Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

25.1.15

Ford Anglia Z-Back


O Ford Anglia (modelos 105E e o Super 123E), foi um carro marcante na linha Ford inglesa, para carros populares, em seguida veio o Consul Classic com a mesma carroceria e com um motor maior, que deu origem ao mítico Ford Cortina (depois Ford Lotus Cortina MK1 e 2). Na verdade depois da produção de um total de 1.594.486 Anglias este saiu de linha, sendo substituído formalmente por outro modelo mítico: Ford Escort. Ou seja, o modelo Anglia, que foi um carro lançado um pouco antes do Reino Unido decretar guerra à Alemanha (o Anglia foi fabricado de 1939 a 1967), iniciou uma série de sucessos da Ford a começar na verdade pelo modelo Anglia com aquela carroceria com a janela traseira em forma de Z (1959 a 1967).

Existiram os seguintes modelos Anglia: E04A (1939-48); A54A (feito na Austrália de 1946-48); E494A (1949-53); A494A (feito na Austrália de 1949-53); 100E (1953-59); 105E (1959-68 o modelo mais famoso); Torino 105E (1965-67) e o Super 123E (1962-67 o modelo famoso, também, nas pistas e rotas de rallye). É um carro muito resistente, recebe vários motores (se você quiser trocar - eu prefiro os originais). Vale a pena ter um para provas de rallye histórico.
Era um carro muito resistente... um exemplo desta resistência foi demonstrada com o famoso ralizeiro Tony Brookes... este em outubro de 1962, com 24 anos de idade e um grupo de amigos pegou um Ford Anglia 105E, ou seja um carro que não era de fábrica, gastou 13 libras e instalou o Ford Perormance Kit nele e... colocou na pista para quebrar um recorde de resistência. O autódromo era nada menos que o Montlhèry Autodrome (perto de Paris). Ele conseguiu 6 International Class G World Records, com uma média de 83.47 mph (134.33 km/h), em 4, 5, 6 e 7 dias e noites rodando 15.000 e 20.000 km. Só trocaram os pneus, óleo e colocaram combustível.
O modelo 105E (conhecido com aquela capota traseira em Z), foi muito usado em autódromos e em rallies, por ser um carro bem equilibrado e de pequeno porte. Este modelo como works da Ford, ganhou os RAC Rallis de 1959 (RAC International Rally of Great Britain) e o de 1960 (RAC Rally of Great Britain). O East African Safari Rally (conhecido apenas como Safari) em 1960. O Rallye de Monte Carlo, houve várias participações de times works com gente muito famosa no volante e como navegadores. Ganharam os Montes de 1960 a 1965. Foi realmente um pequeno notável. Em autódromos temos as vitória em 1966, no BSCC British Saloon Car Champion, com o John Fitzpatrick; em 1976, no National Hot Rod World Champion, com George Polley; em 2001, no Classic Thunder Saloon Champion, com Gordon Streeter; em 2005, no Historic Racing Saloon Register Champion, com Dan Cox; em 2009, no Classic Touring Car Racing Club Champion com Richard Sprigg e em 2011, no Nicky Grist Motorsport Heart of England Rally Class E Champion, com o Peter Lewis. Uma estate (perua entre nós), fez o Pequim-Paris.
Ford Anglia 105E - #57 com Pat Moss e Elma Lewsey
Ford Anglia 105E - #185 - Sydney Allard e Tom Fisk

Ford Anglia 105E - #279 - Jean Vinatier e Roger Masson
Ford Anglia 105E - #310 - Bostrom
Annie Hall no RAC Rally with her Ford Anglia.


Luis Cezar

Nenhum comentário: