Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

25.1.15

Ford V8 Pilot

Existem alguns carros que são esquecidos, mas foram carros muito importantes, até mesmo no cenário esportivo. Esse é o caso do Ford Pilot ou Ford V8 Pilot. Foi um carro da Ford inglesa introduzido no mercado em agosto de 1947 - um dos carros resistentes com desenho e peças pré-guerra, que foram construídos e colocados no mercado depois da Segunda Grande Guerra Mundial. Era uma estratégia dos ingleses, de tentar retomar sua vida normal depois daquele evento, mas resistiu até 1951 - foram construídos cerca de 22.155 carros. A Ford queria fazer um carro mais forte e mais confortável que o Anglia e o Prefect (que foram feitos de 1939 a 1953). Teve uma curiosidade - foi produzido com um sistema de 12 volts para ser um carro a ser exportado, utilizado pela polícia (tinha outras modificações e esse modelo foi utilizado para fazer as competições - inclusive no Rallye de Monte Carlo). Esse carro foi produzido (montado), também, na Austrália.
O grande piloto inglês Ken Wharton (na verdade tinha nascido na Nova Zelândia), já utilizara em 49 um Ford, mas foi com um Pilot que ele ganhou em 1950 o Rallye das Tulipas na Holanda (ele ganhou o Tulipas em 3 oportunidades com um Ford) e o Rallye de Portugal (chamado Rallye de Lisboa). Este carro tem 85bhp (originalmente com 65bhp) a 3.800rpm (3.622cc), com um só carburador (no modelo utilizado no Tulipa, Lisboa e Monte, foram instalados dois carburadores). Cabe lembrar que tal motor já tinha feito sucesso com os Jensens (durante a WWII fora utilizado como work-horse para os staffs cars) - nos dois anos posteriores os motores V8 foram colocados nos Allards no Monte Carlo Rally e nas inúmeras provas de hill-climbs em todo o Reino Unido. Nos Estados Unidos tal motor era utilizado em road racing e em hot-rod circles (em 1936 dois pilotos amadores ganharam o Monte Carlo, com um Ford V8 Roadster e 2 anos depois, dois holandeses ganham o Monte com um Plain Jane Saloon). Em 26 rallies que fez ganhou 19 troféus.
http://images.forum-auto.com/mesimages/344001/Tulpen Rallye, 1950 - 206.jpg
Para quem procura um carro forte e de manutenção barata, além de ter um carro confiável, vale a pena ter um Ford V8 Pilot inglês, principalmente para provas de longa distância ou provas que requeiram um carro vigoroso - vide o caso da sua participação no atual Pequim-Paris, ao lado de marcas como a Volvo.
foto
File:Ford V8 Pilot.jpg
http://www.gordonwright.co.uk/photohistoryjpegs/a2cre.jpgFord Pilot V8
Luis Cezar

Nenhum comentário: