Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

8.4.14

Lotus MK VI

Existiram muitos MKs antes do MK VI da Lotus... foram testados a exaustão nas pistas e nos trials... dai o Colin Chapman colocar esse modelo em produção - aliás, foi o primeiro modelo da Lotus a ser fabricado e para ser vendidos ao grande público. Era 1952 e esse carro era vendido como um Kit-Car, onde você mesmo poderia customizar e montar o seu MK VI. Poderia pedir motor e caixa de velocidades direto ao Chapman, que ele te fornecia (muitos pediam a instalação do confiável motor 1250cc do MG TD. Era um carro extremamente leve.
O protótipo do chassis foi feito pela Progress Chassis Company todo em alumínio e estrutura tubular, mas os carros a serem montados, eram de responsabilidade do Williams e do Prichard, que depois se fundiram numa empresa só. Se não houvesse pedidos especiais, o motor fornecido era o do Ford Prefect, mas o chassis aceitava o 1172cc do Ford 10; o 1250cc ou o 1500cc do MG TF; o 1500cc do Consul e o fantástico Coventry Climax (que no final todos queriam). Até 1955 foram vendidos 100 kits, transformando a empresa Lotus do Chapman, numa montadora para carros especiais. Foram construídos (acredita-se) 110 unidades, que pesavam 432kg, com uma caixa de velocidades de 3 marchas da Ford. Com o motor Ford E93A, chegava-se a 50bhp em 5000rpm, fazendo o carro alcançar os 150km/h!!!
Era um modelo que serviu para criação do kit-car mais copiado do mundo - o Lotus 7. Eu particularmente gosto do Eleven... mas gosto não se discute - lamenta-se. Mas entre um VI e um 11... a diferença é enorme. O MK VI não teve aquele sucesso nas pistas e nas subidas de montanha, contudo, foi o marco da Lotus - foi o carro que colocou o Chapman definitivamente como construtor de carros e homem das pistas.

Notem a cara de sacana do Colin...





Luis Cezar

Nenhum comentário: