Eu tenho um fascínio pelas provas de longa distância, porque, reunem competição e aventura. É muito legal. Em particular a prova na modalidade maratona, de 1968 entre Londres e Sydney, era um aperitivo para o World Rally de 1970. Os carros pré-70 sofreram muito - dizem alguns dos participantes das duas provas, que a de 68 foi um verdadeiro desafio. Bom... o desafio maior estava na economia britânica, pois, a partir do meio do ano de 1967 havia uma forte "despondency", causada pela desvalorização do Pound, daí o Sir Max Aitken, proprietário do Daily Express, em conjunto com mais dois outros editorialistas - Jocelyn Stevens e Tommy Sopwith Jr, resolveram organizar essa prova, sendo o could sponsor, para elevar e espírito do Reino Unido. Bonito não?! Raise the country's spirits - só lá! Porque um rallye? Ora, para servir de showcase da engenharia britânica, mostrada através de seus carros, demonstrando, assim, a durabilidade dos carros ingleses, além do mais, se oferecia uma premiação de 10 mil Libras ao ganhador (o Daily Telegraph daria a outra premiação em dinheiro num total de 7 mil Libras, para os demais concorrentes. Este jornal era de propriedade do Sir Frank Packer).
A rota foi estabelecida por uma comissão, chefiada por um ex-piloto de corrida (e não de rallye), Jack Sears. Ele rodou 7 mil milhas em alguns países e foi aquele que fechou o contrato com o navío S.S. Chusan, que levou os 72 carros e suas tripulações para uma viagem de 9 dias da Índia até a Austrália (2.600 milhas) - Na Austrália, andaram mais 2.600 milhas (na verdade a distância foi de 10.553,06 milhas ou 16.983,04 quilômetros).Esta prova é chamada por muitos como o "Rally of the Twentieth Century" - aliás, essa era a manchete do editorial do Daily Express, na Londres de 1967, anunciando a prova. 11 países seriam percorridos, com uma largada na capital inglesa, passando pela França, Itália, Iugoslávia, Bulgária, Turquia, Iran, Afagnistão, Paquistão, Índia e Austrália.
Na primeira leg os carros partiram do Crystal Palace em Londres as 23h00 no dia 24 de novembro, com destino para a cidade de Paris. Essa aventura só terminaria no dia 18 de dezembro em Sydney (Austrália). A largada foi dada num domingo, dia 24 de novembro de 68, no circuito de Crystal Palace, as 14:00hs, e os carros que "sobraram", chegaram no subúrbio de Sydney, numa localidade chamada de Warwick Farm, em 17 de dezembro do mesmo ano. Algumas empresas davam suporte, como a Dunlop e a Castrol. Eu só imagino o quanto foi legal só de levantar o trajeto (e o rallye foi melhor ainda). Dos 100 inscritos, somente 56 carros chegaram ao destino australiano. O BMC 1800 MKII era chamado de "diabo vermelho", por sua cor e durabilidade, já o Hillman (no final da prova), era chamado de "diabo azul". Os Landcrabs como eram chamados os Austin 1800, eram pilotados por caras famosos nos rallyes internacionais, tais como Rauno Aaltonem, Henry Liddon e Paul Easter (esse era só um dos times), além deles tinha Paddy Hopkirk, Tomy Mash e Alec Poole, em outro time (dá para imaginar?), isso sem contar que a BMC forneceu carros para times oficiais da RAF e NAVY. Brincadeira?! Era realmente uma ação para levantar a moral, depois de uma desvalorização da moeda. Moeda, meus caros, faz parte da soberania!
Aconteceram mais algumas edições desta prova: Em 77, patrocinada pela Singapore Airlines os Times da Mercedes-Benz 280-E chegam em primeiro e em segundo, com mais dois carros no top eight e... quem fica em terceiro? O Paddy Hopkirk. Com que carro? Por gratidão a Citroën lhe forneceu um works DS. Em 93 como prova histórica, o Nick Brittan compareceu com um Lotus Cortina, que tinha feito a primeira prova. Neste endurance rallye foram reunidos 21 drivers que competiram em 1968, incluinco o Andrew Cowan e o Roger Clark (e mais 106 Times de 17 países com carros pré-70). O Cowan pilotou o mesmo carro que ganhou a prova em 68 (Hillman Hunter), cedido pelo Scottish Automobile Club Museum (a inscrição era de 12.900 Libras e o custo estimado para cada Time era de 45 mil Libras). Tentou-se fazer a mesma rota, mas... Iraque e o povo afegão não deixaram passar por ali (uma curiosidade: os carros foram transportados não por navios mas por avião - dois Antonov An-124 cargo). Nesta prova quem ganha foi um Porsche 911 do Francis Tuthill, seguido por um Ford Falcon GT do Ian Vaughan, que terminou em terceiro em 68, e o keniano Mike Kirkland, que organiza o Safari Rally, ficou em terceiro com um Peugeot 504. Em 2000 teve o Millennium Celebration - houve uma mudança no trajeto (aliás, os Antonovs levaram os carros do norte da Tailândia para o interior da Malasia, para os competidores, depois de 12 dias, chegarem a Austrália, para mais 8 dias de competição. Eu achava que não ia ter público, mas 100 carros largaram de Londres e 78 chegaram a Sydney, com o mítio Stig Blomqvist e Ben Rainsford chegando em primeiro num Porsche 911, em segundo a mitica Michèle Mouton e o ganhador de 93 Francis Tuthill, com outro Porsche 911; e em terceiro Bates e Jenny Brittan com... outro Porsche 911. O evento de 2004 foi fraquinho e colocaram carros modernos do Grupo N e outros pré-77. Nos carros clássicos o melhor classificado foi um Ford Escort RS1600, pilotado pelo inglês Anthony Ward tendo como co-piloto o Mark Solloway, que terminaram em sexto na geral.
