Bom - pena que não posso mostrar, mas o que recebo de mensagens, para fazer artigos sobre esse ou aquele carro é impressionante. Deixa eu avisar de uma forma elegante: Eu atendo aos pedidos na minha possibilidade. Os fanáticos nem são aqueles apaixonados por carros ingleses, mas certamente há uma Guerra Santa entre aqueles fanáticos por carros italianos e franceses. Alguns tem razão, pois, até 2007 em meu blog, eu não havia escrito nada sobre o Alpine A110 - o que demonstra uma falta de sensibilidade de minha parte para com essa verdadeira lenda. Porém... tem um amigo meu que trouxe um A110 da França - amarelo - um baita carro. É o segundo no Brasil deste modelo. Muito... mas muito legal - aliás, o Plantel do MG Club do Brasil em São Paulo, sobe a cada ano. E tem gente que acha graça em Mercedes Pagoda ou uma Charuto... Well, democracia é assim mesmo!
Aqui no Brasil tivemos o A108 - que se "parece" com seu irmão 110 (apesar das informações oficiais da Alpine, que fabricou-se aqui unidades do A110 - lenda?!). Na verdade o 108 foi feito no Brasil, para que houvesse uma homologação perante a FIA e que se pusesse em prática, o lançamento do A110 nas competições. Tem muita história atrás disso, que já me foi contada, tanto pelo Mauro Salles, como também pelos fantásticos Chiquinho Lameirão e Luizinho Pereira Bueno. No MG Club temos a oportunidade de ver esses A110 ao vivo (inclusive o histórico de corridas). Aqui no Brasil, então, muita lenda se contou sobre esse modelo.
O Wilsinho Fittipaldi, venceu os 500 kms do Rio de Janeiro, disputados em 1964 - dizem - com um Alpine A 110 (dizem que ele ganhou porque a Equipe Simca não estava presente com os Abarth-Simca). Quem tira o segundo lugar nessa prova foi a dupla Moco e Andreatta, com um A 108 (nosso Interlagos), e em quarto ficou Chiquinho Lameirão com outro Interlagos (esta prova foi a estréia do Alpine A110 no Brasil e foi marcada pelo seguinte fato: um mesmo carro atropela um guarda e depois em outra volta, mata dois espectadores - foi assim: Uma Alfa Giulia TIS da equipe Jolly, pilotada por Marinho Olivetti, escapou na chamada curva da barra, e atropelou um policial. No que ele entrou no box para o devido reabastecimento, os policiais amigos do policial atropelado, foram tomar satisfações bem educadas. No meio do bate-boca, o dono do carro - Augusto Lamego - pegou a Alfa e foi para a pista e na quinta volta dele, este "esperto de braço duro", aproveitou para atropelar dois espectadores, que morreram na hora - dizem que este cara não tinha carta, sequer estava inscrito na prova e nunca tinha sido piloto - e que dias depois do evento danoso, apareceu com uma carta de motorista e ficha de inscrição na prova - A Jolly tinha várias histórias... a comprovar quem a viveu ai no Rio de Janeiro).
Conta a lenda que pelo estrondoso sucesso dos A108 nas pistas brasileiras em 1963 e 1964, resolveram importar 3 A110, diretamente da França, todos com o famoso motor do Renault R8 - 1.100cc (nesta mesma época - 1964 - resolveram trazer 3 Sinca-Abarth ou vice-versa). Eu acho que trouxeram os Alpines por dois motivos: o sucesso do A110 nos rallyes e provas importantes e porque os Abarths estavam chegando. Também sei que as Berlinetas Interlagos corriam com os números 12, 21 e 22 e os três 110 que trouxeram, tinham os numerais 46 e 47 (e cadê a terceira?). Na verdade a montadora brasileira trouxe 3 carros - dois foram pintados na cor amarela da equipe e depois, de algumas corridas, foram transformados nos conhecidos Binos (MKI e MKII - apesar de alguns atestarem que o MKI não era chamado de Bino). O terceiro importado, foi aquele azul que ficou exposto no Salão do Automóvel. O Time brasileiro, dava os 2 Alpines para pilotos de ponta, e os Interlagos para os "outros" pilotos. Estes 3 carros hoje, são de propriedade do Mauro Salles (o Luiz Pereira Bueno, pintou o seu capacete de azul, por causa do Alpine azul do Salão do Automóvel - aliás: foi a mesma tinta). Muito bem. O boato é que vieram 3 Alpines para correr, mas só dois foram para pista. Há algumas cópias destes carros, inclusive no RJ, há um Interlagos que tem uma porta de um Alpine acidentado e partes mecânicas do # 22, e usou o molde do carro do Mauro Salles, para fazer essa - digamos - homenagem a saga destes carros. Hoje no Brasil, além destes Alpines, há dois A110 franceses - um do Moreira Salles e outro que chegou da França (na cor amarela), do Francisco Dal Santo. Há um outro feito na Espanha, na cor azul.
O Jean Redelé foi o fundador da Alpine (empresa que preparava carros da Renault). Esse cara corria de Renault 4CV e fez alguns rallies importantes, como o Monte, a Mille Miglia, o Coupe des Alpes e as famosas 24 Horas de Le Mans (1950). Em 1954 (glorioso ano que nasci), ele fundou a Societé Anonyme des Automobiles Alpine - Na verdade o nome Alpine, vinha de uma vitória na prova de rallye - Coupe des Alpes - But... sabe como é - o pessoal do Roots Group encrencou, pois, tinha o seu Sunbeam Alpine pelo mesmo motivo.
Em 1955 ele e os irmãos Chappe, iniciaram a saga, trabalhando num Ranault 4cv. Este desenvolvimento teve o nome de Alpine 106 (o desenho inicial do Alpine foi do criador de vários carros, tais como os Triumphs - Giovanni Michelotti com carroceria de alumínio da empresa Carrozzeria Allemano, depois, redesenhado tendo o desenho atual). A inovação estava no chassis tubular. O A110 foi apresentado no Salão de Paris de 1962, vindo a suceder o A108 (que fora lançado no Brasil, como Interlagos). Este modelo apresentado no Salão, tinha um motor baseado no Renault R8, com 956cc e 51CV). Em 1964, o motor passa a ser o 1.108cc, com 66CV e foi negociado até 1969 (em 1965 já havia um motor de 85CV, com a adição de um carburador de corpo duplo). Em 1964 começou a participação do A100 com motor Gordini, com 95CV e radiador de óleo na parte dianteira (foram feitos 114 unidades hoje vendidos a peso de ouro). Na verdade houve um acordo entre a Alpine e a Renault e os motores eram preparados por Amédée Gordini, com apoio financeiro da Renault, para as provas oficiais de Rallye. Em 69 foi construída outra fábrica em Dieppe, e dois anos depois, apresentou-se o modelo A310, no Salão de Genebra, que alcançou em pista a velocidade de 210kph. Em 1977 encerra-se as atividades em território francês do A110, dando lugar na verdade para o A310 V-6. Foram fabricados entre 1955-1961: 251 unidades do A106, entre 1960-1962: 236 unidades do A108 e entre 1963-1976: 8.139 unidades do A110.
Em junho de 1965 surge nova cilindrada (1.296cc substituindo os de 1.108cc), sendo conhecido como modelo 1.300 (tinha 115CV). É fácil de reconhecer: havia entradas de ar, debaixo dos faróis dianteiros - além do mais, este modelo pesava menos que os anteriormente produzidos (700kgs.) - as cores de fábrica azul, branco, vermelho e amarelo. A questão peso-potência lhe rendeu inúmeros triunfos. Este modelo é substituído 2 anos depois, pelo 1.255 Gordini, que tinha 5CV a mais, denominando-se Alpine A110 1.300G (somente na cor azul). A Renault lança o R16 e a Alpine muda o motor, para 1.470cc do R16 (em 1970 esse motor alcançava os 125CV, com seus 2 carburadores Weber 45 de corpo duplo). Em 1965 surgiu o motor 1.605 do R17 TS, com 126CV (tinha o modelo 1600 SI com injeção e o 1600 SC carburado).
Com tudo isso, o Alpine obteve impressionantes 4 vitórias em Monte (sobre os Porsches 911 e Lancias Fluvia). O bichinho atingia fácil os 185kph (os motores 1600S passavam dos 200kph). Quando foi dita a frase: "Vous verrez, les Alpine étonneront le monde!", por Amédée Gordini, o povo da Porsche e da Lancia riram - resultado - Alpine A110 Campeão do Mundo de Rallye em 1973!
Motores
O A110 levou uma série de motores (tanto de fábrica, como dos preparadores). Nos carros de fábrica podemos apontar:
A110 1100 "70" (1964-1969) 1000 VA - R8 (type 688) 1108 cc 66 hp SAE
A110 1100 "100" (1965-1968) 1100 VB - R8 Gordini (type 804) 1108 cc 95 hp SAE
A110 1300 S (1965-1971) 1300 VB - tunado do R8 Gordini (type 804) 1296 cc 120 hp SAE
A110 1300 G (1967-1971) 1300 VA - Stock R8 Gordini 1300 (type 812) 1255 cc 105 hp SAE
A110 1500 (1967-1968) - Stock Ford Lotus Europa (bloco do R16) 1470 cc 82 hp SAE
A110 1600 (1969-1970) 1600 VA - Stock R16 TS 1565 cc 92 hp SAE
A110 1300 V85 (1969-1976) 1300 VC - R12TS 1289 cc 81 hp SAE (68 hp DIN)
A110 1600S (1970-1973) 1600 VB - tunado do R16 TS 1565 cc 138 hp SAE (125 hp DIN)
A110 1600S (1973-1975) 1600 VC, SC - R17 TS 1605 cc 140ch SAE (126ch DIN)
A110 1600S SI (1974-1975) 1600 VD - R17 TS 1605 cc com injeção 140ch SAE (127ch DIN)
A110 1600S SX (1976-1978) - Stock R16 TX (type 843) 1647 cc 93 hp DIN
Produção:
BERLINETTES construído na França: 956cc "1000" de 1963 a 1965 (A110-950); 1108cc "80" e "85" de 1962 a 1966 (A110-1100); 1108cc "1100", "Standard" & "70" de 1964 a '69 (A110-1100); 1108cc "100" de 1965 a 1967 (A110-1100); 1296cc "1300", "1300 SUPER" & "1300 S" de 1966-71 (1300 VB); 1255cc "1300" e "1300 G" de 1967 a 1971 (1300 VA); 1470cc "1500" de 1967 a 1968 (A110-1500); 1565cc "1600" de 1969 a 1970 (1600 VA); 1565cc "1600 S" de 1969 a 1973 (1600 VB); 1289cc "85" e "1300" de 1970 a 1976 (1300VC); 1605cc "1600 S" de 1973 a 1974 (1600 VC). Muda-se a suspensão em 1974. 1605cc "1600 SC" e "1600 SI" de 1974 a 1975 (1600 VD); e 1647cc "1600 SX" de 1976 a 1977 (1600 VH).
BERLINETTES construídos em outros países: Willys-Overland construiu algo em torno de 1500 845cc e 998cc A108 - Berlinettes e 956cc e 1108cc - A110 Berlinettes no Brasil (apesar desta informação ser da Alpine, fala-se que aqui no Brasil só se construiu A 108), de 1962 a 1966, com o nome de "INTERLAGOS". Componentes para algo em torno de 200 unidades 1108cc A110s, foram feitas e distribuídas pela Dieppe mas montadas na Bulgária entre 1968 e 1970, sob o nome BULGARALPINE. O DINALPIN foi produzido sob licença no México, onde fizeram algo de 300 unidades 956cc A110 Berlinettes, produzidos entre 1964 e 1967, e algo de 200 unidades, 1108cc em 1972. Existiu no Rio de Janeiro um A110 fabricado no México... sumiu - está escondido em algum lugar - eu o vi em Niterói. Na Espanha que se produziu mais Berlinettes fora da França. Fizeram lá unidades com motores de 1108cc, 1289cc e 1397cc A110 Berlinettes. O 1108cc era mais leve no bloco, do que o fabricado na França (5kg a menos). 1108cc "A110-1100" de 1967 a 1970; 1289cc "A110-1300" de 1971 a 1976; e 1397cc "A110-1400" de 1977 a 1978. Desde o final da produção do A 110 na França, em julho de 1977, a Espanha continuou a montar mais 1400 unidades. Tem muitos A110 que dizer ser franceses de origem, mas são espanhóis (conheci um no Chile e outro na Argentina).
Resultados mais expressivos
Larrousse Cévennes - 1967
Piot - Corse 67
Bianchi - Corse 67
O Renault R8 Gordini fez sucesso em 1967, no Rally of the Flowers (conhecido como Rallye de Sanremo), com Piot e Roure, na frente do Mini de Hopkirk e Crellin e O. Andersson e Davemport com a Lancia HF Fulvia, mas neste mesmo ano, com um Alpine-Renault 1.300S, Tramont e Munoz tiraram o terceiro lugar no Rallye da Espanha, atrás de duas Lancias.
Em 68 Piot e Rousselot ficam em terceiro no Rallye da Alemanha atrás de dois Porsches 911 (T e L), em primeiro no Czech Rally com Vinatier e Callewaert e em segundo com Piot e Jean Todt no Rallye da Espanha.
Em 1969 fazem a dobradinha de primeiro e segundo no Coupe des Alpes (Vinatier/Jacob e Andruet/Ecot respectivamente), repetindo-se no Endurance Rallye Minique-Viena-Budapest com Roser/mayer e Vinatier/Roure.
Rallye Elba 1970
Em 1970 Nicolas/Thorszelius ficam em terceiro lugar no Monte Carlo Rallye; ficam em primeiro (Thérier/Callewaert) e em terceiro (Vinatier/Jacob), no Sanremo-Sestrières; em quinto com Darniche/Mahé no Austrian Alpine Rally; primeiro e segundo lugar no Acropolis Rally com Thérier/Callewaert e Vinatier/Stone (respectivamente); e finalmente em quinto com Cowan/Cardno no duro rallye inglês RAC. A Alpine-Renault fica em segundo lugar no International Makes Championship com 26 pontos, dois a menos que a Porsche.
Em 1971 (quebraram recordes). No Monte Andersson/Stone ficaram em primeiro, Thérier/Callewaert ficaram em segundo e em quarto ficaram Andruet/Vial (em terceiro e quinto ficaram o Porsche 914/6 e o Datsun 240Z respectivamente).No Sanremo-Sestrières ficaram em primeiro com Andersson/Nash e em quarto com Darniche/Mahé. No Austrian Alpine Rally Andersson/Hertz ficaram em primeiro e no Acropolis Rally ficaram em primeiro e segundo (Andersson/Hertz e Nicolas/Vial respectivamente). Resultado final 36 pontos para a Alpine-Renault no Campeonato Mundial de Marcas (a Saab ficou em segundo com 18 pontos).
Nicolas em Monte 73
Ganhador de Monte em 73
Em 1972 a Renault na verdade só ficou com um quarto lugar com um R16. But... em 1973 a Alpine abandona o A 110 1600S e passa a correr em rallyes com o 1800. Resultado: Em Monte ficaram em primeiro, segundo, terceiro e quarto lugar (Andruet/Biche, Andersson/Jean Todt, Nicolas/Vial e Thérier/Callewaert - respectivamente). No Rallye da Suécia Thérier/Callewaert ficaram em terceiro com um A 110 1600. No Rallye de Portugal ficaram em primeiro e segundo lugar (Thérier/Jaubert e Nicolas/Vial, respectivamente). No duro Rallye do Marrocos ficaram em primeiro e quinto lugar (Darniche/Mahé e Nicolas/Vial respectivamente). No igualmente duro Acrópolis Rallye ficam em primeiro e em terceiro com Thérier/Delferrier e Nicolas/Vial. No Austrian Alpine Rally ficaram em segundo e em quinto com Darniche/Mahé e Nicolas/Vial. No Sanremo Rally ficaram em primeiro e terceiro com Théirer/Jaubert e Nicolas/Vial. No RAC ficaram em quinto com Nicolas/Roure e no Tour de Corse ficaram em primeiro, segundo, tercerio e em quinto, com Nicolas/Vial, Piot/de Alexandris, Thérier/Callewaert e Serpaggi/Mariani (a Alpine-Renault ganha o Campeonato Mundial de Construtores, com 147 pontos - na verdade 155 pontos - a Fiat que ficou em segundo, tinha somente 81 pontos - na verdade 89 pontos).
Marrocos 1974
O ápice foi 1973, pois, 1974 foi o ano da Fiat 124 Abarth Spider (que já foi objeto de artigo neste blog), but... ficaram em quinto na Press on Regardless nos EUA, com Chasseuil/Rouget; e no Tour de Corse ficam em segundo, terceiro, quarto e quinto lugar com Nicolas/Laverne, Thérier/Vial (na verdade com um A 310 1800), Manzagol/Filippi e Larrousse/Delferrier respectivamente. Mesmo assim, a Alpine-Renault ficou em quinto lugar no Campeonato Mundial de Construtores com 29 pontos.
Nicolas no Tour de Corse de 1975
Tour de Corse 1975
Em 1975 deram uma melhorada, pontuando no Acropolis Rally onde Siroco/Andriopoulos ficaram em segundo lugar, em terceiro no Rallye do Marrocos com Neyret/Terramorsi, em terceiro com Thérier/Vial no Sanremo Rally e em segundo, quarto e quinto lugar no Tour de Corse com Nicolas/Laverne, Manzagol/Filippi e Henry/Gélin (terminaram em terceiro no Campeonato Mundial com 60 pontos - com 61 pontos ficou em segundo lugar a Fiat).
1976
Em 1976 ficaram em segundo com Siroco/Andriopolus no Acropolis Rallye e em terceiro e em quarto no Tour de Corse, com Manzagol/Filippi e Ragnotti/Jaubert - terminando, assim, a saga do A 110 (a partir de 78 entra em ação a equipe oficial da Renault com o Renault 5 Alpine).
Resta falar que no East African Safari de 1972, Ove Andersson ficou em primeiro lugar, Jean-Luc Thérier ficou em sexto e Jean-Pierre Nicolas em décimo primeiro. No Safari Rally de 1974, ficou em segundo com Bernard Darmiche e Alain Mahe (Hannu Millola e Jean Todt agora estavam na Peugeot 504), Jean-Luc Thérier e Vincent Laverne ficaram em décimo quinto (aliás, por curiosidade este rallye de 74 foi onde havia o maior número de Datsuns). No Safari Rally de 1975, a Renault ficou em quinto com Jean-Luc Thérier e Michael Vial, em décimo oitavo com Jean-Claude Bertrand e em vigésimo terceiro com Robert Neyret e Jaques Terramorsi (Willen van Dyk e David Mousley ficaram em quadragésimo sétimo lugar e Robert Keane e Richard Steele ficaram em septuagésimo nono lugar). O que pode se concluir, que o carro não é muito forte para este tipo de rallye de endurance.
