Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

4.9.11

London-Sydney Marathon - 1968 - Endurance Rallye

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Eu tenho um fascínio pelas provas de longa distância, porque, reunem competição e aventura. É muito legal. Em particular a prova na modalidade maratona, de 1968 entre Londres e Sydney, era um aperitivo para o World Rally de 1970. Os carros pré-70 sofreram muito - dizem alguns dos participantes das duas provas, que a de 68 foi um verdadeiro desafio. Bom... o desafio maior estava na economia britânica, pois, a partir do meio do ano de 1967 havia uma forte "despondency", causada pela desvalorização do Pound, daí o Sir Max Aitken, proprietário do Daily Express, em conjunto com mais dois outros editorialistas - Jocelyn Stevens e Tommy Sopwith Jr, resolveram organizar essa prova, sendo o could sponsor, para elevar e espírito do Reino Unido. Bonito não?! Raise the country's spirits - só lá! Porque um rallye? Ora, para servir de showcase da engenharia britânica, mostrada através de seus carros, demonstrando, assim, a durabilidade dos carros ingleses, além do mais, se oferecia uma premiação de 10 mil Libras ao ganhador (o Daily Telegraph daria a outra premiação em dinheiro num total de 7 mil Libras, para os demais  concorrentes. Este jornal era de propriedade do Sir Frank Packer).
A rota foi estabelecida por uma comissão, chefiada por um ex-piloto de corrida (e não de rallye), Jack Sears. Ele rodou 7 mil milhas em alguns países e foi aquele que fechou o contrato com o navío S.S. Chusan, que levou os 72 carros e suas tripulações para uma viagem de 9 dias da Índia até a Austrália (2.600 milhas) - Na Austrália, andaram mais 2.600 milhas (na verdade a distância foi de 10.553,06 milhas ou 16.983,04 quilômetros).Esta prova é chamada por muitos como o "Rally of the Twentieth Century" - aliás, essa era a manchete do editorial do Daily Express, na Londres de 1967, anunciando a prova. 11 países seriam percorridos, com uma largada na capital inglesa, passando pela França, Itália, Iugoslávia, Bulgária, Turquia, Iran, Afagnistão, Paquistão, Índia e Austrália.
Na primeira leg os carros partiram do Crystal Palace em Londres as 23h00 no dia 24 de novembro, com destino para a cidade de Paris. Essa aventura só terminaria no dia 18 de dezembro em Sydney (Austrália). A largada foi dada num domingo, dia 24 de novembro de 68, no circuito de Crystal Palace, as 14:00hs, e os carros que "sobraram", chegaram no subúrbio de Sydney, numa localidade chamada de Warwick Farm, em 17 de dezembro do mesmo ano. Algumas empresas davam suporte, como a Dunlop e a Castrol. Eu só imagino o quanto foi legal só de levantar o trajeto (e o rallye foi melhor ainda). Dos 100 inscritos, somente 56 carros chegaram ao destino australiano. O BMC 1800 MKII era chamado de "diabo vermelho", por sua cor e durabilidade, já o Hillman (no final da prova), era chamado de "diabo azul". Os Landcrabs como eram chamados os Austin 1800, eram pilotados por caras famosos nos rallyes internacionais, tais como Rauno Aaltonem, Henry Liddon e Paul Easter (esse era só um dos times), além deles tinha Paddy Hopkirk, Tomy Mash e Alec Poole, em outro time (dá para imaginar?), isso sem contar que a BMC forneceu carros para times oficiais da RAF e NAVY. Brincadeira?! Era realmente uma ação para levantar a moral, depois de uma desvalorização da moeda. Moeda, meus caros, faz parte da soberania!

