T - 1915
Aqui no Brasil o Ford T era conhecido como Ford Bigode ou Ford de Bigode - era o 20º projeto da Ford e foi produzido por 19 anos de 1908 a 1927. O carro era simples e foi desenhado por várias mãos - Henry Ford, Childe Harold Wills, Joseph A. Galamb e Eugene Farkas. Fizeram 15.007.003 unidades sendo antecessor do Ford S, sendo substituído pelo Ford A - tinha 2894cc, com 4 cilindros, atingindo uma velocidade máxima de 75kpn, impulsionado por 20 CV (2 marchas a frente e uma ré). Foi o primeiro veículo da Ford com volante do lado esquerdo e foi o primeiro fabricado em produção de linha (vide filminho abaixo - o Henry Ford em 1913, inspirado na produção em linha das armas Colt e das máquinas de costura Singer, resolveu aplicar a produção em linha para seus carros - escolhendo o Model T para isso - abaixou o custo - em 1908 custava US$ 850 e depois da linha, passou a custar US$ 290!!!). A filosofia era construir um carro resistente e não precisava de enormes conhecimentos de mecânica para consertá-lo (era chamado de User-Friendly ou Amigo do Usuário).
T - 1910
Em 1914 o T começou a ser fabricado na Argentina (naquele tempo a Argentina era melhor do que o Brasil - sem dúvida alguma). Aqui a Ford foi a primeira fabricante de automóveis e caminhões (TT), a partir de 1919. Em 1920 mais da metade dos veículos que circulavam no mundo eram Model T!!!
Até o ano de 1914 o T era fabricado em várias cores, contudo, em 1915 para o carro ficar mais barato, passou-se a ser um carro de uma só cor (preta). Ficou célebre a frase do Henry Ford: "O carro (ou o T) é disponível em qualquer cor, contanto que seja preto" (...any color as long it is black...). Ficou na cor preta até 1926. Outra curiosidade é o apelido (aqui), de Ford Bigode: uma alavanca junto ao volante, posicionada em lado oposto com outra, para ajustar o avanço de ignição, formavam a figura de um bigode, o que levou o T a ser chamado, no Brasil, de Ford de Bigode ou Ford Bigode. Quando o nome pegou, os modelos fabricados no Brasil passaram a mostrar, a figura de um bigode, abaixo do logotipo da Ford, na tampa do radiador.
Na verdade era um veículo ou uma filosofia, cheia de curiosidades: Os freios eram os famosos Varão - os engenheiros da época achavam que freios dianteiros, iriam fazer o carro capotar. O tanque de combustível era colocado sob o assento do passageiro, e necessitava tirá-lo para o abastecimento. Como opcional eram colocados faróis (elétrico com controle interno) e buzina.
Mas... o T teve um viés esportivo? O Henry era tudo, menos bobo. Ele, como os ingleses, tinha que colocar seus carros ou o seu carro, em corridas, como a Indy, Nascar, dentre outras, para conseguir visibilidade, algumas glórias e o dinheiro de investidores. Ele mesmo por algum tempo detinha o recorde de velocidade (numa pista de gelo no lago St. Clair em 12/01/04, com o modelo chamado 999 - 39.4 segundos para a milha, numa velocidade de 147kph - 10 dias depois o William K. Vanderbilt Jr. superou o recorde do H. Ford). Há que se lembrar que o Henry gostava de corridas - No outono de 1901 ele entrou numa corrida contra o fabricante de bicicletas Alexander Winton (que começara a fazer carros). O Ford construiu um carro só para competir com ele e apesar do carro do Winton ser melhor, o Ford ganhou (corrida de 16 km - 10 voltas na pista de 1.6 km - 10/out/01). Foi essa corrida que fez surgir a Henry Ford Co. Aliás, depois da superação do recorde batido pelo Ford, este resolveu construir um carro forte: surgiu o Ford Model T. Mas... ok... durante um certo período, teve um sucesso em pistas e provas de endurance, mas depois, chegaram os poderosos carros europeus e... tchau T.
Aqui um T no Tranascontinental Race de 1909
Henry Ford ao lado do T, na corrida de NY até Seattle - chamada Transcontinental Endurance Race de 1909.
idem
idem
idem
idem
idem
Henry Ford no Barber-Warnock Special na Indianapolis 500 em maio de 1904
Henry Ford e Frank Kulick num T no Elgin National Road Race de 1911
Henry Ford no seu Spider Huff, contra o Alexander Winton em Grosse Pointe - Michigan - 1901
Henry Ford com o seu Arrow Racer, no Lago St. Clair, Michigan em 1904
Luis Cezar
Nenhum comentário:
Postar um comentário