Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

3.4.14

1964 - Cars - A Hard Day´s Night

Ah... 1964... 50 anos atrás... eu era escoteiro... os Beatles fizeram um filme, que aqui no Brasil foi denominado Os Reis do Iê-Iê-Iê (A Hard Day's Night)... surgiu o topless, inventado por Rudi Gernreich, que como Mary Quant, era um espírito livre no mundo da moda (o maiô de topless tornou-se uma controvérsia internacional)... nos principais rallies:
No 33o Rallye de Monte Carlo a dupla Paddy Hopkirk e Henry Loddon, com um Morris Mini Cooper S ficaram em primeiro, sendo seguidos respectivamente por B L Jungfeldt e F Sager, com um Ford Falcon, e o mítico Erik Carlsson e G Palm num Saab 96.
Na décima segunda edição do East African Safari Rally, destaca-se em primeiro lugar Peter JC Hughes e William WG Young (Ford Cortina GT); seguido respectivamente pelas duplas formadas por Erik Carlsson e Gunnar Palm (Saab 96) e MP Armstrong e EC Bates (Ford Cortina GT).
Na vigésima primeira edição do Tulip Rally, ganha na classe Touring Cars o Timo Makinen e Tony Ambrose com um Mini-Cooper S e na classe GT Cars ganha Donald Morley e Erle Morley, com um Austin Healey 3000.
Na décima segunda edição do Acropolis Rally, fica em primeiro o Tom Trana e o Gunnar Thermenius com o velho Volvo PV544 e em terceiro a dupla feminina com a mítica Pat Moss-Carlsson e a Valerie Domleo com um Saab 96 do marido (da Pat), Erikson. No oitavo RAC eles ganharam com o mesmo Volvo.
Na vigésima quinta edição do Alpine Rallye ou Coupe de Alpes, ganha Jean Rolland e Gabriel Augius (???), com a linda Alfa Romeo TZ e em terceiro lugar o Donald Morley e Erle Morley (???), com o lindo Porsche 904GTS (lindos carros com duplas quase desconhecidas)...
Na vigésima edição do Spa-Sofia-Liège Rally, ganha o Rauno Aaltonen e Tony Ambrose com o fantástico Austin-Healey 3000.

