Não tenho tendências para ser correio técnico, mas recebo inúmeras questões técnicas, que sequer - em muitas delas - sei do que se trata. Algumas eu conheço e tento explanar, como foi o caso dos pneus e em outros temas aqui expostos. But... se puder ajudar, eu ajudo, apesar de não ser esse o tópico deste blog. Tem alguns seguidores, digo fiéis seguidores, que perguntam sobre rodas, na verdade sobre furos de rodas e acessórios. A começar pelo final:
a-) espaçadores e adaptadores para rodas, não combinam com provas de rallye e de pista - certamente haverá um... chabum...
b-) respeitem o off-set das rodas, caso contrário... chabum...
c-) fujam das rodas velhas, principalmente as de aluminio, caso contrário... chabum...
d-) rodas de magnésio, não combinam com disco de freio fervendo... chabum...
Mas... alguns querem trocar a roda. Se não for uma roda de cubo rápido, que é mais fácil, há o problema dos furos - este fato é chamado pelos ingleses de bolt pattern designations. Algo como: os buracos dos parafusos devem coincidir com os buracos originais... é por ai. Ou seja, se você quer trocar a sua roda por uma Dunlop de competição, ou por uma Minilite com 8 gomos, você precisa saber ou entender dos buracos... pelo menos dos buracos da roda.
Para ajudar, vamos apresentar uma tabela - fácil: quando você vai comprar uma Mercedes-Benz algumas tem as rodas de 5 furos, assim designada 5x112(mm) ou 4.409". Um Triumph usa ou 3 ou 4 furos na roda, com 3/4 (95.2mm). Tem anunciante no Ebay ou em outros portais de vendas, que colocam assim: Roda Mixirica 4x100 - ou seja, querem dar um ar de tecnicidade na mixirica. E as perguntas então: essa roda cabe no...? Claro, mano. E ai... posso jatear? Claro, mano. O que é 4x100? Mano, é a distância entre a circunferencia central da do paralama - manjou? Para tentar evitar isso... lá vai:
Aplicação Comum
A- 5x4.5" 1/2" para todos os antigos Ford e Chrysler
B- 5x4.75" 7/16" para o Chevy Camaro e outros antigos Chevrolet
C- 5x5" 5/8" Grand National e a maioria dos antigos carros da GM
D- 5x5.5" 1/2" 1/2 Ton Ford Pickups, maioria dos Jeeps e International Scouts
E- 6x5.5" 7/16" antigo modelo do Chevy e GM Pickups, além de algumas Blazer e Datsun
F- 8x6.5" 1/2" todos os Ton Trucks
G- 5x7.75" 5/8" antigos Volkswagen
H- 5x10.25" 5/8" antigos Ford 37 modificados e Skeleton
I- 6x5" 6-Pin Sprint Car 5/8 Drive Pin
J- 6x5" 6-Pin Midget 1/2" Drive Pin
K- 4x98mm Fiat
L- 4x100mm Chevette, Plymouth K-Car, Isuzu Pup e Renault
M- 5x100mm todos os carros da GM A, J e X (geralmente com tração dianteira). Alguns Mopar
N- 4x4" Vega e GM dos anos 80. Antigo Skyhawk, Starfire, Astro e Sunbird
O- 5x4" Plymouth Duster, Scamp, Valiant, Dodge e "A" Body Mopar
P*- 4x4.25" Pinto, alguns T-Birds, outros Ford pequenos e alguns Porsche
Q- 4x110mm alguns Renault e Mazdas
R*- 4x4.5" antigos Mustangs, Capri 6cc, alguns Datsun, MG, Mazda e Toyota
S- 4x120mm alguns Mazda e Honda
T- 4x130mm Volkswagen e alguns Porsche
U- 4x140mm Subaru
V- 6x8.75" grande parte dos caminhões militares
W- 6x7.25" grande parte das peruas militares
X- 6x8" idem
AE- 5x6.5" Land Rover
Lista mais específica
4x130mm (5.11")
