Muitos me perguntam qual o evento (rallye) de carro histórico, mais duro da Europa. Tirando o Costa Brava na Espanha e o Rallye Histórico de Portugal, que reputo mais técnicos e com deslocamentos em velocidade mais fortes que a média dos rallyes europeus, mas realizados em época seca (digo, sem neve e/ou gelo); há algumas provas pesadas como o Neige & Glace Rally (que é feito em pleno inverno europeu, formado por um público de 95% de franceses e 5% de belgas e suíços), ou na mesma época um rallye que é realizado na Itália, na região de Turim - mas o mais perigoso, duro e famoso sem dúvida é o Monte histórico. Mas... tem outro, que realmente é um teste para os carros e times, trata-se do rallye LeJog, feito no Reino Unido e organizado pela HERO. Os ingleses chamam tal rallye como: um pesadelo agradável! É formatado para carros construídos até 1984 (Vintage até 1930; pos-vintage até 1940; Forties até 1952; Fifities até 1959; Sixties até 1967; Post-Historic até 1974; Modern Classics até 1983 e Classic 4x4 até 1983).
Tem sol, chuva fraca, chuva média, tempestade, neve e gelo. Passa-se por rios razos e um pouco menos do que razos fazendo a água correr pela linha do motor; passa-se pelo meio de ovelhas, de curral de vaca e por ai vai. Fora das rotas e rodovias, há provas específicas de habilidade e em florestas. Há paradas, longas zonas controladas e um desafio enorme para a navegação, e o piloto... bom esse vai dirigindo de Lands End a Escócia, passando por algo como 1.450 milhas.
Para quem não sabe onde é procure no mapa do Reino Unido - a esquerda na perna final há uma localidade chamada Land's End (onde se realizou o primeiro rallye, que teve a participação do dono da MG com seu fantástico Number One). De lá você vai por estradas secundárias até o extremo da Escócia (olhe no mapa no lado direito das Terras Altas a localidade John o' Groats). Longe né!? Nem os romanos conseguiram ir tão longe assim.
Dizem que é fantástico. E eu acredito. Há 3 rallyes que ainda vou fazer - este, o Pequim-Paris e o Safari. Eta provinhas fáceis... No caso do LeJog duas semanas antes, se recebe todas as instruções e como todo bom rallye inglês, dá-lhe mapas e traçados sobre mapas, um pouco diferente dos livros de bordo que estamos acostumados. Para quem não tem tempo de preparar o seu próprio livro com tais informações, a HERO vende um livro de bordo já preparado (melhor assim). Mas quem já fez, gosta de preparar e de fazer o trajeto com batedor, para ir apontando as dificuldades. No início de cada leg, você recebe informações adicionais do dia. But... sempre tem um but... não há truques ou pegadinhas, mas é recomendado - meio que obrigatório - você adquirir mapas especialmente confeccionados para essa prova na HERO via net. Ou seja, o navegador não pode ser um babaca que não goste de rallye... tem que ser do "ramo", tem que entender e gostar de navegar e ser um ótimo co-driver. São 3 dias endurance, não se esqueçam.
Eles (HERO), recomendam ir com um carro apropriado para um endurance, e fornecem um time de mecânicos excepcionais para o evento (Hero Assist), com o intuito de todos chegarem ao destino escocês. Claro, que tem a categoria turistica, que segue o rallye, mas mesmos estes ficam cobertos pelo espírito do rallye. Há a possibilidade de se alugar carro na própria HERO ou em outra empresa que aluga carros para rallye históricos - sai mais barato (deve girar em torno de umas 2000 a 2200 libras de locação, mais a inscrição que deve ficar neste patamar - para rallye, pois, na categoria turismo o valor é menor). São 4 dias de rallye (de 10 a 13 de dezembro).
O legal que no dia 9 tem uma longa conversa com os navegadores, onde todas as dúvidas podem e devem ser sanadas. A noite há um jantar pré-evento (black tie), e as 08h00 do dia seguinte larga o primeiro carro (o rallye comporta o mínimo de 45 e no máximo 80 carros), e as 03H30 da madrugada do dia 11 chega o primeiro carro em Telford. Neste dia as 09h00 larga o primeiro carro e chega-se a Newcastle as 19h00. No dia seguinte (dia 12), a largada acontece as 08h30 e passa-se a noite rodando pelo Norte da Escócia, sendo que o primeiro carro a chegar em John o' Groats, o faz as 09h30. Neste dia (13), há o jantar de gala (black tie), de premiação do Land's End to John o'Groats Reliability Trial 2011. Dia 14 para quem sobreviveu, volta-se para casa.
Essa rota (mais ou menos - mas tendo como origem e destino os mesmos locais), foi utilizado em 1911 para uma series of runs for motorcycles - na época o Ivan B. Hart-Davies ganhou com uma Triumph de 3.5hp single-speed, percorrendo as 886 milhas em 29 horas e 12 minutos (em 84 Neal Champion fez as 884 milhas em 11 horas e 14 minutos com uma Kawasaki GPZ750 Turbo).
Filminho I - 2009
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Filminho II - 2010
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Filminho III - 2008 na água
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Filminho IV - uma das provas de habilidade
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Filminho V - outro teste
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Filminho VI - resumo oficial
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Luis Cezar
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