Mas... alguns carros que fizeram história (ou eles próprios ou sua linhagem), nasceram também há 50 anos atrás (1964) - bom foram lançados carros que logo saíram (Ave Santa quanta bobagem, como o Autobianchi Primula; o Bedford Beagle; ou o brasileiro Brasinca Uirapuru, cópia do Jansen):
Chevrolet Chevelle Malibu Convertible, que fez surgir o...
Aqui vamos falar da terceira geração do Chevelle, que foi bem utilizado na Nascar de 1973 a 1977. O Chevelle Laguna fez um sucesso nas mãos do Cale Yarborough, que ganhou 34 corridas inclusive ganhando 3 vezes consecutivas o Grand National Championships. Teve um modelo especial, chamado de Laguna-S, baseado na experiência obtida na NASCAR. Diziam que tinha uma aerodinâmica parecida com o Pontiac... Ok. O Chevelle ganha também a NASCAR Winston Cup Grand National Championship.
A Ferrari 275GTB lightweight, foi usado no final de 64 e durante 1965 racing season, usando em seu nome a especificação Competizine Speciales, com os equipamentos e motor da 250 LM. Para a temporada de 1966 a Ferrari resolve construir 12 lightweight 275 GTB/C - esta construção foi realizada entre o fim da produção da 275 two-cam e o start da 275 four-cam. Mauro Forghieri foi quem desenhou a special super-lightweight de aço e de aluminio, na versão 275GTB (quem desenhou o chassis foi o Scaglietti). A Competizione Speciales tinha como opcional 6 carburadores. Duas das 12 construídas, foram feitas no estilo street. As de competição usavam rodas Borrani e eram vendidas com pneus Dunlop, e as de rua eram vendidas com pneus Pirelli. Teve uma inscrição de uma 275GTB/C nas 24 Horas de Le Mans, ficando em 8 lugar (time inglês) na geral e ganha na classe em 1966.
O Fiat 850 Special foi lançado neste ano, mas a Abarth tunou uma versão spider, mas o seu projeto bem aproveitado foi o Fiat Abarth OT 1000 baseado no 850, com um motor de 982cc, produzindo 61hp. O desenho de Michelotti do Shellette produzido pela Ghia (500 e 600), foram baseados nos carros da Jolly. Foram construídas 80 unidades neste molde. O Shellette tinha 47PS de powerful, no chassis do Special/Coupé. A Abarth também produziu o OT2000 Competition Coupé, baseado no 850, mas com motor de 1946cc.
E ai... fizeram nos EUA o Fairlane Thunderbolt - um carro feito para pistas de dragster. Era um carro com produção limitada, feito de forma experimental para as pistas de 1/4 de milha (pista de dragster). Era construído pela Ford Motor Company (FOMOCO). Construídas 100 unidades. Hoje é disputado a tapas pelos texanos... Foi baseado no Fairlane e acreditem - light weight (portas de fibra e vidros de plexiglas... com isso o carro fica leve.... kkkk... os últimos carros foram feitos na parte da frente de aluminio) com um motor 427, de 7 litros V8, com carburação Holley, usado largamente no Galxie para as corridas na NASCAR. Este carro foi usado, também na stock car, mas....
O Lee Iacocca junto com seu chefe de engenharia - Donald N. Frey - construíram um carro advindo do T-5 Project - em apenas 18 meses. No inicio tinha apenas dois lugares, era uma espécie de roadster e foi colocado um motor da Ford alemã, do Taunus V4 (o mesmo usado nos SAABs) - era bem parecido com o Pontiac Fiero. Era conhecido, também, como Mustang 1964 1/2. Abandonaram logo a ideia dos dois lugares, devido a má experiência que tiveram com o Thunderbird 1955 (uma fracasso nas vendas). Ai... construíram o Fastback 2+2, com um espaço interno melhor - o debut foi em 17 de agosto de 64. Em tempo - havia dentro da Ford quem queria formar uma outra linha, para montar o 1964 1/2 para concorrer com a Corvette Sting Ray e o Jaguar E-Type... O Lee Iacocca tinha visão de mercado e vetou a ideia. A primeira aparição foi como Pace Car na Indy-500 de 64.
No mesmo ano 2 Mustangs ficam em primeiro e segundo lugar na Classe, no Tour de France International Rally. Ainda, no final de 64 a Ford contrata Holman & Moody para preparar 10 Mustangs com motor 427, para participarem das provas do National Hot Road Association´s (NHRA), na Classe Factory Experimental, em 1965 - 5 Mustangs deste lote de 10, foram preparados para as drag racing season (NHRA Winternationals - Factory Stock Eliminator Class) - o carro pilotado por Bill Lawton, ganhou na Classe. Uma década depois, Bob Glidden ganha na primeira colocação, no NHRA Pro Stock. O modelo GT 350, na versão Shelby GT 350, ganha 5 vezes o Sports Car Club of America´s (SCCA), em 1965. Pilotados por Jerry Titus, Bob Johnson, Mark Donohue, e Titus ganham no SCCA o B-Production National Championship. O Mustang GT 350 ganha no B-Production (1966 e 1967). Também ganha em 1966 o  Manufacturers’ Championship na corrida inaugural da SCCA Trans-Am Series (ganhou várias vezes nos anos seguintes). Em 1969, um Mustang modificado na versão 428 Mach 1, na versão Boss 429 e Boss 302, bateram recordes no United States Auto Club (certified records), em Bonneville Salt Flats. Em 1970, o Mustang ganha novamente o SCCA Trans-Am Series Manufacturers’ Championship. Em 1975 Ron Smaldone ganha com seu Mustang como o primeiro carro norte-americano, o Showroom Stock National Championship (SCCA road racing).
