Eu não sei não... mas estou falando muito de carros japoneses... Será que é encosto do National Kid? O que vocês querem - que eu fale da Ferrari? Ok... eu falo, mas deixa eu falar dos japas - coitadinhos. Esse Mazda então, tem motor estranho, boa velocidade, um desenho futurista e só exportaram 6 unidades para os EUA - um s-u-c-e-s-s-o. Brincadeira a parte o carro é bem interessante. Mas a Mazda era bem arrogante: Imagine só - foi concebido pelos japoneses para concorrer com o Porsche 911 e com o Jaguar E-Type!!! Até Super-Herói japonês utilizava o Cosmo - vide o seriado Return of Ultraman!!!
O primeiro Cosmo foi chamado de Cosmo Sports ou 110S. Um protótipo foi introduzido em 1964, no Tokyo Motor Show e 60 unidades foram produzidas, para serem testadas pelos dealership em 1965. A full production começou em maio de 1967, sendo que o último foi produzido em 1972. Foram 2 gerações e todos eram GT, sendo que a primeira série tinha motor Wankel Mazda - repitam comigo: Wankel Mazda - Banzai!!! O Cosmo rodou 1.87 milhões de milhas em teste, nas estradas japonesas. Haja estrada na Ilha (imagine quantas vezes o Monte Fuji foi visto pelo piloto de teste).
Em 1968 a Mazda coloca o Cosmo para correr (literalmente). Colocam dois modelos Cosmo no Rallye Marathon de la Route - na prova de 84 horas - no Circuito de Nürburgring (Alemanha). Essa prova tinha ainda 58 carros inscritos. Os Cosmos estavam em quarto e quinto, quando tiveram que ser retirados da prova na 82a hora. Havia um outro Cosmo nesta corrida (não era um works) - era de um time privado belga, que completou a corrida e terminou em décimo quarto no geral. Foi a única prova de works Cosmos.
A primeira série era chamada de I/L10A, com um motor de 982cc, que gerava 110hp (tinha 4 carburadores Hitachi, câmbio de 4 marchas, duas velas por câmara, 2 distribuidores e rodas de 14 polegadas - para regular isso tudo... só japonês). A performance em quarto de milha (400mts) era percorrida em 16.4s, com top speed de 185kph ou 115mph. O preço era bem menor que o Toyota 2000 GT (que era um carro lindo...).
A segunda série chamada de II/L10B, foi introduzida em julho de 1968, com mais hp (128 a 95KW). Aumentou, também, o poder dos freios. As rodas eram agora fornecidas em 15 polegadas, com câmbio de 5 marchas. No teste de velocidade no quarto de milha, mostrou-se veloz (fez em 15.8s) - atingia fácil os 193kph ou 120mph - A taxa de compressão era de 9.4-1, gerando 108.5bhp a 7.000rpm. Foram fabricados 1.519 (foram somente exportados para os EUA apenas 6 unidades!!! Alliás, o Jay Leno tem um na sua coleção).
Produção do Cosmo:
Data | unidades produzidas | Motor | Descrição |
---|---|---|---|
1963 | 2 | 8A | Protótipo Cosmo |
1964 | 1 | 10A | Tokyo Motor Show - Protótipo |
Janeiro 1965 | 80 | 0810 | Pre-produção (test cars) |
Maio 1967 - Julho 1968 | 343 | 0810 | Series I |
Julho 1968 - Setembro 1972 | 1.176 | 0813 | Series II |
Cosmo do Jay Leno
Series I - 110S
Segunda geração - CD Cosmo (1975 a 1981), chamado também de Cosmo AP (anti-pollution) ou Mazda RX-5, ou Mazda 121.
Terceira geração - (1981 a 1989), chamado de HB Cosmo, ou Mazda HB ou Mazda 929.
Última geração (que horrrrrorrr - olha só o desenho da primeira geração e desta última). 1990 a 1995 - chamado de Eunos Cosmo.
Luis Cezar
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