Listagem do Site Francês:
- Rallyes nationaux:
- 1965, 1966, 1967, 1968, 1969, 1972, 1974 et 1976 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Rallye du Mont-Blanc;
- 1969, 1970, 1971, 1972, 1973, 1975, 1976 et 1977 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Rallye d'Automne de La Rochelle;
- 1966, 1967, 1968, 1969, 1971, 1972 et 1975 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Critérium des Cévennes;
- 1966, 1968, 1969, 1970, 1971 et 1972 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Rallye Lyon-Charbonnières;
- 1967, 1968, 1971, 1972 et 1974 :Alpine berlinette A110 vainqueur du Rallye du Var;
- 1969, 1970, 1971, 1972 et 1975 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Rallye de la Châtaigne;
- 1967 (GT), 1968, 1969 et 1971 : Alpine berlinette A110 1400 puis 1600S vainqueur de la Coupe des Alpes (Jean Vinatier y remportant la Coupe d'Or);
- 1968, 1970, 1972 et 1973 : Alpine berlinette A110 1440, puis A110 1600S (2), puis A110 1800 vainqueur du Tour de Corse (1970 et 72 : intégré au championnat d'Europe ; 1973 au championnat du monde);
- 1970, 1972, 1973 et 1974 : Alpine berlinette A110 vainqueur de la Ronde Cévenole;
- 1969, 1970 (Inter & National) et 1971 (National) : Alpine berlinette A110 vainqueur du Rallye des Routes du Nord;
- 1970 et 1975 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Rallye Alpin-Behra (ou Rallye Grasse-Alpin, ou Critérium Alpin);
- 1972 et 1975 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Critérium Neige et Glace;
- 1974 et 1975 : Alpine berlinette A110 vainqueur de la Ronde de Touraine;
- 1974 et 1975 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Rallye de Lorraine;
- 1971 et 1972 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Cork 20 Rally (ch.irl) (Billy Coleman);
- 1973 et 1974 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Rallye du Vin (ch. suis.);
- 1966 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Rallye Barcelone-Andorre (ch. esp.);
- 1967 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Rallye de Ourense (ch. esp.);
- 1967 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Rallye de Rias Baixas (ch. esp.);
- 1968 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Rally Príncipe de Asturias (ch. esp.) ;
- 1968, 1969 et 1971 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Rallye Vasco-Navarro (ch. esp.) ;
- 1969 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Rallye Firestone (ch. esp.);
- 1969 : Alpine berlinette A110 1440 vainqueur du Rallye Andernach Saint Amand les Eaux6;
- 1971 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Rallye Bosch de Bilbao (ch.esp) (Bernard Tramont);
- 1971 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Marathon de la Route6;
- 1971 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Rallye Jeanne d'Arc6;
- 1972 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Rallye de l'Ouest6;
- 1972 : Alpine berlinette A110 1600S Gr3 vainqueur du Tour de l'Hérault;
- 1974 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Critérium de la Côte d'Azur;
- 1974 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Critérium Bayonne-Côte Basque;
- 1975 : Alpine berlinette A110 vainqueur de la Ronde de la Giraglia;
- 1976 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Rallye de Saint-Amand les Eaux;
- 1976 : Alpine berlinette A110 vainqueur du 1er Rallye Ain-Jura (fédéral);
- Victoires en courses de côtes françaises (catégorielles)6,7:
- 1965 : Course de côte du Mont-Dore (Alpine berlinette A110 1re en catégorie moins de 1300 cm3)
- 1969 : Course de côte de Neufchatel en bray (Alpine berlinette A110 1re en catégorie GT)
- 1969 : Course de côte la Neuville en Hez (Alpine berlinette A110 1re en catégorie GT)
- 1969 : Course de côte de Belbeuf (Alpine berlinette A110 1re en catégorie GT)
- 1970 : Course de côte de Dieppe (Alpine berlinette A110 1re en catégorie GT)
- 1971 : Course de côte de Neufchatel (Alpine berlinette A110 1re en catégorie GT Spéciale)
- 1971 : Course de côte de Tancarville (Alpine berlinette A110 1re en catégorie GT Spéciale)
- 1971 : Course de côte de Pouilly (Alpine berlinette A110 1re en catégorie GT Spéciale)
- 1972 : Course de côte de Neufchatel (Alpine berlinette A110 1re en catégorie GT Spéciale)
- 1972 : Course de côte de Beauvais (Alpine berlinette A110 1re en catégorie GT Spéciale)
