A Maserati ganha em Sebring de 57... mas quem faz sucesso é a Corvette... isso porque quem pilota as Maseratis são nada mais, nada menos do que o maduro Fangio e o jovem Moss. Fangio pilota a Corvette... a Corvette bate o recorde da pista... e em Sebring de 57 a SS (Corvette), quebra... O meu amigo Edu Prado me envia um vídeo desta prova - eu já havia publicado anos atras um post sobre o tema. Agora incorporei mais algumas coisas, e... dedico o post ao José Romão, que mantém o seu primeiro carro clássico (uma Corvette C1 de 1960), com a qual eu e meu filho Fábio fizemos as 1000 Milhas históricas portuguesas. A foto ai de cima é uma das mais icônicas do motorsport histórico.
Apesar de ótimos carros norte-americanos, Sebring International Raceway sempre recebeu bem os carros europeus - e estes retribuíam ganhando as provas na geral e na classe. Os norte-americanos quiseram com a inscrição de Corvettes, conquistar as 12 Horas de Sebring, but... Justamente a GM que nunca gostou de montar times de pista ou de rallye (vide a chance que perderam com a Chaparral).
A Corvette SS foi desenhada por Zora Duntov e colocada para teste em Sebring, para atuar mesmo em Le Mans. O carro era todo de alumínio, o que lhe garantiu pelo menos 30 hp a mais. A GM colocou uma outra Corvette SS, que teve o nicknamed de P de Practice - feita de fibra de vidro. Antes do John Fitch entrar na pista para seu treino, ele entrega o carro ao Fangio e para o Moss, para pilotarem o carro (ambos do Time da Maserati). O recorde da pista era de 3:29.7 - o Fangio na sua segunda volta quebra o recorde com 3:27.4. O Moss também quebrou o recorde anterior fazendo 3:28.
Maserati
Corvette SS sendo testada
Idem
Carro tipicamente norte-americano
Notem a bolha
Stirling Moss na Corvette com o designer Zora Arkus-Duntov
Moss ainda com cabelo e de camisa xadres
Lotus team cars. #59 ganha na Classe Sport 1100 com Colin Chapman, Joe Shephard e Dick Dungan
Porsche com seu novo 550RS (terminaram em 8o e 9o na Geral e ganharam na Classe Sports 1500).
O texano Carroll Shelby e a first lady of Sebring, Srta. Alec Ulmann
Bernard Cahier (de camisa vermelha) com Fangio ouvindo antes da largada
A rara 250S Maserati, pilotada por Shelby e Roy Salvadori
A Maserati de Jim Kimberley - só deu 58 voltas
500TR Ferrari #31 ficou em segundo na Classe de 2 Litros e 14o na Geral, com Arents-deVroom-Cunningham
Corvette #3 de Jim Jeffords, Dale Duncan e Big John Kilborn ficam em 15o na Geral
Doc Wylie empurra o Lotus XI Le Mans
Notem essa foto!!! Simplesmente the Best
MGA #51 - a foto parece um parque de diversões
#49 MGA ganha na Classe GT 1600
O Moss ficou careca, para ter espaço no capacete, para caber essas orelhas
Video com o Juan Manuel Fangio e Stirling Moss (juntos) - sim no mesmo time - o Time da Maserati foi vitorioso em Sebring em 1957 - o Moss era a de número 20 (que ficou em segundo), e o Fangio junto com seu co-driver Jean Behra, da Maserati número 19, ganharam a prova.
Ainda em 57, desponta o Chevrolet Corvette SS, com uma carroceria de magnesium - esse carro bateu o recorde de volta mais rápida, em Sebring. Foi a primeira vez que uma SS correu na Flórida, que quebra por problemas de suspensão, depois da 23a volta. Mesmo quebrando a GM ficou entusiasmada com o desempenho da Corvette. O Fangio testou essa SS... sem nunca ter pilotado antes este carro, ele fez a volta em 3:27.4 segundos!!!
Aqui mostra a construção da Corvette Experimental chamada de SS.
Na verdade em 57 a Corvette SS era tido como um Concept Car, construído para correr as 24 Horas de Le Mans. 2 Chassis foram construídos (o primeiro era chamado de The Mule, e o segundo é que foi para as pistas). A primeira vez que foi para a pista - como teste para Le Mans - foram as 12 Hours of Sebring. O engenheiro responsável foi o Zora Arkus-Duntov, que construiu um carro ultra leve com 1850 libras e um motor small-block V8 de 307hp (inspirado na Mercedes-Benz 300SL Gullwing e Birdcage Maserati).
Zora Arkus-Duntov e a sua criação.
Este vídeo mostra as 12 Horas de Sebring, filmado em 16mm por Mario Levetto - a campeã Maserati 450S #19 pilotada pela dupla Fangio/Behra terminou 2 voltas na frente do segundo Moss/Schell, com carro igual. A Corvette SS de #1 era pilotado pela dupla Fitch/Villoresi (este video inclui 2 minutos do Torino Auto Show de 57).
Sebring 57 - Parte 1
Sebring 57 - Parte 2
Sebring 57 - Parte 3
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