Aconteceram mais algumas edições desta prova: Em 77, patrocinada pela Singapore Airlines os Times da Mercedes-Benz 280-E chegam em primeiro e em segundo, com mais dois carros no top eight e... quem fica em terceiro? O Paddy Hopkirk. Com que carro? Por gratidão a Citroën lhe forneceu um works DS. Em 93 como prova histórica, o Nick Brittan compareceu com um Lotus Cortina, que tinha feito a primeira prova. Neste endurance rallye foram reunidos 21 drivers que competiram em 1968, incluinco o Andrew Cowan e o Roger Clark (e mais 106 Times de 17 países com carros pré-70). O Cowan pilotou o mesmo carro que ganhou a prova em 68 (Hillman Hunter), cedido pelo Scottish Automobile Club Museum (a inscrição era de 12.900 Libras e o custo estimado para cada Time era de 45 mil Libras). Tentou-se fazer a mesma rota, mas... Iraque e o povo afegão não deixaram passar por ali (uma curiosidade: os carros foram transportados não por navios mas por avião - dois Antonov An-124 cargo). Nesta prova quem ganha foi um Porsche 911 do Francis Tuthill, seguido por um Ford Falcon GT do Ian Vaughan, que terminou em terceiro em 68, e o keniano Mike Kirkland, que organiza o Safari Rally, ficou em terceiro com um Peugeot 504. Em 2000 teve o Millennium Celebration - houve uma mudança no trajeto (aliás, os Antonovs levaram os carros do norte da Tailândia para o interior da Malasia, para os competidores, depois de 12 dias, chegarem a Austrália, para mais 8 dias de competição. Eu achava que não ia ter público, mas 100 carros largaram de Londres e 78 chegaram a Sydney, com o mítio Stig Blomqvist e Ben Rainsford chegando em primeiro num Porsche 911, em segundo a mitica Michèle Mouton e o ganhador de 93 Francis Tuthill, com outro Porsche 911; e em terceiro Bates e Jenny Brittan com... outro Porsche 911. O evento de 2004 foi fraquinho e colocaram carros modernos do Grupo N e outros pré-77. Nos carros clássicos o melhor classificado foi um Ford Escort RS1600, pilotado pelo inglês Anthony Ward tendo como co-piloto o Mark Solloway, que terminaram em sexto na geral.


Na verdade alguns fatos pareceram bem estranhos aos competidores. Já na largada em Crystal Palace, no sul de Londres, havia no perímetro urbano, bandos de pessoas se aglomeravam para saudar aqueles que passavam, atrapalhando seriamente o transito, e por conseqüência, os competidores. As ruas de Londres estavam repletas. Ai chegaram para embarcar em Dover - os 98 carros subiram a bordo do ferry Maid of Kent em 75 minutos, e foram recepcionados por uma infantaria de fotógrafos e jornalistas de todo o mundo. Desembarcaram em Calais, com atraso e largando de 1 em 1 minuto para Paris. Nesta noite havia um denso nevoeiro, fazendo os carros diminuirem sobremaneira o trem de velocidade. No trajeto para Turim, a alfandega francesa resolveu fazer uma batida no rallye (pode uma coisa desta?), verificando no Túnel Mont Blanc o quanto de dinheiro cada Time estava levando (ação na época, contra a exportação de moeda). Isso sem contar que um time italiano esqueceu os passaportes num hotel em Turim (eu imagino a gritaria entre piloto e co-piloto). Na Turquia as crianças jogavam pedras nos carros, amassando e quebrando os vidros (alguns pára-brisas). No trecho mais perigoso de 272 km em estrada sinuosa na montanha de Sivas a Erzincan - para ajudar: houve chuva de granizo. Paquistão e Índia, abriram suas fronteiras, que estavam fechadas há 3 anos... Já na Austrália, havia - acreditem se quiser - cangurus suícidas, que pulavam na frente dos carros, que surgiam no meio da poeira (por uma coniscidência incrível, os Times australianos foram os primeiros a serem "atacados" por esses camgurus). No rallye todo, mas especialmente na Austrália, a polícia barrava carros que tinham sirenes, faróis com pisca, e outros equipamentos privativos de bombeiros (!?). A polícia inglesa já havia feito tal alerta. Por falar em polícia, a de Victoria parou no quarto final do rallye o Lampinen e o Staepalarae, por excesso de velocidade (estavam a 120kph - pode?!) e, olhe que a polícia ameaçou de apreender o carro. Os franceses, por seu turno estavam tão confiantes, que o Citroen do Bianchi iria vencer o rallye, que fez publicar nos jornais ingleses (inclusive aqueles que patrocinavam a prova), que ele já havia ganho...