Rodas com 6 furos ou parafusos
6x5-1/2"
Chevrolet - todos até os de 1948
Chevy/GMC - van até 1970
4x4 P.U., Blazer '71-'89
LUV 2WD '72-'84
Dodge - D-50, Ram 50 P.U. '79-'87
Ford - Courier PU '72-'84
Mazda - P.U. '72-'89
Nissan/Datsun - P.U., Pathfinder '67-'89
Toyota - SR5, 4WD P.U., Landcruiser, 4-Runner (alguns) até '89
Rodas com 5 furos ou parafusos
5x100mm (3.937")
Buick - Century, Skylark e Skyhawk '79-'87
LeSabre, Riviera, Somerset '85-'88
Chevrolet - Beretta, Citation, Cavalier, Celebrity, Corsica '80-'89
Chrysler - Laser, Lebaron '85-'87
Dodge - Daytona, Aries, Charger, Lancer, Caravan '85-'89
Oldsmobile - Calais, Ciera '82-'87
Firenza, Omega '79-'86
Plymouth - Sundance '87-'89
Pontiac - 6000, Grand Am, J2000, Sunbird '82-'87
Fiero '82-'88
5x4 (101.6 mm)
'64-'69 Mopar "A" 13"
'65-'76 Mopar "A" 14"
Dodge - Aspen, Dart, Demon, Swinger '63-'72
Plymouth - Barracuda, Duster, Valiant '61-'74
5x4-1/4 (108 mm)
Volvo 140, 164 15"
Volvo - todos até 1989
Ford - T-Bird '89
5x112mm (4.409")
Audi - 5000 Turbo, Quattro '86-'87
Mazda - RX7 GSL '86-'87
Mercedes - todos de '77-'89
VW - Transporter, Vanagon '71-'89
5x4-1/2 (114.3 mm)
AMC Gremlin, Hornet, Pacer, Javelin, Matator, AMX
AMC - todos os modelos (exc. Jeep) '40-'89
Chrysler/DeSoto - (exc. Imperial) '37-'89
Datsun/Nissan - 1600-2000 '65-'73
300ZX, 200SX V6 (alguns) até '89
Dodge van
Dodge 1/2 ton P.U.
Dodge - todos os carros e P.U.'s '37-'89
Dart, Demon, Swinger '73-'80
Ford 1/2 ton van
Ford Granada, Monarch
Ford - todos os carros '49-'72; '79-'85
Fairlane '62-'79
T-Bird '55-'71; '77-'79
Mustang 5-furos '65-'73
Maverick 5-furos
Mustang SVO '85-'86
Ranchero '68-'84
Aerostar, Probe, Bronco II/Ranger até '89
Hudson - todos '48-'56
Lincoln - todos '70-'72; '80-'89
Mazda - RX7 Turbo, 626, 929, MX6 '86-'89
Mercury - todos os carros '52-'54; '61-'72; '79-'85
Cougar '67-'79
Mopar '73 e anos acima, "A" body
Plymouth - todos os carros '37-'89
Barracuda '70-'74
Duster, Valiant, Volare '73-'80
Pontiac - Tempest, LeMans '61-'63
Studebaker - todos '51-'66
Toyota Crown, Hilux P.U.
Toyota - 2WD P.U. '69-'89
Supra Turbo '86-'89
Volvo 122, 1800
5x115mm (4.527")
Buick - Century, Electra, LeSabre, Regal, Riviera (alguns) '83-'89
Cadillac - Allante e alguns outros '84-'89
Chevrolet - Celebrity '85-'89
Oldsmobile - Regency, Ciera, Cutlass, Delta 88 '84-'89
Pontiac - 6000 '83-'89
Bonneville, Grand Am '86-'89
5x120mm (4.72")
BMW 2500, 2800, 3.0, 520, 530, 630, 730
BMW - todos 5 buracos (ou parafusos) até '89
5x4-3/4 (120.6 mm)
Buick - Regal, Century, Special (alguns mid-size) '64-'80's
Chevy van
Chevrolet - todos '49-'89
Corvette - todas
Corvair '65-'69 5-parafusos
GM compact e midsize
Oldsmobile - 442, Cutlass, F-85, Toronado (alguns mid-size) '60's-'80's
Pontiac - GTO, LeMans, Firebird, Grand Prix (mid size) '64-'80's
5x5 (127 mm)
Austin-Healey 3000
Buick LeSabre, Centurion, Riviera, Electra
Buick - Electra, LeSabre, Riviera, (most full-size) '35-'87
Cadillac - DeVille, Fleetwood '38-'89
DeVille '77-'79
Chevrolet 3/4 ton vans
Chevrolet - Bel Air, Biscayne, Impala, Caprice, Kingswood '71-'76
Blazer 2WD '71-'83
Chrysler - Imperial '67-'71
Ford, LTD '73-'75
Ford - T-Bird '72-'76
