Salmson 2.300
Eis a prova que falo de outras marcas, inclusive de carros franceses. O Salmson 2.300 fez algum sucesso nas pistas e nas provas de rallye, mais nas de carater alpino. Era um carro simpático, mesmo sendo francês. A fábrica era conhecida desde o início do século XX, como uma produtora de motores de avião, sendo que na década de 10 passou a fabricar carros. O industrial parisiense Emile Salmson, fundou em 1913 em Boulogne-Billancourt, uma "montadora" de carros esporte e gran-turismo. Desde o início, colocou seus carros em competição, incentivando equipes privadas a fazer o mesmo. A empresa ficou ativa até 1957, mas em 1953 foi mostrado ao público, o modelo 2.300 Sport (teve o modelo GS - Grand Sport: 3 ou 4 exemplares feios), com 115cv, atingindo uma velocidade final de 180kph (este modelo, apesar de tudo, não conseguiu salvar a empresa de seus problemas financeiros - o modelo chamado de Randonnée - Tipo G72 - lançado na Salão de Paris de 1950, não fez aquele sucesso todo, como era esperado, apesar de ser um carro ótimo).
Este era o modelo 2.300 GS, mais curto que o modelo Sport lançado antes. Era todo de alumínio, e foi o incentivador do modelo colocado em pista e em rallyes (pesava 980kgs - o modelo Sport pesava 1.230kgs), e atingia a velocidade final de 185kph. As primeiras versões do 2.300 Sport foi feito pelo carroceiro G. Desvaux de Rueil, repassando depois (38 carros suplementares, para o carroceiro Esclassan de Boulogne-sur-Seine).
O motor era de 4 cilindros com 2328cc, com 110 hp a 5000rpm, com uma compressão de 7.5, usando um carburador de corpo duplo Solex (por vezes, a própria fábrica utilizava carburadores Weber a pedido do comprador), tendo um câmbio eletromagnético da marca Cotal, de 4 marchas (você empurrava a alavanca e já se trocava as marchas) - tração traseira. O motor era oriundo do modelo Randonné, com dupla alumagem.
A segunda versão do 2.300S não mudou muito, mas eram feitos pelo carroceiro Chapron de Levallois, sendo comercializada no início de 1954. A corroceria (mais reforçada), tinha mais detalhes, dando um ar mais luxuoso ao modelo, com alguns cromados a mais. Apesar de ser um carro francês, o volante era fixado no lado direito - a pedidos era fixado o volante no lado esquerdo (eta inveja). Em 1957 as portas eram fechadas - com a produção de apenas 243 unidades (com todos os modelos - só do S standard, foram fabricados 209). Tem um site brasileiro que afirma que quando a fábrica fechou, teve um modelo que havia ganho - na classe - as 24 horas de Le Mans, mas isso não é verdade (o carro na corrida de 57 quebrou). Ganhou provas sem importância, ou teve algum destaque em pista e nos rallyes alpinos; nos endurance como Liège-Rome-Liège; no Tulip Rally e o Rallye de Charbonniéres, mas como afirmam os ingleses: "some racing success was scored, but was never convincing". Era tido como o primeiro carro verdadeiramente esportivo fabricado na França (este título é merecido), mas depois a Renault comprou a empresa e... a matou sem dó.
O motor era de 4 cilindros com 2328cc, com 110 hp a 5000rpm, com uma compressão de 7.5, usando um carburador de corpo duplo Solex (por vezes, a própria fábrica utilizava carburadores Weber a pedido do comprador), tendo um câmbio eletromagnético da marca Cotal, de 4 marchas (você empurrava a alavanca e já se trocava as marchas) - tração traseira. O motor era oriundo do modelo Randonné, com dupla alumagem.
Em Competição de Época
Um 2.300S pilotado por Morel, no Autódromo de Reims-Gueux
(Rallye des Routes du Nord, de 1956)
O mesmo carro e piloto, no Circuito de Reims, agora no Rallye de Picardie - 1956
No rallye alpino dos anos 50
Salmson 2.300 na Coupe des Alpes de 1954 - Roger Rauch e Bousson
René Cotton e Jean-Louis Lemerle
Rallye International des Alpes 1954
Rallye de Charbonniéres. Modelo Esclassan
Rallye de Charbonniéres
Rallye de Charbonniéres
Rallye de Charbonniéres
Salmson 2300S au rallye de Charbonniéres
Rallye de Charbonniéres
Rallye de Charbonniéres
Um Salmson 2.300S feito pelo carroceiro Pichon Parat de Lyon-Charbonnières
Idem
Segunda carroceria do 2.300S (Pichon e Parat) - Monte Carlo 1955 (terceiro lugar - foto), e segundo no Liège-Rome-Liège
2.300GS feito mais curto desenhado pelo piloto de rallye Vicent em dezembro de 1954
Carroceria Motto (barqueta) - usado por Jean-Paul Colas da Radio Monte Carlo, que tentou comentar a corrida (24 horas de Le Mans).
Em Competição Contemporânea
Coupe des Alpes Historique 2007
Fotos de Época
Carroceria do 2.300S Chapron
Apresentação no Salão de Paris de 1954
Chapron de 1955
Chapron Cabriolet no Salão de Paris de 1954
Um 2.300GT no Salão de Bruxelas em janeiro de 1954
Duas carrocerias feitas em 1954 por Pichon e Parat
Restaurados
A esquerda um "Chapron 1", e a direita um "Sport".
Segunda versão de painel
Luis Cezar
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