Ocorreram histórias fantásticas - aliás inúmeras: Destaco duas delas - A primeira envolvendo o mítico Roger Clark. Ele estava em primeiro na fase européia e em território indiano, aliás, com uma ótima margem, passando com maestria no trecho mais traiçoeiro da prova entre Sivas e Erzincan, na Turquia. Vinha mantendo a sua média de 60 milhas por hora, no seu Cortina-Lotus (a gordura que tinha foi quase toda consumida no Paquistão e na Índia, mas chegou na liderança em Bombaim, seguido pelo Ford Taunus do Simo Lampinen e em terceiro estava o DS21 do Lucien Bianchi, que vivia caçoando dos carros ingleses (well essa discussão nunca vai acabar... na minha opinião até antes da Primeira Guerra Mundial, os franceses tinham ótimos carros, depois, meus caros de duas grandes guerras e de governos com viés socialista, eles perderam toda a tecnologia). Chegando no território australiano, o Roger Clark teve inúmeros problemas com seu carro. Com uma falha em dois pistões do seu motor Lotus, ele caiu para terceiro. Depois do reparo efetuado (dizem que ele pegou peças do motor do carro do Eric Jackson, que era piloto oficial da Ford), seu diferencial traseiro vai para o espaço - por obra do acaso, ele encontra um Cortina na beira da estrada, que estava assistindo a passagem dos carros. O Roger oferece uma grana para o proprietário vender o eixo traseiro, mas o proprietário falava que o carro era novo e que não ia fazer isso (ai a história ficou um pouco nebulosa, não se sabe como ou o porque o proprietário resolveu ceder, mas terminou "vendendo" ao Roger a peça, o que custou um atraso em 80 minutos).
Neste meio tempo o Bianchi e seu co-piloto Jean-Claude Ogier passou na frente e construiram uma bela vantagem, sobre o segundo colocado (o Austin 1800 do outro mítico Paddy Hopkirk. O DS do Bianchi vinha a toda (pilotado pelo Ogier e o Bianchi estava dormindo). Eles estavam num trecho onde a estrada era fechada, but... encontraram um carro onde ele não deveria estar, com dois policiais fora de serviço, alcoolizados no seu interior. Sofre um acidente antes do posto de verificação de passagem em Nowra a 150 milhas de Sydney (penúltima leg). Foi uma colisão frontal maluca com um Mini, ou como diz o meu moto-boy: sinistra.

O Citroën acabou com a sua frente e com metade do Mini e a dupla foi hospitalizada, porém... antes da hospitalização o Hopkirk que foi o primeiro a chegar na cena do acidente, para imediatamente o seu carro, perdendo a chance de vitória e de ganhar 10 mil Libras e com extintor de incêndio elimina as chamas do motor e salva a dupla da morte certa (ou seja, este herói inglês não ficou com mágoas do que os franceses fizeram com ele em Monte Carlo de 65, favorecendo os DSs). Sabe quem ganhou? O Andrew Cowan, que havia solicitado o carro à Chrysler para participar da prova, mesmo que chegasse em último (em alguns relatos a frase era "a car to come last" - um carro para chegar em último) - com isso um Hillman Hunter chega em primeiro, e o herói desta maratona - Hopkirk - chega em segundo e o australiano Ian Vaughan chega em terceiro com um Ford Falcon.



 
NUMERO
POSIÇÃO
TIME
PAÍS
CARROPILOTO
1
23
RTS Motorway Remoulds
United Kingdom
Ford Cortina GTB. Bengry
2
8
Ford Motor Co. (Aust)
Australia
Ford Falcon XT GTH.L. Firth
3
DNF
Avon / R.A.F.
United Kingdom
Ford Cortina GTF/O. N. Colman
4
24
British Leyland
United Kingdom
BMC 1800 Mk IIT. Fall
5
DNF
R. Lewis
United Kingdom
Chrysler Valiant EstateP. Lumsden
6
DNF
Combined Ins. Co. of America
Australia
Ford FairmontC.T. Hodgins
7
33
Avtoexport
Soviet Union
Moskvich 408A. Ipatenko
8
55
AMOCO Australia Ltd.
Australia
Volvo 144SP.H. Winkless
9
DNF
A.A. Bombelli
Switzerland
Ford Lotus CortinaA.A. Bombelli
10
DNF
Royal Green Jackets
United Kingdom
Porsche 911TG. Yannaghas
11
43
Blick Racing Team
Switzerland
Renault 16TSF. Reust
12
11
TVW-7, Daily News, Perth
Australia
Volvo 144SK. Tubman
13
DNF
J.G. Tallis
United Kingdom
Volvo 123GTJ.G. Tallis
14
DNF
Ford Deutschland
Germany
Ford 20MRSD. Glemser
15
DNF
G.P. Franklin
Australia
Ford Cortina GTG.P. Franklin
16
DNF
D.A. Corbett
Australia
BMC 1800D.A. Corbett
17
31
Royal Navy
Australia
BMC 1800Capt. Hans Hamilton
18
DNF
M.A. Colvill
Australia
Ford CortinaM. Greenwood
19
20
Avtoexport
Soviet Union
Moskvich 408S. Tenishev
20
38
Avtoexport
Soviet Union
Moskvich 408V. Schavelev
21
DNF
Hillcrest Motor Co.
United Kingdom
Morris 1800B.G. Williams
22
DNF
G. Baghetti
Italy
Lancia Flavia 1800 CoupeG. Baghetti
23
DNF
P.R.H. Wilson
United Kingdom
Ford Corsair 2000EP.R.H. Wilson
24
3
Ford Motor Co. (Aust)
Australia
Ford Falcon XT GTI.M. Vaughan
25
DNF
Chesson Lydden Circuit LaTrobe
United Kingdom
Volvo 122S-
26
DNF
M.J.C. Taylor
United Kingdom
Mercedes 280SEM.J.C. Taylor
27
DNF
F. Goulden
United Kingdom
Triumph 2000F. Goulden
28
DNF
A. Gorshenin
Australia
Mercedes 280SLA. Gorshenin
29
6
Ford Motor Co. (Aust)
Australia
Ford Falcon XT GTB. Hodgson
30
17
Dutch National Team
Netherlands
DAF 55R. Slotemaker
31
21
BMC Australia
Australia
BMC 1800 MkIIE. Green
32
18
Capt. F. Barker
United Kingdom
Mercedes 280SCapt. F. Barker
33
41
Miss E. Gadd
United Kingdom
Volvo 145S EstateMiss E. Gadd
34
DNF
K. Brierley
United Kingdom
Ford Lotus CortinaK. Brierley
35
DNF
R.A. Buchanan-Michaelson
United Kingdom
Mercedes 280SER.A. Buchanan-Michaelson
36
DNF
Sydney Telegraph Car 1
Australia
Holden HK Monaro GTSD. McKay
37
DNF
W.D. Cresdee
United Kingdom
BMC 1300 EstateW.D. Cresdee
38
DNF
Ford Motor Co.
United Kingdom
Ford Lotus CortinaB. Soderstrom
39
18
Addison Motors
Australia
Alfa Romeo 1750 BerlinaS. McLeod
40
52
Jim Russell I.R. Driving School
United Kingdom
Vauxhall VentoraD. Walker
41
50
Sydney Telegraph Car 4
Australia
Morris 1100Miss E. Westley
42
DNF
P.G. Graham
United Kingdom
Ford Cortina Savage V6P.G. Graham
43
13
AMOCO (Aust) Pty. Ltd.
Australia
Volvo 144SA. Welinski
44
44
British Army Motoring
United Kingdom
Rover 2000TCMajor M. Bailey
45
32
RAF Motorsports Assoc.
United Kingdom
Hillman HunterFlt. Lt. D. Carrington
46
40
Simca Motors
France
Simca 1100B. Hew
47
42
Nova Magazine
United Kingdom
MGBMrs J. Denton
48
10
Ford Motor Co.
United Kingdom
Ford Lotus CortinaRoger Clark
49
DNF
Major P.S. Ekholdt
Norway
SAAB 96 V4Major P.S. Ekholdt (withdrawn)
50
DNF
Ford Motor Co.
United Kingdom
Ford Lotus CortinaN. Brittan
51
2
British Leyland
United Kingdom
BMC 1800 MkIIP. Hopkirk
52
DNF
J. Sprinzel
United Kingdom
MG MidgetJ. Sprinzel
53
46
S.H. Dickson
USA
Rambler AmericanS.H. Dickson
54
37
British Army Motoring
United Kingdom
Rover 2000TCMajor J. Hemsley
55
15
E.G. Hermann
Germany
Porsche 911E.G. Hermann
56
25
A.J. Percy
United Kingdom
SAAB EstateA.J. Percy
57
16
Ford Deutschland
Germany
Ford 20MRSG. Staepelaere
58
DNF
S. Zasada
Poland
Porsche 911SS. Zasada
59
DNF
Porsche Cars GB Ltd.
United Kingdom
Porsche 911T. Hunter
60
35
Terry Thomas
United Kingdom
Ford Cortina 1600EP.R. Capelin
61
5
British Leyland
United Kingdom
BMC 1800 Mk IIR. Aaltonen
62
26
D. Praznovszky
Australia
Mercedes 200DD. Praznovszky
63
DNF
AMOCO (Aust) Ltd.
Australia
Volvo 142SR.J. Holden
64
19
Evan Cook
United Kingdom
BMC 1800Flt. Lt. J.T. Kingsley
65
DNF
Hydraulic Machinery Ltd.
United Kingdom
Morris 1800G.D. White
66
DNF
T.E. Buckingham
United Kingdom
Ford Cortina GTT.E. Buckingham
67
DNF
C.J. Woodley
United Kingdom
Vauxhall VentoraC.J. Woodley
68
14
Sydney Telegraph Car 3
Australia
Holden HK Monaro GTSD. Whiteford
69
56
Dutch National Team
Netherlands
DAF 55D. van Lennep
70
34
Wilson's Motor Caravan Centre
United Kingdom
BMC 1800A.H. Wilson
71
28
Vantona Everwear Ltd.
United Kingdom
Austin 1800B.L. Field
72
29
E. McMillen
United Kingdom
Ford Lotus CortinaE. McMillen
73
DNF
Ford Motor Co.
United Kingdom
Ford Lotus CortinaE. Jackson
74
9
R. Neyret
France
Citroen DS21R. Neyret
75
1
Rootes Motors
United Kingdom
Hillman HunterA. Cowan
76
12
Sydney Telegraph Car 2
Australia
Holden HK Monaro GTSB. Ferguson
77
36
Big 'N' Cash & Carry Group
United Kingdom
BMC 1800R. Eaves
78
45
Supersport Engines Ltd.
United Kingdom
Ford EscortJ.R. Gavin
79
51
P.A. Downs
United Kingdom
Volkswagen 114P.A. Downs
80
DNF
L. M. Large
United Kingdom
BMWL.M. Large (withdrawn)
81
DNF
Dr. B. Wadia
India
Ford Lotus CortinaDr. B. Wadia
82
53
D.G. Bray
United Kingdom
Ford Lotus CortinaD.G. Bray
83
27
Kentredder (Ireland) Ltd.
Ireland
Peugeot 404 injectionJ.E. Cotton
84
DNF
K. Schellenberg
United Kingdom
Bentley 1930 Sports TourerK. Schellenberg
85
DNF
Tecalemit Ltd.
United Kingdom
Ford Lotus Cortina - Twin CamP. Harper
86
DNF
Pan Aust. Unit Trust
United Kingdom
BMW 2000C.D. Forsythe
87
DNF
Citroen Cars
France
Citroen DS21L. Bianchi
88
DNF
Simca Motors
France
Simca 1100R. Masson
89
DNF
Longlife Group
United Kingdom
Ford CortinaR. Clark
90
30
British Army Motoring
United Kingdom
Ford Lotus CortinaCapt. D. Harrison
91
54
Maitland Motors
Australia
Holden HK AutoJ. Murray
92
7
Ford Deutschland
Germany
Ford 20MRSH.E. Kleint
93
48
Henry Ford and Son
Ireland
Ford Lotus CortinaMiss R. Smith
94
DNF
Automobile Club de France
France
Citroen DS21J. Lemerle
95
DNF
N. Koga
Japan
Vauxhall Viva GTN. Koga
96
DNF
R. Rogers
United Kingdom
Ford Cortina 1600ER. Rogers
97
DNF
Lunwin Products Pty. Ltd.
Australia
Ford Falcon XT GTR.G. Lunn
98
22
Avtoexport
Soviet Union
Moskvich 408U. Aava
99
49
17/21st Lancers
United Kingdom
Land Rover 2WDLt. M.G. Thompson
100
DNF
Simca Motors
France
Simca 1100P. Boucher

Porsche 911 - London-Sydney Rally 1968
A maioria esmagadora, se retirou ou porque o carro chocou-se com algo, ou porque quebrou feio, ou por motivos particulares dos pilotos, como a morte da esposa de um deles, e ele teve que voltar; ou até mesmo porque o carro foi canibalizado por outro competidor, para que ele pudesse continuar; e por ai vai... but (coisa de italiano), o time do carro 22, uma Lancia Flávia Coupe 1300, pilotada por Baghetti e Bassi, se retirou do rallye, depois de Kabul, porque perdeu os documentos!!! Novamente, eu só imagino a gritaria dentro do carro, com um xingando o outro, sobre de quem era a culpa do documento perdido em Kabul ou sabe-se lá aonde... Abaixo a lista oficial dos retirantes, com as devidas justificativas:
Car 3. Avon/RAF British entry. Ford Cortina. GT F/O N. Colman, Flt. Lt. A. Dalgleish, Lieut. P.S. Maloney, retired after Brachina (Australia)

Car 5. R Lewis British entry. Chrysler Valiant Estate. P. Lumsden, P.J. Sargent, R. Lewis, collided with a lorry near Sivas, severely damaged, retired.

Car 6. Combined Insurance Co. of America. Australian entry. Ford Fairmont XP, Australian Survival Car. C.T. Hodgins, D. Wait, B. Lawler, broke a wishbone after Youanmi, retired.

Car 9. A.A. Bombelli, Switzerland entry. Ford Lotus Cortina, A.A. Bombelli, T. Belso, retired after Teheran.

Car 10. Royal Green Jackets, British entry. Porsche 911T. G. Yannaghas, Lt. J.P. Dill, retired after Brachina.

Car 13. J.G.Tallis, British entry. Volvo 123GT. J.G.Tallis, P. Coltelloni, crashed after Youanmi, retired.

Car 14. Ford Deutschland, German entry. Ford 20 MRS. D. Glemser, M. Braungart, broke camshaft near Herat, Afghanistan, retired.

Car 15. G.P. Franklin, British entry. Ford Cortina GT. G.P. Franklin, A.K. Brassington, retired after Erzincan.

Car 16. D.A. Corbett, British entry. BMC 1800. D.A. Corbett, G.J. Mabbs, T. Fisk, conrod smashed through crankcase, Yugoslavia, retired.

Car 21. Hillcrest Motor Co., British entry. BMC 1800. B.G. Williams, M.E. Thomas, B. Hughes, retired after Teheran.

Car 22. G. Baghetti, Italian entry. Lancia Flavia Coupe 1300. G. Baghetti, G. Bassi, retired after Kabul, after losing documents.

Car 23. P.R.H. Wilson, British entry. Ford Corsair 2000E. P.R.H. Wilson, I. Mackelden, K. Dwyer, turned over near Teheran, retired.

Car 25. Chesson Lydden Circuit/LaTrobe Bradfield Stadium, British entry. Volvo 122S. J.H. LaTrobe, W. Chesson, G. Warner, failed to check in at Lake King, retired.

Car 26. M.J.C. Taylor, British entry. Mercedes 280SE. M.J.C. Taylor, I. Ireland, A. Hedges, missed controls after Ceduna (South Australia), retired.

Car 27. F. Goulden, British entry. Triumph 2000. F. Goulden, B.R. Goulden, J. Goulden, retired after Port Augusta (South Australia) missed controls.

Car 28. A.N. Gorshenin, Australian entry. Mercedes 280SL. A.N. Gorshenin, I.E. Bryson, retired after Moralana Creek.

Car 34. K. Brierley, British entry. Ford Lotus Cortina. K. Brierley, D. Skittrall, retired after Teheran.

Car 35. R.A. Buchanan-Michaelson, British entry. Mercedes 280S. R.A. Buchanan-Michaelson, T. Powell, crashed at Sivas, retired after Teheran.

Car 36. Sydney Telegraph, Australian entry. Holden Monaro GTS. D. McKay, D. Reynolds, D. Liddle, overturned 16 miles after Mingary, retired.

Car 37. W.D. Cresdee, British entry. Austin 1800. W.D. Cresdee, B. Freeborough, J. Syer, engine bearing failure after Istanbul, retired.

Car 38. Ford Motor Co., British entry. Ford Lotus Cortina. B. Sonderstrom, G. Palm, piston burnt out before Sivas, retired.

Car 39. Addison Motors, Australian entry. Alfa Romeo 1750 Berlina. S.I. McLeod, C.J. Lock, T. Theiler, broke differential near Teheran, retired.

Car 49. Major P.S. Ekholdt, Norwegian entry. SAAB 96 V4. Major P.S. Ekholdt, withdrew before the start.

Car 50. Ford Motor Co., British entry. Ford Lotus Cortina. N. Brittan, Mrs. J. Brittan, accident before Teheran, retired.

Car 63. Amoco Aust. Pty. Ltd., Australian entry. Volvo 142S. R.J. Holden, L. Graham, crashed before Bombay, both drivers taken to hospital, retired.

Car 65. Hydraulic Machinery (G.B) Ltd., British entry. Morris 1800. G.D. White, J.J. Jeffcoat, D.H. Dunnell, overturned on bridge before Teheran, retired.