- 1972 : Course de côte de Charnizay (Alpine berlinette A110 1re en catégorie GT Spéciale)
- 1972 : Course de côte de Pouilly (Alpine berlinette A110 1re en catégorie GT Spéciale)
- 1972 : Course de côte de Tancarville (Alpine berlinette A110 1re en catégorie GT Spéciale)
- 1972 : Course de côte de Cacharat (Alpine berlinette A110 1re en catégorie GT Spéciale)
- 1972 : Course de côte du Mont Dore (Alpine berlinette A110 1re en catégorie GT Spéciale)
- 1972 : Course de côte du Col de l’Orme (Alpine berlinette A110 1re en groupe 3 et 4)
- 1972 : Course de côte de Corcoue sur Lorgne (Alpine berlinette A110 1re en groupe 3 et 4)
- 1972 : Course de côte de La Bouille (Alpine berlinette A110 1re en groupe 3 et 4)
- 1972 : Course de côte de La Roquette (Alpine berlinette A110 1re en groupe 4)
- 1972 : Course de côte de Limonest Mont Verdun (Alpine berlinette A110 1re en groupe 3 et 4)
- 1972 : Course de côte de Montbazillac (Alpine berlinette A110 1re en groupe 3 et 4)
- 1972 : Course de côte de Montgueux (Alpine berlinette A110 1re en groupe 3 et 4)
- 1972 : Course de côte de Périgueux Coursac (Alpine berlinette A110 1re en groupe 4)
- 1972 : Course de côte de Plumelieu (Alpine berlinette A110 1re en groupe 3 et 4)8
- 1973 : Courses de côte en Groupe 3 – 13 victoires supplémentaires (Alpine berlinette A110 1600S)
- 1976 : Course de côte de Buisson de Cadouin (Alpine berlinette A110 1re en groupe 4 (+ classe 1 et 2))
- 1976 : Course de côte de Crémieux (Alpine berlinette A110 1re en groupe 3 (+ classe 3))
- 1976 : Course de côte de La Pommerraye (Alpine berlinette A110 1re en groupe 4 (+ classe 3))
- 1976 : Course de côte de Montgueux (Alpine berlinette A110 1re en groupe 5 (+ classe 3))
- 1976 : Course de côte de Nîmes Collias (Alpine berlinette A110 1re en groupe5 (+ classe 3 et classe 1))
- 1976 : Course de côte de Saacy sur Marne (Alpine berlinette A110 1re en groupe 4 et groupe 5 (+ classe 3))
- 1976 : Course de côte de Saint Anne (Alpine berlinette A110 1re en groupe 3, groupe 4 et groupe 5 (+ classe 3 et classe 1))
- 1976 : Course de côte de Sancerre (Alpine berlinette A110 1re en groupe 4 (+ classe3, classe 2 et classe 1))
- 1976 : Course de côte de Sartène Saint Damien (Alpine berlinette A110 1re en groupe 3, groupe 4 et groupe 5 (+ classe 3 et classe 1))
- 1976 : Course de côte de Saumur (Alpine berlinette A110 1re en groupe 4 et groupe 5 (+ classe 3 et classe 2))
- 1976 : Course de côte de Soissons (Alpine berlinette A110 1re en groupe 4 (+ classe 3 et classe 1))7
- 1979 : Course de côte d'Espalion (Alpine berlinette A110 1re en groupe 5)9
- Victoires en endurance sur glace:
- 1971, 1972 et 1973 : Alpine Berlinette A110 à la Ronde Hivernale (futures 24 Heures de Chamonix) (J-C.Andruet (2), puis B.Darniche)
- Titres nationaux:
- 1967 : Alpine berlinette A110 1400 championne de France des rallyes sur asphalte en groupe 3 grand tourisme avec Gérard Larousse (vice-champion de France toutes catégories) ;
- 1967 et 1968 : Alpine berlinette A110 championne d'Espagne des rallyes catégorie grand tourisme avec Bernard Tramont ;
- 1968 et 1970 : Alpine berlinette A110 1400 puis A110 1600S championne de France des rallyes sur asphalte avec Jean-Claude Andruet ;
- 1969 : Alpine berlinette A110 1400 championne de France des rallyes sur asphalte avec Jean Vinatier ;
- 1970 : Alpine berlinette A110 1300 championne de France de course de cotes en groupes 3 et 4 avec Jean Ortelli ;
- 1971 : Alpine berlinette A110 1600S championne de France des rallyes sur asphalte avec Jean-Pierre Nicolas ;
- 1972 : Alpine berlinette A110 1800 championne de France des rallyes sur asphalte avec Bernard Darniche;
- 1973 : Alpine berlinette A110 1800 championne de France des rallyes sur asphalte avec Jean-Luc Thérier;
- 1974 : Alpine berlinette A110 1800 championne de Suisse des rallyes avec Matthias Schreir ;
- 1974 et 1975 : Alpine berlinette A110 1800 championne de France des rallyes sur asphalte avec Jacques Henry (groupe 4/5) ;
- 1977 : Alpine berlinette A110 Squale 1600 vice-championne de France de rallycross avec Bruno Saby ;
- 1978 : Alpine berlinette A110 Squale 1600 championne de France de rallycross avec Bruno Saby (15 succès) ;
- Championnat de France Autocross & Sprintcar, division 2 2000cm3 et Challenge AFAC : Alpine berlinette A110 de 1991 à 1996 puis 1998 (Régis Lagarde), 1999 (Noam Lagarde) et 2003 (Romuald Delaunay).
- Rallyes internationaux:
- 1968, 1969, 1972 et 1973 : Alpine berlinette A110 vainqueur du Rallye des Asturies, en championnat d'Espagne et d'Europe (par le français Bernard Tramont en 1968 et 1969) ;
- 1970 : Alpine berlinette A110 1600S championne d'Europe (avec Jean-Claude Andruet) ; vainqueur de 5 rallyes: rallye Lyon-Charbonnières-Stuttgart–Solitude, rallye de Lorraine, rallye international de Genève, rallye de Pologne, Rallye Munich-Vienne-Budapest; Alpine finit aussi vice-championne internationale des marques (laissant le titre à Porsche pour 4 points de retard, et vainqueur en Italie et à l'Acropole) ;
- 1971 : Alpine berlinette A110 1600S vainqueur du rallye du Portugal, en championnat d'Europe avec Jean-Pierre Nicolas ;
- 1971 : Alpine berlinette A110 1600S championne internationale des marques (avec Ove Andersson) ; vainqueur de 3 rallyes : Monte-Carlo, Grèce et San Remo ;
- 1971 : Alpine berlinette A110 1600 vainqueur du Rally Zlatni Piassatzi (2e Rallye de Bulgarie), en championnat d'Europe avec Ilia Tchoubrikov ;
- 1972, 1973 et 1975 : Alpine berlinette A110 1600 vainqueur du Barum Rally Zlin (Rallye de Tchecoslovaquie), en championnat d'Europe avec Vladimír Hubáček ;
- 1972 : Alpine berlinette A110 1800 vainqueur du rallye Lyon-Charbonnières-Stuttgart-Solitude, en championnat d'Europe avec Jean-Claude Andruet ;
- 1972 : Alpine berlinette A110 1800 vice-championne d'Europe de courses de côtes, avec Jean Ortelli ;
- 1973 : Alpine-Renault berlinette A110 1800 championne du monde des constructeurs avec les victoires de Jean-Claude Andruet (Monte-Carlo), Bernard Darniche (Maroc, Autrichien des Alpes), Jean-Pierre Nicolas (Tour de Corse) et Jean-Luc Thérier (Portugal, Acropole, San-Remo);
- 1973 : Alpine berlinette A110 1600S vainqueur du rallye Paris-San Raphael, en championnat d'Europe avec Marianne Hoepfner ;
- 1975 : Alpine-Renault berlinette A110 1800 vainqueur à 5 reprises dans le Championnat d'Europe: Critérium alpin (J-P Nicolas et Laverne), Rallye d'Antibes (J-P Nicolas et Laverne), Ronde de la Giraglia (Henry et Gélin), Rallye de Touraine (Henry et Gélin), et Hessen (Warmbold et Davenport) ;
- 1977 : Alpine-Renault berlinette A110 1800 groupe IV championne d'Europe FIA de Rallycross (1ère en Belgique, en Allemagne, et en Hollande).
Luis Cezar
3 comentários:
Caro Luis Cesar
os loucos por Alpines não tem do que reclamar!!!! tem matéria para todos e principalmente uma "excellent" fonte de consulta para qualquer tipo de duvidas
obrigado
FDS
O carro merece, o amigo merece o carro e vice-versa
Excelentes maquinas da época e ainda hoje, lindos!!
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