Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

14.1.08

Salmson 2300

Salmson 2.300
http://images.forum-auto.com/mesimages/248335/Salmson1.jpg

Eis a prova que falo de outras marcas, inclusive de carros franceses. O Salmson 2.300 fez algum sucesso nas pistas e nas provas de rallye, mais nas de carater alpino. Era um carro simpático, mesmo sendo francês. A fábrica era conhecida desde o início do século XX, como uma produtora de motores de avião, sendo que na década de 10 passou a fabricar carros. O industrial parisiense Emile Salmson, fundou em 1913 em Boulogne-Billancourt, uma "montadora" de carros esporte e gran-turismo. Desde o início, colocou seus carros em competição, incentivando equipes privadas a fazer o mesmo. A empresa ficou ativa até 1957, mas em 1953 foi mostrado ao público, o modelo 2.300 Sport (teve o modelo GS - Grand Sport: 3 ou 4 exemplares feios), com 115cv, atingindo uma velocidade final de 180kph (este modelo, apesar de tudo, não conseguiu salvar a empresa de seus problemas financeiros - o modelo chamado de Randonnée - Tipo G72 - lançado na Salão de Paris de 1950, não fez aquele sucesso todo, como era esperado, apesar de ser um carro ótimo).

Salmson 2300 GS

Salmson 2300 GS

Este era o modelo 2.300 GS, mais curto que o modelo Sport lançado antes. Era todo de alumínio, e foi o incentivador do modelo colocado em pista e em rallyes (pesava 980kgs - o modelo Sport pesava 1.230kgs), e atingia a velocidade final de 185kph. As primeiras versões do 2.300 Sport foi feito pelo carroceiro G. Desvaux de Rueil, repassando depois (38 carros suplementares, para o carroceiro Esclassan de Boulogne-sur-Seine).

A imagem “http://img143.imageshack.us/img143/4011/salmson54sr6.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

O motor era de 4 cilindros com 2328cc, com 110 hp a 5000rpm, com uma compressão de 7.5, usando um carburador de corpo duplo Solex (por vezes, a própria fábrica utilizava carburadores Weber a pedido do comprador), tendo um câmbio eletromagnético da marca Cotal, de 4 marchas (você empurrava a alavanca e já se trocava as marchas) - tração traseira. O motor era oriundo do modelo Randonné, com dupla alumagem.

http://images.forum-auto.com/mesimages/172915/SalmsonAffiche54.jpg

A segunda versão do 2.300S não mudou muito, mas eram feitos pelo carroceiro Chapron de Levallois, sendo comercializada no início de 1954. A corroceria (mais reforçada), tinha mais detalhes, dando um ar mais luxuoso ao modelo, com alguns cromados a mais. Apesar de ser um carro francês, o volante era fixado no lado direito - a pedidos era fixado o volante no lado esquerdo (eta inveja). Em 1957 as portas eram fechadas - com a produção de apenas 243 unidades (com todos os modelos - só do S standard, foram fabricados 209). Tem um site brasileiro que afirma que quando a fábrica fechou, teve um modelo que havia ganho - na classe - as 24 horas de Le Mans, mas isso não é verdade (o carro na corrida de 57 quebrou). Ganhou provas sem importância, ou teve algum destaque em pista e nos rallyes alpinos; nos endurance como Liège-Rome-Liège; no Tulip Rally e o Rallye de Charbonniéres, mas como afirmam os ingleses: "some racing success was scored, but was never convincing". Era tido como o primeiro carro verdadeiramente esportivo fabricado na França (este título é merecido), mas depois a Renault comprou a empresa e... a matou sem dó.

Em Competição de Época

http://www.forum-auto.com/uploads/200503/patrimoine51_1111515330_1956_salmson_routesdunord.jpg
Um 2.300S pilotado por Morel, no Autódromo de Reims-Gueux
(Rallye des Routes du Nord, de 1956)

http://www.forum-auto.com/uploads/200503/patrimoine51_1111515401_1956_salmson2300_picardie.jpg
O mesmo carro e piloto, no Circuito de Reims, agora no Rallye de Picardie - 1956

http://images.forum-auto.com/mesimages/172915/GuiraudLRL55.jpg
No rallye alpino dos anos 50

http://images.forum-auto.com/mesimages/172915/RauchCdA54.jpg
Salmson 2.300 na Coupe des Alpes de 1954 - Roger Rauch e Bousson

http://images.forum-auto.com/mesimages/172915/RauchCdA54b.jpg
René Cotton e Jean-Louis Lemerle

http://images.forum-auto.com/mesimages/172915/SalmsonCdA54.jpg
Rallye International des Alpes 1954

http://img204.imageshack.us/img204/7712/54rallyegenvemartinjulioquinlinsalmson2300sport5thrf7.jpg

http://img228.imageshack.us/img228/1214/54rallyegenvemartinjulioquinlinsalmson2300sport5th2na3.jpg
Martin e Julio Quinlin

http://images.forum-auto.com/mesimages/338566/SL552032.JPG

http://images.forum-auto.com/mesimages/338566/SL552033.JPG

img76/9479/55ligeromeligerencottonjllemer.jpg


R
allye de Charbonniéres. Modelo Esclassan

R
allye de Charbonniéres




Rallye de Charbonniéres


Rallye de Charbonniéres


Salmson 2300S au rallye de Charbonniéres


R
allye de Charbonniéres


R
allye de Charbonniéres


Um Salmson 2.300S feito pelo carroceiro Pichon Parat de Lyon-Charbonnières


Idem



Salmson Pichon Parat

Salmson Pichon Parat
Segunda carroceria do 2.300S (Pichon e Parat) - Monte Carlo 1955 (terceiro lugar - foto), e segundo no Liège-Rome-Liège

Salmson 2300 GS
2.300GS feito mais curto desenhado pelo piloto de rallye Vicent em dezembro de 1954

Salmson  2300 Motto
Carroceria Motto (barqueta) - usado por Jean-Paul Colas da Radio Monte Carlo, que tentou comentar a corrida (24 horas de Le Mans).

Salmson 2300 Motto

Em Competição Contemporânea

http://images.forum-auto.com/mesimages/172915/PnCdA07Salmson1.jpg
Coupe des Alpes Historique 2007

http://img274.imageshack.us/img274/6466/salmson9qm.jpg

A imagem “http://www.leblogauto.com/images/salmson2300s1954.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Fotos de Época

Salmson 2300 S

Salmson 2300 S

Salmson 2300 S

Salmson 2300 S

Salmson 2300 S

Salmson 2300 S
Carroceria do 2.300S Chapron

Salmson 2300 S
Apresentação no Salão de Paris de 1954

Salmson 2300 S

Salmson 2300 S
Chapron de 1955

Salmson 2300 cabrio
Chapron Cabriolet no Salão de Paris de 1954

Salmson 2300 GT
Um 2.300GT no Salão de Bruxelas em janeiro de 1954

Salmson 2300 GT

Salmson 2300 Pichon Parat
Duas carrocerias feitas em 1954 por Pichon e Parat

Salmson Pichon Parat

Restaurados

http://www.forum-auto.com/uploads/200506/s4_61l_1118041042_sortie_2005_2300s.jpg
A esquerda um "Chapron 1", e a direita um "Sport".

http://www.forum-auto.com/uploads/200506/s4_61l_1118041193_sortie_2005_moteur_85088.jpg

next image

next image

next image

next image

Salmson 2300 S
Segunda versão de painel

Luis Cezar

Nenhum comentário: