/Co Driver Mr William Roberts

1900 Mobile (steam)
(click to view image)
Entry No 61 Reg No BS 8065
Year 1900 Body Spindle-seat runabout
Make/Model Mobile (steam) Entrant Mr Richard Hounslow
Cylinders 2 Country GB
Horsepower 5 Driver/Co Driver Mr Richard Hounslow

1901 Royal Enfield
(click to view image)
Entry No 74 Reg No RD 4480
Year 1901 Body Quadricycle
Make/Model Royal Enfield Entrant Austro Classic
Cylinders 1 Country A
Horsepower 2.75 Driver/Co Driver Mr Wolfgang Buchta

1901 Panhard et Levassor
(click to view image)
Entry No 109 Reg No EL 277
Year 1901 Body Tonneau
Make/Model Panhard et Levassor Entrant Mr John Hickman
Cylinders 4 Country GB
Horsepower 8 Driver/Co Driver Mr David Harrel

1902 Panhard et Levassor
(click to view image)
Entry No 196 Reg No AA 161
Year 1902 Body Tonneau
Make/Model Panhard et Levassor Entrant Mr Stephen Battye
Cylinders 4 Country GB
Horsepower 20 Driver/Co Driver Mr Stephen Battye

1896 Leon Bollee
(click to view image)


3 Reg No A 302

1896 Body Tandem Two Seater
Make/Model Leon Bollee Entrant Mr Dave Pittuck
Cylinders 1 Country GB
Horsepower 3.5 Driver/Co Driver Mr Dave Pittuck


1896 Panhard et Levassor
(click to view image)
Entry No 5 Reg No BS 8331
Year 1896 Body Omnibus
Make/Model Panhard et Levassor Entrant Mr Michael Timms
Cylinders 2 Country GB
Horsepower 6 Driver/Co Driver Mr Michael Timms

Links de interesse:

The Veteran Car Club of Great Britain


Clubs de Apoio

Museus que fornecem alguns dos veículos

Outros links de interesse da prova

Luis Cezar

Nenhum comentário: