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14.4.14

Skoda Octavia - Rallye Car

O Skoda Octavia faz parte de uma pequena família de carros produzido na antiga Checoslováquia, lançado em janeiro de 1959. O modelo saloon foi produzido até 1964, quando foi substituído pelo modelo 1000 MB. Na verdade o Octavia foi sucessor e baseado no Skoda 440/445 (o Felícia lembram dele?). Este modelo fez carreira em pistas e principalmente em rallies - e graças a ele a Skoda tem um departamento de competições.
Tinha 1.270 kg (era bem pesadinho), abrigando um motor fraco de 1.089 cc (40 bhp) - depois, sendo substituído por um de 50 bhp de 1.221 cc (respectivamente as duas versões tinham como velocidade final 110 e 115 km/h - para um carro comprado pelo mercado e não aquele works). Em 1996, voltaram a produzir um carro com o mesmo nome (new model). Foram produzidos 2.273 Octavia TS (Tipo 995) e o Octavia Super Touring Sport (Tipo 999 - este com dois carburadores maiores e câmbio no chão - os de rallye tinham 95 hp, com 9.1 de compressão e carburadores Weber), a maioria foi vendida para o exterior. Nos anos 60 Esko Keinanen da Finlândia, começou a ganhar nome, obtendo ótimos resultados, como o terceiro lugar com um Octavia 1.2 litros no 1000 Lakes Rallye de 1961, ficando atrás apenas de um Mercedes-Benz 220SE e do Citroen DS19. Este finlandês ficou em segundo em 1962, no mesmo evento, atrás, agora, do mítico Pauli Toivonen, que pilotava um atualizado Citroen DS19.
No início da década de 60, a Skoda como Time oficial, participou de inúmeros rallies, dentre eles o Rallye de Monte Carlo (1961), com os filandeses Keinanen e Eklund, chegando em sexto lugar no geral e em primeiro na Classe. No Monte de 1962, nada menos do que 16 Octavias participam, com times de 8 países - na Classe Esko Keinanen vence na frente de 4 Alfas-Romeo. Um ótimo resultado foi obtido no Rallye da Finlândia (1000 Lakes), onde Eklund com seu Octavia TS, chegou em quarto na geral e ganhou na Classe. Dizem que o carro era muito bom na neve. Em 63 um Octavia pela terceira vez consecutiva ganha na Classe em Mônaco, com um time formado pela norueguesa Gjölberg e Karlan, num Octavia TS (TS quer dizer Touring Sport) - Gjölberg ainda conseguiu em 1964, no rallye de inverno Vinterrally (Noruega) e Diâmetro Rallye (Suécia), dois segundos lugares na categoria femininaOs mais famosos pilotos tchecos dos Touring Sports naquela época eram: Vladimir Hubacek , Zdeněk Geada, Jaroslav Václav Laurel, Lancman, Fousek, Vidner e Srnský.
Skoda 130 RS
Com a chegada do Skoda 1000 MB em 1964 (que tinha melhor tração que o Octavia, contudo, tinha potência de menos - os irmãos Bobek ficaram em quarto e quinto no Czech Rally de 65 e nos mesmos lugares no mesmo rallye em 67, mas estes anos eram dominados pelos Minis) a saga dos carros Skoda em rallye quase que desapareceu, retornando, muito tempo depois, somente com o Skoda 130 RS (chamado no mercado como modelo Estelle - no Reino Unido como Estelle Two de 1.3 litros, com câmbio de 5 velocidades) - o 130 RS participou de inúmeras provas em pista e nas provas de endurance de velocidade.
Skoda 120 S Rallye no Rallye Legend Liberec de 2013.
Foi utilizado por alguns times privados o Skoda 120S para provas de rallye (a família 110/120/130RS o que mais se destacou foi o último nos anos 80). Um 110 com John Haugland terminou em oitavo no Acropolis de 73 e ganhou na Classe no Lombard-RAC com um 110 e com um 130 RS. Blahna com um 130 RS termina em décimo segundo no Monte de 77 e Haugland fica em décimo no 1000 Lakes do mesmo ano. Blahna ainda ficaria em oitavo no Acropolis de 79, depois de ter ganho o Yugoslavian Rally do mesmo ano com o mesmo carro.
Estelle 130LR
 Ainda com um Estelle 130 LR, no Grupo B da FIA a Skoda ganha o RAC (Lombard-RAC), de 1986, fica em sexto e nono na geral no San Remo e ganha o European Championship Gunaydin Rally of Turkey. Volta a ganhar o RAC de 87.
A saga destes carros em se tratando de provas antigas (dos anos 80), terminou com o modelo chamado de Favorit - tratava-se de uma nova geração de Skodas com tração dianteira, motor transverso de 1.3 litros de 4 cilindros, posto para a venda em 1988 e homologado para os rallies em 1989. Tinha na venda ao público 100 bhp - ganha na Classe o World Championship e fica em 3, 4, 5, 6, e 7 no Czech Rally em 1990. Muitos dizem que foi o melhor Skoda produzido para correr em rallye.


Luis Cezar

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