Na verdade alguns fatos pareceram bem estranhos aos competidores. Já na largada em Crystal Palace, no sul de Londres, havia no perímetro urbano, bandos de pessoas se aglomeravam para saudar aqueles que passavam, atrapalhando seriamente o transito, e por conseqüência, os competidores. As ruas de Londres estavam repletas. Ai chegaram para embarcar em Dover - os 98 carros subiram a bordo do ferry Maid of Kent em 75 minutos, e foram recepcionados por uma infantaria de fotógrafos e jornalistas de todo o mundo. Desembarcaram em Calais, com atraso e largando de 1 em 1 minuto para Paris. Nesta noite havia um denso nevoeiro, fazendo os carros diminuirem sobremaneira o trem de velocidade. No trajeto para Turim, a alfandega francesa resolveu fazer uma batida no rallye (pode uma coisa desta?), verificando no Túnel Mont Blanc o quanto de dinheiro cada Time estava levando (ação na época, contra a exportação de moeda). Isso sem contar que um time italiano esqueceu os passaportes num hotel em Turim (eu imagino a gritaria entre piloto e co-piloto). Na Turquia as crianças jogavam pedras nos carros, amassando e quebrando os vidros (alguns pára-brisas). No trecho mais perigoso de 272 km em estrada sinuosa na montanha de Sivas a Erzincan - para ajudar: houve chuva de granizo. Paquistão e Índia, abriram suas fronteiras, que estavam fechadas há 3 anos... Já na Austrália, havia - acreditem se quiser - cangurus suícidas, que pulavam na frente dos carros, que surgiam no meio da poeira (por uma coniscidência incrível, os Times australianos foram os primeiros a serem "atacados" por esses camgurus). No rallye todo, mas especialmente na Austrália, a polícia barrava carros que tinham sirenes, faróis com pisca, e outros equipamentos privativos de bombeiros (!?). A polícia inglesa já havia feito tal alerta. Por falar em polícia, a de Victoria parou no quarto final do rallye o Lampinen e o Staepalarae, por excesso de velocidade (estavam a 120kph - pode?!) e, olhe que a polícia ameaçou de apreender o carro. Os franceses, por seu turno estavam tão confiantes, que o Citroen do Bianchi iria vencer o rallye, que fez publicar nos jornais ingleses (inclusive aqueles que patrocinavam a prova), que ele já havia ganho...
Ocorreram histórias fantásticas - aliás inúmeras: Destaco duas delas - A primeira envolvendo o mítico Roger Clark. Ele estava em primeiro na fase européia e em território indiano, aliás, com uma ótima margem, passando com maestria no trecho mais traiçoeiro da prova entre Sivas e Erzincan, na Turquia. Vinha mantendo a sua média de 60 milhas por hora, no seu Cortina-Lotus (a gordura que tinha foi quase toda consumida no Paquistão e na Índia, mas chegou na liderança em Bombaim, seguido pelo Ford Taunus do Simo Lampinen e em terceiro estava o DS21 do Lucien Bianchi, que vivia caçoando dos carros ingleses (well essa discussão nunca vai acabar... na minha opinião até antes da Primeira Guerra Mundial, os franceses tinham ótimos carros, depois, meus caros de duas grandes guerras e de governos com viés socialista, eles perderam toda a tecnologia). Chegando no território australiano, o Roger Clark teve inúmeros problemas com seu carro. Com uma falha em dois pistões do seu motor Lotus, ele caiu para terceiro. Depois do reparo efetuado (dizem que ele pegou peças do motor do carro do Eric Jackson, que era piloto oficial da Ford), seu diferencial traseiro vai para o espaço - por obra do acaso, ele encontra um Cortina na beira da estrada, que estava assistindo a passagem dos carros. O Roger oferece uma grana para o proprietário vender o eixo traseiro, mas o proprietário falava que o carro era novo e que não ia fazer isso (ai a história ficou um pouco nebulosa, não se sabe como ou o porque o proprietário resolveu ceder, mas terminou "vendendo" ao Roger a peça, o que custou um atraso em 80 minutos).
Neste meio tempo o Bianchi e seu co-piloto Jean-Claude Ogier passou na frente e construiram uma bela vantagem, sobre o segundo colocado (o Austin 1800 do outro mítico Paddy Hopkirk. O DS do Bianchi vinha a toda (pilotado pelo Ogier e o Bianchi estava dormindo). Eles estavam num trecho onde a estrada era fechada, but... encontraram um carro onde ele não deveria estar, com dois policiais fora de serviço, alcoolizados no seu interior. Sofre um acidente antes do posto de verificação de passagem em Nowra a 150 milhas de Sydney (penúltima leg). Foi uma colisão frontal maluca com um Mini, ou como diz o meu moto-boy: sinistra.
O Citroën acabou com a sua frente e com metade do Mini e a dupla foi hospitalizada, porém... antes da hospitalização o Hopkirk que foi o primeiro a chegar na cena do acidente, para imediatamente o seu carro, perdendo a chance de vitória e de ganhar 10 mil Libras e com extintor de incêndio elimina as chamas do motor e salva a dupla da morte certa (ou seja, este herói inglês não ficou com mágoas do que os franceses fizeram com ele em Monte Carlo de 65, favorecendo os DSs). Sabe quem ganhou? O Andrew Cowan, que havia solicitado o carro à Chrysler para participar da prova, mesmo que chegasse em último (em alguns relatos a frase era "a car to come last" - um carro para chegar em último) - com isso um Hillman Hunter chega em primeiro, e o herói desta maratona - Hopkirk - chega em segundo e o australiano Ian Vaughan chega em terceiro com um Ford Falcon.
Na primeira leg os carros partiram do Crystal Palace em Londres as 23h00 no dia 24 de novembro, com destino para a cidade de Paris. Essa aventura só terminaria no dia 18 de dezembro em Sydney (Austrália). A largada foi dada num domingo, dia 24 de novembro de 68, no circuito de Crystal Palace, as 14:00hs, e os carros que "sobraram", chegaram no subúrbio de Sydney, numa localidade chamada de Warwick Farm, em 17 de dezembro do mesmo ano. Algumas empresas davam suporte, como a Dunlop e a Castrol. Eu só imagino o quanto foi legal só de levantar o trajeto (e o rallye foi melhor ainda). Dos 100 inscritos, somente 56 carros chegaram ao destino australiano. O BMC 1800 MKII era chamado de "diabo vermelho", por sua cor e durabilidade, já o Hillman (no final da prova), era chamado de "diabo azul". Os Landcrabs como eram chamados os Austin 1800, eram pilotados por caras famosos nos rallyes internacionais, tais como Rauno Aaltonem, Henry Liddon e Paul Easter (esse era só um dos times), além deles tinha Paddy Hopkirk, Tomy Mash e Alec Poole, em outro time (dá para imaginar?), isso sem contar que a BMC forneceu carros para times oficiais da RAF e NAVY. Brincadeira?! Era realmente uma ação para levantar a moral, depois de uma desvalorização da moeda. Moeda, meus caros, faz parte da soberania!
Aconteceram mais algumas edições desta prova: Em 77, patrocinada pela Singapore Airlines os Times da Mercedes-Benz 280-E chegam em primeiro e em segundo, com mais dois carros no top eight e... quem fica em terceiro? O Paddy Hopkirk. Com que carro? Por gratidão a Citroën lhe forneceu um works DS. Em 93 como prova histórica, o Nick Brittan compareceu com um Lotus Cortina, que tinha feito a primeira prova. Neste endurance rallye foram reunidos 21 drivers que competiram em 1968, incluinco o Andrew Cowan e o Roger Clark (e mais 106 Times de 17 países com carros pré-70). O Cowan pilotou o mesmo carro que ganhou a prova em 68 (Hillman Hunter), cedido pelo Scottish Automobile Club Museum (a inscrição era de 12.900 Libras e o custo estimado para cada Time era de 45 mil Libras). Tentou-se fazer a mesma rota, mas... Iraque e o povo afegão não deixaram passar por ali (uma curiosidade: os carros foram transportados não por navios mas por avião - dois Antonov An-124 cargo). Nesta prova quem ganha foi um Porsche 911 do Francis Tuthill, seguido por um Ford Falcon GT do Ian Vaughan, que terminou em terceiro em 68, e o keniano Mike Kirkland, que organiza o Safari Rally, ficou em terceiro com um Peugeot 504. Em 2000 teve o Millennium Celebration - houve uma mudança no trajeto (aliás, os Antonovs levaram os carros do norte da Tailândia para o interior da Malasia, para os competidores, depois de 12 dias, chegarem a Austrália, para mais 8 dias de competição. Eu achava que não ia ter público, mas 100 carros largaram de Londres e 78 chegaram a Sydney, com o mítio Stig Blomqvist e Ben Rainsford chegando em primeiro num Porsche 911, em segundo a mitica Michèle Mouton e o ganhador de 93 Francis Tuthill, com outro Porsche 911; e em terceiro Bates e Jenny Brittan com... outro Porsche 911. O evento de 2004 foi fraquinho e colocaram carros modernos do Grupo N e outros pré-77. Nos carros clássicos o melhor classificado foi um Ford Escort RS1600, pilotado pelo inglês Anthony Ward tendo como co-piloto o Mark Solloway, que terminaram em sexto na geral.
Na verdade alguns fatos pareceram bem estranhos aos competidores. Já na largada em Crystal Palace, no sul de Londres, havia no perímetro urbano, bandos de pessoas se aglomeravam para saudar aqueles que passavam, atrapalhando seriamente o transito, e por conseqüência, os competidores. As ruas de Londres estavam repletas. Ai chegaram para embarcar em Dover - os 98 carros subiram a bordo do ferry Maid of Kent em 75 minutos, e foram recepcionados por uma infantaria de fotógrafos e jornalistas de todo o mundo. Desembarcaram em Calais, com atraso e largando de 1 em 1 minuto para Paris. Nesta noite havia um denso nevoeiro, fazendo os carros diminuirem sobremaneira o trem de velocidade. No trajeto para Turim, a alfandega francesa resolveu fazer uma batida no rallye (pode uma coisa desta?), verificando no Túnel Mont Blanc o quanto de dinheiro cada Time estava levando (ação na época, contra a exportação de moeda). Isso sem contar que um time italiano esqueceu os passaportes num hotel em Turim (eu imagino a gritaria entre piloto e co-piloto). Na Turquia as crianças jogavam pedras nos carros, amassando e quebrando os vidros (alguns pára-brisas). No trecho mais perigoso de 272 km em estrada sinuosa na montanha de Sivas a Erzincan - para ajudar: houve chuva de granizo. Paquistão e Índia, abriram suas fronteiras, que estavam fechadas há 3 anos... Já na Austrália, havia - acreditem se quiser - cangurus suícidas, que pulavam na frente dos carros, que surgiam no meio da poeira (por uma coniscidência incrível, os Times australianos foram os primeiros a serem "atacados" por esses camgurus). No rallye todo, mas especialmente na Austrália, a polícia barrava carros que tinham sirenes, faróis com pisca, e outros equipamentos privativos de bombeiros (!?). A polícia inglesa já havia feito tal alerta. Por falar em polícia, a de Victoria parou no quarto final do rallye o Lampinen e o Staepalarae, por excesso de velocidade (estavam a 120kph - pode?!) e, olhe que a polícia ameaçou de apreender o carro. Os franceses, por seu turno estavam tão confiantes, que o Citroen do Bianchi iria vencer o rallye, que fez publicar nos jornais ingleses (inclusive aqueles que patrocinavam a prova), que ele já havia ganho...
Ocorreram histórias fantásticas - aliás inúmeras: Destaco duas delas - A primeira envolvendo o mítico Roger Clark. Ele estava em primeiro na fase européia e em território indiano, aliás, com uma ótima margem, passando com maestria no trecho mais traiçoeiro da prova entre Sivas e Erzincan, na Turquia. Vinha mantendo a sua média de 60 milhas por hora, no seu Cortina-Lotus (a gordura que tinha foi quase toda consumida no Paquistão e na Índia, mas chegou na liderança em Bombaim, seguido pelo Ford Taunus do Simo Lampinen e em terceiro estava o DS21 do Lucien Bianchi, que vivia caçoando dos carros ingleses (well essa discussão nunca vai acabar... na minha opinião até antes da Primeira Guerra Mundial, os franceses tinham ótimos carros, depois, meus caros de duas grandes guerras e de governos com viés socialista, eles perderam toda a tecnologia). Chegando no território australiano, o Roger Clark teve inúmeros problemas com seu carro. Com uma falha em dois pistões do seu motor Lotus, ele caiu para terceiro. Depois do reparo efetuado (dizem que ele pegou peças do motor do carro do Eric Jackson, que era piloto oficial da Ford), seu diferencial traseiro vai para o espaço - por obra do acaso, ele encontra um Cortina na beira da estrada, que estava assistindo a passagem dos carros. O Roger oferece uma grana para o proprietário vender o eixo traseiro, mas o proprietário falava que o carro era novo e que não ia fazer isso (ai a história ficou um pouco nebulosa, não se sabe como ou o porque o proprietário resolveu ceder, mas terminou "vendendo" ao Roger a peça, o que custou um atraso em 80 minutos).
Neste meio tempo o Bianchi e seu co-piloto Jean-Claude Ogier passou na frente e construiram uma bela vantagem, sobre o segundo colocado (o Austin 1800 do outro mítico Paddy Hopkirk. O DS do Bianchi vinha a toda (pilotado pelo Ogier e o Bianchi estava dormindo). Eles estavam num trecho onde a estrada era fechada, but... encontraram um carro onde ele não deveria estar, com dois policiais fora de serviço, alcoolizados no seu interior. Sofre um acidente antes do posto de verificação de passagem em Nowra a 150 milhas de Sydney (penúltima leg). Foi uma colisão frontal maluca com um Mini, ou como diz o meu moto-boy: sinistra.
O Citroën acabou com a sua frente e com metade do Mini e a dupla foi hospitalizada, porém... antes da hospitalização o Hopkirk que foi o primeiro a chegar na cena do acidente, para imediatamente o seu carro, perdendo a chance de vitória e de ganhar 10 mil Libras e com extintor de incêndio elimina as chamas do motor e salva a dupla da morte certa (ou seja, este herói inglês não ficou com mágoas do que os franceses fizeram com ele em Monte Carlo de 65, favorecendo os DSs). Sabe quem ganhou? O Andrew Cowan, que havia solicitado o carro à Chrysler para participar da prova, mesmo que chegasse em último (em alguns relatos a frase era "a car to come last" - um carro para chegar em último) - com isso um Hillman Hunter chega em primeiro, e o herói desta maratona - Hopkirk - chega em segundo e o australiano Ian Vaughan chega em terceiro com um Ford Falcon.
NUMERO | POSIÇÃO | TIME | PAÍS | CARRO | PILOTO |
1 | 23 | RTS Motorway Remoulds | Ford Cortina GT | B. Bengry | |
2 | 8 | Ford Motor Co. (Aust) | Ford Falcon XT GT | H.L. Firth | |
3 | DNF | Avon / R.A.F. | Ford Cortina GT | F/O. N. Colman | |
4 | 24 | British Leyland | BMC 1800 Mk II | T. Fall | |
5 | DNF | R. Lewis | Chrysler Valiant Estate | P. Lumsden | |
6 | DNF | Combined Ins. Co. of America | Ford Fairmont | C.T. Hodgins | |
7 | 33 | Avtoexport | Moskvich 408 | A. Ipatenko | |
8 | 55 | AMOCO Australia Ltd. | Volvo 144S | P.H. Winkless | |
9 | DNF | A.A. Bombelli | Ford Lotus Cortina | A.A. Bombelli | |
10 | DNF | Royal Green Jackets | Porsche 911T | G. Yannaghas | |
11 | 43 | Blick Racing Team | Renault 16TS | F. Reust | |
12 | 11 | TVW-7, Daily News, Perth | Volvo 144S | K. Tubman | |
13 | DNF | J.G. Tallis | Volvo 123GT | J.G. Tallis | |
14 | DNF | Ford Deutschland | Ford 20MRS | D. Glemser | |
15 | DNF | G.P. Franklin | Ford Cortina GT | G.P. Franklin | |
16 | DNF | D.A. Corbett | BMC 1800 | D.A. Corbett | |
17 | 31 | Royal Navy | BMC 1800 | Capt. Hans Hamilton | |
18 | DNF | M.A. Colvill | Ford Cortina | M. Greenwood | |
19 | 20 | Avtoexport | Moskvich 408 | S. Tenishev | |
20 | 38 | Avtoexport | Moskvich 408 | V. Schavelev | |
21 | DNF | Hillcrest Motor Co. | Morris 1800 | B.G. Williams | |
22 | DNF | G. Baghetti | Lancia Flavia 1800 Coupe | G. Baghetti | |
23 | DNF | P.R.H. Wilson | Ford Corsair 2000E | P.R.H. Wilson | |
24 | 3 | Ford Motor Co. (Aust) | Ford Falcon XT GT | I.M. Vaughan | |
25 | DNF | Chesson Lydden Circuit LaTrobe | Volvo 122S | - | |
26 | DNF | M.J.C. Taylor | Mercedes 280SE | M.J.C. Taylor | |
27 | DNF | F. Goulden | Triumph 2000 | F. Goulden | |
28 | DNF | A. Gorshenin | Mercedes 280SL | A. Gorshenin | |
29 | 6 | Ford Motor Co. (Aust) | Ford Falcon XT GT | B. Hodgson | |
30 | 17 | Dutch National Team | DAF 55 | R. Slotemaker | |
31 | 21 | BMC Australia | BMC 1800 MkII | E. Green | |
32 | 18 | Capt. F. Barker | Mercedes 280S | Capt. F. Barker | |
33 | 41 | Miss E. Gadd | Volvo 145S Estate | Miss E. Gadd | |
34 | DNF | K. Brierley | Ford Lotus Cortina | K. Brierley | |
35 | DNF | R.A. Buchanan-Michaelson | Mercedes 280SE | R.A. Buchanan-Michaelson | |
36 | DNF | Sydney Telegraph Car 1 | Holden HK Monaro GTS | D. McKay | |
37 | DNF | W.D. Cresdee | BMC 1300 Estate | W.D. Cresdee | |
38 | DNF | Ford Motor Co. | Ford Lotus Cortina | B. Soderstrom | |
39 | 18 | Addison Motors | Alfa Romeo 1750 Berlina | S. McLeod | |
40 | 52 | Jim Russell I.R. Driving School | Vauxhall Ventora | D. Walker | |
41 | 50 | Sydney Telegraph Car 4 | Morris 1100 | Miss E. Westley | |
42 | DNF | P.G. Graham | Ford Cortina Savage V6 | P.G. Graham | |
43 | 13 | AMOCO (Aust) Pty. Ltd. | Volvo 144S | A. Welinski | |
44 | 44 | British Army Motoring | Rover 2000TC | Major M. Bailey | |
45 | 32 | RAF Motorsports Assoc. | Hillman Hunter | Flt. Lt. D. Carrington | |
46 | 40 | Simca Motors | Simca 1100 | B. Hew | |
47 | 42 | Nova Magazine | MGB | Mrs J. Denton | |
48 | 10 | Ford Motor Co. | Ford Lotus Cortina | Roger Clark | |
49 | DNF | Major P.S. Ekholdt | SAAB 96 V4 | Major P.S. Ekholdt (withdrawn) | |
50 | DNF | Ford Motor Co. | Ford Lotus Cortina | N. Brittan | |
51 | 2 | British Leyland | BMC 1800 MkII | P. Hopkirk | |
52 | DNF | J. Sprinzel | MG Midget | J. Sprinzel | |
53 | 46 | S.H. Dickson | Rambler American | S.H. Dickson | |
54 | 37 | British Army Motoring | Rover 2000TC | Major J. Hemsley | |
55 | 15 | E.G. Hermann | Porsche 911 | E.G. Hermann | |
56 | 25 | A.J. Percy | SAAB Estate | A.J. Percy | |
57 | 16 | Ford Deutschland | Ford 20MRS | G. Staepelaere | |
58 | DNF | S. Zasada | Porsche 911S | S. Zasada | |
59 | DNF | Porsche Cars GB Ltd. | Porsche 911 | T. Hunter | |
60 | 35 | Terry Thomas | Ford Cortina 1600E | P.R. Capelin | |
61 | 5 | British Leyland | BMC 1800 Mk II | R. Aaltonen | |
62 | 26 | D. Praznovszky | Mercedes 200D | D. Praznovszky | |
63 | DNF | AMOCO (Aust) Ltd. | Volvo 142S | R.J. Holden | |
64 | 19 | Evan Cook | BMC 1800 | Flt. Lt. J.T. Kingsley | |
65 | DNF | Hydraulic Machinery Ltd. | Morris 1800 | G.D. White | |
66 | DNF | T.E. Buckingham | Ford Cortina GT | T.E. Buckingham | |
67 | DNF | C.J. Woodley | Vauxhall Ventora | C.J. Woodley | |
68 | 14 | Sydney Telegraph Car 3 | Holden HK Monaro GTS | D. Whiteford | |
69 | 56 | Dutch National Team | DAF 55 | D. van Lennep | |
70 | 34 | Wilson's Motor Caravan Centre | BMC 1800 | A.H. Wilson | |
71 | 28 | Vantona Everwear Ltd. | Austin 1800 | B.L. Field | |
72 | 29 | E. McMillen | Ford Lotus Cortina | E. McMillen | |
73 | DNF | Ford Motor Co. | Ford Lotus Cortina | E. Jackson | |
74 | 9 | R. Neyret | Citroen DS21 | R. Neyret | |
75 | 1 | Rootes Motors | Hillman Hunter | A. Cowan | |
76 | 12 | Sydney Telegraph Car 2 | Holden HK Monaro GTS | B. Ferguson | |
77 | 36 | Big 'N' Cash & Carry Group | BMC 1800 | R. Eaves | |
78 | 45 | Supersport Engines Ltd. | Ford Escort | J.R. Gavin | |
79 | 51 | P.A. Downs | Volkswagen 114 | P.A. Downs | |
80 | DNF | L. M. Large | BMW | L.M. Large (withdrawn) | |
81 | DNF | Dr. B. Wadia | Ford Lotus Cortina | Dr. B. Wadia | |
82 | 53 | D.G. Bray | Ford Lotus Cortina | D.G. Bray | |
83 | 27 | Kentredder (Ireland) Ltd. | Peugeot 404 injection | J.E. Cotton | |
84 | DNF | K. Schellenberg | Bentley 1930 Sports Tourer | K. Schellenberg | |
85 | DNF | Tecalemit Ltd. | Ford Lotus Cortina - Twin Cam | P. Harper | |
86 | DNF | Pan Aust. Unit Trust | BMW 2000 | C.D. Forsythe | |
87 | DNF | Citroen Cars | Citroen DS21 | L. Bianchi | |
88 | DNF | Simca Motors | Simca 1100 | R. Masson | |
89 | DNF | Longlife Group | Ford Cortina | R. Clark | |
90 | 30 | British Army Motoring | Ford Lotus Cortina | Capt. D. Harrison | |
91 | 54 | Maitland Motors | Holden HK Auto | J. Murray | |
92 | 7 | Ford Deutschland | Ford 20MRS | H.E. Kleint | |
93 | 48 | Henry Ford and Son | Ford Lotus Cortina | Miss R. Smith | |
94 | DNF | Automobile Club de France | Citroen DS21 | J. Lemerle | |
95 | DNF | N. Koga | Vauxhall Viva GT | N. Koga | |
96 | DNF | R. Rogers | Ford Cortina 1600E | R. Rogers | |
97 | DNF | Lunwin Products Pty. Ltd. | Ford Falcon XT GT | R.G. Lunn | |
98 | 22 | Avtoexport | Moskvich 408 | U. Aava | |
99 | 49 | 17/21st Lancers | Land Rover 2WD | Lt. M.G. Thompson | |
100 | DNF | Simca Motors | Simca 1100 | P. Boucher |
A maioria esmagadora, se retirou ou porque o carro chocou-se com algo, ou porque quebrou feio, ou por motivos particulares dos pilotos, como a morte da esposa de um deles, e ele teve que voltar; ou até mesmo porque o carro foi canibalizado por outro competidor, para que ele pudesse continuar; e por ai vai... but (coisa de italiano), o time do carro 22, uma Lancia Flávia Coupe 1300, pilotada por Baghetti e Bassi, se retirou do rallye, depois de Kabul, porque perdeu os documentos!!! Novamente, eu só imagino a gritaria dentro do carro, com um xingando o outro, sobre de quem era a culpa do documento perdido em Kabul ou sabe-se lá aonde... Abaixo a lista oficial dos retirantes, com as devidas justificativas:
Car 3. Avon/RAF British entry. Ford Cortina. GT F/O N. Colman, Flt. Lt. A. Dalgleish, Lieut. P.S. Maloney, retired after Brachina (Australia)
Car 5. R Lewis British entry. Chrysler Valiant Estate. P. Lumsden, P.J. Sargent, R. Lewis, collided with a lorry near Sivas, severely damaged, retired.
Car 6. Combined Insurance Co. of America. Australian entry. Ford Fairmont XP, Australian Survival Car. C.T. Hodgins, D. Wait, B. Lawler, broke a wishbone after Youanmi, retired.
Car 9. A.A. Bombelli, Switzerland entry. Ford Lotus Cortina, A.A. Bombelli, T. Belso, retired after Teheran.
Car 10. Royal Green Jackets, British entry. Porsche 911T. G. Yannaghas, Lt. J.P. Dill, retired after Brachina.
Car 13. J.G.Tallis, British entry. Volvo 123GT. J.G.Tallis, P. Coltelloni, crashed after Youanmi, retired.
Car 14. Ford Deutschland, German entry. Ford 20 MRS. D. Glemser, M. Braungart, broke camshaft near Herat, Afghanistan, retired.
Car 15. G.P. Franklin, British entry. Ford Cortina GT. G.P. Franklin, A.K. Brassington, retired after Erzincan.
Car 16. D.A. Corbett, British entry. BMC 1800. D.A. Corbett, G.J. Mabbs, T. Fisk, conrod smashed through crankcase, Yugoslavia, retired.
Car 21. Hillcrest Motor Co., British entry. BMC 1800. B.G. Williams, M.E. Thomas, B. Hughes, retired after Teheran.
Car 22. G. Baghetti, Italian entry. Lancia Flavia Coupe 1300. G. Baghetti, G. Bassi, retired after Kabul, after losing documents.
Car 23. P.R.H. Wilson, British entry. Ford Corsair 2000E. P.R.H. Wilson, I. Mackelden, K. Dwyer, turned over near Teheran, retired.
Car 25. Chesson Lydden Circuit/LaTrobe Bradfield Stadium, British entry. Volvo 122S. J.H. LaTrobe, W. Chesson, G. Warner, failed to check in at Lake King, retired.
Car 26. M.J.C. Taylor, British entry. Mercedes 280SE. M.J.C. Taylor, I. Ireland, A. Hedges, missed controls after Ceduna (South Australia), retired.
Car 27. F. Goulden, British entry. Triumph 2000. F. Goulden, B.R. Goulden, J. Goulden, retired after Port Augusta (South Australia) missed controls.
Car 28. A.N. Gorshenin, Australian entry. Mercedes 280SL. A.N. Gorshenin, I.E. Bryson, retired after Moralana Creek.
Car 34. K. Brierley, British entry. Ford Lotus Cortina. K. Brierley, D. Skittrall, retired after Teheran.
Car 35. R.A. Buchanan-Michaelson, British entry. Mercedes 280S. R.A. Buchanan-Michaelson, T. Powell, crashed at Sivas, retired after Teheran.
Car 36. Sydney Telegraph, Australian entry. Holden Monaro GTS. D. McKay, D. Reynolds, D. Liddle, overturned 16 miles after Mingary, retired.
Car 37. W.D. Cresdee, British entry. Austin 1800. W.D. Cresdee, B. Freeborough, J. Syer, engine bearing failure after Istanbul, retired.
Car 38. Ford Motor Co., British entry. Ford Lotus Cortina. B. Sonderstrom, G. Palm, piston burnt out before Sivas, retired.
Car 39. Addison Motors, Australian entry. Alfa Romeo 1750 Berlina. S.I. McLeod, C.J. Lock, T. Theiler, broke differential near Teheran, retired.
Car 49. Major P.S. Ekholdt, Norwegian entry. SAAB 96 V4. Major P.S. Ekholdt, withdrew before the start.
Car 50. Ford Motor Co., British entry. Ford Lotus Cortina. N. Brittan, Mrs. J. Brittan, accident before Teheran, retired.
Car 63. Amoco Aust. Pty. Ltd., Australian entry. Volvo 142S. R.J. Holden, L. Graham, crashed before Bombay, both drivers taken to hospital, retired.
Car 65. Hydraulic Machinery (G.B) Ltd., British entry. Morris 1800. G.D. White, J.J. Jeffcoat, D.H. Dunnell, overturned on bridge before Teheran, retired.
Car 66. T.E. Buckingham, British entry, Ford Cortina GT. T.E. Buckingham, J.H. Lloyd, D. Hackelton, missing after Erzincan, retired.
Car 67. C.J. Woodley, British entry, Vauxhall Ventora. C.J. Woodley, S. Green, R.G. Cullingford, crashed in Yugoslavia, retired.
Car 73. Ford Motor Co., British entry, Ford Lotus Cortina. E. Jackson, K. Chambers, car stripped of parts to enable Clark (no. 48) to continue.
Car 80. L.M. Large, British entry, BMW. L.M. Large, withdrew before the start.
Car 81. Dr. B. Wadia, Indian entry, Ford Lotus Cortina. Dr. B. Wadia, K. Tarmaster, F. Kaka, missing after Erzincan, retired.
Car 84. K. Schellenberg, British entry, Bentley 1930 Sports Tourer. K. Schellenberg, N. Barclay, retired before Erzincan.
Car 85. Tecalemit Ltd., British entry, Ford Lotus Cortina (twin cam). P. Harper, D. Pollard, retired after Istanbul.
Car 86. Pan Aust. Unit Trust/Southern Cross Management, British entry, BMW 2000. C.D. Forsythe, R.D. Uniacke, J.T. Rich, retired following death in England of Uniacke's wife in road accident.
Car 87. Citroen Cars Ltd., British entry, Citroen DS 21. L. Bianchi, J.C. Ogier, collided with another car (non-Marathon), near Nowra (NSW), retired.
Car 88. Simca Motors Team 2, French entry. Simca 1100. R. Masson, J. Py, retired after Dehli.
Car 89. Longlife Group, British entry. Ford Cortina. R. Clark, M.R. Pearson, P. Hall, retired after Hindmarsh.
Car 94. Automobile Club, French entry. Citroen DS 21. J.K. Lemerle, O. Turcat, P. Vanson, retired after Brachina.
Car 95. N. Koga, Japanese entry, Vauxhall Viva. N. Koga, Y. Terada, K. Mitsumata, retired after Moralana Creek.
Car 96. R. Rogers, British entry, Ford Cortina 1600E. R. Rogers, A. Sheppard, retired after an accident at Agra.
Car 97. Lunwin Products Pty. Ltd., Australian entry, Ford Falcon GT. R.G. Lunn, C. Tippett, J. Hall, retired after Erzincan with a broken gearbox.
Car 100. Simca Motors Team 3, French entry, Simca 1100. P. Boucher, G. Houel, retired after Ceduna.
Times famosos, oficiais e Times "estranhos" (isso sem contar as tripulações privadas), foram formados para a participação neste evento, tais como:
Automobile Club de France (França), com um Citroen DS21 (J. Lemerle)
Avon/R.A.F., com um Ford Cortina GT (O.N. Colman)
Avtoexport (URSS), com 4 Moskvich 408 (A. Ipatenko, S. Tenishev, U. Aava e V. Schaveley)
BMC Australia (Austrália), com um BMC 1800MKII (E. Green)
Bristish Leyland, com 3 BMC 1800MkII (T. Fall, P. Hopkirk e R. Aaltonen)
Dutch National Team, com 2 DAF55 (R. Slotemaker e D. van Lennep)
Ford Deuschland, com 3 Ford 20MRS (D. Glemser, G. Stapelaere e H.E. Kleint)
Ford Motor Co. (Austrália), com 3 Ford Falcon GT (H.L. Firth, I.M. Vaughan e B. Hodgson)
Ford Motor Co. (Inglaterra), com 4 Ford Lotus Cortina (B. Soderstrom, Roger Clark, N. Brittan, E. Jackson)
Henry Ford and Son (Irlanda), com um Ford Lotus-Cortina (Miss R. Smith)
J.G. Tallis (Inglaterra), com um Volvo Amazon 123GT (J.G. Tallis)
K. Schellenberg (Inglaterra), com um Bentley 1930 Sports Tourer (K. Schellenberg)
Longlife Group (Inglaterra), com um Ford Cortina (R. Clark)
Nova Magazine (Inglaterra), com um MGB (J. Denton)
Porsche Cars GB Ltd. (Inglaterra), com um Porsche 911 (T. Hunter)
R. Rogers (Inglaterra), com um Ford Cortina 1600E (R. Rogers)
Rootes Motors Group (Inglaterra), com um Hillman Hunter (A. Cowan)
Royal Green Jackets, com um Porsche 911T (G. Yannaghas)
S. Zasada (Polônia), com um Porsche 911S (S. Zasada)
Simca Motors (França), com 3 Simca 1100 (B. Hew, R. Masson e P. Bouche)
Sydney Telegraph Car 1 (Austrália), com um Holden GTS (D. McKay)
Sydney Telegraph Car 2 (Austrália), com um Holden GTS (B. Ferguson)
Sydney Telegraph Car 3 (Austrália), com um Holden GTS (D. Whiteford)
Sydney Telegraph Car 4 (Austrália), com um Morris 1100 (Miss E. Westley)
Tecalemit Ltd. (Inglaterra), com um Ford Lotus-Cortina Twin Cam (P. Harper)
E os militares, então?! Aliás, as Armas britânicas, dentre outros esportes, praticam rallye.
17/21st Lancers (Inglaterra), com um Land Rover 2WD (Tenente M.G. Thompson)
British Army Motoring (Inglaterra), com 2 Rover 2000TC(Major M. Bailey e Major J. Hemsley)
British Army Motoring (Inglaterra), com um Ford Lotus-Cortina (Capitão D. Harrison)
RAF Motorsport Assoc. (Inglaterra), com um HIllman Hunter (Tenente-Coronel D. Carrington)
Royal Navy, com um BMC 1800 (Capitão Hans Hamilton)
Países Participantes
Grã-Bretanha 56; Austrália 18; França 7; USSR 4; Alemanha 3; Irlanda 2; Suíça 2; Holanda 2; USA 1; Noruega 1; Índia 1; Itália 1; Polônia 1 e Japão 1.
Montadoras
Ford 30; BLMC 18; Volvo 7; GM 5; Mercedes-Benz 5; Rootes 5; Moskvich 4; Porsche 4; Simca 3; Citroen 3; DAF 2; Renault 2; SAAB 2; Alfa Romeo 1; Bentley 1; BMW 2; Chrysler 1; Vauxhall 1; Lancia 1; Peugeot 1; Rambler 1 e Volkswagen 1.
Pilotos por carro
59 carros com 2 pilotos; 37 carros com 3 pilotos e 4 carros com 4 pilotos.
Uma dupla de Moskovitchs - o orgulho comunista da época.
O Citroen DS21 dos franceses antes do acidente.
O grande vencedor - o piloto Andrew Cowan, que queria o Hillman Hunter para chegar em último!!!
O carro mais velho do rallye - Bentley Speed Six do Keith Schellenberg - que abandonou a prova.
Se você quiser saber mais sobre este incrível rallye, escolha um dos relatos abaixo e divirta-se:
The Route Alan Sawyer
Jack Sears Anotações de levantamento do rallye
Building a car for a Marathon Basil Cardew
Melvin Lewis Biography Piloto do Land Rover
David Benson's Story Reporter do Daily Express
John Smailes Observações na levantada do rallye
Jim Graham's Story Pré-rallye
The Survivors of the Marathon Ken Green e outros sobreviventes
Ron Morgan's Memoirs Imprensa convidada
Brian Lemon's great pics Fotos
Bill Kneipp's Fotos
Autopics Fotos
Spoils to the Victors Alan Sawyer
Harry Firth Motor Manual 1969
Checkpoint Teheran Frank Goldsworthy
Checkpoint Bombay Stephen Harper
Filminhos
parte I
XX
Parte II
XX
Parte III
XX
Parte IV
XX
Acidente com o DS21
XX
Entrevistas com os participantes
XX
Raro filme colorido
XX
O organizador do evento
XX
Luis Cezar
Um comentário:
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