Os Mustangs ainda se destacaram no IMSA, na Classe GTO em 1984 e 1985 - ganharam, também, na Classe as 24 Horas de Daytona. Em 1986 o GTO se destaca no GT Endurance Championship. Nos Drag Races, ganharam muitas provas. Bom... o Mustang dentro dos EUA, ganhou inúmeras provas da SCCA Escort Endurance, IMSA, SSGT, NHRA, Daytona, Trans-Am, e mais recentemente o FIA GT3 European Championship, o GT4 European Cup, as 24 Hours of Spa. Em 2012, Jack Roush ganha o Daytona International Speedway's (50th Anniversary Rolex), com um Mustang Boss 302R.
Os primeiros carros desta origem em 1964, não obtiveram sucesso em rallye ou em corridas, mas gerou um carro fantástico de rallye - que aliás não pode se mostrar muito, com o fim do Grupo B pela FIA no WRC - significando o fim o Nissan FJ24, com motor 240RS. O FJ20ET era um Silvia RS-X de 1986, mas não obteve homologação da FIA, pois, não tinha sido fabricados - vendidos mais de 5 mil unidades. Passou-se a usar, então o modelo 200SX SE V6, que tinha unidades requeridas para a homologação da WRC. O 200SX ficou em primeiro lugar em 1988 no Ivory Coast Rally e em segundo lugar durante dois anos, no Safari Rally de 88 e 89.
Pontiac GTO não foi apenas um carro de Hollywood. Ele ganha com Joey Scarallo no Group A Racing (SCCA Pro Racing World Challenge GT Series). Ganha na Classe no Rolex Sports Car Series GT. Impressionou mas não ganhou o GTO, pilotado em 1971 por David Pearson no Winston Cup Series.
Ok - o Porsche 911 foi lançado em 1963 no Frankfurt Motor Show (terminando oficialmente como 911, em 1989). Contudo, começou a ser vendido em 1964. Foi o carro de maior sucesso fabricado neste ano e nos anos seguintes... O 911 ganhou muita, mas muita corrida - enfrentou com classe muito, mas muito rallye - não dá para apontar aqui - vide o meu post sobre o 911 - posso citar o 911 lightly modified (type 901) em 1964 e colocado no Monte Carlo Rally de 1965, onde ficou quinto lugar (este carro está no Porsche Museum, como o carro que deu início a saga da fantástica campanha no motorsport da Porsche). Só na Trans Am Series (classe de 2 litros), ganhava tudo nos anos 60 (o championship ficaram para a Porsche de 67 a 69 - seguindo o mesmo caminho nos anos 1973, 1974 e 1980.
O Sunbeam Tiger, tinha um motor de alta performance V8 - carro V8 inglês é difícil - este era fabricado pelo fantástico Roots Group. Este carro foi desenhado (outros dizem, produzidos), pelo racing driver Carroll Shelby, e produzido entre 64 e 67. O carro era para ser produzido nos EUA, como queria o Shelby, mas os ingleses resolveram fazer na fábrica da Jensen (como a Saab fez com o P1800), em West Bromwich, e pagavam um tipo de royalty para o Shelby para cada carro ser fabricado. Foram construídas duas séries do Tiger (de 64 a 67 com 260 cu in - 4.3 litros, Ford V8, e outra com a construção de apenas 633 carros, com um motor mais forte da Ford (289 cu in de 4.7 litros). Nos rallies é onde eles fizeram mais sucesso. Bateram recorde de quarto de milha no drag strip... Em 67 o Rootes Group foi vendido para a Chrysler. 3 racing Tigers foram construídos para Le Mans de 64 (tirados da linha de montagem), um protótipo e dois de linha de produção. Cada um custou 45 mil dólares - tinha um corpo de coupe fastback, produzido pela Lister - mas não foram feitos em alumínio mas em aço comum - tiraram a caixa de câmbio de 4 marchas da Ford e colocaram uma da Borg Warner T10, que permitiu uma velocidade máxima de 140 milhas por hora ou 230 km/h. Os motores foram preparados pelo Shelby - superaqueceu e tal preparação foi muito criticada pelo pessoal da Rootes (não terminaram a prova) - todos esses Tigers sobreviveram nestes anos.
A Rootes pegou um Alpine IV, e pediu para o Shelby mudar a transmissão e melhorar o desempenho do motor. Puseram esses modelos no B Production Class of Pacific Coast Division (SCCA), dos EUA. Na verdade a Ford pressionava o Shelby para se dedicar a outros projetos e.... dai ele abandonou o contrato assinado, passando o trabalho para Hollywood Sports Car... que finalmente acertou o motor. Nos rallies europeus os Tigers chegaram em 64 em primeiro, segundo e terceiro no Geneva Rally; 2 Tigers foram inscritos no Monte de 65, sendo que um chegou em quarto. 3 Tigers foram inscritos no Alpine Rallye de 1965 - um ganhou. No Acropolis Rally de 66 o Tiger foi desclassificado por ter válvulas maiores no motor.

Abaixo o clip oficial do filme The Beatles - A Hard Day´s Night... e abaixo...
o filme todo (completo com 1h 28m).
Enjoy...


The Beatles - Os Reis Do Iê Iê Iê - (legendado)


Luis Cezar

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