Galaxie, LTD, Custom '73-'78
Lincoln - todos (exc Versailles) '60-'67; '73-'79
Mercury - todos '55-'60
Cougar, XR7 '73-'77
Oldsmobile - todos '40-'87
Packard - todos '51-'55
Pontiac - todos '40-'86
Rover
5x130mm (5.118")
Porsche - 911, 912, 944 até '89
5x5-1/2 (139.7 mm)
AMC - Jeep (5 parafusos) '42-'89
Chrysler - 8cc. e wagon '46-'55
Imperial '54-'66
Ford 2 ton van
Ford Bronco, F100
Ford - todos '28-'48
Bronco '49-'89
International Scout, Travelall
Lincoln - todos '52-'60
Mercury - todos '39-'51
Suzuki - Samurai '86-'89
Rodas com 4 furos ou parafusos
4x3-3/4 (95.2 mm)
Austin Marina
Triumph Spitfire, TR7
Lotus
4x98mm (3.858")
Alfa Romeo Alfetta
FIAT
Lancia
4x100mm (3.93")
Acura - Integra até '89
Audi - alguns modelos até '89
Audi Fox
BMW 1600, 2002
BMW - 2002, 300-série até '89
Chevy - Chevette '76-'87
Spectrum, Nova '80-'89
Dodge - Omni, Rampage, Aries, 024 '79-'85
Charger, Daytona '82-'89
Honda - todos (exceto '76-'80 Accord, Civic) até '89
Isuzu - Impulse, I-Mark até '89
Nissan - Pulsar, Sentra '87-'89
Opel Kadett
Plymouth - Horizon, TC3, Reliant, Voyager '78-'89
Renault - todos até '89
Toyota - Celica, MR2, Tercel '86-'89
VW - Dasher, Fox, Jetta, Rabbit, Scirocco até '89
4x4 (101.6 mm)
Austin-Healey Sprite
Crosley - todos '39-'52
MG Midget
Jensen Healey
Opel Manta, Kadette, GT
GM L-body
Buick Skyhawk '75-'81
Chevrolet Vega, Monza '71-'81
Pontiac Sunbird, Astre '76-'81
Oldsmobile Starfire '75-'81
4x4-1/4 (108 mm)
Alfa Romeo (exc. Alfetta)
Ford - Fairmont '78-'86
Mustang 4-parafusos '74-'93
T-Bird '80-'88
Pinto '71-'80
Fiesta '78-'85
Escort - todos
Cortina - todos
Taurus, Tempo, EXP até '89
German-built Capri I, II, III '69-'8?
Mercury - Capri '71-'88
Cougar '79-'88
Merkur, Topaz, Lynx '80-'89
Zephyr '78-'86
Plymouth Cricket
Porsche - 924 '77-'84
Sunbeam - Tiger, Alpine '65-'70
4x110mm (4.33")
Mazda - RX2, RX3, RX4, GLC, 626, P.U. '71-'82
RX7 até '85
4x4-1/2 (114.3 mm)
Acura - Legend '86-'89
Buick - Special '61-'63
Chevrolet
Corvair - todos com 4 parafusos
Chevy II - todos com 4 parafusos
Sprint '85-'87
Nova ('61-'70)
Datsun/Nissan - alguns modelos de '89
Dodge Colt '79-'88
Dodge Colt (antigo)
Ford Mustang todos '65-'68 4 parafusos
Falcon, Maverick, Granada todos 4 parafusos
Mazda - 626, RX7 '83-'87 ????
MGA, MGB, MGC
Olds - F-85 '61-'63
Plymouth - Arrow, Sapporo '79-'88
SAAB - 900 to '87
Toyota - most exc. MR2 e P.U. até '89
Triumph TR 1..6
4x110mm (4.724")
Honda
4x130mm (5.11")
Porsche - 914 '71-'82
VW (Fusca), 411, 412, 1500 Sedan, Transporter/Vanagon
Agora... você pode falar de boca cheia: Por favor quero uma roda para o meu MG Midget 4x4 (101.6mm), você a possui?
Deixa o vendedor se virar - alguns vão achar que seu MG Midget é um 4x4 para fazer off-road e vão te oferecer pneu lameiro, com as rodas de um Land Rover, afinal todos são ingleses.
Luis Cezar
Agora... você pode falar de boca cheia: Por favor quero uma roda para o meu MG Midget 4x4 (101.6mm), você a possui?
Deixa o vendedor se virar - alguns vão achar que seu MG Midget é um 4x4 para fazer off-road e vão te oferecer pneu lameiro, com as rodas de um Land Rover, afinal todos são ingleses.
Luis Cezar
Nenhum comentário:
Postar um comentário