Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

11.12.12

Auto Union Type C

Homenagem aos vários tipos de Auto Union da Golden Age
Dentre dos milhares de seguidores deste blog, muitos já expuseram que eu só falo de carro inglês (isso é uma meia verdade), que só falo de evento inglês (isso é uma meia verdade), e que eu nunca falei sobre o "Grande DKW feito no Brasil" (isso é uma verdade). Os torcedores da marca alemã metem bala neste súdito, para que eu fale da Mercedes, contudo, outros querem que eu fale da DKW - ainda mais aqueles feitos aqui no Brasil!!! Eu resisto, contudo, vou tentar falar de um carro "legal" feito pela Auto Union e desenhado e/ou concebido pelo Dr. Porsche - eu disse um carro legal e não um DKW. Estou falando do esquisito e horroroso Auto Union da Golden Era (1934-1939). Com isso eu estou homenageando a DKW (argh!) - pelo menos aquele foi um campeão (mais especificamente o Tipo C da Auto Union).
Eu acredito que o modelo Tipo C, impactou a turma em 1934, quando em dois GP a Auto Union e a Mercedes apresentaram seus carros de corrida - até mesmo por uma imposição do governo alemão da época - Adolf Hitler queria com isso impulsionar sua economia e trazer glórias para o povo alemão (ele já vinha fazendo isso deste de 1933). De um lado estavam os desenhistas/projetistas Hans Nibel e Max Wagner da Mercedes-Benz e Ferdinand Porsche pela Auto Union (só falta alguns leitores falarem que o DKW teve a mão do Dr. Porsche...). Dai surgiu o motor V16 com 4.36litros da Auto Union, colocado atrás do piloto (o piloto ia muito na frente, tipo "mamãe quero ganhar a corrida por uma cabeça").
O Anthony Pritchard no seu livro Historic Motor Racing descreve os anos entre 1934 a 1939 como os "six tumultuous years Grand Prix racing was dominated by the German Auto Union and Mercedes-Benz teams and provided a spectacle of speed, sound and fury never previously attained and never since matched." A década de 20 parecia promissora até a grande depressão européia, eclodida pelo impacto de Wall Street de 29. O egocêntrico do Ferdinand Porsche, era diretor técnico da empresa austríaca Steyer e foi mandado embora. Andou procurando ser diretor em outras empresas, contudo, a depressão foi mais rápido do que ele. Então ele resolveu montar a sua própria empresa. Com o apoio financeiro de Adolf Rosenberger, Porsche começou sua companhia com alguns antigos colegas de trabalho. Mais proeminentes entre seus novos empregados eram seu desenhista principal Karl Rabe. O papel de Karl Rabe no projeto da Auto Union não era muito divulgado, mas não deveria ser menosprezado. Em 1932 Porsche decidiu projetar um novo motor de corrida, sem quaisquer clientes confirmados! Ele estabeleceu neste mesmo ano, uma outra companhia - a MotorHochleistungs GmbH.
A confusão era enorme dentro da Audi, DKW, Horch e Wanderer. O Chairman of the Board da diretoria - Barão Klaus von Oertzen, resolveu que era hora de fazer fama com os carros da união destas fábricas. O Dr. Porsche era comissionado da Wanderer e estava oferecendo seu motor para ela correr. Dai foi um pulo para a contratação dele para o projeto do carro que estamos falando. Hans Stuck, o Barão e o Dr. Porsche se reuniram com o chanceler Adolf Hitler no Salão da Alemanha, aproveitando a propaganda que o Terceiro Reich fazia, e buscaram um auxílio financeiro (o Porsche era louquinho por uma grana - na Segunda Guerra ele vendeu sua alma para o diabo). Hitler destinou algo de 500,000 Reichmarks para ser dividido entre a Mercedes-Benz e Auto Union (era só para a Mercedes, mas o Porsche danado atrás de uma grana, convenceu o Hitler a dividir o prêmio). Ou seja, ambas as empresas contra os italianos.

Pintura de Alan Fearnley - Battle at Beau Rivage - Monaco GP 1937
Na verdade era que a Bugatti e a Alfa Romeo é que dominavam os circuitos em 1934. Os alemães, também, queriam tirar os pilotos italianos das equipes italianas, como foi o caso do Tazio Nuvolari passar para a Auto Union nas competições de 1938 e 1939. A Auto Union fez carros fantásticos para a época, como os Tipos A até D, e a Mercedes-Benz respondia com os chassis W25, 125 e 154. Os Hps destes carros chegavam aos 300 em 1934, e passaram dos 500 em 1939 - a Guerra acabou com a chamada Golden Era - e acabou com os carros da Auto Union, que estavam estocados na fábrica. Ou seja, todos os carros montados foram destruídos - sobrou motor, câmbio, peças de suspensão, ou seja, quase um carro ou carros desmontados, mas os carros com histórico de corridas, estocados na fábrica como works, esses foram destruídos.
Os carros prateados da Auto Union na década de 30, também, eram chamados de Silver Arrows (não só a Mercedes-Benz era assim chamada). Estes carros ganharam 32 das 54 corridas disputadas até o final de 1937 - o maior concorrente era o carro da Mercedes-Benz, mas foi duro para a Mercedes ser mais veloz que a Auto Union, mesmo porque, não era apenas uma questão de motor, mas também, uma questão de pilotos - A Auto Union tinha Hans Stuck, Bernd Rosemeyer e Tazio Nuvolari. A maioria esmagadora dos carros que competiram nesta época, foi literalmente destruída, devidos a bombardeios feitos em Zwichau, na região de Saxony - fábrica da Auto Union e onde estavam guardados durante a Segunda Grande Guerra. O que sobrou foram fotos, plantas e documentos e... 5 carros originais que estavam fora da fábrica, incluindo três 12 cilindros Tipo D, um 16 cilindros Tipo C e um "single" 16 cilindros Type C Hillclimb Racing Car - estes carros foram adquiridos pelo museu da Audi AG em 1995, e agora estão em Ingolstadt.
Como acima noticiado, depois da Segunda Guerra mundial, houve a divisão da Alemanha e a fábrica da Auto Union que era em Zwickau, ficou do lado da Alemanha Oriental (controlada pela então URSS). Um destes carros que sobraram na fábrica que estava desmontado, foi levado para a Rússia com a finalidade de estudos. Em 1976 esse carro que estava na fábrica da ZIL em Moscou e - acreditem - cotado para ser picado em pedaços para aproveitar aço e alumínio. O presidente do clube de carros antigos da Lituania - Viktors Kulbergs, trouxe o carro para Riga e esse foi enviado para a Inglaterra, sendo restaurado pela empresa Crostwaite & Gardiner, em Buxted e Roach Manufacturing em Ower, ambas na Inglaterra. Está agora em diante exibição no Riga Motor Museum (Rīgas motormuzejs). A Audi reconstruiu 3 modelos com peças sobressalentes (recriation) - um deles foi o modelo de Hill Climbing, e a pouco tempo foi pilotado pelo filho do Stuck, o Hans Stuck Jr.
Quando o Ferdinand Porsche resolveu desenvolver esse modelo, ele se baseou no famoso carro de 1923 chamado de Benz Tropfenwagen ou Teardrop, construindo um carro sob a direção de Max Wagner, que bandeou-se para a Daimler-Benz. Colocou-se o motor na traseira, ou seja, 20 anos antes disso virar moda com carros ingleses. Os Auto Union usavam supercharged, para produzirem 550 Hp. Originalmente era um motor V16, desenvolvido unicamente pelas mãos do Dr. Porsche, com 6 litros. O tanque de combustível era colocado no centro do carro, atrás do piloto, que ia na verdade quase que na frente do carro (seus pés ficavam bem atrás do radiador). Os carros para subida de montanha, utilizavam 4 rodas traseiras. Os carros produzidos para as subidas de montanha eram fantásticos e os de pista também, contudo os de subida eram insuperáveis - tanto é verdade que o recorde de subida só foi batido nos anos 60!!!

Vitórias

O Tipo C era a terceira evolução dos carros de competição da Auto Union, atuando nos anos de 1936 e 1937. Os carros concorrentes em 36, tirando as Mercedes, eram a Alfa 12C-36, Maserati V8RI e Bugatti 59/50. Colecionou 6 vitórias com o lendário Bernt Rosermeyer e 10 vitórias nos 2 anos de existência.
1934
GP Eifel de 1934
Hans Stuck a partir de 1934, ganha os GPs da Alemanha, Suíça e Checoslováquia, termina em seundo nos GPs da Itália e Eifel. Ganha inúmeras provas de Hill-Clib, tornando-se European Moutain Champion. August Momberger fica em segundo no GP da Suíça.
Coppa Acerbo 1935 - Rosemeyer no #30, Achille Varzi no #39, Stuck no #37
1935
Em 1935 o motor passa a ser 5 litros, produzindo 370Hp. O piloto Achille Varzi se junta a equipe de fábrica e ganha o GP da Tunísia e a Coppa Acerbo - fica em segundo no GP de Tripoli. Stuck ganha o GP da Itália e fica em segundo no GP da Alemanha. But... ganha as mais importantes provas de Hill-Climb, ganhando novamente o European Mountain Championship. O piloto sensação foi Bernd Rosemeyer, que ganha o GP Checo e fica em segundo no GPs Eifel e a Coppa Acerbo.
Type C em 1936 no Hillclimb Championship Schauisland - Bernd Rosemeyer
Coppa Acerbo de 1936 - Rosemeyer - Primeiro Lugar com Tipo C
Em 1936 o motor passa a ser integralmente 6 litros, produzindo 520Bhp - e nas mãos de Rosemeyer, a Auto Union Type C domina as corridas - Rosemeyer ganha os GPs Eifel, Alemanha, Suíça e Itália, além da Coppa Acerbo - fica em segundo no GP da Hungria. Ele é declarado European Champion e a Auto Union ganha o Championship - e nessa brincadeira, fica também com o título do European Mountain Championship. Varzi ganha o GP de Tripoli e fica em segundo nos GPs de Monaco, Milão e no Suíço. Stuck fica em segundo no GPs de Tripoli e Alemanha. Ernst von Delius fica em segundo na Coppa Acerbo.
Type C - 1937 na Hillclimb alemã (Championship Schauinsland) - Hans Stuck
1937 
No ano de 1937 a coisa muda e a Auto Union é surpreendida pela Mercedes-Benz W125, que ganha 5 das 7 corridas. Rosemeyer leva o Eifel e o GP de Donington Park, além da Coppa Acerbo e a Vanderbilt Cup - fica em segundo no GP de Tripoli. Rudolf Hasse ganha o GP da Bélgica, ficando Stuck em segundo. Von Delius fica em segundo no GP de Avus.
GP de 1937 em Donington Park
Coppa Acerbo de 1937 - Rosemeyer - Primeiro Lugar
Em 1938 as coisas não andaram bem. Agora os motores são de 3 litros e a Auto Union perde com a morte de Rosemeyer, na prova de land speed record. Tazio Nuvolari (a peso de ouro pago pelo e Reich), junta-se ao time e, ganha o GP da Itália e Donington Park. Stuck ganha mais uma vez o título do European Mountain Championship.
1938 numa das fotos mais raras por ser colorida
GP da Alemanha de 1938
Em 1939 a guerra bate na porta da Europa, mas dá tempo para Nuvolari ganhar a GP da Iuoguslávia em Belgrado e ficar em segundo no Eifel. Hermann P. Müller ganha o GP da França e fica em segundo no GP da Alemanha. Hasse fica em segundo no GP belga e Georg Meier fica em segundo no GP daFrança.
Type C em 1937 no GP de Donington Park - Bernd Rosemeyer

Resumindo - as maiores vitórias do Type C foram:

10/05/36 Tripoli GP-Mellaha, Achille Varzi
14/06/36 Eifelrennen-Nurburgring, Bernd Rosemeyer
26/07/36 German GP-Nurburgring, Bernd Rosemeyer
15/08/36 Coppa Acerbo-Pescara Bernd Rosemeyer
23/08/36 Swiss GP-Bremgarten, Bernd Rosemeyer
13/09/36 Italian GP-Monza, Bernd Rosemeyer
16/01/37 Grosvenor GP-Capetown, Ernst von Delius
13/06/37 Eifelrennen-Nurburgring, Bernd Rosemeyer
05/07/37 Vanderbilt Cup-Roosevelt Field, Bernd Rosemeyer
15/08/37 Coppa Acerbo-Pescara, Bernd Rosemeyer

Fotos acima: 13a volta na chuva no GP de Monte Carlo (Monaco) de 1936 - Rosemeyer no #6
Nuvolari
















Emanuele Pirro em Goodwood
O carro exposto no Museu de Riga



Subida de Montanha de Goodwood (Festival)
Fotos Abaixo um Type C original - fornecido pelo museu da Audi - no GP Historique de Monaco, pilotado nada mais nada menos do que pelo lendário Jacky Yckx.
Fotos Abaixo o carro (réplica) pilotado pelo baterista do Pink Floyd, Nick Mason (que é colecionador - tem entre outros carros um McLaren F1 e uma Ferrari 250 GTO). Aqui foi o Goodwood Festival of Speed - trata-se de um Auto Union Tipo C de 1936 (uma das “Flechas de Prata” - com motor de 16 cilindros e com 520 cv - velocidade máxima de 340 km/h). Essa réplica foi feita pela Crosthwaite & Gardiner.
Essa pintura de Gotschke representa o GP da Alemanha em Nürburgring, nas montanhas de Eifel
(25 de julho de 1937)





Pedal Car dos anos 30






















Luis Cezar

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