Car 66. T.E. Buckingham, British entry, Ford Cortina GT. T.E. Buckingham, J.H. Lloyd, D. Hackelton, missing after Erzincan, retired.

Car 67. C.J. Woodley, British entry, Vauxhall Ventora. C.J. Woodley, S. Green, R.G. Cullingford, crashed in Yugoslavia, retired.

Car 73. Ford Motor Co., British entry, Ford Lotus Cortina. E. Jackson, K. Chambers, car stripped of parts to enable Clark (no. 48) to continue.

Car 80. L.M. Large, British entry, BMW. L.M. Large, withdrew before the start.

Car 81. Dr. B. Wadia, Indian entry, Ford Lotus Cortina. Dr. B. Wadia, K. Tarmaster, F. Kaka, missing after Erzincan, retired.

Car 84. K. Schellenberg, British entry, Bentley 1930 Sports Tourer. K. Schellenberg, N. Barclay, retired before Erzincan.

Car 85. Tecalemit Ltd., British entry, Ford Lotus Cortina (twin cam). P. Harper, D. Pollard, retired after Istanbul.

Car 86. Pan Aust. Unit Trust/Southern Cross Management, British entry, BMW 2000. C.D. Forsythe, R.D. Uniacke, J.T. Rich, retired following death in England of Uniacke's wife in road accident.

Car 87. Citroen Cars Ltd., British entry, Citroen DS 21. L. Bianchi, J.C. Ogier, collided with another car (non-Marathon), near Nowra (NSW), retired.

Car 88. Simca Motors Team 2, French entry. Simca 1100. R. Masson, J. Py, retired after Dehli.

Car 89. Longlife Group, British entry. Ford Cortina. R. Clark, M.R. Pearson, P. Hall, retired after Hindmarsh.

Car 94. Automobile Club, French entry. Citroen DS 21. J.K. Lemerle, O. Turcat, P. Vanson, retired after Brachina.

Car 95. N. Koga, Japanese entry, Vauxhall Viva. N. Koga, Y. Terada, K. Mitsumata, retired after Moralana Creek.

Car 96. R. Rogers, British entry, Ford Cortina 1600E. R. Rogers, A. Sheppard, retired after an accident at Agra.

Car 97. Lunwin Products Pty. Ltd., Australian entry, Ford Falcon GT. R.G. Lunn, C. Tippett, J. Hall, retired after Erzincan with a broken gearbox.

Car 100. Simca Motors Team 3, French entry, Simca 1100. P. Boucher, G. Houel, retired after Ceduna.


Times famosos, oficiais e Times "estranhos" (isso sem contar as tripulações privadas), foram formados para a participação neste evento, tais como:

Automobile Club de France (França), com um Citroen DS21 (J. Lemerle)

Avon/R.A.F., com um Ford Cortina GT (O.N. Colman)

Avtoexport (URSS), com 4 Moskvich 408 (A. Ipatenko, S. Tenishev, U. Aava e V. Schaveley)

BMC Australia (Austrália), com um BMC 1800MKII (E. Green)

Bristish Leyland, com 3 BMC 1800MkII (T. Fall, P. Hopkirk e R. Aaltonen)

Dutch National Team, com 2 DAF55 (R. Slotemaker e D. van Lennep)

Ford Deuschland, com 3 Ford 20MRS (D. Glemser, G. Stapelaere e H.E. Kleint)

Ford Motor Co. (Austrália), com 3 Ford Falcon GT (H.L. Firth, I.M. Vaughan e B. Hodgson)

Ford Motor Co. (Inglaterra), com 4 Ford Lotus Cortina (B. Soderstrom, Roger Clark, N. Brittan, E. Jackson)

Henry Ford and Son (Irlanda), com um Ford Lotus-Cortina (Miss R. Smith)

J.G. Tallis (Inglaterra), com um Volvo Amazon 123GT (J.G. Tallis)

K. Schellenberg (Inglaterra), com um Bentley 1930 Sports Tourer (K. Schellenberg)

Longlife Group (Inglaterra), com um Ford Cortina (R. Clark)

Nova Magazine (Inglaterra), com um MGB (J. Denton)

Porsche Cars GB Ltd. (Inglaterra), com um Porsche 911 (T. Hunter)

R. Rogers (Inglaterra), com um Ford Cortina 1600E (R. Rogers)

Rootes Motors Group (Inglaterra), com um Hillman Hunter (A. Cowan)

Royal Green Jackets, com um Porsche 911T (G. Yannaghas)

S. Zasada (Polônia), com um Porsche 911S (S. Zasada)

Simca Motors (França), com 3 Simca 1100 (B. Hew, R. Masson e P. Bouche)

Sydney Telegraph Car 1 (Austrália), com um Holden GTS (D. McKay)

Sydney Telegraph Car 2 (Austrália), com um Holden GTS (B. Ferguson)

Sydney Telegraph Car 3 (Austrália), com um Holden GTS (D. Whiteford)

Sydney Telegraph Car 4 (Austrália), com um Morris 1100 (Miss E. Westley)

Tecalemit Ltd. (Inglaterra), com um Ford Lotus-Cortina Twin Cam (P. Harper)

http://images.forum-auto.com/mesimages/50629/mexicomonza.jpg
E os militares, então?! Aliás, as Armas britânicas, dentre outros esportes, praticam rallye.

17/21st Lancers (Inglaterra), com um Land Rover 2WD (Tenente M.G. Thompson)

British Army Motoring (Inglaterra), com 2 Rover 2000TC(Major M. Bailey e Major J. Hemsley)

British Army Motoring (Inglaterra), com um Ford Lotus-Cortina (Capitão D. Harrison)

RAF Motorsport Assoc. (Inglaterra), com um HIllman Hunter (Tenente-Coronel D. Carrington)

Royal Navy, com um BMC 1800 (Capitão Hans Hamilton)

http://miniexperience.com.au/uploads/pics/London-Sydney_2.jpg

Países Participantes

Grã-Bretanha 56; Austrália 18; França 7; USSR 4; Alemanha 3; Irlanda 2; Suíça 2; Holanda 2; USA 1; Noruega 1; Índia 1; Itália 1; Polônia 1 e Japão 1.
[2800431676_1d8df91c96_b.jpg]

Montadoras

Ford 30; BLMC 18; Volvo 7; GM 5; Mercedes-Benz 5; Rootes 5; Moskvich 4; Porsche 4; Simca 3; Citroen 3; DAF 2; Renault 2; SAAB 2; Alfa Romeo 1; Bentley 1; BMW 2; Chrysler 1; Vauxhall 1; Lancia 1; Peugeot 1; Rambler 1 e Volkswagen 1.

Pilotos por carro

59 carros com 2 pilotos; 37 carros com 3 pilotos e 4 carros com 4 pilotos.


[lsmcov.jpg]

Uma dupla de Moskovitchs - o orgulho comunista da época.

O Citroen DS21 dos franceses antes do acidente.

O grande vencedor - o piloto Andrew Cowan, que queria o Hillman Hunter para chegar em último!!!
http://img523.imageshack.us/img523/8379/74worldcuprallykeithschor4.jpg
O carro mais velho do rallye - Bentley Speed Six do Keith Schellenberg - que abandonou a prova.

Se você quiser saber mais sobre este incrível rallye, escolha um dos relatos abaixo e divirta-se:

The Route Alan Sawyer

Jack Sears Anotações de levantamento do rallye






Melvin Lewis Biography Piloto do Land Rover

David Benson's Story Reporter do Daily Express


John Smailes Observações na levantada do rallye

Jim Graham's Story Pré-rallye


The Survivors of the Marathon Ken Green e outros sobreviventes

Ron Morgan's Memoirs Imprensa convidada

Autopics Fotos


Harry Firth Motor Manual 1969

Checkpoint Teheran Frank Goldsworthy

Checkpoint Bombay Stephen Harper

Allan Chilcott's Story - Reportagem do acidente com Lucien Bianchi London-Sydney Rally Start Nov. 1968. (The London-Sydney marathon car rally was organised by the Daily Express and started at Crystal...)1968 DAF 55 'London-Sydney-Marathon'http://www.dsinasia.com/images/DSRallyeBombay.JPG
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[2720269628_71dbc3fbd3_b.jpg]
 London-Sydney Rally Start Nov. 1968. (The London-Sydney marathon car rally was organised by the Daily Express and started at Crystal...)
Filminhos

parte I

XX

Parte II

XX

Parte III

XX

Parte IV

XX

Acidente com o DS21

XX

Entrevistas com os participantes

XX

Raro filme colorido

XX

O organizador do evento

XX

Luis Cezar




Um comentário:

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